Ir para conteúdo
Mochileiros.com

índice - Manual do Mochileiro de 1ª viagem

Posts Recomendados

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Conteúdo Similar

    • Por Mochileiros.com

      Olá, seja [email protected] ao Mochileiros.com! 
       Dê uma lida rápida nesse manual pra entender melhor como funciona nossa comunidade.
      O Mochileiros.com é um fórum e possui 2 formas de exibição
      Sempre que estiver logado, você verá 2 botões quadrados exibidos lado a lado (como mostra a seta da figura abaixo). Eles servem pra mudar o formato da página inicial do fórum. 
      Tabela - Clicando no botão "Tabela" você irá configurar a página inicial do fórum para ser exibida com categorias e sub-categorias. Esse é o formato padrão, visto pelos visitantes e novos usuários. 
      Fluído - Clicando no botão  "Fluído" você irá configurar a página inicial para exibir a lista com todos os tópicos organizados por ordem cronológica como uma timeline. 

      No formato Fluído também é possível selecionar tópicos de apenas alguns fóruns. Essa opção aparece ao lado direito da tela quando o site é acessado em telas grandes. Em smartphones o link com a opção para selecionar os fórum aparece acima do botão "Novo Tópico." 

      Você pode mudar a forma de visualizar quantas vezes quiser da maneira que achar melhor!  
       
      Usando as Tags pra encontrar conteúdo 
      Além das categorias, no fórum temos também 2 tipos de tags para ajudar na organização de conteúdo:

      Tags vermelhas: São inseridas pela moderação para organizar o conteúdo do fórum.  Na figura abaixo você vê a listagem de tópicos do fórum Chile. No exemplo de número 1 a tag vermelha "Destinos do Chile" organiza todos os tópicos oficiais dos destinos chilenos, clicando nela você verá uma lista com todos os tópicos destes destinos.  No exemplo 2 a tag "relato" reúne todos os relatos postados no site e ao mesmo tempo informa que o tópico se trata de um relato.  No exemplo 3 a tag "post" reúne todas as contribuições feitas por blogueiros de viagem que usam o fórum para indexar seus posts e informa que o tópico se trata da promoção de um post de um blog de viagem. 
      Tags pretas: São inseridas pelos usuários colaboradores e moderadores para organizar o acervo de tópicos relevantes sobre um mesmo assunto. 
      Por exemplo, a tag Santiago é inserida em todos os tópicos, relatos e posts com informações relevantes sobre a cidade de Santigado do Chile.  

       
      Nós estamos inserindo tags em todo conteúdo do Mochileiros.com.   Em breve todos os tópicos com conteúdo relevante sobre um determinado destino estará ao alcance de um clique. 
      Faça uma busca 
      Se você não encontrou a informação que procura através das categorias e tags basta fazer uma busca.  Utilize o campo de busca que aparece na parte superior do site. O sistema de busca tem várias opções.  Para fazer uma busca geral em todo o conteúdo utilize a opção "Tudo"  ou "Google"
      Quando estiver navegando em um tópico e quiser fazer um busca apenas neste tópico, vá até a caixa de busca use  a opção "Este tópico" para fazer a busca. Quando estiver em um determinado fórum e quiser fazer uma busca apenas nos tópicos postados nele, vá até o fomulário e utilize a opção "Este fórum" .

       
      A ajuda mútua é a base da comunidade.
      Nosso fórum é uma comunidade de TROCA de informações entre mochileiros e viajantes independentes. De uma forma simples, viajante independente é aquele que organiza sua viagem por conta própria, ou seja, não compra pacotes de viagem ou roteiros prontos. Portanto, a ideia por trás da comunidade é aprender a viajar de forma independente e compartilhar esse conhecimento com outros viajantes.  Isso é muito diferente de uma agência de viagens, onde as pessoas chegam e pagam para um profissional fazer consultoria.  Esse não é o nosso caso.  
      Então, seja [email protected], peça ajuda, mas também ajude os demais viajantes, a ajuda mútua é a base da comunidade! 
      Você nunca fez um mochilão?
      Se você nunca viajou de forma econômica e independente aconselhamos que você leia este post do nosso Blog Mochila Brasil antes de abrir um tópico: 20 dicas pra você organizar e economizar no mochilão
      Quer ajuda com seu roteiro?
      Se seu roteiro já está rascunhado e você já pesquisou e tem uma ideia mínima para onde vai e o que quer visitar, mas ainda tem várias dúvidas sobre os destinos, vá para a primeira página do fórum e clique no botão "Novo Tópico", selecione um destino e envie seu roteiro para que outros viajantes possam lhe ajudar.  
      Quer informações sobre um determinado destino?
      Você também pode postar dúvidas sobre um determinado destino. Faça uma pesquisa no fórum Destinos, utilize as tags e veja se já não há um tópico da cidade ou região que procura informações. Se tiver basta interagir nele.  Se não encontrar nada, clique no botão "Novo Tópico" e crie o tópico oficial deste destino aqui no Mochileiros.com e coloque o nome do destino no campo título e deixe suas dúvidas. 
      Quer fazer uma pergunta?
      Se você tem apenas uma pergunta fique a vontade para fazê-la, clique no botão "Novo Tópico" selecione a opção  Perguntas e Respostas e nomeie o tópico com a pergunta como nos exemplos da figura abaixo.  É MUITO IMPORTANTE QUE O NOME DO TÓPICO SEJA A PERGUNTA.
      Assim ficará mais fácil e rápido de encontrar alguém que saiba e responda:

      Você está procurando companheiros para sua próxima viagem?
      O FÓRUM CORRETO PARA ESSE PROPÓSITO É O "COMPANHIA PARA VIAJAR". 
      Clique no botão Novo Tópico, selecione a opção Companhia para Viajar + o destino. Exemplo, se  a viagem for para algum destino no Brasil, selecione "Brasil - Companhia para Viajar" e crie seu tópico nele. 
      Depois que voltar da viagem não esqueça de enviar um relato com as dicas da sua viagem! 
      Os relatos são importantes para você devolver para a comunidade tudo que aprendeu aqui:
      Clique no botão "Novo Tópico" >> Escolha o fórum do Destino relacionado com sua viagem >>  Utilize o editor para enviar seu texto e fotos >> Clique em enviar >>  Pronto! 

      Faça o relato no formato que achar melhor
      Você não precisa ser um gênio da literatura para escrever um relato, basta fazer ele do seu jeito contando tudo aquilo que achou importante, valores e dicas de coisas que você quer recomendar para outros viajantes. Pode ser no formato de um guia, de um diário, de um post de blog, de um tutorial, de uma lista de coisas legais em um determinado destino ou pode ser também um relato clássico contando tudo que ocorreu na sua viagem. O formato é livre, faça do jeito que achar melhor. 
      Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do site? Basta responder este tópico!
       
    • Por Mochileiros.com
      DICAS SOBRE SEGURANÇA
      A segurança é uma das principais preocupações de quem pretende mochilar pela primeira vez. O fato de viajar com uma mochila nas costas de forma econômica e independente (sem contratar uma agência), não acrescenta risco à sua segurança, ao contrário, pode até representar mais segurança se você fizer a lição de casa e pesquisar muito para obter o máximo possível de informações sobre os locais para onde irá viajar. Se informando bem, você estará muito mais seguro do que qualquer cliente de operadora e saberá o que evitar ou não. Portanto não tenha medo de botar o pé na estrada e siga as dicas abaixo:
       
      1. MANTENHA SEU PASSAPORTE EM LOCAL SEGURO
       
      Em muitos países existem quadrilhas especializadas em roubo de passaportes e o passaporte brasileiro é um dos mais valiosos do mundo, afinal, qualquer um pode se passar por brasileiro. Para protegê-lo, muitos viajantes utilizam “doleiras”, também conhecidas por “money belt“, que é uma espécie de cinto com um bolso que ficará grudado ao seu corpo por debaixo das roupas. Existem também as leg wallets, que são uma espécie caneleiras com bolsos.
       
      2. NÃO DÊ INFORMAÇÕES DE SUA VIDA PRIVADA E NÃO DIVULGUE SEU ITINERÁRIO PARA ESTRANHOS
       
      É comum (e saudável) fazer amizades ou conversar com pessoas sentadas ao seu lado no avião ou ônibus, especialmente se for uma viagem longa. Porém não transforme sua vida e sua viagem em um livro aberto. Você estará empolgado, com bom astral e portanto socialmente suscetível e isso o tornará uma vítima perfeita para golpistas e afins. Se limite aos assuntos superficiais desde que ele não seja sobre o seu itinerário ou sua vida privada, ou qualquer outra informação que possam usar para armar algo contra você. Como dizem por aí, boca fechada não entra mosquito!
       
      3. FECHE BEM A MOCHILA
       
      É importante fechar muito bem a mochila com cadeados e capas de proteção para impedir que algo seja roubado ou que ela seja usada por terceiros para transportar produtos ilícitos, como drogas ou qualquer outro tipo de contrabando.
       
      4. CUIDADO COM O DESLUMBRAMENTO
       
      Viajar é uma das melhores coisas da vida e durante a viagem em muitas situações você estará deslumbrado com algo. Isso o tornará uma presa fácil. Desfrute muito, mas siga vigilante e atento.
       
      5. NÃO OSTENTE
       
      O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. É o querer parecer diferente, querer destaque. Durante sua viagem você irá ver mochileiros do mundo todo sempre com roupas simples, sem penduricalhos ou outros objetos que chamem atenção, essa é a receita. O ideal sempre é não destoar muito da população local, ser apenas mais um na multidão. Seja discreto e sobretudo circunspecto, essa é a receita de sucesso!
       
      6. FIQUE DE OLHO NO MAPA DO CRIME E NOS GOLPES CONTRA TURISTAS
       
      As pessoas costumam evitar locais com altos índices de criminalidade até mesmo nas cidades onde moram e durante uma viagem isso não deve ser diferente. É bom saber quais locais evitar ou que tipo de golpes são aplicados em turistas nos destinos que irá visitar. Há diversos mapas na internet com esses dados, procure no Google pelas palavras chave: “nome do destino + Crime Map”. Em várias cidades do mundo há gangs especializadas em aplicar golpes contra turistas, por isso é bom saber antecipadamente como evitá-los. Para isso mais uma vez o Google pode ser uma ferramenta útil. Busque por “tourist scams in + nome do destino”, exemplo “tourist scams in Paris” e você irá encontrar diversas publicações sobre os principais golpes praticados contra turistas no destino que irá visitar.
    • Por Mochileiros.com
      Como fazer com a grana no exterior? Qual moeda comprar? Quanto levar em cash? Qual a opção de cartão com menor taxa? O que é VTM?
       
      Nunca leve em espécie tudo que irá gastar. Espalhe seu orçamento em outras formas de pagamento.
      O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: coloque uma parte em um Money Belt, outra em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila (que ficará sempre perto de você, não na despachada ou que ficará no hostel) e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor mas “nunca deixe todos os ovos na mesma cesta“.
       
      QUAL MOEDA LEVAR?
      As recomendações atuais para levar dinheiro em cash são as seguintes:
      Para Zona do Euro = Compre Euro
      Para Inglaterra = Compre Libra
      Para Argentina = Leve Reais e troque por pesos
      Para os EUA e demais países = Compre dólar.
       
       
      CARTÕES PRÉ-PAGOS
       
      Cartões pré-pagos são cartões que você “carrega” uma quantidade dinheiro e pode fazer saques em outras moedas mundo afora. O VTM ou Visa Travel Money foi um dos primeiros lançados no Brasil e ainda é muito utilizado por viajantes brasileiros, porém hoje há diversos outros cartões do gênero. Basta procurar no Google por “Cartão pré-pago internacional” que você irá encontrar uma infinidade deles. Encontre um que ofereça as melhores vantagens e coloque parte do seu orçamento nele. A cada carga ou recarga são cobrados 6,38% de IOF.
       
      CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO
       
      Cartões de débito e crédito internacional também são opções. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. Neste link você irá encontrar uma busca por ATM’s (Caixas eletrônicos) em todo o mundo. A rede VISA atende 170 países e neste link abaixo você encontrará um sistema de busca por estes ATM’s. A cada saque são cobrados 6,38% de IOF. Se o seu cartão não é internacional peça um ao gerente de seu banco.
      É importante avisar antecipadamente ao seu gerente que haverá saques e ou compras no seu cartão (de crédito e ou débito) em outro(s) país(es), para evitar eventuais bloqueios bem naquela hora que você mais precisa.
×