Ir para conteúdo

[NOVIDADES 26/04 - Governo ajuda!] Surpresa com a falência da Alitalia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal! Eu e minha esposa gostaríamos muito de conhecer o Japão e após algumas pesquisas montamos um rascunho de roteiro que nos pareceu excelente:

(somos do interior do RS, então ignoremos a parte doméstica aqui)

6 de out. de 2018: Guarulhos > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

8 de out. de 2018: Roma > Tóquio - Alitalia

[Ida a Kyoto e Osaka e algumas outras ainda não definidas]

16 de out. de 2018: Tóquio > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

18 de out. de 2018: Roma > Guarulhos - Alitalia

Preço total: R$8843.66 direto do site da Alitalia

Porém, sem ter o costume de viajar por conta para fora (fizemos um pacote da CVC para a Europa em outubro de 2017 e foi sensacional, mas queremos uma nova experiência, principalmente mais barata), não tinha nem ideia da situação da Alitalia. Hoje acidentalmente vi uma notícia de que eles quebraram um violino de uma artista e alguém comentou que a empresa estava falindo. ::hein: Procurando mais sobre o assunto, que talvez já tenha sido falado por aqui, estavam garantidos os voos apenas até agora em abril. Caiu o mundo pois de tudo que podia dar errado eu não esperava que uma companhia aérea estivesse quebrando... ::hãã2::

Assim, a pergunta do título, quais seriam as alternativas para um stopover legal com um valor semelhante? Simulei agora há pouco pela Emirates e deu 11600 para as mesmas datas, 3 mil mais. Um detalhe, temos 500 euros que sobraram da primeira viagem à Europa e eles seriam o subsídio perfeito para não investir nada no stopover europeu. Obrigado!

 

EDIT 26/04:

Notícia de HOJE! Voltarei ao meu plano original pra fazer o stopover em Roma! O que acham? :D

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/governo-prorroga-prazo-para-venda-da-alitalia-ate-outubro,c08f36d304ac68f459091ca700f52052ouh1i8oo.html

Citar

O governo da Itália aprovou nesta quinta-feira (26) o decreto que prorroga o prazo final para a venda da Alitalia, maior companhia aérea do país, até o fim de outubro.

A medida foi firmada pelo primeiro-ministro demissionário Paolo Gentiloni e tem como objetivo dar tempo para o futuro governo, ainda não definido, avaliar as propostas pela compra da empresa.

Além disso, Roma ampliou o prazo para o pagamento do empréstimo-ponte de 900 milhões de euros de 30 de setembro para 15 de dezembro de 2018. O dinheiro foi repassado à Alitalia para garantir sua liquidez e será devolvido ao governo após a venda da companhia.

"Está claro que agora é preciso entrar em uma fase de negociações mais restritas, que pressupõe que haja um novo governo que tenha a possibilidade de expressar sua própria orientação", afirmou o ministro do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.

Entre os interessados pela Alitalia, que está sob intervenção do governo nacional, se incluem a alemã Lufthansa e a britânica EasyJet. Atualmente, as ações da empresa são divididas entre a holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51%, e o grupo árabe Etihad Airways, com 49%.

 

Link para o comentário
  • Membros

Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

Link para o comentário
  • Membros
14 horas atrás, Oliveira_BH disse:

Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

Link para o comentário
  • Colaboradores

@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

É uma aposta que pode dar certo, mas tem seus riscos.

Fiz uma simulação pelo Skyscanner e a opção mais barata foi pela Ethiopian. Em seguida vieram voos com conexão nos Estados Unidos.

Vocês têm o visto de lá? Seria mais uma opção.

Por outro lado, não compensa tirar o visto americano só para isso. É só se vocês já tiverem mesmo.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, MR7 disse:

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

Desculpe, eu pessoalmente estou usando o stopover da TAP então achei que iria servir para o seu caso.

Não é indicado que você compre um bilhete por uma companhia e outro separado por outra, pois se você comprar um voo para Portugal e de lá outro para o Japão por outra empresa, qualquer imprevisto (atraso cancelamento etc) no primeiro voo, a empresa responsável pelo segundo voo não tem nada a ver com a história.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

Não dá para saber o que vai acontecer com a Alitalia depois de Abril, pode ser que no momento em que a Alitalia estiver novamente em vias de falir por falta de dinheiro, o governo italiano empreste novamente algumas centenas de milhões de euros, como já fizeram nas outras 3 vezes em que Alitalia esteve prestes a falir só nos últimos 10 anos...

Mas também pode ser que o governo Italiano esteja de saco cheio e desta vez simplesmente deixe ela falir, pois já enterraram quase 1 bilhão de euros lá nos últimos 10 anos, e não tem previsão de receber de volta, pois a Alitalia é um poço sem fundo de prejuízo e incompetência....

Se ela realmente chegar a quebrar, ninguém vai devolver o seu dinheiro, afinal devolver com o que, se eles não tem mais dinheiro?

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

Link para o comentário
  • Membros

A EthiopianAirlines está com preços excelentes para Tóquio,  R$ 3.400 por pessoa nas mesmas datas.

Quando fui ao Japão, eu fui com a Ethiopian, e pessoalmente não tenho nenhuma reclamação, tudo ocorreu sem problemas na minha viagem. É uma viagem bem puxada e cansativa, sem stop-over, mas o preço é excelente, e em nenhum lugar você vai achar preços melhores.

 

Eu só acho que no seu plano inicial, com stop-over em Roma é muito pouco tempo no japão para a quantidade de dinheiro gasto, e as muitas e muitas horas de voo até lá.

Até você se começar a se acostumar com o novo fuso de horário, já vai ser hora de voltar...

 

 

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros
5 horas atrás, LF Brasilia disse:

@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

 

2 horas atrás, 798791 disse:

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

Dois que já tiveram problemas com falência postando aqui, mais do que nunca estou fugindo da Alitalia, hehehe...

Eu havia considerado a Ethiopian e até brinquei com minha esposa de que seria uma boa oportunidade de pelo menos dizer que passamos pelo continente africano, pois sinceramente eu não tenho nem ideia do que é Adis Abeba, só tinha visto jogando Civilization V. ::lol3::@798791 , seu comentário me fez pensar também, todo esse investimento para poucos dias... admito que somos bem básicos no turismo, gosto de ver o que é o essencial e não me perco muita nas vielas, para efeito de comparação nossa visita a Paris se resumiu ao que estava entre a Catedral de Notre Dame e a esplanada de La Defence onde era nosso hotel, além da Torre Eiffel obviamente, e foi literalmente a melhor coisa que fiz na vida. @LF Brasilia Não temos nenhum visto, apesar de NY ser o próximo destino. Chegamos a cogitar adiantar NY para esse ano, visto que as passagens estão baratíssimas, e deixar o Japão para o próximo. E apenas para adicionar sobre o stopover, minha esposa tem um problema físico e um diretaço de quase 24h de voo seria bem ruim, por isso estava considerando uma paradinha maior em algum lugar no meio do caminho. Por hora, muito obrigado a todos!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Eu também viajei de Ethiopian para o Japão (ainda não conseguir escrever o relato no blog, mas confesso que foi muito bom).

Em 2017 arrumei um projeto no Japão, e a trabalho viajei de United.
Logo depois, eu fui pra lá a lazer, e desta vez voando de Ethiopian.

Agora em 2018, volto ao Japão em Março e desta vez voando com a Swiss.

Eu tento sempre escolher uma diferente pra testar todas.
Não sou muito experiente em viagens, mas, a Ethiopian pelo peço que paguei me surpreendeu.
(o custo total de passagem + taxas foi de R$ 2.800,00. comprei um ano antes, pra viajar em Outubro/2017).

O preço atual é de R$ 3.400,00 mesmo.
Também existe este preço (ou uns 300 reais mais caro) pela Turkish. Mas, esta ainda não voei apesar de ver ótimas recomendações.

Um pouco do Japão que visitei ano passado está aqui:
https://www.novocalculodarota.com.br/relatos/japao/

 

Grande abraço!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

@novoCalculoDaRota  Opa, legal saber a experiência de quem já usou a companhia pra fazer exatamente a mesma rota. E 2800 tá de graça hein, já estava achando barato agora, hehehe. Curioso que não vi muitas promoções pra Tóquio até o momento, parece ser tudo EUA e Europa. Obrigado pelos relatos no blog, já estou dando uma olhada, podia só ter dedicado uma partezinha ao avião. :P

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...