Ir para conteúdo

Visa Travel Money - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 614
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Tô com o LeoRJ, é altamente flutuante, rsrs, é dificil passar vantagem financeira como dica, rs.

 

Tô com o Mauro, esse tópico é show, é bem economia mesmo, podemos discutir mais 200 páginas e não vamos chegar a uma conclusão. Mas quem ler bem esse tópico, as últimas 6 páginas principalmente, vai aprender muito com os debates ;)

 

Tô com o Porreca, vamos marcar essa cerveja, kkkk, pode ser em Pucón ;)

Link para o comentário
  • Membros

Sobre o VTM, uma dica: fujam das "moedas alternativas" da Confidence, a cotação é ridícula (ao menos para ARS).

 

Me informei da cotação do Peso Argentino hoje para carregar no cartão: 0,50 (R$ 1 = $ 2). "Apenas" 25% acima da praticada nas casas de câmbio da Argentina segundo o dolarhoy.com.ar.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo com todos os posts acima sobre a relação de VTM e cartão de crédito e débito. É apenas uma questão de gosto de quem vai usar (isso é consenso geral).

 

A flutuação do cambio é uma caixinha de surpresas e não há como prever exatamente o que vai acontecer, nem se você tiver uma máquina do tempo for ao futuro e depois voltar.

Da mesma maneira que uma pessoa pode escolher comprar uma moeda e ela valorizar tempos depois, ela pode comprar e desvalorizar e isso ninguém consegue saber.

 

 

O que me faz avaliar que gosto mais do VTM é o fato de que como mochileiro sempre estou planejando minha viagem com antecedência. Tenho um tempo para ir acompanhando a flutuação antes da viagem e pelo planejamento sei o quanto posso gastar em reais.

Quando o cambio atinge a minha meta em reais eu compro a moeda pois sei que independente da variação que ocorrer no futuro minha viagem está garantida. Tenho certeza que não vou ter prejuízo, minha viagem está garantida e isso é o que me basta na minha avaliação de risco.

 

Sim, o cambio travado é a maior vantagem de quem não quer ter RISCO. O que estamos discutindo aqui não são cálculos matemáticos (custo de moeda) e sim risco de ganho ou perda de dinheiro.

 

Como opero dessa maneira, prefiro usar o VTM pois não preciso ter grandes quantidades de moeda em espécie. Posso ir sacando aos poucos.

 

 

Então, como disse lá no começo, a questão é sim de gosto de cada um, de gosto por ter ou não emoção (risco) no final da conta. Eu particularmente gosto de emoção na viagem, mas só na viagem e não no bolso.

 

 

inté

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Então, como disse lá no começo, a questão é sim de gosto de cada um, de gosto por ter ou não emoção (risco) no final da conta. Eu particularmente gosto de emoção na viagem, mas só na viagem e não no bolso.

 

Muito bem colocado !!

 

Lembrando que quem carrega moeda diferente da que será sacada ou usada como meio de pago, fatalmente sofrerá do mesmo risco de se usar cartão de crédito, débito ou até dinheiro, pois terá que sofrer a perda na hora da conversão.

 

O que muita gente esquece aqui é que o VTM rouba as pessoas descaradamente quando converte as moedas. Eles são tão descarados, que quando questionados, eles informam ao cliente que os dados financeiros dessa transação são sigilosos. Vc só vê depois que saca. Isso é a maior prova de má fé usada por eles.

 

Por esse motivo, não uso nada. Só dinheiro mesmo, pois não quero pagar IOF pra esse governo ladrão do Brasil e não quero enriquecer mais os bancos sacando dinheiro em caixas. Prefiro comprar meus dólares no paralelo e dar dinheiro ao pequeno empresário e nem quero nota fiscal alguma, pois prefiro mais é que soneguem mesmo.

 

Bem... Voltando ao assunto. Cada um tem seus meios e acabam todos dando certo. Ninguém aqui vai sacar 500mil dólares no exterior e a margem de ganho ou perda pode ser justificada pela segurança que alguns preferem ter.

 

O legal é só estudar sobre onde vai se passar, pois muita gente pensa que é só colocar reais no bolso e sair do Brasil. Mesmo que aqui existam grandes estudos de moedas e formas de economizar, passando um dia, a coisa já muda e se precisa estudar tudo novamente.

 

Cabe a quem está prestes a comprar sua moeda, estudar muito bem todas as possibilidade do momento.

 

Abraço a todos,

Leo

Link para o comentário
  • Colaboradores

LeoRJ, essa questão da cotação sigilosa no VTM deixou de ser um boato para mim quando EU, liguei para a central 4004-0001 e perguntei quanto seria a cotação se eu sacasse em Libras no meu VTM Euro e a atendente disse: "Essa cotação é confidencial, não temos acesso", eu me senti roubado.

Quanto a essa opção de cash, eu também penso assim, é triste usar o crédito e saber que o governo te rouba mais de 6%, eu não posso comprar no mercado paralelo (casas de câmbio) pq no Piauí não há opções, só tem a FITTA que cobra bem acima do BB e nas viagens apenas passo por aeroportos, onde geralmente as cotações não são tão boas.

 

Agora aproveitando a oportunidade, pergunto a você e aos demais, em se tratando desse tradicional roteiro BOL-PERU-CHILE que fou fazer em julho, qual a melhor maneira de levar moeda, pretendo usar o crédito quando possível mas muita coisa tem que ser no papel moeda, então se apresentam QUATRO opções (descartando o VTM, rs): Levar dólares, levar reais, comprar a moeda local aqui no Brasil ainda ou sacar no débito?

 

ps. Minha travessia do Salar termina em San Pedro de Atacama e de lá subo pro Peru, apesar de ser só uma cidade no Chile, é bem relevante o custo. pois passarei quatro dias em SPA e pretendo fazer todos os tradicionais passeios que a cidade oferece, provavelmente na Colque ou Cordilheira.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Daniel,

 

É melhor trazer dólares mesmo, pois a cotação do real anda muito baixa e aqui no Chile se tem muito problema quando se tenta sacar com crédito ou débito, pois há um bloqueio dos bancos contra lavagem de dinheiro. Já vi muita gente passando necessidade aqui por isso e já emprestei dinheiro duas vezes pra livrar essas pessoas de um problema maior.

 

O ideal é cambiar sempre nas cidades maiores. La Paz, Cusco, Santa Cruz e por ai vai. San Pedro não adianta, mas quando vou pra lá, a cotação não é tão ruim quanto o sul do Chile.

 

Como no seu caso é difícil comprar dólares a bom preço, tente estudar com seu banco, pois no Peru, se pode sacar tanto em dólares como em pesos em caixas eletrônicos. Assim vc pode sacar uma grana fácil de cambiar e perde menos dinheiro. O VTM também se pode sacar em dólar por lá. Assim vc não paga a conversão deles. O banco Interbank não tem limite de saque. Eu sacava tanto dinheiro de uma só vez, que a máquina entupia e embolava todo dinheiro, tendo que o segurança chamar a gerencia. Problema deles !! Eu que não ia ficar pagando vários saques.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Vlw Leo, eu vou esperar ver o comportamente do dólar, se ele der um baixa tipo 1,60 aí eu levo 500 dolares em maos (já tenho) ou um pouco mais e entupo um pouco o VTM com dólares e esqueço cartões de crédito e débito, assim as sobras servirão para uma próxima trip sem prejuízos, mas se o valor do dólar tiver lá em cima, tipo mais de 1,80, então eu opto por levar esses 500 dólares q tenho e usar cartão de crédito e crédito já que não tenho nada a perder.

 

As vezes penso na sensação de insegurança pois vou andar mt de bobeira e andar com muita grana.. ñ sei =/ nesse caso acho que até uns 800 dólares tá bom para levar em mãos saindo aqui do brasil. O banco do brasil vende o papel moeda a um preço até justo, sem falar que a funcionária até me ajuda, já que o banco não pode comprar moeda, quando chegava alguém com euros para vender ela me telefonava para eu comprar pelo valor que o banco pagaria, ou seja, abaixo! Acho que se der sorte ela acaba fazendo isso nessa viagem também em relação ao dólar, mas não vamos contar isso nessa avaliação, não ainda ;)

 

Em Buenos Aires você pode andar com reais ou dólares que eles aceitaram mtas vezes numa boa cotação, bem como em Montevideo, é um valor meio que tabelado, rs, dólar então eles levavam em conta pelo dobro dos reais, valia a pena ter levado.

 

Essas diferentes moedas da BOL-PER-CHILE bagunçam o planejamento, então vou tentar basear tudo o que levarei em dólares pois dessa forma reduzirei os problemas com sobras de moedas do país local, imagino também que o dólar oscile menos em relação à moeda desses países.

 

Concordam com esse raciocínio ou nem tanto?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu uso o VTM a mais de 3 anos e no ultimo em especial usei muito na Colombia, onde morei por 1 ano . A conclusão que chego sobre este cartão é que para saques em dolar e desde que vc tenha conseguido uma cotação de compra boa ele vale muito a pena. Vale a penatambem quando o periodo no mesmo país passa de 20 dias, pois te evita de ter que ir varias vezes na casa de Cambio. Na Colombia por exemplo o Dolar vale mais que aqui no Brasil. Ou seja, Com 1,75 reais eu comprava 1 dolar, entretanto com esse dolar eu comprava ( mesmo na conversao do VTM quando usava no Debito ou no saque ) 1890 pesos. Com 1 real eu comprava apenas 900 pesos. Entao de certa forma abastecer o VTM em dolar numa cotação abaixo dos 1,89 aqui no Brasil e gastar em Pesos a 1890 cada dolar pra mim era vantagem. Mas de igual maneira seria se eu levasse o papel Moeda, apenas com a dor de cabeça de ter que ir na casa de cambio trocar.

 

Quando fiz a TRIP CHI, BOL e PERU em 2009 saí de SP com 2 mil dolares em papel e 1000 em VTM. Ta certo que quem me conhece sabe que nao sou o tipo de pessoa que chama atenção de vagabundo ( 1,94 115 kg ), mas em nenhum momento da viagem tive medo ou me senti ameaçado a ponto de ter que pensar em um assalto ou algo do tipo.

 

Eu nao uso Credito nem aqui no Brasil... quanto mais no exterior, mas a Leticia usa muito e de vez em quando ( depende da sorte como disseram ai ) tem umas surpresas boas na fatura, baseado na conta mental que ela faz quando esta coomprando... Tudo é flutuação, e um fato transparente: Ninguem trabalha de graça.. De todas as maneiras sempre o TURISTA é quem paga a conta.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu usava o VTM no Peru também, mas porque foi a única mareira que conseguia movimentar minha conta no Brasil via net, carregar grana no cartão via transferência online e sacar lá sem nenhuma burocracia.

 

Para isso o VTM serve bem. Pra viagens longas eu nem ligo, pois ando com dinheiro vivo sem o menor receio até saindo pra noitada. Grana nunca no hotel e sempre comigo.

 

Bolívia é tranquilo demais. Peru também. Pouca gente vai querer te furtar ou roubar, pois é muito mais fácil praticar estelionato em cima dos turistas deslumbrados.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...