Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Usar bastões de trekking ou não usar?

Postado
  • Membros

Usar pólo de Trekking ou não usar?

Muita gente se pergunta hoje se vale a pena comprar e usá-los. Quem usa normalmente não tem dúvida. Geralmente quem leva mais a sério a prática de caminhada em locais selvagens adota os bastões.

Do site Trail Space achei um artigo interessante com este tema. Transcrevo-o com alguns comentários meus.

Nos EUA a venda de bastões de trekking aumentou 75% de 2007 para 2008. De 2009 para 2010 se espera um aumento de 13%.

Quais as vantagens do seu uso?

1) FITNESS

O uso dos bastões representa 20% a mais de calorias consumidas durante a caminhada. Os dados provêm de um estudo do Instituto Cooper usando pólos de caminhada nórdica. Passamos a usar os músculos superiores e não só os da perna. Permite um equilíbrio mais harmônico do esforço no trekking, exercitando mais músculos. Quem gosta do trekking para manter sua forma física vê nisto um excelente argumento.

Usado adequadamente ele ajuda a aumentar e manter a constância do ritmo. Na subida faz uma boa diferença. É como engatar uma tração 4X4.

Entretanto para caminhantes de longo trajeto (long distance hikers, algo comum nos EUA, pessoas que fazem trilhas como a Appalachian Trail, a PCT e outras) 20% a mais de calorias é algo considerável! Significa que entre as paradas para suprimento eles devem carregar 20% a mais de peso em alimentos!

2) ESTABILIDADE E BALANÇO

Talvez o maior argumento pró-uso dos bastões. Transformam os caminhantes de bípedes em quadrúpedes (no bom sentido) tornando mais difícil a queda em terreno escorregadio. Mesmo que não impeça a queda, torna sua conseqüência menos danosa. Ajuda muito na travessia de cursos d’água.

3) MENOS STRESS NAS JUNTAS

Já emprestei meus bastões para quem estava sentindo o joelho numa descida e o alívio foi imediato. Os bastões, bem usados e ajustados, ajudam a reduzir a carga nas juntas das extremidades inferiores (estudo de 2007 do American College of Sports Medicine). Quanto mais íngreme a descida e o peso da mochila, maior vai ser o alívio.

4) SEGURANÇA

Acrescentei este item. Quem já não enfrentou cachorros latindo ameaçadoramente na sua passagem por uma área habitada? Normalmente basta levantar um bastão para persuadir o cão que não será bom negócio avançar sobre o caminhante.

5) LIGHTWEIGHT TREKKING

Os bastões substituem as varetas em alguns modelos de barraca e toldos, transformando-o num equipamento multipropósito, e reduzindo o peso total dos equipamentos que carregamos nas costas.

Desvantagens do seu uso;

1) IMPACTO ECOLÓGICO

Incrível, mas existe um impacto. Embora um pouco céptico quanto a sua extensão, temos que convir que muitas vezes o bastão arranca plantas e pisoteia mais profundamente o solo. Já tive ocasiões de ter de levantar os bastões para não arrancar flores num campo florido. Mas não acho significativo este impacto, especialmente se o usuário for responsável.

2) TERRENO ACIDENTADO

Certos terrenos tornam os bastões um estorvo, obrigando a prendê-los na mochila. Terrenos com muitos galhos, cipós, escaladas e escalaminhadas. Acho a encosta do Caratuva um bom exemplo, no PP. É necessário reconhecer quando é hora de guardá-los.

3) CURVA DE APRENDIZADO

Até aprendermos a usar os bastões com eficiência, eles serão um peso-morto, inúteis.

4) VIAGEM AÉREA

Não podem ser embarcados como bagagem de mão, devendo ser despachados como bagagem de porão. Se as ponteiras não forem protegidas, eventualmente podem furar sua sacola ou mala. É interessante sempre levar a guarda-ponteira de borracha original para evitar os furos.

5) CUSTO $$$

Bons bastões não são baratos. E eles são os itens de equipamento mais propensos a quebras e perdas (furto e esquecimento). Já tive 2 bastões quebrados e um furtado (Andes Peruanos). Se o seu orçamento é limitado e precisa escolher entre diversos equipamentos, pense nisto.

Particularmente levo bastões quando:

1) Vou sozinho e a trilha não é muito freqüentada. As conseqüências de uma entorse ou ruptura podem muito ruins!

2) Mochila pesada (trekking de vários dias);

3) Terreno montanhoso e acidentado.

Espero que ajude na decisão de comprá-los ou não.

Peter

• Respostas 80
  • Visualizações 44.5k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Otávio Luiz

Este preço é pelo par, sim.

E pelo que li por aqui e agora vc dizendo tb, o bastão Quechua Forclaz 500 light tem esse inconveniente da trava. Sendo assim, acho que mesmo pagando mais caro, no quesito trava, o bastão da black diamond é muito eficiente.

Abraço!

Postado
  • Membros

Eu tenho o Quechua Forclaz 500 light e gosto dele, apesar de as vezes travar aberto... tá mais barato.

http://www.decathlon.com.br/BR/wp-forclaz-500-light-112354193/

Eu comecei comprando um bastão de alumínio Kailash. Um amigo fez o favor de guardá-lo molhado, e travou fechado, ninguém abre... Encostei.

Depois comprei um par de bastões de alumíno Azteq ( R$80,00, 330 gramas cada). Guardados secos, limpos e frouxos, estão aguentando os trancos e barrancos dos meus filhos há anos. São robustos. boa empunhadura.

No site da Azteq só aparece agora o de Fibra de Carbono. Já vi em loja física : A empunhadura de cortiça é lisa, achei ruím ! sem ergonomia !

Mais tarde comprei para mim, um par de bastões de aluminio Geratherm ( marca alemã ). São mais finos que os Azteq, pareciam ser mais leves, mas pesei e são iguais... Boa empunhadura. Amortecimento suave e curto. Às vezes, com muito peso em cima, êles envergam um pouco, e os Azteq envergam quase nada.

Os dois pares aguentaram bem as trilhas de El Chaltén.

No Chile encontra-se muitos bastões bons, leves, e baratos. Não comprei, pois achei que os meus estavam adequados... Lojas com maiores variedades em Santiago: La Cumbre, Andesgear, e Tatoo. TEm uma loja Em Punta Arenas e Puerto Mont, e Puerto Natales ( filias ou da Andesgear ou La Cumbre).

Postado
  • Membros

Eu gosto de usar só para afastar os cães!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

andreantunes

Valeu pelas dicas, sou iniciante aqui no fórum e vou fazer meu primeiro mochilão provavelmente em dezembro( trekking circuito completo TDP), vai depender de como vou estar fisicamente, aqui um tempo já vejo se sou capaz ou não de realizar este circuito ou não ::lol4:: começei a treinar com personal e ja agendei medico para ver se seria possível o trekking e uma nutricionista para ver a questão dos liofilizados!!

Essas suas dicas me ajudaram muiito mesmo ::otemo:: estava na duvida sobre o uso dos bastões e essas tuas dicas ajudaram de mais!

outra coisa que gostaria de saber era qual bastão seria a melhor opção custo X beneficio? gostaria de um bom produto, pois tenho problema na coluna e creio que os bastões vão quebrar meu galho ::hãã2:: , por isso prefiro pagar mais em um produto de ótima qualidade do que correr algum risco, mas também tens que ser levado em conta o custo ::hahaha:: porque aindei vendo equipamento para fazer trekkings longos e o investimento inicial é grande haha, mochila, bastões, fogareiro, barracas, sacos de dormir, roupas e etc... estou optando pelos melhores produtos, mas também não posso me dar ao luxo de gastar uma verdadeira fortuna comprando sempre o top de linha haha

e a ultima duvida:

qual seria o preço medio dos 2 bastões?

::sos::

obrigado

Postado
  • Membros
andreantunes

começei a treinar com personal e ja agendei medico para ver se seria possível o trekking e uma nutricionista para ver a questão dos liofilizados!!

Essas suas dicas me ajudaram muiito mesmo ::otemo:: ....

outra coisa que gostaria de saber era qual bastão seria a melhor opção custo X beneficio? gostaria de um bom produto, pois tenho problema na coluna e creio que os bastões vão quebrar meu galho ::hãã2:: , por isso prefiro pagar mais em um produto de ótima qualidade do que correr algum risco, mas também tens que ser levado em conta o custo ::hahaha:: porque aindei vendo equipamento para fazer trekkings longos e o investimento inicial é grande haha, mochila, bastões, fogareiro, barracas, sacos de dormir, roupas e etc... estou optando pelos melhores produtos, mas também não posso me dar ao luxo de gastar uma verdadeira fortuna comprando sempre o top de linha haha

e a ultima duvida:

qual seria o preço medio dos 2 bastões?

::sos:: ....

obrigado

Olá Lucas,

Quanto à preparação, não sei sua idade, mas TDP dá pra fazer sim. Preparei para fazer 10 dias do circuito completo, mas devido o incêndio este ano, mudei para El Chaltén, e foi muito bom. Para proteger os joelhos, peça exercícios para a parte Posterior da Coxa e perna. Peça para FORTALECER os Ísquio-tibiais. Normalmente no trecking, nós fortalecemos muito os músculos da frente, "subindo", e quando chega a "descida", só ESTARIA FORTALECENDO SE você descer DEVAGAR. Descer depressa não treina tanto estes músculos.

Quanto à coluna, peça para fortalecer os músculos também. Os abdominais, glúteos, etc.

E não vejo muita diferença nos bastões. Explico: Para mim a maior diferença seria PESO. Mas os mais leves, de carbono, amortecem menos ( questão de vibração da própria estrutura ), e podem quebrar "teoricamente mais facilmente", apesar de mais rígidos ( ou por isso mesmo ). Li isto em muitos sites... E às vezes não são tão leves, devido "amortecimento mais pesado, etc".

Outra diferença é o ENCURTAMENTO PARA GUARDAR no avião: Então aqui não temos dúvida: o que tem 3 seções é o que mais encurta...

Também importante o sistema de AMORTECIMENTO, anti-shock : A maioria basicamente tem.

A EMPUNHADURA é importante também, pois é o "descanso" para a mão, para os dedos, uma boa Ergonomia. Não gostei da empunhadura do Aztek, feita de cortiça. É lisa... Evite esta.

Fica talvez a diferença que vai NORTEAR alguns ( ou não ), que é o SISTEMA DE TRAVAS. NÃO conheço o de travas externas. Pelo lido, teria melhor manutenção e durabilidade. Os que tenho são de rosquear (aperta ou afrouxa rodando), e SE TIVER uma VERDADEIRA limpeza, IRÃO durar muito. Mas realmente com o tempo querem ficar "meio" duros, etc. ( preguiça de limpar imediatamente após a trilha, etc...)

Os preços no BRASIL oscilam de R$80,oo para mais.

No Chile vc tem lojas ótimas. Olhe na internet: http://www.lacumbreonline.cl/ em Santiago, Punta Arenas, Puerto Natalles, e outras cidades. Estão variando de 45 65 mil pesos chilenos. (marca Leki, olhe peso, etc...). Na Lacumbre, se comprar acima de 500 doláres americanos, eles já preechem para vc a papelada de 20% de desconto de imposto. Vale a pena compra o "grosso" do material lá, pegando os 20%. E comprar fora apenas o que for de marca que não acha, coisa diferente da deles, pois os preços são praticamente iguais...

As lojas Andesgear também tem muitas opções. http://www.andesgear.cl/ Outra loja boa é a Tatoo: http://cl.tatoo.ws/

Se vc for comprar lá, faça um email, ou ligação pelo skipe, e veja se tem o produto NA loja, e RESERVE. Frequentemente o produto tem só no site da internet, e falta o que vc quer...

Resumindo: Se vc comprar um bastão brasileiro (discutimos alguns, nesta página acima, e na anterior), estará bem servido.

Mais importante do que a qualidade do Bastão, é saber usá-lo, e isto vem com a prática. E vem facilmente sabendo da teoria (dicas). E segundo lugar, saber que eles não substituem os músculos. Treine bem. E se possível simule caminhar com mais PESO NA MOCHILA, com garrafas de água. Quando cansar, joque fora, ou beba. ::lol3::

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Postado
  • Membros

andreantunes, obrigado por responder e por dar mais estas dicas ::hãã2:: me ajudou em muitas coisas mesmo :D e sem duvida nenhuma que digo que seus concelhos dados devem ajudar muitos outros também!! Queria te parabenizar e parabenizar também o criador do tópico por essas iniciativas e pelo compartilhamento de seus conhecimentos, ajudando assim milhares de pessoas com duvidas!

Eu penso que vou para os EUA e vou aproveitar para comprar os equipamentos para o trekking :D:D aproveitando assim preços muito melhores, por isso que acho que vou adquirir um produto importando, penso em pegar com amortecimento, encurtamento e sistema de travas... mas pretendo praticar muito antes das trilhas, pois sei que não adiante eu torrar dinheiro em equipamentos modernos e acabar tornando os benefícios em algo prejudicial a minha saúde e ao meu trekking. :lol:

e também vou cuidar com as " ponteiras" para lama e outros terrenos hahah, não posso esquecer disso, pelo que comentam facilita muito a vida!! sem contar as adaptações indicadas por você, a sinalização me pareceu uma ótima ideia, só acho que vou tapa-la nos trechos mais perigosos para não chamar muito a atenção ahaha

a unica coisa que me preocupa de comprar no exterior é a garantia, mas creio que dificilmente os equipamentos irão dar problemas...

obrigado!!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Lucas,

Obrigado. Mas é um prazer ajudar as pessoas que querem fazer trekking. Serão futuros companheiros de trilha.

O Andre esta certo em tudo que disse. Apenas acrecentaria:

A empunhadura é muito pessoal. Tenho uma Leki Makalu com empunhadura de cortiça que é uma de minhas favoritas.

O sistema de trava externa das Black Diamond é muito bom. Eu gostei muito. A Leki, o mais tradicional fabricante de bastões, que só usava a trava interna, partiu tb para o sistema de trava externa. Me pareceu menos sujeito a desgaste e danos.

Compre um par de bastões não muito caro. Dos equipamentos de trekking eles são aqueles mais sujeitos a quebras. Já quebrei dois e tive um roubado (normalmente deixamos eles fora da tenda). Assim não vale muito a pena comprar algo caríssimo. Eles quebraram não porque fossem de baixa qualidade. há situações que mesmo o melhor bastão quebra. Por exemplo, escorreguei e caí para trás com o bastão preso numa fenda entre duas rochas. O efeito de alavanca partiu o bastão. Não havia como não quebrar! Isto pode ocorrer facilmente num terreno pedregoso e montanhoso.

Abraços, peter

na la Cumbre de Santiago no 2º andar tem artigos em promoção, inclusive bastões. Foi lá que comprei minha Leki Makalu.

Postado
  • Membros

Olá Lucas,apenas complementando o que o Peter e o André ja esclareceram a respeito dos bastões eu acrescentaria o fato de os bastões que usam o sistema de aperto externo(tipo Black Diamond) podem ser mais facilmente ajustados com luvas e ou mãos molhadas,sujas Aqui temos bastões MSR,Black Diamond e um Excel nórdico e para mim o Black Diamond de 3 estágios com flip me parece bem mais simples e eficiente.

Abraço

Claudio

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

sempre achei que bastao de caminhada era coisa de fresco.... ate dar dor no joelho em uma caminhada... depois de usar a primeira - e por enquanto unica - vez em uma caminhada pesada na patagonia, virei fa incondicional, nunca mais farei caminhadas pesadas sem meu par de bastoes.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, muito interessante este tópico.

Estive recentemente em Monte Verde-MG e ao subir o Chapéu do Bispo e o Platô, encontrei um galho caído e um bambu, os quais serviram de bastões para mim e para minha esposa, gostei muito de usá-lo pois fez uma diferença grande tanto na subida como na descida da trilha. Percebi a diferença quando no mesmo dia fui fazer a Pedra Redonda e a Pedra Partida e esqueci o galho na pousada e não encontrei outro no início da trilha, sofri bem mais e meu joelho esquerdo que foi operado do LCA a 5 meses reclamou bastante depois.

Agora estou pensando em comprar um bastão para levar em todas as caminhadas, mas como ainda sou inexperiente no assunto, peço ajuda dos colegas aqui do fórum sobre como escolher um bom bastão. O que deve ser verificado durante a compra? Onde encontrar informações sobre o ajuste ideal do bastão?

São várias perguntas, mas como temos muitos colegas experientes aqui, espero saná-las o mais breve possível.

Grande abraço a todos e boas caminhadas com ou sem bastão. ::Ksimno::::Ksimno::

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.