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MR7

[NOVIDADES 26/04 - Governo ajuda!] Surpresa com a falência da Alitalia

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Olá pessoal! Eu e minha esposa gostaríamos muito de conhecer o Japão e após algumas pesquisas montamos um rascunho de roteiro que nos pareceu excelente:

(somos do interior do RS, então ignoremos a parte doméstica aqui)

6 de out. de 2018: Guarulhos > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

8 de out. de 2018: Roma > Tóquio - Alitalia

[Ida a Kyoto e Osaka e algumas outras ainda não definidas]

16 de out. de 2018: Tóquio > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

18 de out. de 2018: Roma > Guarulhos - Alitalia

Preço total: R$8843.66 direto do site da Alitalia

Porém, sem ter o costume de viajar por conta para fora (fizemos um pacote da CVC para a Europa em outubro de 2017 e foi sensacional, mas queremos uma nova experiência, principalmente mais barata), não tinha nem ideia da situação da Alitalia. Hoje acidentalmente vi uma notícia de que eles quebraram um violino de uma artista e alguém comentou que a empresa estava falindo. ::hein: Procurando mais sobre o assunto, que talvez já tenha sido falado por aqui, estavam garantidos os voos apenas até agora em abril. Caiu o mundo pois de tudo que podia dar errado eu não esperava que uma companhia aérea estivesse quebrando... ::hãã2::

Assim, a pergunta do título, quais seriam as alternativas para um stopover legal com um valor semelhante? Simulei agora há pouco pela Emirates e deu 11600 para as mesmas datas, 3 mil mais. Um detalhe, temos 500 euros que sobraram da primeira viagem à Europa e eles seriam o subsídio perfeito para não investir nada no stopover europeu. Obrigado!

 

EDIT 26/04:

Notícia de HOJE! Voltarei ao meu plano original pra fazer o stopover em Roma! O que acham? :D

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/governo-prorroga-prazo-para-venda-da-alitalia-ate-outubro,c08f36d304ac68f459091ca700f52052ouh1i8oo.html

Citar

O governo da Itália aprovou nesta quinta-feira (26) o decreto que prorroga o prazo final para a venda da Alitalia, maior companhia aérea do país, até o fim de outubro.

A medida foi firmada pelo primeiro-ministro demissionário Paolo Gentiloni e tem como objetivo dar tempo para o futuro governo, ainda não definido, avaliar as propostas pela compra da empresa.

Além disso, Roma ampliou o prazo para o pagamento do empréstimo-ponte de 900 milhões de euros de 30 de setembro para 15 de dezembro de 2018. O dinheiro foi repassado à Alitalia para garantir sua liquidez e será devolvido ao governo após a venda da companhia.

"Está claro que agora é preciso entrar em uma fase de negociações mais restritas, que pressupõe que haja um novo governo que tenha a possibilidade de expressar sua própria orientação", afirmou o ministro do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.

Entre os interessados pela Alitalia, que está sob intervenção do governo nacional, se incluem a alemã Lufthansa e a britânica EasyJet. Atualmente, as ações da empresa são divididas entre a holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51%, e o grupo árabe Etihad Airways, com 49%.

 

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Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

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14 horas atrás, Oliveira_BH disse:

Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

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@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

É uma aposta que pode dar certo, mas tem seus riscos.

Fiz uma simulação pelo Skyscanner e a opção mais barata foi pela Ethiopian. Em seguida vieram voos com conexão nos Estados Unidos.

Vocês têm o visto de lá? Seria mais uma opção.

Por outro lado, não compensa tirar o visto americano só para isso. É só se vocês já tiverem mesmo.

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1 hora atrás, MR7 disse:

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

Desculpe, eu pessoalmente estou usando o stopover da TAP então achei que iria servir para o seu caso.

Não é indicado que você compre um bilhete por uma companhia e outro separado por outra, pois se você comprar um voo para Portugal e de lá outro para o Japão por outra empresa, qualquer imprevisto (atraso cancelamento etc) no primeiro voo, a empresa responsável pelo segundo voo não tem nada a ver com a história.

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Não dá para saber o que vai acontecer com a Alitalia depois de Abril, pode ser que no momento em que a Alitalia estiver novamente em vias de falir por falta de dinheiro, o governo italiano empreste novamente algumas centenas de milhões de euros, como já fizeram nas outras 3 vezes em que Alitalia esteve prestes a falir só nos últimos 10 anos...

Mas também pode ser que o governo Italiano esteja de saco cheio e desta vez simplesmente deixe ela falir, pois já enterraram quase 1 bilhão de euros lá nos últimos 10 anos, e não tem previsão de receber de volta, pois a Alitalia é um poço sem fundo de prejuízo e incompetência....

Se ela realmente chegar a quebrar, ninguém vai devolver o seu dinheiro, afinal devolver com o que, se eles não tem mais dinheiro?

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

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A EthiopianAirlines está com preços excelentes para Tóquio,  R$ 3.400 por pessoa nas mesmas datas.

Quando fui ao Japão, eu fui com a Ethiopian, e pessoalmente não tenho nenhuma reclamação, tudo ocorreu sem problemas na minha viagem. É uma viagem bem puxada e cansativa, sem stop-over, mas o preço é excelente, e em nenhum lugar você vai achar preços melhores.

 

Eu só acho que no seu plano inicial, com stop-over em Roma é muito pouco tempo no japão para a quantidade de dinheiro gasto, e as muitas e muitas horas de voo até lá.

Até você se começar a se acostumar com o novo fuso de horário, já vai ser hora de voltar...

 

 

 

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5 horas atrás, LF Brasilia disse:

@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

 

2 horas atrás, 798791 disse:

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

Dois que já tiveram problemas com falência postando aqui, mais do que nunca estou fugindo da Alitalia, hehehe...

Eu havia considerado a Ethiopian e até brinquei com minha esposa de que seria uma boa oportunidade de pelo menos dizer que passamos pelo continente africano, pois sinceramente eu não tenho nem ideia do que é Adis Abeba, só tinha visto jogando Civilization V. ::lol3::@798791 , seu comentário me fez pensar também, todo esse investimento para poucos dias... admito que somos bem básicos no turismo, gosto de ver o que é o essencial e não me perco muita nas vielas, para efeito de comparação nossa visita a Paris se resumiu ao que estava entre a Catedral de Notre Dame e a esplanada de La Defence onde era nosso hotel, além da Torre Eiffel obviamente, e foi literalmente a melhor coisa que fiz na vida. @LF Brasilia Não temos nenhum visto, apesar de NY ser o próximo destino. Chegamos a cogitar adiantar NY para esse ano, visto que as passagens estão baratíssimas, e deixar o Japão para o próximo. E apenas para adicionar sobre o stopover, minha esposa tem um problema físico e um diretaço de quase 24h de voo seria bem ruim, por isso estava considerando uma paradinha maior em algum lugar no meio do caminho. Por hora, muito obrigado a todos!

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Eu também viajei de Ethiopian para o Japão (ainda não conseguir escrever o relato no blog, mas confesso que foi muito bom).

Em 2017 arrumei um projeto no Japão, e a trabalho viajei de United.
Logo depois, eu fui pra lá a lazer, e desta vez voando de Ethiopian.

Agora em 2018, volto ao Japão em Março e desta vez voando com a Swiss.

Eu tento sempre escolher uma diferente pra testar todas.
Não sou muito experiente em viagens, mas, a Ethiopian pelo peço que paguei me surpreendeu.
(o custo total de passagem + taxas foi de R$ 2.800,00. comprei um ano antes, pra viajar em Outubro/2017).

O preço atual é de R$ 3.400,00 mesmo.
Também existe este preço (ou uns 300 reais mais caro) pela Turkish. Mas, esta ainda não voei apesar de ver ótimas recomendações.

Um pouco do Japão que visitei ano passado está aqui:
https://www.novocalculodarota.com.br/relatos/japao/

 

Grande abraço!

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@novoCalculoDaRota  Opa, legal saber a experiência de quem já usou a companhia pra fazer exatamente a mesma rota. E 2800 tá de graça hein, já estava achando barato agora, hehehe. Curioso que não vi muitas promoções pra Tóquio até o momento, parece ser tudo EUA e Europa. Obrigado pelos relatos no blog, já estou dando uma olhada, podia só ter dedicado uma partezinha ao avião. :P

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    • Por soraiaasm
      Galera, decidi fazer uma viagem sozinha de duas semanas na Europa, porém, depois de tudo comprado e faltando um mês pra viagem minha amiga resolveu ir comigo. O relato é com intuito de passar algumas informações e valores se isso puder ajudar alguém:
      - Mês da Viagem: Novembro/2018 - Final de Outono.
      - Aéreo Alitalia - Comprado em Junho/2018 - R$ 2.464,00 
      Voos: SP x Roma (15/11) ** Barcelona x Roma e Roma x SP (29/11)
      - Trem Paris x Barcelona - € 49 = R$ 260,30 (Comprado em Agosto/2018)
      Site: https://en.oui.sncf/
      - Vueling: Voo interno de Roma x Paris: € 50 = R$ 305,06 
      Site: https://www.vueling.com/pt
      - Tickets: Comprei os principais no Brasil, pra evitar as filas: R$ 497,25
      Louvre € 17 / Torre Eiffel € 25 (Subida até o topo) / Sagrada Familia € 15 / Colisseu  € 14;
      Vaticano € 28,00 (esse valor pq aluguei áudio guia); 
      Seguro Viagem: Sem custo. Meu cartão de crédito me beneficia cm isso.
      - Chip Vodafone: € 55,00 
      Desembarcando em Roma, sentido a Saída tem algumas lojas de Chip pré pago. É super fácil adquirir um chip, em 1 hora o chip é ativado para uso.
      Quando mudar de País, somente necessita desligar e ligar o celular pra ativar o roaming.
      Achei caro o valor pra ser sincera, esse chip na verdade eram 02 chips de 2 Gb cada (usei apenas 1) que poderia ser usado em toda a viagem. A intenção inicial era eu comprar um da Tim (em torno € 25), mas na hora conheci um brasileiro que me falou tão bem da Vodafone que confiei e comprei. Gente, usei internet a viagem toda, o sinal é ótimo, em Barcelona é super rápido, já que a Vodafone é de lá. Super indico.
      - App: Google Maps (rotas caminhando) e CityMapper (o melhor pra quem usar metro/ônibus);
      Baixei o maps.me pra usar offline e mais alguns, mas não funcionaram direito e eu desisti deles.
      ****************************************************************************************************************************************************************************************************
      Chegando em Roma: O aeroporto FCO é uma zona, a fila de imigração fica toda desorganizada, são poucos policiais para o tanto de pessoas, demorei umas 2H para passar na imigração, porém, o policial apenas carimbou nosso passaporte sem fazer qualquer pergunta, foi super fácil.
      Saindo do FCO a intenção era pegar o Leonardo Express (€ 14) e ir direto até a estação principal da cidade Termini e de lá me virar até o hostel. A sorte que fui no guiché oficial do Leonardo, a atendente me deu a opção por 15 euros em ir de transfer até a porta do hostel. Melhor coisa, 1 euro a mais valeu meu descanso....rs
      Hostel até Aeroporto: uns 45 Km.
      Hostel:  The Rome Hello: Super Indico, dividi quarto misto 4 pessoas. Super limpo, confortável, bem localizado (perto da Termini); Fiz tudo a pé, sem preguiça de andar.
      Tem mercados/restaurantes/metro/ponto de ônibus tudo bem próximos.
      Ah em Roma, o Táxi é mais barato que Uber. Usei um dia apenas por que fui em Trastevere de ônibus (€ 1,50) e esqueci de comprar passagem de volta.
      Roma, é linda, ficou no meu coração. Que lugar incrível, cheio de cultura, comida e bebida boa e barata; 
      Do hostel até o FCO na volta, chamei novamente o Transfer da Leonardo Express que foi nos buscar as 6:00 manhã pontualmente. Dá pra ir até a Termini e de lá pegar o metro até o aeroporto, mas a diferença de valores acaba sendo pouca.
      Dica: Mala média é mais que suficiente pra viajar 15 dias. Ok, vc terá que repetir roupa, lavar se possível como eu fiz, mas, vc estará mais leve pra se locomover.
      Minha mala foi com 13 quilos e já achei pesada pra carregar de um lado pro outro. Quem é mochileiro de verdade, encara uma mochila nas costas e é feliz da vida, eu como não sou ainda, levei uma mala média e me virei com ela. Lavei roupa por 2x, e fui cm poucas peças.
      *******************************************************************************************************************************************************************************************
      Voo da Vueling até Paris, foi ótimo, pontual e tranquilo.
      Cheguei pelo aeroporto ORLY que é no Sul da França. As vezes prefiro chegar em aeroportos menores, que é menos complexo, e mais rápido do que os maiores.
      Procurei a Saída até achar o Guiche do ORLYVAL (€ 12), funciona assim, o orlyval é um trem que te leva em menos de 10 minutos numa cidade chamada Antony, na saída dessa estação Antony você pega outro metro/trem pra chegar no centro de Paris. Eu nunca tinha ido pra Paris, consegui andar de metro todos os dias pq o app CityMapper me dava as coordenadas, baixe, é super útil.
      Achei confuso de primeiro momento, me confundi com as placas, meio que me perdi, tinha poucas infos em inglês, mas, com fé e com celular na mão, todo mundo se vira. Por isso acho importante ter internet em todos os momentos.
      Hostel: Generator Paris, maior conveniência na frente do metro Colonel Fabien. Mas não me hospedo novamente, eles fazem racionamento de água das 22h as 06h durante a semana.
      Paris é linda, com muitosssss imigrantes e turistas, as atrações são longes uma das outras, então usei metro umas 3x por dia e todos os dias. A pé nem sempre dava pra ir nos lugares.
      Comprei um talão com 10 tickets (T+) € 14,90; Quando acabou, comprei novamente individual (1,90);
      Tudo em Paris é mais caro que em Roma/Barcelona, comida/bebida, mas é Paris né gente!!  O melhor lugar de Paris é sem dúvidas Montmatre, me arrependi pq só fiquei uma noite passeando por lá, durante o dia deve ser bem melhor.
      Fiz um passeio de Barco nos pontos turísticos de Paris (€ 17), tem duração de 1:30h mas se quiser, pode descer em qq momento. Achei lindo pra ser sincera, mega agradável pra quem nunca fez.
      **********************************************************************************************************************************************************************************************
      Trem de Paris x Barcelona:
      Nunca tinha viajado de trem na vida. Cheguei com antecedência na estação pra entender como funcionava. Beleza, entendi. Em torno de uns 20 minutos antes do trem partir, indica no quadro qual plataforma está seu trem.
      Bom vc tem o vagão e o número do seu assento, é só vc procurar, guardar sua mala e sentar confortavelmente e ser feliz. 
      Eu entrei no vagão errado, meu vagão era 16 eu entrei no 06, eu vi algum número 16 na Porta que não era o número do vagão. Ai foi um sufoco, depois de 1h dentro do trem a fiscal passou conferindo os bilhetes, e viu que meu destino final era Barcelona, acontece que a senhora só falava francês, não conseguia falar inglês, ninguém conseguia me ajudar, e eu só entendia que o destino final não era Barcelona
       Em resumo, procurei outro fiscal, usei o google tradutor em francês e entendi que meu vagão ia até uma cidade no Sul da França chamada Perpinhã (detalhe os fiscais não fazem questão em te ajudar, tá). Desci na próxima parada, e sai CORRENDO até achar o vagão 16 (correndo por que a parada do trem é de apenas 5 minutos). Foi o único momento da viagem que deu zica, o trem se desconecta, se eu tivesse continuado dentro do vagão errado, eu ficaria na metade do caminho. Que sufocoooooo!
      NUNCA MAIS cometo esse erro na vida. Os fiscais não estão nem aí se vc não fala francês. Prestem atenção no número correto.
      Cheguei na Estação central de Barcelona e dentro dela, peguei o metro até meu hostel em Barcelona.
      Ahhhh foram 6:30h de trem, achei mega confortável, vale super a pena. Se for mais tempo que isso, não indico, se torna cansativo.
      ***********************************************************************************************************************************************************************************************
      Hostel: St Christopher In. Melhor localidade do mundo, os banheiros são estilo vestiário, mas funcionam bem.
      Fiz tudo novamente a pé. A Sagrada Familia, fica uns 4km andando, praia Barceloneta uns 5km. 
      A 300 metros na Plaça Catalunya é o ponto final do Aerobus (€ 5,90) esse ônibus faz trajeto aeroporto em 30 minutos. Vale muito a pena. Super prático.
      Comer/beber em Barcelona é ótimo, vc tem todas as opções de preços e variedades. 
      ***********************************************************************************************************************************************************************************************
      Considerações:
      Roma: 4 dias inteiros / Paris: 3 dias inteiros /  Barcelona: 3 dias inteiros - mais os dias de cada chegada.
      Áudio guia do Vaticano: aluguei, mas não achei legal. São vários áudios bem demorados de cada obra. Eu não tive paciência pra escutar 30 áudios seguidos.
      Torre Eiffel: Meu ingresso era até o topo, mas, não aproveitei a visão do segundo andar. O dia estava com muita neblina. Mas a torre é incrível.
      Roupas: Levei 02 casacos térmicos que comprei na Decatlon, não vale a pena. Aprendi a lição, por mais que seja térmico, é gastar dinheiro a toa. As temperaturas de 8 graus em Roma e 15 em Barcelona, ok esses casacos me foram útil. Em Paris peguei máxima de 7 graus, e dias com 0 e 1 grau. Tive que comprar um casaco na H&M por 40 Euros, e usei ele todos os dias. o tecido de lá é feito para Países frios, então economize dinheiro daqui, vá com um casaco na mala, e no seu primeiro destino compre apenas 1.
      Voo da Alitalia, comida é fenomenal, mas o VOO é péssimo, sem multimídia a bordo, no meu voo da ida foi horrível. Na poltrona, tinha como fosse um ferro na altura da coluna que tivemos que colocar a manta e o travesseiro para proteger do incomodo. O barato sai caro as vezes.
      Espero ter ajudado.
      Beijo
       
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Paula Yassuda
      Olá, Mochileiros!!!
      Depois de Peru, Tailândia, Camboja+Vietnã+Laos e Filipinas, divido com vocês nossa viagem para o Japão. Confesso que não foi nada fácil entender esse país que parece pequeno, mas é uma imensidão de cultura e regiões muito distintas e diversas.
      O outro Felipe e a Pati são um casal de amigos que já estavam planejando a tempos ir para o Japão, e no início de 2017 convidaram a gente – sabe aquelas conversas de bar, que você topa mas sabe que será difícil de sair do papel? Então...no mês de Julho-17, eles nos enviaram um Whatsapp avisando que tinham acabado de comprar as passagens para o Japão, por um preço super bacana (por volta dor R$ 2,8k/pessoa). O Felipe (neste caso, meu marido) ficou muito animado, e depois de dar algumas espiadas, encontrou passagens por R$ 2,5k/pessoa em Agosto-17 – resultado: passagens compradas!
      Confesso que rolou um receio...primeiro, porque pela primeira vez na vida compramos as passagens quase 1 ano antes da viagem; segundo, porque seria a nossa primeira viagem com outras pessoas, além de nós dois. Seguimos de Setembro-17 a Abril-18 pesquisando e planejando nosso roteiro, e todo mundo deu pitaco; chegamos em um roteiro final bem bacana, mas que na prática, mostrou que o Japão é muito maior do que a gente imaginava!
      Confira aqui um resumo da nossa viagem - o relato completo já está disponível no nosso blog! Basta clicar aqui.
      Bora???
       
      20 a 22/05/2018 – Guarulhos > Cidade do México > Narita
       Nosso vôo saiu de Guarulhos pontualmente às 9:35am, operado pela Aeroméxico. O serviço de bordo foi bem fraco...não nos deixaram escolher a refeição (como se houvesse somente uma opção), e a comida era bem mais ou menos. O pior de tudo foi que ligamos na Aeroméxico para pedir refeição especial, já que o Felipe (meu marido) é alérgico a molho de tomate; além de não conseguirmos fazer isso antes do embarque, todas as opções de comida tinham molho de tomate...ou seja, ele mal comeu a bordo.
      O vôo durou 9 horas, e fazia um calor absurdo quando desembarcamos na Cidade do México. Nossa escala, que já era de 9 horas, aumentou para 14 horas com o atraso do vôo que nos levaria até o Japão. Fomos consultar o valor da sala VIP, e uma feliz descoberta: a gente tinha direito a pernoitar em um hotel, por conta da Aeroméxico! Tomamos uma cerveja no aeroporto, e pegamos o transfer para o Holiday Inn Dali, que fica a alguns minutos do aeroporto. O quarto era sensacional, e pudemos tomar banho – só a janta que não estava incluída no pacote. Durante o jantar, soou o alarme de terremoto, e tivemos inclusive que abandonar o prédio; foi bem estranho ouvir aquela sirene e ver aquele monte de carros parados com pisca alerta ligado. Voltamos para o quarto e dormimos em uma cama muito confortável.

       
      Acordamos às 4:30am para fazer o check-out e pegar a van das 5:00am. Tínhamos o voucher para o café-da-manhã no Wings do aeroporto, então saímos cedinho para dar tempo de comer.
      Este vôo, assim como o anterior, estava lotado mas um pouco pior pois tinha uma turma grande fazendo bastante barulho...pelo menos o Felipe conseguiu comer alguma coisa, pois neste trecho tinha algumas opções sem molho. Este vôo saiu às 07:00am, e pousou em Narita às 11:30am.
       
      22/05/2018 – Narita > Tóquio > Osaka
       
      Chegamos em Narita às 11:30am. Foi bem tranquilo passar pela imigração, a única coisa chata é que eles selecionam algumas malas para inspecionar antes de você poder sair. Abrimos uma das nossas 4 malas, e logo fomos liberados.
      A primeira missão era encontrar o lugar onde a gente trocaria nosso voucher pelos nossos JR Pass (passaporte para o trem-bala). Vale muito a pena ter internet no Japão, principalmente se você vai usar o metrô: no mesmo trilho passam vários tipos de trens: Local – pára em todas as estações da linha, Rapid – pula algumas estações e que são menos utilizadas, Super Rapid – pára somente nas estações maiores e mais utilizadas. Além disso, no mesmo trilho é possível pegar trens para destinos diferentes...se você entrar em um trem que passa 3 minutos antes do trem correto, por exemplo, é possível que você vá parar do outro lado da cidade. O que fizemos para não nos perdermos para sempre? Google! O Google salvou nossas vidas. Basta digitar origem e destino, que ele mostra exatamente qual trem você precisa pegar, e em qual plataforma você deve esperar.
      Assim como no Brasil, o metrô é gerenciado pelo Governo. Algumas linhas de metrô e o trem-bala são privatizados, e funcionam sob gestão da JR – somente estes estão incluídos no JR Pass. É fácil identificar estas linhas, basta procurar pelos nomes que vêm acompanhados das letras JR. No nosso blog explicamos um pouco mais sobre o JR Pass, clique aqui se quiser conferir.
      Conectamos no wi-fi do aeroporto e descobrimos que o escritório da JR ficava no piso inferior do aeroporto. Caminhamos um pouquinho, e logo avistamos – enorme, no canto direito do andar.

      Além do voucher, você precisa preencher um formulário logo na entrada, para poder entrar na fila. A moça que nos atendeu nos ajudou a reservar os assentos no JR com destino a Osaka, que saía em 40 minutos. Compramos um pacote no site da JR que incluía o pocket wi-fi (internet móvel), porém o local de retirada era próximo ao desembarque, onde ficamos perdidos procurando o escritório da JR
      O trem partiu às 1:14pm e chegou em Shinagawa, em Tóquio, às 2:20pm. Em Shinagawa, o trem saiu às 2:40pm e chegou na estação de Osaka às 5:30pm, de onde pegamos um metrô local que percorreu 6 estações, e descemos na Namba, que era a mais próxima do apartamento que alugamos no Airbnb. Tivemos que pagar a parte, pois não fazia parte das linhas JR.

      Como viajamos em 4 pessoas, a opção mais barata era o Airbnb; hotéis eram bem mais caros e os hostels não compensavam a falta de comodidade. O apartamento de Osaka era um loft bem espaçoso, com paredes que isolavam somente os banheiros e lavanderia. Tínhamos disponível: 3 camas de casal (somente uma delas era um pouco maior), ar condicionado, frigobar, máquina de lavar, guarda-chuvas, toalhas pequenas e um wi-fi pocket limitado a 500MB por dia.
      23/05/2018 – Hiroshima
      A gente optou por cidades-base para nossa hospedagem, exatamente para ter mais flexibilidade de mudar nosso roteiro, pois o trem-bala ajuda bastante a economizar tempo nas viagens de um dia. No dia anterior nós já tínhamos visto que o dia seria chuvoso; apesar disso, optamos por seguir o planejado já que a gente não tinha nenhuma folga no roteiro. Também chegamos à conclusão de que Hiroshima talvez fosse o lugar menos pior de se fazer com chuva.
      Na Osaka Station, nós pegamos o trem das 8:14am e por volta das 9am chegamos em Hiroshima – compramos nosso café-da-manhã no 7 Eleven e comemos na própria estação. Da Hiroshima Station andamos 2 km até o primeiro parque, onde está localizado o Castelo de Hiroshima. Ele estava em manutenção por fora, e acabamos não entrando nele por ter que pagar. Debaixo de uma chuva ingrata, seguimos para o Parque da Paz, para visitar:
      o Dome: estrutura mais próxima ao epicentro da bomba (150 metros), a resistir ao impacto; o Memorial da Paz; o Children´s Peace Memorial; e terminamos no Museu do Memorial da Paz. É tudo muito chocante, e dentro do museu você tem acesso a um simulador que mostra exatamente como tudo aconteceu, no dia em que a bomba levou Hiroshima abaixo.

      Já era hora de almoçar, e apesar da chuva, a cidade estava lotada de gente: excursões, escolas e turistas. Bem próximo do museu, encontramos o Okonomiyaki Nagata-ya, mas a fila estava imensa...a idéia era comer Okonomiyaki, pois é uma comida típica de Hiroshima, então caminhamos alguns poucos passos a frente, e encontramos na entrada de uma galeria um lugar bem típico escondido no piso superior de um prédio. O Okonomiyaki é uma panqueca japonesa combinada com vários ingredientes, como por exemplo: frutos do mar, frango, repolho, macarrão, ovos, entre outros. Para o meu paladar, salvo o molho adocicado que vai em cima, a panqueca foi aprovada!
      Caminhamos os 2 km de volta para a Hiroshima Station, e a idéia era ir até o Castelo de Himeji. Já era mais de 3:00pm, e descobrimos que o castelo fechava às 4:00pm. Para não arriscar andar quilômetros a toa, resolvemos deixar para o dia seguinte. Chegamos no apartamento super destruídos de tanto andar, com tênis e roupas molhados, então descansamos um pouco e saímos novamente só para jantar nas proximidades da Dotonburi – experimentamos nosso primeiro restaurante de sushi na esteira.

      24/05/2018 – Miyajima
      A expectativa para este dia estava bem alta! A ilha de Miyajima não estava nos planos iniciais, mas depois de pesquisarmos mais sobre ela, não tinha como passar batido. Algumas pessoas fazem a ilha combinada com Hiroshima, mas nós reservamos um dia inteiro – e fomos retribuídos com um tempo lindo e com muito sol!
      Saímos às 6:00am, com o objetivo de pegar o trem-bala das 7:15am. Mas, como a gente gosta de errar bastante para ensinar vocês a errar menos, nós chegamos um pouco cedo e nos deparamos com o trem-bala das 6:59am que também passaria por Hiroshima. Após segundos de dilema, resolvemos entrar...infelizmente! Depois de entrarmos, notamos que era o trem-bala Kodama: linha local, que pára em todas as estações ao longo do caminho. Tomamos um pênalti de 30 minutos a mais de viagem, porque não seguimos a instrução do Google
      Sendo assim, quando pegar o trem-bala, dê preferência para o Hikari ou o Sakura, já que os trens Nozomi e Mizuho não podem ser utilizados pelos portadores do JR Pass – utilize o Kodama somente em último caso.
      Chegamos na Hiroshima Station e foi bem fácil encontrar a linha para Miyajima-guchi. O trecho demorou 30 minutos, e ao sair da estação, basta seguir em linha reta até o local de onde saem os ferrys. O percurso de ferry até a ilha demora 10 minutos e a ilha realmente é super fofa; caminhamos até o Torii, subimos até a 5-Storied Pagoda, e decidimos subir no Mount Misen, já que tínhamos bastante tempo na ilha.

      Tem um ônibus que te deixa na bilheteria, e de lá você vai pegar 2 bondinhos, que tem como destino o Shishiiwa Observatory – a partir deste ponto, você vai subir mais 100 metros (o topo fica a 535m do nível do mar) e aproximadamente 1km de subida até o observatório principal. Confesso que se eu soubesse a realidade, jamais teria subido! A subida é bem íngreme, parte em rampa e parte em degraus, e foi bastante cansativa. Só que a experiência foi bem bacana, passamos por templos bonitos, pequenos budas espalhados pelas pedras, e a vista do topo é sensacional! No Japão, você sempre vai encontrar carimbos no final dos pontos turísticos, portanto leve seu caderninho para colecioná-los; são todos muito lindos!
      De volta na cidadezinha, nós caminhamos pela feirinha, compramos alguns souvenirs e experimentamos o bolinho de Hiroshima (com recheio de chocolate, não rolou comer o de moti). O almoço ficou no esquecimento...pegamos o ferry de volta às 4:00pm e logo estávamos embarcando no trem-bala. Passou um rapaz inspecionando os bilhetes, e quando ele viu os nossos, explicou que não poderíamos estar ali. Adivinha? Só nessa hora que percebemos que tínhamos entrado no Nozomi (um dos trens que não está incluso no JR Pass)!!! Ele foi super bonzinho, e pediu só que nos atentássemos na próxima vez – ufa, sem multas!
      25/05/2018 – Himeji e Kobe
      Este foi um dos dias que mudamos o que tínhamos planejado. A idéia inicial era seguir para Akame e conhecer o parque das 48 cascatas, mas como não conseguimos ir até Himeji no dia anterior, priorizamos Himeji e encaixamos Kobe no roteiro, por causa da estátua de Buda.
      Aqui vai mais um aprendizado...nos mercadinhos locais, que não são franquias como o 7 Eleven e o Family Mart, é um pouco difícil de identificar alguns produtos. Eu peguei meu oniguiri de sempre, que identifiquei pela cor que já tinha comprado no 7 Eleven, e para beber um suco de pêssego de lata. Depois dos 2 primeiros goles, eu senti que aquilo estava meio estranho...era uma lata, com um pêssego grande no centro; só podia ser um suco de pêssego...e por que eu estava me sentindo estranha? Pela primeira vez me senti uma analfabeta; aquela parada era uma lata de Champagne!!! E aquela sensação estranha era reflexo do álcool...eu estava bêbada, às 8:30am!!! Então, atentem-se ao símbolo da foto – toda bebida alcoólica tem um símbolo desse.
      Em meia hora chegamos na estação de Himeji, e de lá até o castelo é uma reta; mais ou menos 1,5km de caminhada. O castelo é enorme e muito bonito, só a vista de fora já vale a pena, mas compensa demais entrar pois é tudo muito estruturado e bem organizado.

      Voltamos para a estação, e seguimos para Kobe, que fica pertinho de Himeji, não mais que 15 minutos de Shinkansen. Quando chegamos lá, descobrimos que se tivéssemos pegado a JR Kobe line, teríamos demorado um pouquinho mais, mas conseguiríamos descer em uma estação até mais próxima ao Buda. Já era hora do almoço, então bem próximo da estação nós encontramos um restaurante local bem gostoso, e comemos lamen. A 600 metros dali, chegamos no Buda que era enorme, mas bem simples e estava vazio – é bem bonito, mas não achamos que vale a pena ir até Kobe só para isso. Eu estava a vários dias andando com um tênis zero confortável, então sentia muita dor nos pés e nas pernas. Então neste dia, retornamos para Osaka, e descansamos um pouco até a hora do jantar. Saímos para procurar um lugar para comer, e encontramos o que parecia ser a Korea town – cheia de restaurantes Koreanos. Demoramos bastante para decidir onde iríamos comer e os lugares já estavam fechando (eles fecham relativamente cedo), então entramos em um restaurante onde a comida era ok, mas saiu super caro.
      26/05/2018 – Nara
      Neste dia saímos um pouco mais tarde, por volta das 8:00am. Por ser final de semana, nem todas as linhas estavam funcionando, então tivemos que fazer duas baldeações (Kashiwara e Oji), e depois de uma caminhada de 30 minutos, chegamos no Nara Park. Ele é enorme, e você fica basicamente dentro dele alimentando os veados, conhecendo os templos e os jardins.

      Em pouco tempo encontramos o Todai-ji, que estava lotado de gente. Nesta bilheteria eu tomei meu primeiro golpe depois de 5 anos viajando para a Ásia (preju de USD 50) que eu conto com maiores detalhes no blog – fiquem atentos! Depois de ver muita coisa no parque, saímos às 2:00pm e almoçamos em um restaurante local na rua principal, e estava bem gostoso. Eu e a Pati tomamos um sorvete delicioso nesta mesma rua, e voltamos para Osaka. Na volta, conseguimos pegar somente uma linha, sem nenhuma baldeação.
      Quando chegamos na nossa estação de Osaka, do outro lado da rua vimos um prédio bem grande chamada Mega. Logo que entramos, escutamos uma música super alta vinda do térreo, e seguimos um pouco a frente para ver. Era um cassino gigante, um Pachinko, que pode ser encontrado em todo lugar, lotado de gente de todos os sexos e idades, jogando insanamente aquelas maquininhas de sorte. O outro Felipe até tentou tirar uma foto, mas levou uma bronca da mocinha que trabalhava lá. Antes de sair, a gente viu uma escada rolante, e decidiu subir – pronto! Descobrimos uma das maiores lojas de tranqueiras do Japão: Don Quijote; tinha desde roupas, até brinquedos, comidas e cosméticos. Compramos algumas coisas e voltamos para o apartamento.
      A Pati e o outro Felipe queriam ir até o Umeda Sky. Eu também queria muito, mas minhas pernas estavam um caco e sem condição alguma de caminhar – então, eu e o Felipe ficamos e jantamos uns combinadinhos que vendem no mercado. No final, foi bom não termos ido, porque a Pati e o outro Felipe não acharam que valeu a pena.
       
      27/05/2018 – Kyoto
      Kyoto foi o lugar mais difícil de planejar. Tem bilhões de templos e lugares legais para ir, mas na prática, você não consegue combinar tanta coisa para fazer no mesmo dia; não que as coisas sejam longe, mas tem todo o tempo de acessar o metrô, se encontrar nas ruas, entrar nos templos, entre outras coisas.
      Tomamos café-da-manhã no Family Mart do lado da estação, e seguimos para o metrô no percurso Shin-Imamiya > Osaka > Kyoto (não pegamos Shinkansen). Começamos pelo Fushimi Inari-taisha, os túneis maravilhosos de toriis; aqui você tropeça para fora do metrô, e já cai dentro do terreno da atração...na frente da estação. Tem uma opção onde você sobe 4 km até o topo do monte, que obviamente não dava para fazer, graças ao meu calçado super inadequado, então ficamos nos 2 primeiros túneis, que já foram muito interessantes.
      Seguimos para a Floresta de bambu – que no início parecia bem nada a ver, mas no final ficou bastante bonita. Saindo dali, procuramos por um restaurante...mas foi um pouco desesperador, porque todos os restaurantes tinham fila e eram demais de caros. Os meninos resolveram entrar em uma rua paralela, e encontraram um restaurante com mesa livre e muito barato – essa tática sempre funciona! Comemos em uma mesa que tinha uma chapa no meio, e pedimos o yakissoba de frutos do mar. Estava uma delícia.

      Já estávamos voltando para a estação, caminhando pela rua, quando sentimos que algo estranho estava acontecendo ao nosso redor. Algumas pessoas estavam segurando objetos grandes na calçada, e estavam vestidas de um jeito diferente...fomos até a calçada, e um homem (que também estava vestido diferente) nos abordou, sem falar inglês, e entregou um panfleto que explicava que aquele, era o Festival Anual de Arashiyama! Ele acontece uma vez por ano, e tivemos a sorte de acompanhar o evento e até interagir com alguns dos participantes. Os participantes, todos usando uma roupa especial para o festival, carregam um santuário bem pesado pulando com ele nos ombros, com o objetivo de fazer o sino tocar, e assim se purificar. Este homem identificou que falávamos português, e chamou o filho dele, que veio conversar conosco!!! Ele pediu para praticar um pouco, e explicou que fazia aula de português na faculdade...sensacional!

      De lá, seguimos para o Kinkaku-ji (Templo Dourado) – ele fica muito longe do metrô, mas saindo pela catraca, tem várias instruções de como pegar o ônibus local que leva até o ponto que fica na frente do templo. Estava bem cheio de gente, mas ele é bem bonito.
      Em Osaka, fomos até a Dotonburi, mas é impossível de jantar ali...muito caro e muitos lugares com muita fila. Resolvemos voltar no restaurante que comemos no dia que chegamos em Osaka.
       
      28/05/2018 – Kyoto
      A Pati e o outro Felipe estavam meio mal neste dia; o clima no Japão é muito muito muito seco, e deu crise de rinite neles. O clima é tão seco, que a gente lavava roupa a noite, e no dia seguinte de manhã já estava tudo seco.
      Saímos bem mais tarde dessa vez, já era 9:00am. Seguimos para nosso segundo dia em Kyoto, que tem uma infinidade de lugares para visitar. Paramos na estação Tofukuji para visitar o templo que estava a 900 metros de lá; no caminho de ida experimentei um sorvete de tofu – era bem gostoso. Seguimos a pé por mais 2km até o Sanjusangen-do (o templo das 1.000 estátuas de Buda) – foi um dos mais impressionantes que visitamos, não pelo templo, mas pelas estátuas que eram infinitas e muito diferentes; infelizmente é proibido tirar fotos ali. Ficamos um pouco no jardim do templo, e umas crianças super fofas vieram nos entrevistar...aparentemente as escolas propõe que as crianças façam entrevistas com estrangeiros, o que é bem bacana. Nós até ganhamos uns cartões que eles mesmos desenharam.
      A idéia era seguir até o Kiyomizu, o templo que fica no topo de uma montanha, mas ele ficava a mais 2km dali e quando pesquisamos na internet, apareceu que ele estava parcialmente em reforma até as Olimpíadas em 2020. Como era longe e a subida até o templo era bem puxada, nós acabamos desistindo e fomos para Potoncho. No caminho, paramos no Mercado de Nishiki que é enorme e você pode experimenta de tudo nas lojinhas. Encontramos m restaurante em uma rua próxima ao mercado, onde almoçamos pratos gigantes – tão grandes que até levei marmita.

      Passamos por Potoncho ainda era de dia, mas não comemos nada por lá. Em seguida conhecemos Gion, e por mais que a gente tenha esperado, não vimos nenhuma gueixa. Até vimos, só que elas eram claramente gringas fanstasiadas...e o mais engraçado era ver aquele monte de outros gringos tirando foto das gueixas de mentira!
      29/05/2018 – Osaka > Hakone
      A viagem demorou mais ou menos 2 horas e 30 minutos para chegar em Odawara, e lá passamos um tempo tentando se entender com o mapa para comprar os tickets do metrô local. Se não fôssemos perguntar na cabine de ajuda, a gente ia demorar muito para chegar em Hakone, inclusive descobrimos que existe um free-pass que te dá acesso ilimitado a vários meios de transporte por 1 ou mais dias.
      Embarcamos em um metrô mais antigo, que nos levou até um trem que vai até Hakone. De lá, subimos 3 estações em um cable car, e em uma caminhada de 2 minutos, chegamos!
      Nosso destino era um ryokan: aquele hotel estilo casa japonesa, onde você usa quimono, dorme no tatame e faz as refeições como uma família japonesa.

      Logo de cara fomos recebidos com uma fonte de chocolate, e pegamos nossos quimonos assim que terminamos o check-in. O quarto era muito bacana, o jantar era diferente e gostoso, e ficamos na cadeira de massagem até o horário de usarmos o onsen particular. Dividimos o tempo por casal, porque o onsen é uma banheira de água super quente, onde você entra pelado! Tinha também um onsen público no hotel, onde você divide a piscina com os demais hóspedes, mas nesse, só os Felipes entraram.
      30/05/2018 – Hakone > Tóquio
      O tempo estava bem nublado, no entanto ainda não estava chovendo; então seguimos para o ropeway (bondinho) e o lago. Todo o trecho estava incluso no free-pass, exceto o barco. A última estação do cable car te leva até o ropeway (bondinho), então é bem simples de achar. Passamos por uma parte da montanha de onde era extraído enxofre, e saía bastante fumaça. Logo chegamos no ponto de apoio, onde tinha uma loja, banheiro, e uma vista bem legal do Monte Fuji. Dali saímos em outro ônibus, que nos levou até o porto, para fazermos o tour de barco no lago Ashi; a vista do Monte Fuji dali é muito legal, porém é muito difícil de dar sorte e pegar um dia limpo...nós fizemos o passeio em um dia nublado com pouca visibilidade. O tempo estava meio chuvoso, então não descemos em nenhuma das duas paradas no lago. Foi uma ótima decisão, pois retornamos ao ryokan para pegar as malas, e assim que chegamos no ponto para pegar o cable car, começou a chover.

      Almoçamos no shinkansen que nos levou até Tóquio. Chegamos na estação Shikagawa, fomos para Shinjuku e de lá pegamos o metrô até a estação Okubo. O apartamento ficava a 10 minutos de caminhada dali.
      Jantamos em um restaurante de esteira, e descansamos para o próximo dia.
      31/05/2018 – Tóquio
      Nossa primeira parada foi no mercado Tsukiji. Para acompanhar o leilão de peixes, onde é possível ver os atuns gigantes, precisa chegar muito cedo; no horário que chegamos, o leilão já tinha acontecido a muito tempo. Resolvemos caminhar pelo mercado, pois ele funciona o dia todo, com as barraquinhas de frutos do mar fresquinhos. Mas diferente dos relatos que li, essa foi uma das piores experiências que eu tive na minha vida. O mercado em si fica dentro de um prédio, mas nós fomos até o final em um galpão meio aberto, local onde acontece o leilão. Ainda tinha vários isopores com frutos do mar...conforme a gente ia andando, começaram a aparecer isopores com animais ainda vivos...caranguejos amarrados, peixes enormes em espaços minúsculos, lagosta...foi horrível ver aqueles animais vivos dentro de caixas tão pequenas, alguns deles amarrados mexendo só os olhinhos...só de lembrar me dá enjôo! Eu tive que sair dali correndo, e quando cheguei do lado de fora não conseguia parar de chorar. É algo que fica cada vez mais incontrolável e difícil de lidar.
      Fiquei muito mal em ver aquilo, então eu e o Felipe não entramos mais em lugar nenhum. Do lado de fora me distraí em barraquinhas de porcelana e outras coisas, enquanto a Pati e o outro Felipe terminaram de olhar o mercado.

      De lá seguimos para o Parque de Ueno, onde vimos os templos Kiyomizu e Shinobazunoike. Almoçamos em uma pracinha de alimentação próxima ao parque. Seguimos para Asakuza para ver: Kaminarimon Gate, Nakamise street e o famoso Senso-ji. Por último, fomos até Shibuya para ver a Estátua de Hachiko – é muito bizarro, fica uma fila enorme e eterna para tirar foto com ela, e o cruzamento mais famoso do mundo: cruzamento de Shibuya. Atravessamos ali e as pessoas ficam loucamente atravessando milhares de vezes tirando foto e filmando; a vista da Starbucks é muito bacana, vale a pena tentar subir lá.

      Decidimos fazer um jantar low cost, e descobrimos um mercado igualzinho ao de Osaka a 250 metros do apartamento!
      01/06/2018 – Yokohama e Kamakura
      Nosso primeiro destino era Yokohama, uma dica que um amigo do outro Felipe. Conhecemos Rinko Park; parque que fica logo na saída do metrô. Avistamos uma roda gigante imensa e uma escultura na Queen´s Square Yokohama, na entrada de um shopping. Saindo dali, pegamos o metrô e descemos em Chinatown, e caminhamos um pouco pelas ruas do bairro; e nossa última parada foi no Museu do Ramen, que definitivamente não vale a pena. A decoração da época é bem interessante, mas não tem muita coisa para ver por lá.

      Seguimos viagem para Kamakura, e infelizmente chegamos lá já era 4:00pm. Almoçamos rapidinho na estação, e chegamos no Kotoku-in, para ver o Grande Buda, às 4:40pm – quase hora de fechar. Depois de lá, nós caminhamos pela Komachi Dori até chegar no templo Tsurugaoka Hachiman-gu. Tem uma escadaria bem alta, e lá em cima é bem bacana – o templo é tão grande que mal cabe na foto.
      Vale a pena dedicar mais tempo a Kamakura – fomos embora um pouco tristes por ter chegado tão tarde.
      02/06/2018 – Nikko
      Descobrimos neste dia que a viagem até Nikko é bem longa, mas fomos mesmo assim. Foi um percurso de pouco mais de 2 horas, e chegamos lá por volta do meio-dia. Na própria estação é vendido um free-pass para os ônibus que te levam para os principais pontos turísticos de Nikko. É legal se planejar bem pois são 3 opções de ticket (distância x valor), dependendo de onde você quer ir. Eu e o Felipe compramos o ticket de 1 a 2 dias, pois ele incluía a cachoeira Kegon – considerada a terceira mais bonita do Japão, e o outro Felipe e a Pati optaram por ir somente até o primeiro parque com templos, e voltar mais cedo para descansar para a Disney Sea no dia seguinte.
      Antes da entrada passamos pela ponte sagrada. Já dentro do parque visitamos juntos o Toshugo, que é onde fica o templo dos macacos (o que não vê, o que não fala e o que não escuta). Nós subimos até o topo, onde tem um santuário; é uma subida puxada mas vale a pena conhecer.
      Voltamos para o centrinho para almoçarmos juntos. De lá, a Pati e o outro Felipe voltaram para Tóquio, e eu e o Felipe seguimos para a cachoeira. O ônibus levou 40 minutos para chegar até a entrada, e estava fazendo um pouco de frio até pela altura em que estávamos. Descemos 100 metros de elevador, e lá embaixo tem uma estrutura de frente para a cachoeira e na altura da base dela. Não dá para mergulhar, mas vale super a pena visitar o local. Ela tem 100 metros e é muito bonita.

      Saindo de lá, iniciamos a volta para Tóquio. Mas para nossa surpresa, quando chegamos na estação de Nikko, ela estava interditada. Não entendemos muito bem o motivo, mas no fim das contas, tivemos que voltar uma estação a pé (e era bem pertinho) só que não estava incluída no JR Pass. Descemos na primeira ou na segunda parada, e andamos 15 minutos para chegar na linha da JR. O trem chegou e seguimos viagem. Durante o caminho, o trem fez uma parada e ficamos 30 minutos esperando (também não sabemos o motivo), e isso fez com que a gente demorasse bem mais para chegar em Tóquio. Nessa demora toda, a bateria do nosso wi-fi pocket acabou...então quando chegamos em Tóquio, jantamos antes de ir para o apartamento, novamente no restaurante de esteirinha. Encontramos com a Pati no caminho (ela tinha saído para comprar Mc Donald´s de janta para eles dois), então acompanhamos ela e depois voltamos juntos para o apartamento.
      03/06/2018 – Tóquio
      Eu e o Felipe reservamos mais um dia para explorar Tóquio, enquanto o outro Felipe e a Pati foram para a Disney Sea.
      Nós seguimos para o Meiji Shrine, que fica um pouquinho longe do metrô, mas fica em um parque bem legal. Saindo de lá fomos para Harajuku, mas ficamos um pouco decepcionados pois não vimos nenhuma cosplay. Caminhamos pelos jardins do Palácio Imperial, e por volta da 1:00pm seguimos até Shimokitazawa, o bairro vintage. Encontramos um restaurante em uma rua paralela, e almoçamos por ali – era daquele tipo de restaurante onde você escolhe a comida na máquina, e entrega o ticket para eles fazerem.

      Já de noite, a Pati e o outro Felipe ainda não tinham chegado (a Disney Sea fica a mais ou menos 2 horas de Tóquio) então resolvemos sair e conhecer a noite em Shinjuku. Lá nós passamos pela Piss Alley, onde são vendidos vários espetinhos de tudo que você pode imaginar! São estabelecimentos minúsculos, onde as pessoas sentam no bar e ficam bebendo e comendo no happy hour.
      Seguimos até Kabukicho, o bairro do entretenimento noturno em Shinjuku. Lá nós vimos de tudo; desde jovens (ouso dizer crianças) bêbadas, até bares, restaurantes, karaokês e clubes noturnos bem coloridos e cheios de gente. Os estabelecimentos são gerenciados pela Yakuza (organização criminosa ou máfia japonesa), e existem várias recomendações para ter cautela na hora de escolher um lugar para entrar. Nós não presenciamos nada suspeito, mas tomamos o cuidado de escolher um restaurante mais afastado daquela bagunça toda...e adivinha? Era de esteirinha também.

      Caminhamos bastante pelas ruas, passamos pelo Hotel Gracery e avistamos a cabeça gigante bem de longe do Godzilla. Passamos também pelo Robot Restaurant, mas a entrada custa nada mais nada menos que 8.000 ienes (~USD 80), então nem consideramos entrar. Fomos abordados várias vezes por pessoas tentando nos convencer a entrar em restaurantes e bares, mas não demos muita bola e seguimos adiante.
      04/06/2018 – Tóquio
      COMPRAS!!!
      Reservamos o último dia em Tóquio para fazer compras. Não queríamos nada de marca, mas sim souvenirs e a algumas comidinhas.
      Começamos pela nossa querida Don Quijote! Encontramos uma loja enorme de 7 andares em Shibuya, e ficamos a manhã toda ali. Compramos chocolate, um milhão de tipos de Kit Kat, alguns souvenirs e também algumas coisas para a casa. Encontramos uma caixinha da JBL super barata, que aqui no Brasil pagaríamos 200 reais a mais. A gente tinha milhares de sacolas nas mãos, então decidimos voltar para o apartamento antes de continuar.
      Almoçamos perto do apartamento, e a gente já estava azedo porque tomamos umas cervejas antes de sair. O almoço não estava muito bom não, mas continuamos a saga das compras.
      Descemos em Shinjuku e entramos na Bic Camera. O outro Felipe e a Pati ficaram um tempo por lá, mas a gente seguiu viagem e foi na Tokyo Hands, que é parecida com a Tok Stok do Brasil, só que quase desmaiamos quando vimos os preços das coisas – tudo muito caro. No mesmo shopping tinha uma loja de Kit Kat onde você pode pedir o seu chocolate personalizado; no final descobrimos que era um quiosque, e não tinha nada demais ali.
      Saindo de lá paramos na Daiso, em Harajuku, e compramos alguns souvenirs e coisas úteis para a casa. Eu e o Felipe jantamos em um sushi de esteira de novo, e compramos o café-da-manhã para comer no apartamento antes de ir para o aeroporto.
      05/06/2018 – Tóquio > Narita > Guarulhos
      O nosso JR Pass era válido somente até dia 04/06, ou seja: a gente tinha que pagar o percurso Tóquio > Aeroporto de Narita à parte do passaporte. O ticket do shinkansen avulso é bem caro, assim como taxi e Uber também, então a alternativa foi ir até Narita de metrô local. Nosso vôo saía às 2:25pm de Narita, e considerando que o metrô local era mais lento que o shinkansen, a gente se planejou para sair bem cedo e evitar confusão no vôo da volta.
      Saímos do apartamento por volta das 09:00am – foi uma viagem de aproximadamente 2 horas, então tivemos tempo suficiente de despachar as malas, almoçar, gastar o resto do dinheiro com compras no aeroporto e embarcar tranquilamente.
      Nós quatro voamos juntos do Japão até o México, porém nosso vôo México > Brasil tinha 1 hora a menos de escala que o do outro Felipe e da Pati. Eles voltaram de Aeroméxico, e a gente de LATAM, e vou dizer que levamos todas as vantagens do mundo! O avião estava com a ocupação baixíssima, então conseguimos até deitar nos bancos que estava sobrando. A comida era muito melhor e sem molho de tomate, além de praticamente ter brasileiros no vôo.
    • Por novoCalculoDaRota
      Antes de ir ao Japão, eu já conhecia a história de Hachiko porque o mais famoso cachorro do Japão já teve sua história contada em 3 filmes.
      Mas, uma das coisas que eu mais queria visitar em Tokyo, era a estátua em sua homenagem localizada no bairro de Shibuya!
      Aqui vai o tópico completo sobre o Hachiko no blog de viagens que mantenho, depois de quase 6 meses turistando no Japão!
      Dizem que traz sorte tocar as patas da estátua de bronze de Hachiko, e elas já até mudaram de cor devido a isso!
       
      Quem foi Hachiko?
      Hachiko nasceu numa fazenda próxima à província de Akita, no Japão em 10 de novembro de 1923.
      Em 1924, foi enviado a casa de seu futuro proprietário, o Dr. Eisaburo Ueno, um professor do Departamento Agrícola da Universidade de Tóquio.
      Foi uma espécie de “amor à primeira vista”, pois, se tornariam amigos inseparáveis!
      O professor Ueno morava em Shibuya, subúrbio de Tóquio, perto da estação de trem. Como fazia do trem seu meio de transporte diário até o trabalho, Hachiko acompanhava seu dono todas as manhãs. Caminhavam juntos da casa até à estação de Shibuya.
      Hachiko parecia ter um relógio interno, e sempre por volta das 15 horas retornava à estação para encontrar o professor.
      Dr Ueno desembarcava as 16 horas e juntos voltavam para casa.

      Hachiko e o Dr. Hidesaburo Ueno
      Em 21 de Maio de 1925, o professor Ueno sofreu uma espécie de um AVC durante seu trabalho na faculdade e faleceu.
      Hachiko, que na época tinha pouco menos de 2 anos de idade no horário previsto, esperou seu dono pacientemente na estação.
      Naquele dia a espera durou até a madrugada…
      Na noite do velório, Hachiko (que estava no jardim) quebrou as portas de vidro da casa e foi para a sala onde o corpo foi colocado.
      Passou a noite deitado ao lado de seu mestre, recusando a despedida.
       
      Hachiko e sua lealdade
      Após sua morte, a esposa do professor deu Hachiko para alguns parentes do que moravam em Asakusa, no leste de Tóquio.
      Mas ele fugiu várias vezes e voltou para sua casa em Shibuya.
      Um ano se passou e ele ainda não tinha se acostumado à nova casa.
      Foi então, dado ao ex-jardineiro da família que conhecia Hachi desde que ele era um filhote.
      Mas Hachiko continuava a fugir, aparecendo frequentemente em sua antiga casa.
      Depois de certo tempo, aparentemente Hachiko se deu conta de que o professor Ueno não morava mais ali.
      Todos os dias ia até a estação de Shibuya para esperar seu dono voltar do trabalho, como sempre fazia.
      Fez isso dia após dia, ano após ano, em meio aos apressados passageiros.
      Estes começaram então a trazer petiscos e comida para aliviar sua vigília.
      Em 1929, Hachiko contraiu um caso grave de sarna, que quase o matou.
      Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas das brigas com outros cães.
      Sua aparência miserável, não parecia mais com a criatura orgulhosa e forte que havia sido uma vez.
       
      Um novo suspiro para Hachiko
      Um dos alunos do professor Ueno viu o cachorro na estação e o seguiu até a residência dos Kobayashi, onde aprendeu a história da vida de Hachiko.
      Coincidentemente o aluno era um pesquisador da raça Akita, e logo após seu encontro com o cão, publicou um censo de Akitas no Japão.
      Na época haviam apenas 30 Akitas puro-sangue restantes no país, incluindo Hachiko da estação de Shibuya.
      Ele retornava sempre para visitar o cachorro e por anos publicou artigos sobre a lealdade de Hachiko.
      Sua história foi enviada para o Asahi Shinbun, um dos principais jornais do país, onde foi publicada em setembro de 1932.
      Quando um grande jornal contou a história de Hachiko, todo o povo japonês soube sobre o cão e ele se tornou uma espécie de celebridade, uma sensação nacional.
      Sua devoção à memória de seu mestre impressionou o povo japonês e se tornou modelo de dedicação à memória da família.
      Pais e professores usavam Hachiko como exemplo para educar crianças.
      Em 21 de Abril de 1934, uma estátua de bronze de Hachiko (ainda em vida), esculpida pelo renomado escultor Teru Ando, foi erguida em frente ao portão de bilheteria da estação de Shibuya, com um poema gravado em um cartaz intitulado “Linhas para um cão leal”.
      A cerimônia de inauguração contou com a participação do neto do professor Ueno e uma multidão de pessoas.
       
      Hachiko esperou seu dono por 9 anos
       
      Hachiko envelheceu, tornou-se muito fraco e sofria de problemas no coração.
      Na madrugada de 8 de março de 1935, com idade de 11 anos e 4 meses, ele deu seu último suspiro no mesmo lugar onde por anos a fio esperou pacientemente por seu dono.
      A duração total de seu tempo de espera foi de nove anos e dez meses.
      A morte de Hachiko estampou as primeiras páginas dos principais jornais japoneses e muitas pessoas ficaram inconsoláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.
      Seus ossos foram enterrados na sepultura do professor Ueno, no Cemitério Aoyama, Tóquio.
      Durante a 2ª Guerra Mundial, para aplicar no desenvolvimento de material bélico, todas as estátuas foram confiscadas e derretidas, e, infelizmente, entre elas estava a de Hachiko.
       
      Hachiko e sua nova e definitiva estátua
      Em 1948, formou-se a “The Society For Recreating The Hachiko Statue” entidade organizada em prol da recriação da estátua de Hachiko. Tekeshi Ando, o filho de Teru Ando foi contratado para esculpir uma nova estátua.
      A réplica foi reintegrada no mesmo lugar da estátua original, em uma cerimônia realizada no dia 15 de agosto.

      A atual estátua de Hachiko em Shibuya
      A história de Hachiko atravessa anos, passa de pai para filho, sendo até mesmo ensinada nas escolas japonesas – no início do século para estimular lealdade ao governo, e atualmente, para exemplificar e instilar o respeito e a lealdade aos anciãos.
      Todos os anos, no dia 8 de março, ocorre uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya, em Tóquio.
      São centenas de amantes de cães que se reúnem em homenagem à lealdade e devoção de Hachiko.
      Ao nascimento de uma criança, a família recebe uma estatueta de Akita como desejo de saúde, felicidade e vida longa. O objeto também é considerado um amuleto de boa sorte. Quando há alguém doente, amigos dão ao enfermo esta estatueta, desejando pronta recuperação.
      Por causa desse zelo, a raça Akita se tornou Patrimônio Nacional do povo japonês, tendo sido proibida sua exportação.
      Se algum proprietário não tiver condições financeiras de manter seu cão, o governo japonês assume sua guarda.
       
      Como chegar à estátua de Hachiko em Shibuya?
      O que muitos não sabem é que a estátua de Hachiko está imersa dentro de outro cartão postal de Tokyo.
      Shibuya é conhecida por possuir a maior e mais concorrida travessia de pedestres do mundo, e a pequena praça com a estátua fica bem ao lado desta travessia, veja abaixo:

      Como chegar à estátua de Hachiko em Shibuya?
      Se estiver de trem, basta descer na Estação Shibuya.
      Além disso, você verá um lindo mosaico em homenagem à Hachiko logo na saída da estação:

      Painel do Hachiko na saída da estação Shibuya
      Não se assuste com a quantidade de pessoas que você verá na frente do painel.
      Hoje em dia ele virou um famoso ponto de encontro das pessoas!
       
      É isso aí pessoal, deixo aqui a dica pra quem quiser ver mais passeios da região de Tokyo, Kyoto e Osaka!
       
      Um grande abraço!
       
    • Por xxxxxxxxxx
      Olha... dificilmente as companhias oferecem isto, salvo em algumas raras promoções. Se isto não está mencionado claramente no momento da compra, muito dificilmente estará incluído no preço.
       
      Qual o horário previsto para chegar em Amsterdam? por exemplo se chegar perto do meio dia, acho que vale a pena pegar um hotel e dar uma voltinha por Amsterdam, mas se chegar muito tarde, depois das 15:00, não vai sobrar muito tempo, e acho que o gasto extra não compensa o pouco tempo que você ficará lá...
       
      Já tentou cotar Brasil - Amsterdam, Amsterdam - Napoles e Paris - Brasil? Deixando uma folga um pouco maior em Amsterdam. Se usar a opção "Multiplos Destinos", pode ser que o custo fique igual, ou então que não aumente muito...
    • Por Felipao86
      Primeira Eurotrip: 21 dias na Itália (Roma-Florença-Veneza-Milao) com esposa gestante
      Olá pessoal,
      Meu grande sonho de viagem sempre foi a Europa. Ano após ano algo acontecia que me impedia de conhecer um pedacinho do Velho Continente, mas finalmente no final de 2017 pude colocar os pés lá em grande estilo. Começamos pela Itália, onde ficamos 21 dias andando e comendo por lugares maravilhosos.
      Roteiro:
      Roma – 8 dias;
      Florença – 6 dias;
      Veneza – 3  dias;
      Milão – 3 dias; 
      Preparação:
      Passagens: Tap saindo de BH com conexão em Lisboa. Saiu caro, em torno de 4000 reais ida e volta por pessoa. Procurei por muito tempo promoção mas não achei. Na ida conseguimos umas 12 horas de conexão, o que nos permitiu um tempo para explorar alguns pontos de Lisboa.
      Passagens de trem: todas compradas no site da trenitalia com cerca de 3 meses de antecedência. Os trechos saíram entre 20-30 euros aproximadamente. 
      Hospedagens: todas pelo Airbnb, pelo preço mais em conta e pela comodidade de pagar e parcelar no cartão de crédito. O critério de escolha, além do preço, era localidade próxima às estações de metrô/trem.
      Roma: https://www.airbnb.com.br/rooms/11174608 Ficamos nesse simpático apartamento pertíssimo de Roma Termini. O Sr Franco. dono do apartamento é fantástico, nos comunicamos entre português e italiano (ele não fala inglês) mas foi bem tranquilo. E nos dava um bom café da manhã todos os dias.  A região não é das mais bem encaradas, mas foi bem tranquilo de andar todos os dias. Florença: https://www.airbnb.com.br/rooms/7604862 A melhor hospedagem da viagem. Um verdadeiro Bed and Breakfast com bom café da manhã e não somente torradas e um suco de caixinha. Vale muito a pena. Fica a 5 minutinhos da estação Santa Maria Novella. Veneza: https://www.airbnb.com.br/rooms/891441 Veneza é tudo absurdamente caro. Essa é a única hospedagem que não recomendo. Apesar de ficar relativamente perto da estação Venezia Santa Lucia, o quarto tem um cheiro de mofo grande e o banheiro é compartilhado. A vista da janela da sala, no entanto, é espetacular. Milão: https://www.airbnb.com.br/rooms/2944362  Ótima hospedagem em Mião, muito bem localizada, na porta de uma estação de metrô. Nada a reclamar Dinheiro: dessa vez levamos apenas dinheiro, para não cometer o mesmo erro de quando rodamos a América do Sul (levamos pouco dinheiro e toda hora precisávamos sacar num caixa eletrônico pagando absurdo de taxas). Levamos 2300 euros em espécie, sendo que gastamos 1600 euros (esse dinheiro foi gasto com os gastos do dia a dia, que incluem ingressos a atrações, passagens de ônibus, trens ou metros que pagamos na hora e alimentação).

      Ingressos comprados antecipadamente: em alguns locais na Itália é extremamente importante comprar os ingressos antecipadamente, para furar fila e evitar perda de tempo desnecessárias. Foi o caso nos seguintes locais:
      1-Última Ceia em Milão: o mais difícil de  comprar, pois depende da abertura da venda no site oficial e acaba com poucas horas. Normalmente eles abrem, se não em engano, 2 a 3 meses de antecedência. Não existe venda no local na hora. 2-Galleria Uffizi e Galerria Dell´Academia em Florença:  nesses até que a fila para comprar na hora não estava tao grande, mas de qualquer modo não perdemos tempo nenhum. 3-Museu Vaticano em Roma: essencial, a fila para comprar na hora estava gigantesca, e o Museu é enorme, fica-se 6 horas tranquilamente lá dentro. Seguros de Viagem: fiz no Seguros-Promo o seguro da Assist em torno de R$250,00 para duas pessoas. Nao utilizamos então não sei avaliar.
      Questões relacionadas à gravidez: em geral foi bem tranquilo. Quando viajamos minha esposa estava com 25 semanas, então nem precisava de atestado médico, mas levamos por precaução. Levamos também uma farmacinha básica (remédio para cólica, enjoo, dor) e procuramos seguir um ritmo mais lento nas andanças do dia a dia (nem tão lento assim). Duas situações mais importantes aconteceram: ela não se adaptou à agua de lá. Parece que a água da Italia tem uma composição diferente da nossa, é mais “pesada” e isso lhe dava muito enjoo. Custamos achar uma marca de água mineral que não lhe causasse mal estar (a marca é “levíssima”). E ela, por incrível que pareça, não se adaptou muito à comida de lá. Várias vezes tinha refluxo quando comia pizza ou massa. Então procurávamos mais pratos com peixes, carnes e legumes. Fora isso, o restante foi bem tranquilo.
      Dito tudo isso, vamos ao roteiro do dia a dia.
       
      29/10/17 – Dia 1 – Lisboa.
      Chegamos em Lisboa em torno de 5 horas da manhã e pegamos a fila prioritária da imigração (viva a gravidez, rs). O fiscal só perguntou o que iriamos fazer na Itália e já carimbou. Não pediu nenhum documento. Compramos um chip de 10 euros da Vodafone que nos foi suficiente para a viagem inteira e ficamos esperando a cidade amanhecer.
      Pegamos um uber e fomos ao primeiro destino do dia: Castelo de São Jorge. Muito bonito, bem conservado e com uma pela vista de Lisboa. Ótimo lugar para visitar primeiro e dar uma boa situada na cidade.
      (Obs: em Lisboa rodamos apenas de uber, bem tranquilo de usar, nenhuma corrida passou dos 10 euros).
      De lá descemos a pé até a praça do Comércio, parando em alguns miradouros da cidade. A praça é linda, estava bem cheia, e deu para colocar os pés no Rio Tejo, de onde há alguns  séculos saiam embarcações para todo o mundo. Incrível!
      Após algum tempo admirando o lugar fomos de uber até o Mosteiro dos Jerônimos, que é estupendo. Sua beleza, arquitetura, inigualáveis. Ficamos um bom tempo na fila esperando para entrar. Aproveitamos para passar na igreja ao lado onde estão os restos mortais de Vasco da Gama e Luis de Camões.
      Após o Mosteiro paramos para almoçar num restaurante “pega turista”: bacalhau ruim e caro. Mas não tínhamos pesquisado restaurantes em Lisboa.
      Em frente ao Mosteiro tem uma bela praça com um belo jardim e caminhando por ele você chega até o Marco do Descobrimento, um monumento erguido em homenagem às grandes navegações. 
      Você sobe um elevador e vai até o topo. Dá uma vertigem danada, mas é outra visão estupenda da cidade que você tem. Muito bacana!
      Iria ainda na Torre de Belém mas pelo horário já não era mais permitido a entrada.
      Caminhamos então em direção ao Mosteiro dos Jerônimos e fomos comer os famosos pasteis de Belém! Muito gostosos, saborosos. Compramos bastante para comermos em Roma também.
      Ficamos na praça em frente curtindo o movimento  e esperando o horário de voltar ao aeroporto para terminarmos de chegar a Roma.
      Impressão geral de Lisboa: foram poucas horas para ter alguma impressão, mas gostei muito do que vi: cidade limpa, organizada e bem arborizada. Portugal como um todo tem sido redescoberto pelo turismo mundial e isso se reflete na quantidade enorme de turistas em todo o lugar. Com certeza voltaremos com mais tempo para conhecer com calma.
      No fim o vôo atrasou e só chegamos em Roma mais de 01:00hs, precisamos rachar um taxi (já que não tinha mais opção de trem ou ônibus até Roma Termini). Se não me engano o taxi saiu 20 euros por pessoa.

       
      30/01/17 – Dia 2 – Roma

      1ªDia na Itália, começamos leve, para irmos nos habituando aos poucos.
      Fomos andando até a Piazza De lla Republica, que é muito bonita e enorme. Local bacana para tirar umas primeiras fotos e já sentir um pouco do que é a Roma de prédios enormes e antigos.
      Na própria praça tem a Basilica Santa Maria Degli Angeli.  Por fora você não dá muita coisa mas por dentro, nossa, é impressionante. Foi a primeira igreja que visitamos mas já ficamos muito impressionados. O tamanho, beleza das pinturas, das decorações, é incrível.
      Em Roma é muito comum o reaproveitamento de construções da época do império romano. É o caso dessa basílica, que na época do império era um termas e foi transformada em igreja na idade média. Muito interessante.
      De lá ainda fomos até a Basílica Santa Maria Maggiore, passando em frente ao teatro Della Opera.  Tinha uma fila básica para entrar pois deve-se passar bolsas e mochilas nos detectores de metais.
      Aliás, vale uma observação: em diversos locais na Itália vimos o exército nas ruas, principalmente em pontos muito turísticos. Parece que o alerta contra o terrorismo está no máximo lá.
      Outra basílica espetacular, pelo tamanho, imponência, riqueza de detalhes. É tudo muito grandioso, como não estamos acostumados a ver aqui no Brasil. 
      Mas a igreja mais bonita do dia, na nossa opinião, foi a Basilica Santa Prassede. É uma igreja bem menor, com uma entrada bem discreta numa rua lateral, bem menos conhecida, mas com ricos mosaicos na parede. No momento que estávamos lá tinha alguém tocando o órgão o que tornou a visita ainda mais especial. É simplesmente fantástico.
      Voltamos até o Roma Termini para almoçar no Mercado Centrale, que é um mercado novo bem bacana dentro da estação. 
      Aproveitamos também para comprar o Roma Pass de 72 horas (38,50 euros).
      Voltamos ao apê para descansar um pouco e no final da tarde seguimos para a Fontana di Trevi.
      Sempre falam que deve-se vê-la de manhã e à noite e realmente é muito diferente, mas igualmente linda. Pena que fica sempre tao cheio, mas devagarinho conseguimos chegar na beirada dela. Ainda andamos um pouco pelos arredores da Fontana e arrumamos um lugar para comer nossa primeira pizza italiana (essa era ok).


       







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