Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trilha da Ferradura em Paranapiacaba - Um Bate Volta do lado de São Paulo

Featured Replies

Postado
  • Membros

Após o meu retorno para São Paulo e me acostumando com a vida rotineira de casa-trabalho-casa e vendo prédios para todos os lados, resolvi com mais 04 amigos fazer a trilha da Ferradura, na cidade de Paranapiacaba, que fica a 50 km do centro de São Paulo.

5.thumb.png.effa35dcb717249fe2bf49bdbf2f074f.png

Uma das cachoeiras da trilha

A trilha tem um grau de dificuldade que poderia falar que é difícil, o caminho não tem nenhuma conservação e pela quantidade de pessoas que frequentam o lugar nos finais de semana a situação acaba ficando bem precária, em boa parte do tempo a trilha fica nas pedras, isso acaba gerando um cansaço maior por ter que ficar subindo e descendo em lugares escorregadios, tem que tomar cuidado para não escorregar e se machucar, é tanta gente fazendo que nem precisa de guia, é praticamente seguir o fluxo, infelizmente o lugar acaba traindo pessoas que não conseguem entender a importância de respeitar a natureza, é normal ver lixo pelo caminho, pessoas fazendo churrasco e som ligado em volume alto, isso tira um pouco da magia do lugar, a sugestão que eu dou é seguindo em frente, quanto mais longe do começo das cachoeiras, melhor. 

4.png.ba5a3bf35ad3ae37203c4a4c8ea121e2.png

Começo do trilha

Para quem vai no meio de semana, da para fazer sozinho sem guia, nas arvores a fitas amarelas indicando o caminho correto, e recomendo usar o google maps, ele consegue te ajudar e muito, abaixo vou colocar uma foto da trilha. 

Vamos agora a um simples relato para tirar suas dúvidas:

- Como chegar?

Bom, acabamos decidindo ir de carro e coloquei no google maps para ir ate um lugar chamado Cefelqui, que me parece que é um pesqueiro hehehe, ali na frente tem um bom gramado onde você poderá deixar o carro de graça, a trilha começa a menos de 500 metros dali, pela Rodovia Deputado Antonio Adib Chammas, posteriormente descobri que o local tem estacionamento no valor de R$15,00 a diária, porem como chegamos antes das 08h, ainda não estava aberto. 

A outra forma para chegar em Paranapiacaba, que um amigo nosso fez, foi ir de transporte público, ele pegou a Linha Turquesa da CPTM, ate a estação de trens Rio Grande da Serra, ali na frente da estação, sai o ônibus para Santo André (Paranapiacaba), ai só pedir para o motorista para te deixar no começo da trilha, não tem erro. Como fomos em um domingo, eram dezenas de pessoas fazendo esse trajeto, na volta é só retornar no sentido oposto do qual você veio e esperar passar o ônibus para Rio Grande da Serra. 

3.png.33a66e1a3a708e6504e78196cf5ffcf1.png

Mapa da trilha da ferradura.

- Onde comer?

Essa não tem erro, em nenhum lugar hehehe, a trilha não possui nenhuma infraestrutura, esteja preparado, leve água suficiente para um dia, comida, frutas, só cuidado para não exagerar e ficar com uma mochila muito pesada, ne?! hehe

- Consigo acampar?

Sim, é possível acampar durante a trilha, caso queira isso, é recomendado ir na sexta feira a noite, assim você terá mais espaço para escolher, mas se você procura sossego e um contato maior com a natureza, o lugar não é para você, a quantidade de pessoas, o barulho das músicas, churrascos e bebedeiras quebram um pouco do encanto do lugar.

2.png.d5a8a0e3d880e4b76418526b5841d01e.png

A trilha vai descendo entre as montanhas por essas pedras lisas e escorregadias. Cuidado!

- O lugar é perigoso?

Olha, confesso que nunca fui fã de trilhas próximos a grandes cidades, você acaba escutando muitos relatos de assaltos e coisas parecidas, como a trilha é totalmente largada, não há nenhum controle e presença por parte do Governo, então é meio que normal muitas pessoas irem com facões na cintura ou mochila para caso seja necessário, mas como fomos em um Domingo e tinha tanta gente que era difícil de acontecer algo, mas é bom tomar um pouco de precaução.

1.png.6b57c86458a375826109f1d31809290a.png

Uma das cachoeiras da trilha

Qual o grau de dificuldade da trilha?

Olha, eu já fiz bastante trilha na minha vida, nessa eu achei de moderado para difícil, mais pro difícil do que moderado hahaha. A questão como falei antes é que por não ter nenhum tipo de preservação, algumas partes são bem difíceis de avançar, exigindo um esforço maior, e boa parte da trilha é por pedras lisas, então é normal ter que descer e subir nelas, isso gera um esforço e cuidado maior.

Começamos a trilha por volta das 08 horas da manhã e só fomos termina-la as 17:30h, claro que paramos para entrar na água, tirar fotos e comer. Acredito que andamos em torno de 15/17 km. Já que erramos em algumas partes.

Bom, acho que essas dicas acima já irão te ajudar a chegar lá, não se esqueçam de levar outra troca de roupa, uma meia e chinelo, pois provavelmente terão que passar por poças de água, tente evitar o máximo possível, pé molhado em trilha nunca é agradável, eu consegui ate o finalzinho, ate que chegou em uma parte que não teve jeito, tive que afundar meu pé na água hehehe. 

Espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida estou a disposição. 

E sigam meu instagram @followtheportuga com muitas fotos das minhas viagens e meu facebook Follow the Portuga.

Leve sacolas plásticas para guardar seu lixo, respeite a natureza. 

Follow me

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.