Ir para conteúdo

VOLTEI, COLÔMBIA! 2ª vez no país: Uma semana entre Bogotá, Cartagena e San Andrés (e Stopover no Panamá) em setembro/2017.


Posts Recomendados

  • Membros

Era dia de seguir a San Andres.

Como nosso voo era bem cedo, pedi para a recepção do hostel chamar um taxi pro aero (15000COPs).

Ah, esqueci de falar: em 2015 a Viva Colombia não tinha assentos marcados.. era uma grande correria, especialmente nos voos de SA pois a galera queria ver o mar das sete cores de cima. Tive a sorte de garfar uma janela e o visual é absurdamente incrível!

 22.JPG.8de19f1c56757e6bb5eb1810eef17a03.JPG

 

Uma grande dúvida de todos que vão pra San Andres é a bendita taxa de entrada na ilha. Das duas vezes comprei a minha na própria Colombia, antes de pegar o voo interno para S.A. em um balcão junto ao balcão de check in da própria companhia aérea.

Desta vez paguei 105000 COPs em dinheiro. Você fica com esta via conforme abaixo e deve apresenta-la na saída da ilha, senão tem que pagar novamente (não precisa ficar circulando com este papel na ilha .. pode deixar guardado!)

 33.jpg.4e83ab56550d52ab6b6f81695462b4f1.jpg

 

Chegamos no hostel logo cedo e como o check in não estava liberado, trocamos de roupa, guardamos nossas malas no depósito e fomos a la playaaa!

Dá pra ir andando de boa pra o El Viajero.. mas a gente tava meio lesa e o calor tava puxado. Pagamos 12000COPs num taxi (eles metem a faca mesmo...)

Quero deixar aqui registrado a minha completa mudança de opinião com relação ao El Viajero de San Andres.. em 2015 eu odiei o hostel.. o staff era muito ruim, desagradável, mal educado.. os quartos fediam, a limpeza era precária. Salvava a localização, o bar no terrraço e o café da manhã, que é bem bacana para padrões de hostel..

Além de uma remodelada nos quartos com pintura e troca dos beliches que eram de madeira e agora são de ferro, o staff desta vez era ótimo, simpático e prestativo, o café manteve-se bom e o bar continua sendo um ótimo ponto para conhecer gente nova (gente, leia-se, brasileiros hahahaha).

Minhas duas viagens para San Andres foram no começo de setembro, tida como época de chuvas. Em 2015 peguei dias nublados, que as vezes até deixavam o mar de lá bem normalzinho... A previsão para esta viagem era de chuva todos os dias (fiquei super tensa com isso).. Chegando lá, peguei solzão, uma chuva super rápida e o mar ainda mais azul.

Tinha reservado este dia para ir a Rocky Cay. Dá pra ir de ônibus tranquilamente – passa ao lado do hostel e percorre boa parte do centro e custa 2200COPs.

Em 2015 optei pelo day use do clube de praia da rede Decameron. Custava 50000COPs e tinha direito a almoço (buffet) e bebidas. Como um amigo tinha ido em julho e não tinha curtido o serviço (ele inclusive chegou a ser destratado por la), optei pelo Acqua Beach.

Lá você vai pagar apenas o que consome, sem qualquer custo para sentar e utilizar a estrutura da barraca. E a comida deles é MUUUUUITO boa.

 

 25.JPG.7824081679eb3b81cd3493b236bfb378.JPG

 Vamos de mais comparações: olha só como eu vi Rocky Cay em 2015, num dia nublado e de chuva e como eu vi agora em 2017:

 23.jpg.91fcfbef1ad2a03335fbb32ff0be816a.jpg24.JPG.7e60adebd8846114afb635c1f46a75be.JPG

 É o que eu digo: a beleza de SA não está no mar, está no Sol! hahaha

Em Rocky cay também dá pra ficar de boa, debaixo dos coqueiros, consumindo de umas barraquinhas de locais que tem por lá.. eles também alugam guarda-volumes pra quem quer ir pra água.. Se você quiser alugar uma barraquinha pra passar o dia, vai custa 30000COPs (melhor ficar na Acqua Beach sem pagar nada).

 Voltamos de lá também de ônibus pelo mesmo valor..

 

 

Editado por monique.santiago
  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, D FABIANO disse:

Nick,

Eu não conheço San Andrés não é a minha,vc sabe.

Então, fica uma pergunta, esse rock cay é uma praia?

Fica longe do centro?

San Andrés é pra quem curte praia mesmo.. é o que se tem pra fazer por lá. Já eu, amo! Da primeira vez fiquei uma semana e agora 4 dias!

Rocky Cay é essa praia ai da foto.. fica a menos de 10 minutos do centro de ônibus!

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Segundo dia em San Andres: era dia de fazer o passeio de Johnny Cay + Acquario.

Sobre a compra de passeios em San Andres, a dica mais valiosa é: esqueça agenciadores, esqueça comprar no porto, esqueça aquele contato maravilhoso que o grupo do face de brasileiros em SA te indicou como sendo a melhor pessoa pra reservar os passeios.

Vi muito brasileiro lá com contato de agenciadores pegos no face e os passeios saiam cerca de 10 a 20000COPs mais caro, cada passeio por cabeça.

No calçadão da orla, próximo à loja da La Riveira grandona que tem na beira da praia e ao café Juan Valdez, há duas casinhas verde e amarelas: uma delas é da Cooperativa de transporte marítimo de San Andres..

 28.JPG.abe19364c2e8b3922ec74bd1a5d71a72.JPG

 

 É fácil de achar – tem essa placa grandona com os valores.

 27.JPG.784c7d0215f4bed7f614cf4abc6ad23e.JPG

Esses são os valores de passeios em San Andres sem o custo dos intermediários. Apenas para Johnny Cay que haverá uma taxa de entrada na Ilha extra, salvo engano 5500COPs. Não tem porque aceitar pagar mais do que isso - muitos agenciadores marcam com você em algum lugar do centro e depois simplesmente te levam pra lá!

Você não precisa reservar nada, pagar antecipado nem qualquer outra coisa: basta chegar nesta casinha, uns 15 minutos antes do horário do seu passeio e comprar os seus tickets. Eles são super organizados, vão te dar uma pulseirinha, explicar toda a estrutura do passeio, apresentar o guia de cada barco, os barcos tem colete.. enfim, sempre fiz os passeios com eles (em 2015 e agora) e sou só elogios. Além disso o embarque e o desembarque é ali mesmo, no meio da praia principal.

Era um lindo dia de sol e fomos primeiro ao Acquario, que estava infinitamente mais bonito do que quando fui em 2015.

 

 26.JPG.ce48921a42cf2a4dd64147615fc258b8.JPG

 A parada no Acquario dura 1h30 (é suficiente). Neste dia, pagamos 10000COPs no guarda volumes. No outro dia, consegui por 7000COPS.

Eu levei meu snorkel aqui do Brasil. Comprei em San Andres um par de sapatilhas por 12000COPs. Há máscaras a partir de 15000 (não são boas)... as melhores custam a partir de 25000. Lá no Acquario eles alugam, salvo engano por 10000 cada. As sapatilhas são essenciais, por causa dos corais e dos ouriços ..

Vimos muuuuuitos peixes.. este dia estava incrível!

 Seguimos para Johnny Cay.. reservamos nosso almoço por 30000COPs.. era muuuuuita comida e devíamos ter pego um pra duas pessoas, pois em cada prato vieram dois peixes fritos. Nem conseguimos comer todo.

Alugamos uma barraquinha com duas espreguiçadeiras por 25000COPs e ficamos lá, bebendo club colombia e pensando que seria ótimo sermos ricas.. hahahaha

 

 31.JPG.4804eb1478e747a9b7b8bcfdf7ef8bc4.JPG29.JPG.1c1e45ff0c5db4a89245f641bb812cdf.JPG

 O passeio dá duas opções de horário pra retorno (as 13h30 e as 15h30).. voltamos as 15h30, no último barco, com a ilha já quase deserta.

Dessa vez, não tive qualquer problema de confusão pra volta.. pelo contrário: tudo super organizado! Informamos o horário de retorno que preferíamos e o guia do nosso barco em Johnny Cay nos chamou na hora que o barco estava para sair.

30.thumb.JPG.14bb832c44d65be50fcb768df94574e0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belo relato!

Peguei a mesma promoção de 490 reais da Copa e vou fazer a mesma loucura de 3 cidades em oito dias (Santa Marta, Cartagena e Bogotá), além de uma conexão longa no Panamá. Como você fez pra sair do aeroporto em PTY? Vi que os táxis por lá estão entre 30 e 40 dólares, muito caro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, diogomarxx disse:

Belo relato!

Peguei a mesma promoção de 490 reais da Copa e vou fazer a mesma loucura de 3 cidades em oito dias (Santa Marta, Cartagena e Bogotá), além de uma conexão longa no Panamá. Como você fez pra sair do aeroporto em PTY? Vi que os táxis por lá estão entre 30 e 40 dólares, muito caro!

Oi diogo! 

O valor do taxi é nessa faixa mesmo..o Uber sai por cerca de 28$ (mais o IOF do cartão, ne?). Dei uma pechinchada e consegui por $25 tanto pra ir quanto pra voltar (estavámos em 02 pessoas) no trajeto Casco Viejo/Aeroporto.

Em 12 horas que fiquei no Panamá gastei mais de $100 apenas com o básico (transporte, alimentação..). Além de ser dolarizado, é um país caro mesmo.

 

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
57 minutos atrás, monique.santiago disse:

Oi diogo! 

O valor do taxi é nessa faixa mesmo..o Uber sai por cerca de 28$ (mais o IOF do cartão, ne?). Dei uma pechinchada e consegui por $25 tanto pra ir quanto pra voltar (estavámos em 02 pessoas) no trajeto Casco Viejo/Aeroporto.

Em 12 horas que fiquei no Panamá gastei mais de $100 apenas com o básico (transporte, alimentação..). Além de ser dolarizado, é um país caro mesmo.

 

Estou pensando em gastar 200 reais no máximo em PTY (fora o táxi). Fuçando na internet, vi um esquema pra economizar: a Copa tem um serviço de transfer gratuito para o Shopping MetroMall. Do shopping MetroMall até o Casco Antíguo a corrida de táxi sai por mais ou menos 10 dólares. Vi aqui:

https://boaviagem.org/posts/estados-unidos-panama/11-horas-na-cidade-do-panama.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
15 horas atrás, diogomarxx disse:

Estou pensando em gastar 200 reais no máximo em PTY (fora o táxi). Fuçando na internet, vi um esquema pra economizar: a Copa tem um serviço de transfer gratuito para o Shopping MetroMall. Do shopping MetroMall até o Casco Antíguo a corrida de táxi sai por mais ou menos 10 dólares. Vi aqui:

https://boaviagem.org/posts/estados-unidos-panama/11-horas-na-cidade-do-panama.html

Diogo, se você vai chegar de dia, também dá pra sair de ônibus normal. Super em conta...

Eu cheguei de madrugada e não tinha outra opção que não o taxi.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá! Muito obrigada pelas dicas.

Pena não ter lido antes. Mas estou em San Andrés e vão me ajudar muito.

Quanto ao Panamá, eu tive essas 15h de conexão. Como cheguei de manhã fui de onibus.

Há 2 opções:

1) pedir pra alguem passar o cartão pra vc 0,25 dolares2) esperar um bus que custa 1,25 dólares  

 

Optei pela primeira, foi fácil. A mulher q passou o cartão p mim. Praticamente me adotou.

Ir pro canal é bem fácil. Pra casco viejo acabei tomando taxi da estação de metro... Me custou 2 dólares 

 

Se tiver alguém de bsb indo pra lá posso doar o cartão do bus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
18 horas atrás, brunasscarvalho disse:

Olá! Muito obrigada pelas dicas.

Pena não ter lido antes. Mas estou em San Andrés e vão me ajudar muito.

Quanto ao Panamá, eu tive essas 15h de conexão. Como cheguei de manhã fui de onibus.

Há 2 opções:

1) pedir pra alguem passar o cartão pra vc 0,25 dolares2) esperar um bus que custa 1,25 dólares  

 

Optei pela primeira, foi fácil. A mulher q passou o cartão p mim. Praticamente me adotou.

Ir pro canal é bem fácil. Pra casco viejo acabei tomando taxi da estação de metro... Me custou 2 dólares 

 

Se tiver alguém de bsb indo pra lá posso doar o cartão do bus

Que bom, Bruna!

Como parte de minha conexão foi a noite, acabei não podendo conhecer o Canal.. fiquei apenas em casco Viejo

 

Aproveite bastante San Andres! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...