Ir para conteúdo

Tomando o chá de coca e a medicação local para os problemas com a altitude, os maus estares passam?


Posts Recomendados

  • Membros

Meu marido e eu viajaremos ao Peru pela primeira vez, e escolhemos Cusco como a cidade base. Sairemos do Brasil dia 06/03 com destino à Cusco e retornaremos dia 17/03. Temos muitas dúvidas sobre  altitude, moeda, roteiro, resistência física e época das chuvas, mas não tinhamos outra alternativa para a viagem que não março. Assim, gostaria de saber:

1- Tomando o chá e a medicação local para os problemas com a altitude, os maus estares passam?

2- Devemos levar Dolar? O real é muito desvalorizado? Alguém poderia estimar um valor diário para despesas com alimentação e transporte, sem luxo, mas uma despesa normal de mochileiro? 

3- Como fazer um roteiro que não seja cansativo, mas ao mesmo tempo imperdível, para um casal de 60 e 55 anos? 

4- O que é possível ver e fazer na época das chuvas? 

5- Haverá alguma festividade em março, em Cusco? Vi na página oficial do governo peruano que o carnaval poderá se estender até março, mas não há referencias sobre 2018. 

Aguardamos as respostas com ansiedade. Obrigada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Tomando o chá de coca e a medicação local para os problemas com a altitude, os maus estares passam?
  • Membros

Oi, Jaqueline, tudo bom?

 

1- Tomando o chá e a medicação local para os problemas com a altitude, os maus estares passam?

Os sintomas que você vai ter dependem muito da pessoa. Eu vi gente que teve sintomas sérios e gente que não teve nada. Eu tive dor de cabeça, insônia e falta de ar, e como não era nada sério, optei por tomar só o chá de coca. Continuava com um pouco de dor de cabeça, mas nada demais. Só lembre de não tomar muito de uma vez e não tomar perto da hora de dormir, senão o problema da insônia piora. Também, seguindo as dicas de um amigo peruano, evitei carne e álcool nos primeiros dias, e comi refeições bem leves.

2- Devemos levar Dolar? O real é muito desvalorizado? Alguém poderia estimar um valor diário para despesas com alimentação e transporte, sem luxo, mas uma despesa normal de mochileiro? 

Eu levei dólar e arrependi. É bom levar um pouco, por exemplo se você quiser comprar obilhete de ônibus para subir para Machu Picchu, mas em geral leve real mesmo. Tem como trocar em todo lugar, e trocar dinheiro duas vezes (Dólar-real real-soles) quase nunca é um bom negócio.

Eu gastei em torno de 32 soles por dia com alimentação. Com transporte, acho mais difícil dizer, porque to olhando no meu app e lá tá incluído aquele trem caríssimo para Machu Picchu. Mas na região de Cusco, fora ele, gastei pouquíssimo. Quando fui para outras cidades, como Ollantaytambo, fui de táxi dividido, e é barato.

3- Como fazer um roteiro que não seja cansativo, mas ao mesmo tempo imperdível, para um casal de 60 e 55 anos? 

Não sei responder bem. Eu cheguei em Cusco e fiz pouquíssimo nos dois primeiros dias, fiquei só pela praça principal, que era do lado do meu albergue, para acostumar com a altitude.  Depois fui fazendo tudo no meu ritmo, e explorando mais o Vale Sagrado. Só recomendo que você não deixe nada importante para depois de MP, porque ele ofusca tudo.

4- O que é possível ver e fazer na época das chuvas? 

Eu fui na época de chuvas e não me incomodou nada. Chove, mas só peguei chuvinha fina, e em alguns momentos do dia. Eu andava com um casaco impermeável e era tranquilo, e a cidade fica bem menos cheia que na época seca. 

5- Haverá alguma festividade em março, em Cusco? Vi na página oficial do governo peruano que o carnaval poderá se estender até março, mas não há referencias sobre 2018. 

Curti muito o carnaval de Cusco! Tem danças tradicionais nas ruas e guerrinhas de água e spray de neve. Foi bem divertido! 

Vou deixar um link do meu relato, se te interessar: https://asdistancias.wordpress.com/2017/06/25/como-e-o-carnaval-no-peru/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se já estou me divertindo lendo as respostas, imagino quando estivermos lá! 

Acho que vai ser uma viagem inesquecível, pois adoramos verde, água, montanha e cultura local, história e artesanato. Vou ficar torcendo para que o carnaval se estenda até março, Julia BM! Qualquer duvida, aciono voce de novo! Vou lá, ver seu post! 

Acho que voce foi precisa nas respostas. Muito obrigada mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Prezada Jaqueline, 

Vou te responder a pergunta nº1 com base na minha experiência no Atacama. Sim, o chá de folha de coca é ideal para enfrentar os efeitos da altitude. Existem outros produtos à base da folha de coca (balas, doces e etc) que ajudam, mas o chá ou mascar a própria folha ajudam bastante.

Espero ter ajudado.

Abraços.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 Chá de coca é a grande enganação dos Andes,como um tal de soroche pilas. [Editado] Estive várias vezes na região é nunca senti nada.Porém, uma vez desmaiei pela altitude em La Paz e fui muito mal até sido,pois os hospitais de lá são do tempo da guerra.Que saudade do SUS!Com8 resultado,entrei em cima,quase morri,por falta de oxigénio, que então me deram e voltei a vida.Um juiz ,que foi comigo 1 vez a Arica,é posteriormente ao Parque Lauca tomou esse soroche pills,disse que sentiu muito mal,mas já havia tomado.Quando é para acontecer, acontece, essas porcarias não servem para nada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Mateus Carvalho Soeiro disse:

Prezada Jaqueline, 

Vou te responder a pergunta nº1 com base na minha experiência no Atacama. Sim, o chá de folha de coca é ideal para enfrentar os efeitos da altitude. Existem outros produtos à base da folha de coca (balas, doces e etc) que ajudam, mas o chá ou mascar a própria folha ajudam bastante.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Esse problema com a altitude me estressa um pouco, pois tenho problemas no ouvido. Então, temo chegar em Cusco e ficar literalmente "avariada", o que acabaria estragando um pouco a viagem. Mas espero que as indicações e vivências sugeridas aliviem essas dúvidas. Obrigada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, D FABIANO disse:

 Chá de coca é a grande enganação dos Andes,como um tal de soroche pilas. [Editado] Estive várias vezes na região é nunca senti nada.Porém, uma vez desmaiei pela altitude em La Paz e fui muito mal até sido,pois os hospitais de lá são do tempo da guerra.Que saudade do SUS!Com8 resultado,entrei em cima,quase morri,por falta de oxigénio, que então me deram e voltei a vida.Um juiz ,que foi comigo 1 vez a Arica,é posteriormente ao Parque Lauca tomou esse soroche pills,disse que sentiu muito mal,mas já havia tomado.Quando é para acontecer, acontece, essas porcarias não servem para nada,

Acho que saber que tem o chá, as pílulas, o oxigênio e uma intervenção hospitalar para casos mais graves serve como efeito placebo. Mas é bom saber o que poderá ser feito, caso isso vier a acontecer, mas não escondo que tenho medo de altitude. Tomara que dê tudo certo! Muito obrigada, Fabiano! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá. Além do chá de coca e da medicação, para mim e para meu marido, o que mais funcionou foi chegar a Cusco e descansar. Literalmente. Chegamos lá pelas 9 da manhã em Cusco, fomos direto para o hotel e dormimos a tarde toda. Isso abreviou muito os malestares recorrentes. Ainda assim, à noite meu marido teve uma leve queda de pressão, que voltou logo com um pouco de ar fresco e água, e eu senti até o fim da viagem uma sensação de estômago cheio (comia pouquinho sempre srsrs). Mas não tivemos mais nada. Descansar no primeiro dia é primordial, a meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...