Ir para conteúdo

Visa Travel Money - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Vale tanto mais à pena assim o VTM em relação a um cartão de crédito/débito internacional?

 

O tópico fala disso e existe o ponto de vista e fatos postados por vários usuários. Tudo depende de que cartão, de que banco, da cotação, do VTM ser um ladrão e de diversos fatores.

 

Dá uma lida no tópico pra entender melhor a difícil situação.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Respostas 614
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Vale tanto mais à pena assim o VTM em relação a um cartão de crédito/débito internacional?

 

Atualmente, no geral sim.

 

Pq vc acha isso Danilo? Nas últimas páginas temos debatido isso e eu penso exatamente o contrário ;)

 

Talvez o Danilo esteja apenas reproduzindo o que ouviu de outros. Vou tentar explicar aqui pq acho que ele tem razão. ::otemo::

 

Fiz uma compra pelo Cartão de Crédito em Euros nesse mês no valor de €1,50. Como o Daniel disse, a compra foi convertida para dolar no dia que foi feita. Segundo a minha fatura o valor em dólares ficou em U$1,92. Foi cobrado o IOF de 6,38%, ou seja, U$0,12. O valor verdadeiro em reais só dá pra saber no dia do fechamento da fatura, mas minha fatura indica uma cotação para simples conferência de R$1,82. As contas então ficam assim:

 

(1,92+0,12)*1,82 = R$3,71

 

Só pra constar, na cotação do Dolar frente ao Euro cobrada pelo cartão de crédito, cada Euro valia U$1,28. Essa cotação não é tão ruim, mas o cartão levou pequena vantagem. Como referência, meu cartão de crédito é do Itau, que costuma ter uma cotação de conversão muito próxima da cotação oficial.

 

 

Se tivesse feito a compra usando o VTM o IOF seria de apenas 0,38%, ou seja, €0,006. A cotação que paguei no Euro turismo no dia que carreguei o VTM foi de R$2,42. A conta fica então:

 

(1,50+0,006)*2,42 = R$3,64

 

No final das contas a diferença foi de 2,65%. Numa compra pequena não é uma diferença tão grande, mas numa viagem para o exterior, onde se gastam alguns milhares de Euros, a diferença vai se tornando mais importante e significativa.

 

Já em relação ao Débito Internacional, a conta fica um pouco mais complicada. Segundo apurei com o Itau, que é o meu banco e o banco que usei como referência no cálculo do Cartão de Crédito, cobra R$9,00 por saque. Considerando a cotação do Euro no dia da compra como R$2,30 segundo o site da UOL a conta fica assim:

 

(1,50+0,006)*2,30 + 9 = R$12,45

 

Lógico que não vale a pena sacar apenas €1,50. Pro cartão de débito começar a valer a pena, o saque deveria ser de, no mínimo, €75. Sacando esse valor a cotação do Euro sairia a R$2,419. Mas existe um grande porém nisso tudo. O Itaú tem uma cotação muito ruim para débito no exterior conforme explicado aqui. Por isso, o valor para o saque valer a pena teria que ser ainda maior. Como não sei quanto foi exatamente essa cotação no dia que efetuei a compra então não dá pra fazer a conta exata, mas segundo o artigo do link que eu postei a diferença na cotação foi 2,97% mais alta. O que faria a cotação nesse caso ser de R$2,37. O saque mínimo para valer a pena seria então de €180, com a cotação saindo nos mesmo R$2,419.

 

É aí que começa a minha bronca com o saque fora do Brasil. Vc acaba tendo que andar com muita grana no bolso. Isso não é exatamente mais perigoso, mas acaba-se tendo mais a perder.

 

Pra compras com o Cartão de Débito acho um pouco complicado dar uma opiniâo. As informações são um pouco desencontradas e por isso prefiro não opinar.

 

Sobre a questão que o LeoRF levantou de se ter um cartão VTM em moeda diferente da que se está usando (um cartão em Dólares sendo usado na Europa, por exemplo), não tenho informações sobre as cotações utilizadas. Sei que além dessa conta que fiz há a cobrança de 5% como taxa. Como a cotação considerada é a da moeda turismo, o VTM acaba mesmo não compensando. Isso deve ser planejado antes de se fazer a viagem. No meu caso, além do cartão em Euros, fiz tbm um cartão em Libras pra poder fugir dessa taxa de 5%.

 

 

No final das contas é isso. É a conclusão que estamos tirando desde o princípio. O cartão de débito vale a pena para saques mais altos. Aí acaba entrando a preferência de cada um. Quem acha tranquilo andar com quantias mais altas de dinheiro em espécie vai de Cartão de Débito, quem não se sente seguro fazendo isso vai de VTM (desde que usado na mesma moeda em que foi carregado). O Cartão de Crédito, na minha opinião, deve ficar como uma segurança a mais em caso de emergências.

 

O que vcs acham? Uma boa conclusão sobre o assunto? Com tudo isso acho que dá pro próprio Lowko é Powko decidir se vale a pena ou não...

 

:D:D:D:D:D

 

Abrçs

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Porreca, seu texto está ótimo, mas vc sabe que eu discordo, rs. Você dispôs muito bem os dados e acho que é por aí mesmo garoto, mas vamos ao que discordo:

 

Para a comparação ser feita de forma justa, você teria que pegar a cotação do Euro VTM e pegar para aquele mesmo dia a cotação do Euro sendo convertido para dólar e do dólar sendo convertido para real + IOF, porque se não estaríamos sendo injustos e levando em conta o fator sorte para dizer que o VTM é melhor, se vc fizer isso suponho que o cartão de crédito ganhe fácil, se não eu posso usar meu caso para provar exatamente o contrário, pois:

 

Fui a Europa em julho passado, como pode conferir na minha planilha do roteiro de viagem (minha assinatura), eu perdi centenas de reais ao utilizar o VTM, pois coloquei crédito nele dois meses antes da viagem, sendo que no mês de julho e começo de agosto o Euro e o Dolar cairam tanto que o Dolar chegou a custar aprox 1,50 reais, se eu tivesse utilizado cartão de crédito, levando em conta o fechamento da minha fatura, eu teria lucrado R$ 300,00 reais no mínimo, se fosse sacar no débito quantias altas durante a trip, eu teria lucrado ainda mais, mas ratifico que esse argumento não é válido como regra, pois trabalharímos com a sorte, a menos que vc diga:

 

-"O VTM é muito melhor se durante algum dia antes da sua viagem a cotação do "Euro" está lá embaixo" =) Mas aí seria uma conclusão válida quase sempre, mas que não ajudaria mt.

 

;) Abraço, boa madruga.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Entendi seu ponto Daniel.

 

Conferi aqui e a compra foi feita dia 10/01 e a carga no VTM dia 04/01.

 

Bom, acho que a conta tem q ser feita assim mesmo. Pq essa é uma das vantagens do VTM, vc "travar" a cotação da moeda na data da compra. Pra ficar completa posso até atualizar a conta quando minha fatura fechar pra tirarmos a conclusão mais acertada.

 

Além disso, se não quisermos lidar com esse fator "sorte", não há como fazer conta, pois o câmbio é flutuante e qualquer que seja o meio escolhido o fator "sorte" será determinante. Mesmo o Cartão de Crédito, como vc disse, pode ser mais vantajoso do que levar moeda em espécie direto daqui, sem fazer saques fora.

 

Veja que minha conclusão não foi a de dizer que um meio é melhor que outro. Me limitei a dizer em qual situação um meio é melhor que o outro e o que o viajante tem q levar em consideração pra escolher o meio pelo qual ele vai carregar o dinheiro.

 

Se ele for pro Japão, levar um VTM não é vantagem pois não existe VTM em Yene. Mas ir para os EUA com o VTM em dolar é um bom negócio. E cartão de débito é um bom negócio em qualquer lugar desde que vc não se importe e arque com o risco de carregar algumas centenas de dinheiro em espécie.

 

Veja que o fator "sorte" está envolvido até nisso. Se vc for assaltado, com o VTM o prejuízo é mínimo, com dinheiro em espécie ele pode ser altíssimo.

 

Cada um tem que avaliar o lugar para onde está indo e ver qual meio melhor se encaixa.

 

Abrçs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Porreca

 

Ver esse ''travar'' como vantagem é uma opinião bem pessoal. Eu não curto, pois prefiro trabalhar com o cambio mesmo. Só me dei mal uma vez até hoje, mesmo que por pura sorte.

 

Já o ganho ou perda, teria realmente que ser comparado no preço do dia do VTM e o dólar (ou do dia da moeda carregada). Deixando essa grande lacuna, não existe possibilidade de se falar em ganho, pois é pura sorte ou azar, assim como carregar o cartão com boa cotação ou não.

 

Se vc for assaltado, com o VTM o prejuízo é mínimo, com dinheiro em espécie ele pode ser altíssimo.

 

Esse é um ponto polêmico também, pois atualmente, existem quadrilhas especializadas em sequestrar turistas e sacar o limite de seus cartões por dias. Na net tem muitos caso, principalmente de austriacos que foram mortos na Bolívia depois de terem seus limites diários sacados ao longo de quase uma semana. Esse problema engloba qualquer tipo de cartão, mas realmente é mais comum o simples furto ou roubo.

 

Mesmo assim... Sempre viajei com dinheiro e nunca tive qualquer problema. Pode ser sorte, sim, mas tudo que estamos discutindo aqui vai depender da sorte ou a falta dela.

 

Como vivo fora do Brasil e uso vários meios de pagamento e remessas, te falo que o VTM é péssimo se comparado ao Cartão de Débito. Mas isso, também depende de que país estará usando.

 

Só pra lembrar, o VTM cobra o valor do paralelo quando se carrega e o Débito o valor comercial em quase todos os cartões, o IOF é super baixo e se cobra pelo saque assim como o VTM.

 

Sendo assim, realmente não vejo benefício algum pra usar o VTM que não seja conseguir carregá-lo em uma forte queda de moeda e ficar rezando pra que ela suba, ainda podendo descer mais ainda e vc perder dinheiro.

 

Usar cartão de débito ou VTM é questão de gosto pessoal, mas achar que o VTM é vantagem financeira não há como.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Colaboradores

Realmente, é questão pessoal.

 

Mas a vantagem financeira está aí no meu post acima, com todas as contas feitas... :D

 

Independente de como esteja o câmbio, se td for considerado no mesmo dia, o débito só é vantagem com saques mais altos. Isso é fato. E aí temos outros problemas que também envolvem a preferência de cada um.

 

No final das contas acho q deveríamos marcar uma viagem todos juntos. Dae pago uma cerveja pra vc e para o Daniel com o meu VTM e vcs me pagam uma cada um com dinheiro sacado com o Cartão de Débito. ::otemo::

 

Combinado? :D

 

 

Não sei se já existe, mas esse é um bom assunto para se ter um tutorial aqui no Mochileiros, explicando as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Lógico, independente de preferências pessoais.

 

Abrçs

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Mas a vantagem financeira está aí no meu post acima, com todas as contas feitas... :D

 

::grr::::grr::::grr::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Não existe vantagem financeira pra se passar como dica. Isso que estamos abordando aqui, pois é uma questão altamente flutuante.

 

Não existe meio melhor do que levar dinheiro vivo. O saque no débito é realmente pra sacar sempre o máximo, assim como o VTM, pois ninguém vai querer ficar pagando taxas de saques baixos.

 

Vem me visitar então !! Aqui em Pucón já é um caso a parte. Veja só... Chegando com dólar papel vc perde maior grana, pois o cambio é bem abaixo da cotação oficial. VTM seria melhor que dólar em especie e débito melhor ainda. Reais então... Vai jogar dinheiro no lixo.

 

Tá vendo como a questão depende de muitos fatores ::mmm:::lol4::::lol4::

 

Abraço e a cerveja no VTM será muito bem-vinda ::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...