Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bushcraft - Combustível Sólido

Postado
  • Membros

eu acho que um fogareiro improvisado nao deve ter o mesmo desempenho que um a gas,alcool,benzina etc...

mas consertesa sai bem mais vbarato ai segue um vid ensinando a se fazer um combustivel sólido,mt bom eu ja testei ::cool:::'> ::cool:::'>

• Respostas 34
  • Visualizações 17.7k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Parafina de vela com algodão eu fiz agora à tarde e particulamente não gostei para cozinhar de forma mais rotineira, pois deixa a panela toda preta. E sobe muita fumaça preta. Dentro de uma barraca é sem chance.

Vou deixar para acender churrasqueira.

Obviamente que estou excetuando situação de emergência. Compensa muito carregar algumas iscas.

Depois vou fazer o do sabão com álcool.

Postado
  • Membros

Crivelaro,

Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu.

Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha.

A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. ::hahaha:: Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida.

É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Crivelaro,

Já fiz CHUD, por sinal, acredito que você tenha encontrado a receita no mesmo lugar que eu.

Ele fica uma espécie de massinha de modelar, não fica grudento. O problema é que ele funciona através da evaporação do combustível, a farinha é uma espécie de condutor, como um pavio de vela. Por isso, álcool não funciona bem, ele se desprende rápido demais da farinha.

A receita que eu conhecia era com gasolina. Queima maravilhosamente. Para alguém meio piromaníaco como eu, dá um prazer imenso ver as porções de CHUD queimando no chão. ::hahaha:: Para acender fogueira é ótimo, põe fogo em tudo quanto é madeira, mas para cozinhar não sei... a gasolina daria cheiro na comida.

É prático porque você dosa o quanto precisa usar, já que ele é uma massinha. Mas, como você disse, tem que guardar num recipiente bem fechado para não evaporar a gasosa.

E a farinha na mistura, ela ajuda ou atrapalha a combustão? Minha idéia é fazer um creme com bastante farinha, quase uma argamassa, mas estou com receio que o excesso de farinha atrapalhe.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira.

No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar.

Postado
  • Membros
A farinha deixa a combustão mais lenta. O que é melhor quando se vai pôr fogo em algo não tão inflamável, é o mesmo processo que ocorre no álcool sólido ou naquelas pastilhas para acender churrasqueira.

No caso do CHUD, você pode até variar a quantidade de farinha, mas vai mudar muito a consistência. O bom da mistura com as quantidades corretas é que ele fica com consistência de massinha de modelar.

Valeu Calavera, foi bom saber que um chud a álcool teria a mesma eficiência que o álcool em barra, o que parece deixar um pouco a desejar em situações onde o negócio precisa ser rápido, como esquentar 800 ml de feijoada ou cozinhar um miojo. (Claro, leia-se, aqueles miojos tão incrementados que levam até miojo! hehe...)

Postado
  • Membros

Vivendo e aprendendo!!! rsrsr

vou testar!

abraços!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Fiz a bolinha de algodão com parafina e achei excelente, queimou uns 10 minutos e eu ainda consegui acender com a pederneira, no próximo achamps vou levar. Vou testar o CHUDS pra vê qual é.

concerteza otima opçao pra fogo, mais o jeito é improvisar, eu nem tinha visto o video, e antes disso eu fiz com cera de abelha, ficou até mais estilo bushcrafter,kkkk

abçs

Postado
  • Membros

a bolinha de algodão com parafina é uma boa, mas hj testei com a pederneira e não consegui msm, o jeito foi usar o fósforo.

Agora o CHUD como ja falaram tem suas limitações, eu usava pra acender churraqueira, mas hj só uso o algodão. O chud faz mta bagunça, deixa a mão toda melecada, eu usava com diesel ou querosene.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Galera, ja fiz uso deste combustivel. Fiz exatamente como no video do Giuliano e funciona muito bem.

Ja me vi em um situação muito complicada onde toda a madeira estava molhada, nao havia como conseguir uma boa mecha e o combustivel sólido

feito de algodão e parafina quebrou o maior galho pois foi a melhor maneira de começar o fogo! Uma ótima dica, funciona muito bem e dura cerca de 8 a 10 minutos cada bolinha de algodão com parafina.

Postado
  • Membros

Valeu Calavera, foi bom saber que um chud a álcool teria a mesma eficiência que o álcool em barra, o que parece deixar um pouco a desejar em situações onde o negócio precisa ser rápido, como esquentar 800 ml de feijoada ou cozinhar um miojo. (Claro, leia-se, aqueles miojos tão incrementados que levam até miojo! hehe...)

Luciando, o rendimento não é necessariamente o mesmo. Só disse que o princípio é o mesmo. O CHUD tem poder calorífico bem maior. Mas o CHUD que eu conheço é com gasolina, como comentei antes, não sei se com álcool funcionaria bem.

Entretanto, por ter gasolina, pode deixar cheiro na comida e é fácil deixar cheiro nas suas coisas.

O combustível de parafina me parece ser uma boa, mas é possível que haja algumas parafinas mais vagabundas. É bom ficar de olho!

Olha só, pessoal, esse princípio de retardar a queima do combustível pode ser feito de várias formas. Na minha região, embebe-se um pão velho com álcool para acender o carvão na churrasqueira. Na trilha podemos usar uma infinidade de coisas, contanto que sejam absorventes e que não soltem cheiro forte quando queimadas. Pode-se usar algodão (em fibra ou em tecido mesmo), farinha, terra (tenho dúvidas sobre terras com muito substrato, use as mais arenosas)... Enfim, é só levar um fundo de lata de refrigerante (ou uma lata de atum, como faz o Toniolo) e um frasquinho pequeno com álcool. Usando esses materiais, não há perigo de o álcool entornar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.