Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
viniciuspaiva

PLANEJAMENTO: Mochilão Europa DEZ/2018 - 2019

Posts Recomendados

E aí, gente!

Resolvi finalmente criar uma conta aqui no site (após um tempinho vendo algumas histórias por mero entretenimento) já que finalmente estou começando a planejar meu mochilão pela Europa. Até agora não tenho nada muito concreto, mas planejo ir ao final de 2018 (passar o Natal e Ano Novo em Lisboa) e continuar durante Janeiro e Fevereiro de 2019. Quanto ao roteiro:

Pensei em ir primeiro a Lisboa, pois é onde tenho família e passaria o Natal com eles (iria ao final de Dezembro). Lá, ficaria na casa de um tio meu, então daria para economizar bastante os custos de hospedagem, alimentação e transporte.  Ficaria lá entre 5 e 10 dias, e depois iria para Madri, Barcelona e, por fim, Paris. É um roteiro relativamente pequeno, mas gostaria de começar assim para ter algo mais factível. Mas tenho algumas dúvidas:

- Considerando esse roteiro que eu acabei de falar e um tempo de mais ou menos 1 mês, quantos euros eu gastaria por dia? Comecei planejando entre 25 e 50 euros (sem contar com hospedagem), porém vi em alguns sites que o recomendado era 100. O que acham?

- Quanto tempo ficar em cada lugar? Estava pensando em 5 dias para cada cidade (além de Lisboa, que ainda é incerto o tempo que ficarei lá) e ainda sobraria um pouco para estender o mochilão.

- Queria muito ir para Alemanha, Berlim. Com esse roteiro em mente, vale a pena separar alguns dias que sobrarem para lá? Quanto tempo vocês recomendariam que eu ficasse por lá?

- Um sonho: quero muito conhecer a Islândia. Porém, viajarei sozinho e não sei dirigir, vale a pena ir nessas condições para lá? Como tudo é tão remoto, não sei se há transporte para turistas e o custo disso tudo. O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post

Alem do frio que vai fazer nesta época, o grande problema é que passagens para viajar entre 10/12 e 20 ou 30/01 geralmente são bem mais caras do que em outras épocas.

Então o dinheiro que você economizaria com hospedagem em Lisboa, que geralmente é barata, você provavelmente vai gastar em dobro nas passagens mais caras nesta época do ano.

13 minutos atrás, viniciuspaiva disse:

- Considerando esse roteiro que eu acabei de falar e um tempo de mais ou menos 1 mês, quantos euros eu gastaria por dia? Comecei planejando entre 25 e 50 euros (sem contar com hospedagem), porém vi em alguns sites que o recomendado era 100. O que acham?

Isto é muito relativo e depende de cada pessoa, pessoalmente tem viagens que eu faço onde sou mais econômico, gastando em média uns 30 a 40 Euros por dia fora hospedagem, mas também tem viagens onde acabo gastando mais, em média uns 50 a 60 euros por dia...

Isto depende muito das atividades e passeios que você vai fazer, dos locais onde vai comer, etc. Mas pessoalmente eu recomendaria pelo menos uns 50 euros por dia, para não ter que ficar ficar escolhendo todo dia entre fazer uma refeição decente ou fazer um passeio legal, e se no final da viagem sobrar dinheiro, você compra uma lembrança legal ou troca de volta para reais.

17 minutos atrás, viniciuspaiva disse:

- Quanto tempo ficar em cada lugar? Estava pensando em 5 dias para cada cidade (além de Lisboa, que ainda é incerto o tempo que ficarei lá) e ainda sobraria um pouco para estender o mochilão.

5 dias é uma quantidade de dias boa para Berlin, Paris e Lisboa onde você tem parentes, mas pode ser um pouco exagerada para Madri se você não tiver muitos interesses específicos por lá. Barcelona alguns vão dizer que 5 dias está bom, outros que é meio exagerado, você teria que pesquisar a respeito da cidade e ver se vai ter coisas suficientes para lhe entreter lá durante o inverno por 5 dias.

22 minutos atrás, viniciuspaiva disse:

- Queria muito ir para Alemanha, Berlim. Com esse roteiro em mente, vale a pena separar alguns dias que sobrarem para lá? Quanto tempo vocês recomendariam que eu ficasse por lá?

Se for a Berlin, eu ficaria pelo menos uns 4 ou 5 dias lá. Mas pessoalmente eu não recomendaria Berlin em Janeiro/Fevereiro, geralmente é frio demais para você conseguir aproveitar decentemente. 

Este ano o inverno aqui na Alemanha está sendo mais "quente", as temperaturas mínimas em Berlin em janeiro estão em torno -3ºC, mas no ano passado e retrasado, lembro que chegou a ter mínimas de -10ºC.

26 minutos atrás, viniciuspaiva disse:

- Um sonho: quero muito conhecer a Islândia. Porém, viajarei sozinho e não sei dirigir, vale a pena ir nessas condições para lá? Como tudo é tão remoto, não sei se há transporte para turistas e o custo disso tudo. O que acham?

Não conheço a Islândia, mas não sei se é uma boa ideia ir para lá bem no meio da pior parte do inverno, você teria que pesquisar melhor, ou ver se aparece alguém com mais experiência com Islândia

Compartilhar este post


Link para o post

@798791 , obrigado pela resposta!

Não tinha noção de que as passagens na época de fim de ano eram tão absurdas assim, mas infelizmente seria o único período seguro pra eu viajar, já que faço faculdade e o período de férias pode variar muito por conta de greves e afins. Meu medo é me planejar todo para ir no meio do ano e perder provas por conta do calendário instável.

Obrigado pelas dicas sobre orçamento! Tava dando uma olhada e muitos falam que dá pra comer bem pagando relativamente pouco na Europa. Vou considerar agora 60 euros por dia, ainda que não vá gastar muito lá, prefiro ter uma segurança maior quanto essas questões.  

Compartilhar este post


Link para o post

Também acompanhava o fórum e recentemente resolvi criar coragem e botar o plano da Europa pra frente e vai ser na virada de 2018/19. Acredito que o negócio é planejamento, aí vc compra mais barato as passagens e reserva hotel, etc.

Por exemplo, já comprei a ida pra budapeste com um ano de antecedência e por um preço bom (cerca de R$ 1400 reais direto na TAP Portugal), passando um dia e noite em Lisboa (stopover), então já ganhei lisboa de "graça" no caminho e depois sigo pra budapeste iniciar efetivamente o roteiro (Budapeste, Viena, Praga, Berlim e Paris, Amsterdã ou Bruxelas). Reservei hotéis tb com bastante antecedência e peguei preços bons em hoteis excelentes, inclusive na virada em Berlim, que vai ser a cidade mais cara no meu roteiro, por ser o réveillon. Nas cidades onde o roteiro tá meio incerto ainda reservei em cidades diferentes com a opção de cancelamento gratuito e depois decido pra onde vou.

Então a dica pra vc é esse stopover da TAP Portugal, vc pode passar até 5 noites em Lisboa e depois seguir na mesma passagem para seu destino e aproveitar outras cidades, tanto no seu destino como no caminho. Dá pra fazer na ida e na volta comprando separado. Por exemplo: na ida vc compra são paulo/berlim passando 5 dias em lisboa e conhece a cidades próximas e desce pra Paris de trem. Na volta vc compra paris/são paulo passando 5 dias em barcelona. Assim dá pra conhecer cidades distantes, pois se vc tiver que ir de trem vai perder muito tempo na viagem.

Tb acredito que muito tempo viajando de trem, com muitas cidades distantes, vc cansa viajando distâncias longas e deixa de conhecer cidades próximas excelentes. Então acho mais econômico e menos cansativo dividir por rotas não muitos distantes (de trem), até pq vc vai querer voltar pra Europa e aí vc visita outro grupo de países/cidades próximas. Tb tenho vontade de conhecer a islândia, finlândia, noruega etc, mas estão longe demais da parte que vou agora, então vou deixar para outra oportunidade. A não se q vc vá de avião e não de trem.

Quanto ao tempo em cada cidade acho que vc deve adequar ao estilo de viagem que vc quer fazer. Por exemplo, 5 dias pra quem quer apenas conhecer os pontos turísticos de praga e ir numa balada é muito tempo, mas pra quem quer sentir um pouco a cidade, a rotina, visitar vários pontos sem pressa, tomar um café despreocupado, tomar um chope (vários kkk) em pubs diferentes e sair a noite, 5 dias não é muito tempo. Assim, pretendo ficar uns 17 dias e vou visitar no máximo 5 capitais europeias, média de 3 dias em cada, pra não "conhecer" a cidade às pressas (chegar e sair correndo), bem como descansar pra poder aproveitar o que  a cidade tem pra oferecer, considerando ainda que essas cidades são próximas e não terá grandes deslocamentos de trem (se for somar tudo sim, mas de uma pra outra uns 300km a cada 3 dias, é uma viagem curta e não cansativa).

Enfim, nunca viajei pra Europa, mas pesquisei bastante e assim como vc tô fazendo meu roteiro. Vamos planejar que cabe no orçamento.

Desculpa por ter me alongado, mas acredito que respondi alguns questionamentos seus e repito: com base em pesquisas e experiência de outras viagens.

E talvez a gente se cruze pelo caminho.

Abraço.

  • Curti 2

Compartilhar este post


Link para o post

O ruim de comprar com antecedência de 1 ano, é que muita coisa pode mudar até a data em que finalmente a sua viagem sair, como por exemplo: 

Quem garante que as suas férias vão sair exatamente nas datas que você comprou as passagens? Será que as suas férias não podem ser marcadas uma semana antes ou depois? Será que você não vai mudar de ideia a respeito dos destinos, e querer visitar outros locais? Será que o Euro não vai ter disparado e estar custando R$ 6 e deixando tudo caro demais? Tomara que não, mas será que você não pode perder o emprego? Será que não pode aparecer uma boa oferta de emprego e você mudar de emprego e não tirar férias? Será que não pode conhecer a alma gêmea e casar neste meio tempo? Será que não pode "engravidar", ficar doente, etc, etc...

Ou seja, comprando muito cedo, tem muita coisa que pode dar errado e fazer você mudar de ideia, e depois de compradas, alterar qualquer coisa nas passagens vai custar um monte de dinheiro.

Mas em fim, se já comprou as passagens, agora não tem muito o que fazer alem de ficar na torcida para nada atravessar nos seus planos neste ano inteiro que ainda falta, e enquanto isto ir fazendo ajustes finos no roteiro, para que quando chegar o momento de comprar as passagens locais, já esteja com tudo definido.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

Atualmente vivo no Reino Unido, mas estou com intenção de passar alguns dias na islandia, alguem quer combinar alguma coisa??

Compartilhar este post


Link para o post
Em ‎09‎/‎01‎/‎2018 em 04:16, Ronaaaldo disse:

Tb acredito que muito tempo viajando de trem, com muitas cidades distantes, vc cansa viajando distâncias longas e deixa de conhecer cidades próximas excelentes. Então acho mais econômico e menos cansativo dividir por rotas não muitos distantes (de trem), até pq vc vai querer voltar pra Europa e aí vc visita outro grupo de países/cidades próximas. Tb tenho vontade de conhecer a islândia, finlândia, noruega etc, mas estão longe demais da parte que vou agora, então vou deixar para outra oportunidade. A não se q vc vá de avião e não de trem.

Bem observado, estou totalmente de acordo - reduzir a área geográfica é uma ótima maneira de otimizar o tempo.

Compartilhar este post


Link para o post

Em novembro 2018 vou com minha esposa e rodaremos bem pela Europa.

Já comprei a ida saindo de Belém (TAP)- Lisboa( 3 dias)....depois Paris  3 dias(fazendo conexão em Madrid de 9 hs, que darei um pulo na Plaza Mayor e outras perto e volto pro aeroporto....rs), e depois pra Londres (todos esses trechos por R$ 2.112,00 cada). Comprei a volta em promoção Roma- Belém (TAP via Lisboa) por R$ 832,00 cada(vôos somente as terças e sábados).

Já estou pesquisando os valores de Londres pra Amsterdã de avião (verei vôos pela Skyscanner.com.br /Jetcoast ou easyjet)....depois Amsterdã - Genebra (avião)...Genebra- Chamonix(Alpes Franceses á 80 km de Genebra, de ônibus. Alugar carro tá muito caro...mais de 100 Euros, sem falar na complicação de pegar carro do lado Francês ou Suiço....não quero estresse pois já li em outros posts sobre isso).....depois Genebra- Veneza(avião).....Veneza-Florença (trem)....bate-volta á Pisa....depois Florença- Roma 4 dias(trem). Se eu achar passagem barata pela Ryanair, ainda daremos um pulo em Atenas.

Bem ....é isso. Se alguém mais experiente, que tenha alguma dica a mais sobre esse roteiro, agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post

Primeiro, seria uma boa você abrir um tópico só para sua viagem.

Agora quanto a sua pergunta, quantos dias é essa viagem de vocês? Pela quantidade de bases diferentes, vocês tem pelo mais de 30  dias disponíveis?

Compartilhar este post


Link para o post
Em 07/01/2018 em 10:02, viniciuspaiva disse:

E aí, gente!

Resolvi finalmente criar uma conta aqui no site (após um tempinho vendo algumas histórias por mero entretenimento) já que finalmente estou começando a planejar meu mochilão pela Europa. Até agora não tenho nada muito concreto, mas planejo ir ao final de 2018 (passar o Natal e Ano Novo em Lisboa) e continuar durante Janeiro e Fevereiro de 2019. Quanto ao roteiro:

Pensei em ir primeiro a Lisboa, pois é onde tenho família e passaria o Natal com eles (iria ao final de Dezembro). Lá, ficaria na casa de um tio meu, então daria para economizar bastante os custos de hospedagem, alimentação e transporte.  Ficaria lá entre 5 e 10 dias, e depois iria para Madri, Barcelona e, por fim, Paris. É um roteiro relativamente pequeno, mas gostaria de começar assim para ter algo mais factível. Mas tenho algumas dúvidas:

- Considerando esse roteiro que eu acabei de falar e um tempo de mais ou menos 1 mês, quantos euros eu gastaria por dia? Comecei planejando entre 25 e 50 euros (sem contar com hospedagem), porém vi em alguns sites que o recomendado era 100. O que acham?

- Quanto tempo ficar em cada lugar? Estava pensando em 5 dias para cada cidade (além de Lisboa, que ainda é incerto o tempo que ficarei lá) e ainda sobraria um pouco para estender o mochilão.

- Queria muito ir para Alemanha, Berlim. Com esse roteiro em mente, vale a pena separar alguns dias que sobrarem para lá? Quanto tempo vocês recomendariam que eu ficasse por lá?

- Um sonho: quero muito conhecer a Islândia. Porém, viajarei sozinho e não sei dirigir, vale a pena ir nessas condições para lá? Como tudo é tão remoto, não sei se há transporte para turistas e o custo disso tudo. O que acham?

Para saber quanto dinheiro levar, eu pego o gasto médio por dia (só olhar no site "quanto custa viajar" que aparece a maioria das cidades, já em reais), converto para a moeda local (turismo + 5% +-, para ter uma folga) , multiplico pela quantidade de dias que vou ficar e acrescento uma média de dez por cento. Aí só acrescentar depois os valores de hospedagem, passagens etc. Faço isso porque meu "padrão" fica abaixo da média, então tenho uma boa folga (quase sempre volto com dinheiro, até porque uma ou outra coisa acabo passando no cartão etc). Compras fica de fora desse cálculo.

Como nunca fui ao Velho Continente não tenho como te ajudar muito nesse roteiro, mas acho que 5 dias para Paris tá de bom tamanho, Madrid, Barcelona e Berlim uns 3 dias dependendo seu estilo de viagem. Quando eu calculo os dias e sempre considero os dias livres, sem contar chegar e saída (então Paris seriam 7 dias no total: 1 da chegada + 5 dias livres + 1 da saída). Calculo assim porque quase sempre o dia da chegada é "perdido" com toda a burocracia de aeroporto, transporte, check-in e o cansaço da viagem, mas dependendo o horário (se chegar pela manhã por exemplo) dá para fazer alguma coisa. Eu gosto de reservar o dia da chegada mais para ambientação e descansar, analisar os mapas com mais calma etc, ver rotas do metrô e definir o que vou fazer e a ordem dos passeios etc (digamos que o meu planejamento não é tão planejado assim rsrsrs). Para o dia da saída aplico a mesma lógica.

No trecho Paris-Berlim, se não conseguir um preço bom de avião, tenta ir de trem noturno (pegue a poltrona leito para ir dormindo, além de economiza uma diária de hospedagem ganha tempo).

Quanto à Islândia, torço para que consiga ir e depois nos passe algumas dicas rsrs. Se surgir a oportunidade vá sim.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×