Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
MR7

[NOVIDADES 26/04 - Governo ajuda!] Surpresa com a falência da Alitalia

Posts Recomendados

Olá pessoal! Eu e minha esposa gostaríamos muito de conhecer o Japão e após algumas pesquisas montamos um rascunho de roteiro que nos pareceu excelente:

(somos do interior do RS, então ignoremos a parte doméstica aqui)

6 de out. de 2018: Guarulhos > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

8 de out. de 2018: Roma > Tóquio - Alitalia

[Ida a Kyoto e Osaka e algumas outras ainda não definidas]

16 de out. de 2018: Tóquio > Roma, stopover de 1 dia - Alitalia

18 de out. de 2018: Roma > Guarulhos - Alitalia

Preço total: R$8843.66 direto do site da Alitalia

Porém, sem ter o costume de viajar por conta para fora (fizemos um pacote da CVC para a Europa em outubro de 2017 e foi sensacional, mas queremos uma nova experiência, principalmente mais barata), não tinha nem ideia da situação da Alitalia. Hoje acidentalmente vi uma notícia de que eles quebraram um violino de uma artista e alguém comentou que a empresa estava falindo. ::hein: Procurando mais sobre o assunto, que talvez já tenha sido falado por aqui, estavam garantidos os voos apenas até agora em abril. Caiu o mundo pois de tudo que podia dar errado eu não esperava que uma companhia aérea estivesse quebrando... ::hãã2::

Assim, a pergunta do título, quais seriam as alternativas para um stopover legal com um valor semelhante? Simulei agora há pouco pela Emirates e deu 11600 para as mesmas datas, 3 mil mais. Um detalhe, temos 500 euros que sobraram da primeira viagem à Europa e eles seriam o subsídio perfeito para não investir nada no stopover europeu. Obrigado!

EDIT 26/04:

Notícia de HOJE! Voltarei ao meu plano original pra fazer o stopover em Roma! O que acham? :D

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/governo-prorroga-prazo-para-venda-da-alitalia-ate-outubro,c08f36d304ac68f459091ca700f52052ouh1i8oo.html

O governo da Itália aprovou nesta quinta-feira (26) o decreto que prorroga o prazo final para a venda da Alitalia, maior companhia aérea do país, até o fim de outubro.

A medida foi firmada pelo primeiro-ministro demissionário Paolo Gentiloni e tem como objetivo dar tempo para o futuro governo, ainda não definido, avaliar as propostas pela compra da empresa.

Além disso, Roma ampliou o prazo para o pagamento do empréstimo-ponte de 900 milhões de euros de 30 de setembro para 15 de dezembro de 2018. O dinheiro foi repassado à Alitalia para garantir sua liquidez e será devolvido ao governo após a venda da companhia.

"Está claro que agora é preciso entrar em uma fase de negociações mais restritas, que pressupõe que haja um novo governo que tenha a possibilidade de expressar sua própria orientação", afirmou o ministro do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.

Entre os interessados pela Alitalia, que está sob intervenção do governo nacional, se incluem a alemã Lufthansa e a britânica EasyJet. Atualmente, as ações da empresa são divididas entre a holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51%, e o grupo árabe Etihad Airways, com 49%.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Oliveira_BH disse:

Olha, eu passei por essa mesma tensão no ano passado (2017). Tinha uma viagem marcada para Junho e mais ou menos em Abril fiquei sabendo da situação da empresa. Não irei dizer o que acho que deva fazer, mas o fato é que a empresa ainda está funcionando.

Sobre stopover, a TAP, está com um programa interessante, pode ser uma opção.

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

Compartilhar este post

Link para o post

@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

É uma aposta que pode dar certo, mas tem seus riscos.

Fiz uma simulação pelo Skyscanner e a opção mais barata foi pela Ethiopian. Em seguida vieram voos com conexão nos Estados Unidos.

Vocês têm o visto de lá? Seria mais uma opção.

Por outro lado, não compensa tirar o visto americano só para isso. É só se vocês já tiverem mesmo.

• Gratidão! 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, MR7 disse:

No momento sim, o problema é depois de abril deste ano, não dá pra saber o que acontecerá... Se eu comprar as passagens e ela fechar as portas quem vai me devolver o dinheiro? Não posso me dar ao luxo de tentar a sorte, hehehe.

Sobre a TAP, ela não faz voos ao Japão pelo que vi, a alternativa seria a partir de Portugal usar outra cia aérea? Olhando rapidamente no Google Flights tem uma da Rússia com escala em Moscou, mas vai saber... :D

Desculpe, eu pessoalmente estou usando o stopover da TAP então achei que iria servir para o seu caso.

Não é indicado que você compre um bilhete por uma companhia e outro separado por outra, pois se você comprar um voo para Portugal e de lá outro para o Japão por outra empresa, qualquer imprevisto (atraso cancelamento etc) no primeiro voo, a empresa responsável pelo segundo voo não tem nada a ver com a história.

• Gratidão! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá para saber o que vai acontecer com a Alitalia depois de Abril, pode ser que no momento em que a Alitalia estiver novamente em vias de falir por falta de dinheiro, o governo italiano empreste novamente algumas centenas de milhões de euros, como já fizeram nas outras 3 vezes em que Alitalia esteve prestes a falir só nos últimos 10 anos...

Mas também pode ser que o governo Italiano esteja de saco cheio e desta vez simplesmente deixe ela falir, pois já enterraram quase 1 bilhão de euros lá nos últimos 10 anos, e não tem previsão de receber de volta, pois a Alitalia é um poço sem fundo de prejuízo e incompetência....

Se ela realmente chegar a quebrar, ninguém vai devolver o seu dinheiro, afinal devolver com o que, se eles não tem mais dinheiro?

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

A EthiopianAirlines está com preços excelentes para Tóquio,  R$ 3.400 por pessoa nas mesmas datas.

Quando fui ao Japão, eu fui com a Ethiopian, e pessoalmente não tenho nenhuma reclamação, tudo ocorreu sem problemas na minha viagem. É uma viagem bem puxada e cansativa, sem stop-over, mas o preço é excelente, e em nenhum lugar você vai achar preços melhores.

Eu só acho que no seu plano inicial, com stop-over em Roma é muito pouco tempo no japão para a quantidade de dinheiro gasto, e as muitas e muitas horas de voo até lá.

Até você se começar a se acostumar com o novo fuso de horário, já vai ser hora de voltar...

• Gratidão! 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, LF Brasilia disse:

@MR7 : meu irmão comprou passagem para Montevidéu pela Pluna e foi surpreendido pela quebra da empresa. Nem sei se ele chegou a receber o dinheiro... fato é que àquela altura ele já não conseguiria comprar a passagem por outra empresa. :(

2 horas atrás, 798791 disse:

Na época da falência da Varig (no ano de 2006), eu estava em Recife e tive que me virar por conta própria para voltar para casa, até hoje estou esperando eles devolverem o meu dinheiro.

Dois que já tiveram problemas com falência postando aqui, mais do que nunca estou fugindo da Alitalia, hehehe...

Eu havia considerado a Ethiopian e até brinquei com minha esposa de que seria uma boa oportunidade de pelo menos dizer que passamos pelo continente africano, pois sinceramente eu não tenho nem ideia do que é Adis Abeba, só tinha visto jogando Civilization V. ::lol3::@798791 , seu comentário me fez pensar também, todo esse investimento para poucos dias... admito que somos bem básicos no turismo, gosto de ver o que é o essencial e não me perco muita nas vielas, para efeito de comparação nossa visita a Paris se resumiu ao que estava entre a Catedral de Notre Dame e a esplanada de La Defence onde era nosso hotel, além da Torre Eiffel obviamente, e foi literalmente a melhor coisa que fiz na vida. @LF Brasilia Não temos nenhum visto, apesar de NY ser o próximo destino. Chegamos a cogitar adiantar NY para esse ano, visto que as passagens estão baratíssimas, e deixar o Japão para o próximo. E apenas para adicionar sobre o stopover, minha esposa tem um problema físico e um diretaço de quase 24h de voo seria bem ruim, por isso estava considerando uma paradinha maior em algum lugar no meio do caminho. Por hora, muito obrigado a todos!

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também viajei de Ethiopian para o Japão (ainda não conseguir escrever o relato no blog, mas confesso que foi muito bom).

Em 2017 arrumei um projeto no Japão, e a trabalho viajei de United.
Logo depois, eu fui pra lá a lazer, e desta vez voando de Ethiopian.

Agora em 2018, volto ao Japão em Março e desta vez voando com a Swiss.

Eu tento sempre escolher uma diferente pra testar todas.
Não sou muito experiente em viagens, mas, a Ethiopian pelo peço que paguei me surpreendeu.
(o custo total de passagem + taxas foi de R$ 2.800,00. comprei um ano antes, pra viajar em Outubro/2017).

O preço atual é de R$ 3.400,00 mesmo.
Também existe este preço (ou uns 300 reais mais caro) pela Turkish. Mas, esta ainda não voei apesar de ver ótimas recomendações.

Um pouco do Japão que visitei ano passado está aqui:
https://www.novocalculodarota.com.br/relatos/japao/

Grande abraço!

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

@novoCalculoDaRota  Opa, legal saber a experiência de quem já usou a companhia pra fazer exatamente a mesma rota. E 2800 tá de graça hein, já estava achando barato agora, hehehe. Curioso que não vi muitas promoções pra Tóquio até o momento, parece ser tudo EUA e Europa. Obrigado pelos relatos no blog, já estou dando uma olhada, podia só ter dedicado uma partezinha ao avião. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por xxxxxxxxxx
      Olha... dificilmente as companhias oferecem isto, salvo em algumas raras promoções. Se isto não está mencionado claramente no momento da compra, muito dificilmente estará incluído no preço.

Qual o horário previsto para chegar em Amsterdam? por exemplo se chegar perto do meio dia, acho que vale a pena pegar um hotel e dar uma voltinha por Amsterdam, mas se chegar muito tarde, depois das 15:00, não vai sobrar muito tempo, e acho que o gasto extra não compensa o pouco tempo que você ficará lá...

Já tentou cotar Brasil - Amsterdam, Amsterdam - Napoles e Paris - Brasil? Deixando uma folga um pouco maior em Amsterdam. Se usar a opção "Multiplos Destinos", pode ser que o custo fique igual, ou então que não aumente muito...
    • Por Felipao86
      Primeira Eurotrip: 21 dias na Itália (Roma-Florença-Veneza-Milao) com esposa gestante
      Olá pessoal,
      Meu grande sonho de viagem sempre foi a Europa. Ano após ano algo acontecia que me impedia de conhecer um pedacinho do Velho Continente, mas finalmente no final de 2017 pude colocar os pés lá em grande estilo. Começamos pela Itália, onde ficamos 21 dias andando e comendo por lugares maravilhosos.
      Roteiro:
      Roma – 8 dias;
      Florença – 6 dias;
      Veneza – 3  dias;
      Milão – 3 dias; 
      Preparação:
      Passagens: Tap saindo de BH com conexão em Lisboa. Saiu caro, em torno de 4000 reais ida e volta por pessoa. Procurei por muito tempo promoção mas não achei. Na ida conseguimos umas 12 horas de conexão, o que nos permitiu um tempo para explorar alguns pontos de Lisboa.
      Passagens de trem: todas compradas no site da trenitalia com cerca de 3 meses de antecedência. Os trechos saíram entre 20-30 euros aproximadamente. 
      Hospedagens: todas pelo Airbnb, pelo preço mais em conta e pela comodidade de pagar e parcelar no cartão de crédito. O critério de escolha, além do preço, era localidade próxima às estações de metrô/trem.
      Roma: https://www.airbnb.com.br/rooms/11174608 Ficamos nesse simpático apartamento pertíssimo de Roma Termini. O Sr Franco. dono do apartamento é fantástico, nos comunicamos entre português e italiano (ele não fala inglês) mas foi bem tranquilo. E nos dava um bom café da manhã todos os dias.  A região não é das mais bem encaradas, mas foi bem tranquilo de andar todos os dias. Florença: https://www.airbnb.com.br/rooms/7604862 A melhor hospedagem da viagem. Um verdadeiro Bed and Breakfast com bom café da manhã e não somente torradas e um suco de caixinha. Vale muito a pena. Fica a 5 minutinhos da estação Santa Maria Novella. Veneza: https://www.airbnb.com.br/rooms/891441 Veneza é tudo absurdamente caro. Essa é a única hospedagem que não recomendo. Apesar de ficar relativamente perto da estação Venezia Santa Lucia, o quarto tem um cheiro de mofo grande e o banheiro é compartilhado. A vista da janela da sala, no entanto, é espetacular. Milão: https://www.airbnb.com.br/rooms/2944362  Ótima hospedagem em Mião, muito bem localizada, na porta de uma estação de metrô. Nada a reclamar Dinheiro: dessa vez levamos apenas dinheiro, para não cometer o mesmo erro de quando rodamos a América do Sul (levamos pouco dinheiro e toda hora precisávamos sacar num caixa eletrônico pagando absurdo de taxas). Levamos 2300 euros em espécie, sendo que gastamos 1600 euros (esse dinheiro foi gasto com os gastos do dia a dia, que incluem ingressos a atrações, passagens de ônibus, trens ou metros que pagamos na hora e alimentação).

Ingressos comprados antecipadamente: em alguns locais na Itália é extremamente importante comprar os ingressos antecipadamente, para furar fila e evitar perda de tempo desnecessárias. Foi o caso nos seguintes locais:
      1-Última Ceia em Milão: o mais difícil de  comprar, pois depende da abertura da venda no site oficial e acaba com poucas horas. Normalmente eles abrem, se não em engano, 2 a 3 meses de antecedência. Não existe venda no local na hora. 2-Galleria Uffizi e Galerria Dell´Academia em Florença:  nesses até que a fila para comprar na hora não estava tao grande, mas de qualquer modo não perdemos tempo nenhum. 3-Museu Vaticano em Roma: essencial, a fila para comprar na hora estava gigantesca, e o Museu é enorme, fica-se 6 horas tranquilamente lá dentro. Seguros de Viagem: fiz no Seguros-Promo o seguro da Assist em torno de R$250,00 para duas pessoas. Nao utilizamos então não sei avaliar.
      Questões relacionadas à gravidez: em geral foi bem tranquilo. Quando viajamos minha esposa estava com 25 semanas, então nem precisava de atestado médico, mas levamos por precaução. Levamos também uma farmacinha básica (remédio para cólica, enjoo, dor) e procuramos seguir um ritmo mais lento nas andanças do dia a dia (nem tão lento assim). Duas situações mais importantes aconteceram: ela não se adaptou à agua de lá. Parece que a água da Italia tem uma composição diferente da nossa, é mais “pesada” e isso lhe dava muito enjoo. Custamos achar uma marca de água mineral que não lhe causasse mal estar (a marca é “levíssima”). E ela, por incrível que pareça, não se adaptou muito à comida de lá. Várias vezes tinha refluxo quando comia pizza ou massa. Então procurávamos mais pratos com peixes, carnes e legumes. Fora isso, o restante foi bem tranquilo.
      Dito tudo isso, vamos ao roteiro do dia a dia.

29/10/17 – Dia 1 – Lisboa.
      Chegamos em Lisboa em torno de 5 horas da manhã e pegamos a fila prioritária da imigração (viva a gravidez, rs). O fiscal só perguntou o que iriamos fazer na Itália e já carimbou. Não pediu nenhum documento. Compramos um chip de 10 euros da Vodafone que nos foi suficiente para a viagem inteira e ficamos esperando a cidade amanhecer.
      Pegamos um uber e fomos ao primeiro destino do dia: Castelo de São Jorge. Muito bonito, bem conservado e com uma pela vista de Lisboa. Ótimo lugar para visitar primeiro e dar uma boa situada na cidade.
      (Obs: em Lisboa rodamos apenas de uber, bem tranquilo de usar, nenhuma corrida passou dos 10 euros).
      De lá descemos a pé até a praça do Comércio, parando em alguns miradouros da cidade. A praça é linda, estava bem cheia, e deu para colocar os pés no Rio Tejo, de onde há alguns  séculos saiam embarcações para todo o mundo. Incrível!
      Após algum tempo admirando o lugar fomos de uber até o Mosteiro dos Jerônimos, que é estupendo. Sua beleza, arquitetura, inigualáveis. Ficamos um bom tempo na fila esperando para entrar. Aproveitamos para passar na igreja ao lado onde estão os restos mortais de Vasco da Gama e Luis de Camões.
      Após o Mosteiro paramos para almoçar num restaurante “pega turista”: bacalhau ruim e caro. Mas não tínhamos pesquisado restaurantes em Lisboa.
      Em frente ao Mosteiro tem uma bela praça com um belo jardim e caminhando por ele você chega até o Marco do Descobrimento, um monumento erguido em homenagem às grandes navegações. 
      Você sobe um elevador e vai até o topo. Dá uma vertigem danada, mas é outra visão estupenda da cidade que você tem. Muito bacana!
      Iria ainda na Torre de Belém mas pelo horário já não era mais permitido a entrada.
      Caminhamos então em direção ao Mosteiro dos Jerônimos e fomos comer os famosos pasteis de Belém! Muito gostosos, saborosos. Compramos bastante para comermos em Roma também.
      Ficamos na praça em frente curtindo o movimento  e esperando o horário de voltar ao aeroporto para terminarmos de chegar a Roma.
      Impressão geral de Lisboa: foram poucas horas para ter alguma impressão, mas gostei muito do que vi: cidade limpa, organizada e bem arborizada. Portugal como um todo tem sido redescoberto pelo turismo mundial e isso se reflete na quantidade enorme de turistas em todo o lugar. Com certeza voltaremos com mais tempo para conhecer com calma.
      No fim o vôo atrasou e só chegamos em Roma mais de 01:00hs, precisamos rachar um taxi (já que não tinha mais opção de trem ou ônibus até Roma Termini). Se não me engano o taxi saiu 20 euros por pessoa.

30/01/17 – Dia 2 – Roma

1ªDia na Itália, começamos leve, para irmos nos habituando aos poucos.
      Fomos andando até a Piazza De lla Republica, que é muito bonita e enorme. Local bacana para tirar umas primeiras fotos e já sentir um pouco do que é a Roma de prédios enormes e antigos.
      Na própria praça tem a Basilica Santa Maria Degli Angeli.  Por fora você não dá muita coisa mas por dentro, nossa, é impressionante. Foi a primeira igreja que visitamos mas já ficamos muito impressionados. O tamanho, beleza das pinturas, das decorações, é incrível.
      Em Roma é muito comum o reaproveitamento de construções da época do império romano. É o caso dessa basílica, que na época do império era um termas e foi transformada em igreja na idade média. Muito interessante.
      De lá ainda fomos até a Basílica Santa Maria Maggiore, passando em frente ao teatro Della Opera.  Tinha uma fila básica para entrar pois deve-se passar bolsas e mochilas nos detectores de metais.
      Aliás, vale uma observação: em diversos locais na Itália vimos o exército nas ruas, principalmente em pontos muito turísticos. Parece que o alerta contra o terrorismo está no máximo lá.
      Outra basílica espetacular, pelo tamanho, imponência, riqueza de detalhes. É tudo muito grandioso, como não estamos acostumados a ver aqui no Brasil. 
      Mas a igreja mais bonita do dia, na nossa opinião, foi a Basilica Santa Prassede. É uma igreja bem menor, com uma entrada bem discreta numa rua lateral, bem menos conhecida, mas com ricos mosaicos na parede. No momento que estávamos lá tinha alguém tocando o órgão o que tornou a visita ainda mais especial. É simplesmente fantástico.
      Voltamos até o Roma Termini para almoçar no Mercado Centrale, que é um mercado novo bem bacana dentro da estação. 
      Aproveitamos também para comprar o Roma Pass de 72 horas (38,50 euros).
      Voltamos ao apê para descansar um pouco e no final da tarde seguimos para a Fontana di Trevi.
      Sempre falam que deve-se vê-la de manhã e à noite e realmente é muito diferente, mas igualmente linda. Pena que fica sempre tao cheio, mas devagarinho conseguimos chegar na beirada dela. Ainda andamos um pouco pelos arredores da Fontana e arrumamos um lugar para comer nossa primeira pizza italiana (essa era ok).

• Por GuidRibeiro
      Oiii pessoal!!

Entre os dias 12 e 24 de Junho/17 estive pela Europa, fazendo o roteiro super clichê: Roma, Verona, Veneza e Paris. Como foi minha primeira viagem à Europa e fui total Alone rsrs esses lugares não podiam ficar de fora.
      Meu roteiro ficou assim. Espero que ajude!
      12/06 – Rio de Janeiro – Roma
      19/06 – Roma – Verona
      20/06 – Verona – Veneza – Paris
      24/06 – Paris – Rio de Janeiro

Transportes
      Aéreo
      Ida: Rio x Roma                Volta: Paris x Rio
      Total: R$ 3.810,53
      Voei com KLM com escala em Amsterdam, só tenho elogios a fazer, staff deles é excelente. PS: comprei a passagem bem em cima quase um mês antes da viagem, devido minhas férias só tem sido confirmadas tarde pela empresa, por isso paguei caro. Mas comprando antes estava saindo bem mais em conta.. uns R$ 1.000 de diferença aproximadamente.

Veneza x Paris (Air France) – R$ 335,85

Trem (Trenitalia http://www.trenitalia.com/). Se for viajar em alta temporada prefira comprar as passagens pelo site antes de sair do Brasil. Lembrando que passagem compradas online não precisam ser autenticadas nas maquininhas nas estações.
      Roma x Verona – R$ 129,24
      Verona x Veneza – R$ 53,74

Seguro Viagem
      Mondial Travel - cotacao.mondialtravel.com.br/Seguro-Viagem
      Plano Europa Top 
      Valor: 229,11

Internet
      Eu preferi sai do Brasil já com um chip internacional, optei pelo chip de dado da Easysim 4 U, internet excelente em todos os momentos, não houve um momento da viagem que fiquei sem sinal. Vale a pena para usar um GPS para se localizar. Site: http://easysim4u.com/

Orçamento
      Li em muitos blogs sobre o valor a ser levado, e a média diária ficou entre €70 / €80. Eu levei um total de €1600, por precaução e porque sabia que ia acabar fazendo umas comprinhas. acabei voltando com €550 e olha que teve dias que gastei bastante. 

Hospedagem
      Fiz toda a reserva pelo Booking. Site: https://www.booking.com/s/11_6/1b3ec5f3

Imigração em Amsterdam
      Como viajei em período em que a Europa estava passando por vários ataques terroristas, a imigração estava bem chata. Vi um casal sendo encaminhado para uma salinha e só pensei “Jesus abençoa”! Mas enfim, o agente focou em perguntar porque estava sozinha e onde iria e tal e porquê, não pediu nenhuma comprovante de passagem, estadia, ou dinheiro.. enfim nada. Mas tinha tudo comigo, porque vai que né?!

Roma
      Ahh ROMA.. como te amo!
      Cheguei no aeroporto Fiumicino a noite e fui seguindo a sinalização até chegar na estação de trem que liga a Roma Termini, fui de trem Leonardo Express que é o meio mais rápido de chegar ao centro, valor: €11. A validação do bilhete comprados nos guichês tem que ser feita nas maquininhas verdes espalhas por lá. Caso tenha dúvida peça ajuda. GENTEE tem que validar, pois a fiscalização passa sim para verificar seu bilhete, e se não tiver validado, adeus €50! Em todas minhas viagens de trem passaram pelo menos um fiscal. Outra opção de transporte é o ônibus da Terravision que te leva até a estação Termini também, valor: €5. Você pode comprar o bilhete em uma máquina automática, mas tem guichês de atendimento também. No aeroporto, aproveitei para comprar o Roma Pass de 72 horas por € 38,5, valeu super a pena para mim, pois na entrada das atrações tinham duas filas uma só para o Roma Pass e outras para bilhetes normal, mas a Roma Pass estava sempre vazia e ele ainda me dava acesso ilimitado ao metrô durante o período de validade o que ajuda na hora de voltar para o hostel depois de andar tudo! rs

Hospedagem
      Fiquei no Hostel Santa Maria Maggiore, bem lindo, nem parece hostel. Fica entre o Coliseu e Termini, a 3 minutos a pé da Basílica Santa Maria Maggiore. Não tem café da manhã, mas tem frigobar em todos os quartos e possui uma cozinha superequipada. O melhor de tudo para mim foi que o Atendente Gioseppe falava português e me deu ótimas dicas de lá. Dois detalhes que quero frisar aqui é, primeiro o ar condicionado lá era excelente, estava muito quente pois era quase início de verão por lá, e isso contou muito, e o segundo é que fiquei em quarto misto com outras 5 pessoas, e teve dias que só tinham homens dividindo o quarto comigo, e vou te dizer.. me senti muito segura e respeitada (quem chegava altas horas da noite depois de uns drinks era eu, e os meninos já estavam todos dormindo. Kkk) mas embaixo no relato de Paris entenderam o porque desses detalhes terem sido importantes para mim.
      Valor:  6 diárias - €246
      Roteiro
      Dia 1
      Comecei meu dia pelo Coliseu, um dos monumentos mais famosos do mundo, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído durante o governo de seu filho Tito, e durante décadas serviu de palco para gladiadores que lutavam entre si ou com animais para um público com mais de 70 mil romanos.  O coliseu era um anfiteatro da época e seguiu como símbolo de entretenimento durante 400 anos. Atualmente, o atrativo abriu inúmeras zonas do anfiteatro que até alguns anos tinham acesso proibido aos turistas. A visita as ruínas do Coliseu é um passeio obrigatório a todos os turistas que visitam Roma. Existe uma fila exclusiva para quem tem o Roma Pass, cheguei por voltas das 10hrs e não enfrentei fila nenhuma 😊. De lá siga para o Foro Romano que fica bem próximo. A dica para quem não comprar o Roma Pass ou ingresso online é inverter a ordem e começar a visita pelo Foro Romano e depois seguir para o Coliseu, pois dessa forma enfrentará filas menores que se formam no Coliseu para comprar o ingresso.
      Lá no Coliseu conheci uma Belga e andamos juntas por lá (ajuda na hora da foto, rs). De lá fomos ao Foro Romano. E gastamos toda nossa manha lá. O Coliseu e o Foro Romano abrem todos os dias das 08:30h até uma hora antes do pôr do sol. Seguimos para a Piazza Venezia onde fica o  monumento Nazionale  a Vittorio Emanuele II, não entrei, mas tem como subir no terraço panorâmico que conta com um bar com vista da Via del Fori Imperiali. Para subir de elevador paga-se €7.

Coliseu 

Foro Romano

Monumento Nazionale  a Vittorio Emanuele II

Hora do almoço e fomos almoçar no restaurante que o Giuseppe indicou e fica perto do Coliseu chamado La base, fica na Via Cavour 270, lá se pode comer uma massa por uns €6 / €7 e é deliciosa.
      Voltei ao hostel para um banho, pois estava muito quente. A tarde peguei o metrô na estação Termini e fui até a Piazza di Spagna que estava lotada, como estava muito Calor não aguentei subir as escadarias que levam até a Igreja. Depois de algumas fotos, segui para a Via del Corso fazer umas comprinhas e acabei fazendo amizade com duas Brasileiras, fomos juntas em algumas lojas e partimos para a Fontana de Trevi, que Fonte é essa Brasil? Você está lá.. andando pela ruela papeando quando PÁ! Aparece a Fonte toda branquinha e imponente. fiquei boquiaberta com a beleza.. pausa para fotinho e claro tive que jogar minha moedinha na fonte. Reza a lenda que se jogarmos uma moeda na fonte voltamos a Roma um dia, lembrando que o ritual exige que a moeda seja jogada de costas, com a mão direita por cima do ombro esquerdo. Espero sinceramente que funcione pois fiquei apaixonada por esse lugar. Todos os dias as moedas jogadas na fonte são coletadas e doadas a caridade. De lá fomos tomar um Gelato na famosa sorveteria Venchi, que maravilha de gelato, vocês têm que ir, tem várias espalhadas pela Itália. Já noite, voltamos a Piazza di Spagna e fomos jantar no Ristorante de Fronte A e voltei para o hostel.

Piazza di Spagna

Fontana de Trevi

Parede de chocolate dentro da Venchi

Dia 2
      Hoje foi dia de realizar meu sonho de vida, conhecer o Vaticano. Comprei meu ingresso do Museu antecipado pelo site (https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/) para não pegar filas grandes, Comprem o ingresso online, a fila de que compra na hora é surreal de grande. Peguei o metrô na estação Termini e desci na estação Otaviano/San Pietro que é a mais próxima do Vaticano. Decidi começar pelo Museu do Vaticano e O QUE É AQUILO?! não sou entendedora de arte, mas o que são aqueles tetos?? Fiquei apaixonada real! O Museu do Vaticano na verdade são vários Museus juntos que abrigam obras desde a Idade Média até ao Império Romano. As obras foram acumuladas durantes todos os anos de supremacia da Igreja Católica. Pessoas, não deixem de visitar o Museu tem muita história, e te digo que prefiro ele do que o Louvre, me julguem! A última etapa do museu é a Capela Sistina que é atração imperdível do Museu do Vaticano. É famoso pela sua arquitetura e sua decoração em afrescos, o teto é lindo com obras que retratam partes da Biblia, pintado por grandes nomes como Michelangelo, Bernini, Rafael e Botticelli. Não se pode tirar foto, uma pena.. podemos apenas admirar o local onde é realizado o conclave (escolha do novo Papa). Vi muita gente desrespeitando esta regra e os guardas toda hora gritam com essas pessoas, são até um pouquinho grossos.

De lá fui a Basílica de São Pedro, não sei se tinha como ir por dentro.. eu sai e enfrentei uma fila bem grandinha para entrar. A entrada é gratuita, mas se quiser subir na sua cúpula terá que comprar os ingressos. Detalhe: não pode entrar com shorts e blusas sem manga em nenhuma igreja por lá, vi muita gente sendo barrada, respeito né gente. A Basílica é simplesmente enorme, magnifica, esplendorosa, eu amei cada detalhe. Supostamente a Basílica se encontra próxima ao lugar onde o discípulo Pedro foi Crucificado de ponta cabeça no ano de 64. No seu interior pode-se encontrar obras de artes de mestres como Bernini e Michelangelo. Já lá dentro percebi que uma parte da lateral estava isolada e estava tendo uma missa lá.. perguntei ao guarda se era aberto e ele disse que eu poderia entrar para rezar só não poderia tirar fotos (outro detalhe, não se pode tirar fotos de celebrações por respeito). Chorei.. estava realizando meu sonho de conhecer o Vaticano e ainda de quebra assisti um missa dentro da Basílica de São Pedro, dava para sentir Deus presente ali.

Já era meio da tarde quando sai para almoçar, encontrei um restaurante ali mesmo pelo Vaticano, já aviso não é barato comer por ali. De lá foi ao Castel Sant’Angelo que também é conhecido como Mausoléu de Adriano, localize-se as margens do Rio Tibre usei meu Roma Pass para entrar e economizei os €10 da entrada. Este Castelo serviu de prisão tempos atrás e atualmente funciona como Museu, não achei que valeu a pena entrar, apesar de ter uma vista linda de Roma lá de cima, mas o interior do Castelo é bem escuro e todas as celas são trancadas só dando para ver do corredor.

Como eu tinha andado o dia todo voltei ao hostel para descansar.  A noite uma amiga que é Comissária de Bordo estaria chegando em Roma, fui ao encontro dela e fomos jantar no bairro Trastevere que me lembrou uma vibe meio Lapa. Vários restaurantes/barzinhos, muitos jovens na rua, música.. é muito animado, ótimo lugar para curtir a noite, saímos de lá por volta de 3hs.

Dia 3
      Acordei quase a tarde depois da noitada do dia anterior.. almocei no restaurante La base e segui para a Villa Borghese, mas só consegui conhecer os Jardins, pois o ingresso para o Museu necessita ser reservado antes de acordo com a atendente. O Jardim é lindo, vale um piquenique, ou andar de bike por lá. O Museu funciona de 09 as 19 horas, sendo a última entrada as 17 horas. O ingresso está incluso no Roma pass, mas como disse anteriormente, o reserva é obrigatória e deve ser feita pelo site (http://www.galleriaborghese.it/it/)  onde pode-se comprar o ingresso que custa €11. A noite encontrei com as meninas e fomos jantar no restaurante Rossini all’ Hotel Quirinale que fica no jardim do Hotel Quirinale, comemos uma pizza lá, achei caro e não estava tão gostosa assim.

Museu da Villa Borghese

Dia 4
      Fui novamente ao Vaticano, pois as meninas não tinham ido ainda, fomos apenas na Basílica. De lá fomos as compras na Via del Corso.. Apesar de ser Euro, lá é mais barato que aqui como sabemos.. fomos a loja da Luis Vitton pois uma delas ia comprar uma bolsa lá.. eu, mochileira sem grana fiquei só no suquinho oferecido pelo vendedor porque era de graça hahahah.

Vaticano - Praça de São Pedro

De lá nos despedimos pois elas iriam seguir viagem para o Sul no outro dia. Eu segui para a Piazza Navona que conta com três fontes, não vi nada demais lá e segui para o Pantheón, situado na Piazza dela Rotonda, que foi construído em 27 A.C como templo politeísta, pagão e foi transformado em Igreja cristã em 609 D.C. Hoje ele abriga os sarcófagos de figuras importantes da Itália. É lindo gente.. tem que entrar, ainda mais que é de grátis!! Hahaha. Seu interior impressiona mais que o exterior, sua cúpula possui um olhal que permite a entrada de luz natural e água da chuva, a construção genial permite que a água escoa por pequenos furos no chão. Seu horário de funcionamento é de 09 as 19:30 horas de segunda a sábado e de 09 as 18 horas nos domingos.

Panthéon

Dia 5
      Hoje acordei cedo e fui a missa na Basílica Santa Maria Maggiore, a Basílica Papal, que fica a 300m do hostel que eu estava, a Igreja tem origem divina e é linda como todas a outras. A tarde fui a procissão de Corpus Christi com a presença do Papa, que teve início na Basílica de São João de Latrão e seguiu até a Basílica de Santa Maria Maggiore. Quem for católico e até quem não for, vale ir se estiver por Roma durante o Corpus Christi. Lembrando que esta procissão foi realizada no domingo e não no dia de Corpus Christis, para interferir no trânsito de Roma, veja o calendário do Vaticano.

Basílica Santa Maria Maggiore

Procissão de Corpus Christi

Dia 6
      Acordar e partir para Verona! Meu trem saia da estação Termini em direção a  Verona.

Dicas Roma:
      Atrações: Tem que entrar no Coliseu, Vaticano (Basílica/Museu), Pantheón. Se for ficar mais que 3 dias compre o Roma Pass, vale muito a pena, ou compre os ingressos online, geralmente são filas diferentes para cada. Não deixe de ir nos pontos turísticos a noite ficam lindos iluminados.
      Transporte: vale a pena pegar o ônibus da Terravision para ir e vir do aeroporto para economizar, não peguei porque fiquei receosa, mas conheci pessoas que usaram e falaram que foi super de boa. Fuja de Táxi e uber, a não ser que queira gastar um boa grana, é muito caro.
      Comida: é maravilhosa, vale a pena investir em bons lugares, não deixe de tomar Gelato e comer o Tiramissu. Vá ao mercado e compre lanches e vinho para trazer para o Brasil é mais barato. Água é cara, então guarde uma garrafinha e encha nas fontes de água espalhadas pela cidade. Existe vários lugares que vedem pizza a kilo, dá para comer uma pizza por uns €4. Gorjeta é quase obrigatório, hahahah

Verona
      Depois o Filme “Cartas para Julieta” eu necessitava visitar Verona e a Casa de Julieta
      Hospedagem
      Como só uma ficar um dia em Verona preferi não dividir o quarto e me hospedei no Simoni 10 B&B, que fica bem pertinho da estação de trem de Verona. É basicamente um apartamento de família que aluga quartos para viajantes, só tive contato com o responsável na hora do check-in, então acho que não more ninguém lá. Fiquei em um quarto com cama de casal, estava tudo muito limpo e organizado. Eles servem café da manhã, mas como meu trem para Veneza iria ser cedo, acabei comendo algo na rua mesmo. A única dificuldade que tive é que a pessoa que estava lá no dia era mãe do proprietário e ela não falava muito bem inglês, então tivemos que nos virar um pouco na mímica, nada que já não tenhamos feito né.
      Valor: €44

Roteiro
      Fiquei meio receosa por não ter lido tantos relatos e por Verona ser pequena, mas para minha surpresa eu amei cada detalhe. Verona é linda, parece uma cidadezinha cinematográfica, calma. Lembrando, cheguei lá numa segunda, e muitas lojas estavam fechadas pois não abrem nem domingo e nem segunda. Logo que me instalei, fui direto a Casa de Julieta, passado antes na Piazza Bra, onde fica a Arena de Verona que antigamente era um palco de lutas de gladiadores (e depois torneio de cavaleiros), hoje se transformou em um local para concertos musicais e óperas, graças à sua fantástica acústica. Neste dia a arena estava fechada pois estavam montando a estrutura para o festival de opera de Verona que iria acontecer na próxima semana. O ingresso da Arena custa €10 para adultos , sendo que o preço reduzido custa €7.50

Arena de Verona

Montagem da estrutura para o Festival da Opera de Verona

Depois de algumas fotinhos, segui para a Casa de Giulieta ou Casa de Julieta, ela fica um pouco escondida, na Via Capello 23. Você irá ver um grande arco com um pequeno corredor, essa é a entrada. Não se sabe se Romeo e Julieta existiram de fato, a casa de Giulietta nada mais é que um edifício rustico, que teria pertencido a Família Capello (seria a história baseada nesta família?) e que foi reformada em um cenário montado para turistas. A casa estava lotada no dia.. gente como tinha Brasileiro naquele lugar, rs. O local é bem lindo com ar romântico, as paredes do corredor de entrada todas escritas com declarações de amor e nomes de casais apaixonados. PS: vi um guarda chamando atenção de uma pessoa que tentava escrever na parede pois está proibido gente, a parede chega a ser feia de tanto rabisco nela, uma pena. A entrada é gratuita e existe a possibilidade de entrar na casa e ter acesso a sacada pagando €6. Particularmente achei desnecessário pagar para conhecer o cenário montado e acabei visitando somente por fora. Nos fundos do pátio encontramos a estátua de bronze de Julieta. Reza a lenda que, se tocar no seio direto dela, terá sorte no amor. Todos fazem fila para tirar fotos com ela, fazendo este famoso ritual.

Casa de Julieta

Continuando meu passeio, segui para Piazza delle Erbe, que fica ali pertinho. Esta praça possui no entorno, restaurantes, e lojas e rola uma feira lá que vende desde souvenires à temperos. Aproveitei para comer algo por lá.

Seguindo de volta a Piazza Bra, fui em direção ao Castelvecchio. Contruido para ser residência e fortaleza ao mesmo tempo, ainda mantém o mesmo aspecto desde o século 14. Mas só por fora, por dentro foi modificado para abrigar um museu de arte. Ao lado na torre do relógio do castelo existe um portal que dá passagem até a Ponte Scaligero que atravessa o rio Adige e é umas das pontes mais bonitas de Verona.

Castel Vecchio

Ponte Scaligero

Vista da Ponte
      Em seguida retornei para o hostel, pois teria que acordar cedo para ir para Veneza no dia seguinte.

Veneza
      Veneza tem um ar romântico e como estava viajando sozinha preferi somente passar por lá, afinal todo viajante deve ir pelo menos uma vez. Peguei o trem cedo na manhã para Veneza. Prestem atenção pois Veneza tem duas estações de trem, sendo Venezia Santa Lucia a estação central da cidade. Chegando lá, guardei minha mala em um Locker dentro da estação por €5. Na estação mesmo comprei o bilhete de ida/volta do Vaporetto, que custou €15. Há outras opções de transporte, mas como estava no modo econômico, fui de vaporetto, que se pararmos para pensar já é bem caro.
      Desci próximo ao Palácio Ducale, que é um palácio gótico que já foi casa do Dodge de Veneza, e hoje é Museu. Como só tinha poucas horas em Veneza não entrei em nenhum museu. Segui para a ponte dos Suspiros e pausa para fotos. Veneza estava lotada, então foi difícil tirar uma foto sem alguém aparecer, rs. Não andei de gôndola pois acho que não vale a pena pagar €80 por 30 min e alone! Se estiver acompanhada a história muda e começa a valer a pena.  Veneza possui diversas ruelas, perder-se por elas é inevitável! Aproveitei para comprar souvenires, minha dica é levar alguma vidraria produzida em Murano, ilha de Veneza, mesmo não indo até lá. Trouxe dois pingentes feios com vidros lindíssimos.

Ponte dos Suspiros

Seguindo caminho fui para a Piazza di San Marco, que é a praça principal de Veneza, muito popular pelo seu tamanho, prédios ao seu entorno, e claro, pelos inúmeros pombos que ali habitam. O edifício mais bonito da praça é absolutamente a Basílica di San Marco, sua entrada é gratuita. Na praça também fica o Campanário di San Marco, essa construção é um marco. A torre tem quase 100m de altura, pode-se subir ao topo pagando-se €8.

Basílica di San Marco

Campanário di San Marco
      Após uma pausa para comer uma pizza, sorry não lembro o nome do lugar segui para a ponte Rialto. Esta ponte é a mais famosa de Veneza é a primeira a ligar as duas margens do Grande canal. É linda, toda branca com vários arcos. No seu interior tem várias lojinhas.

Ponte Rialto - desculpem a foto tremida.. isso que dá viajar sozinha! 

Vista da Ponte Rialto

Após retornei até a estação de trem pelo Vaporetto e peguei minha mala. Meu voo para Paris saia do Aeroporto Marco Polo, e existe várias formas de chegar lá, eu optei pela mais econômica, que foi ir de ônibus. Os ônibus da companhia ATVO ou ACTV para o aeroporto saem da Piazzale Roma e custam €8.
      Dica Veneza: Se estiver só, tente encontrar pessoas que estejam afim de dividir o valor do passeio de gôndola, o valor de €80 é fixo e dá para ir 06 pessoas na gôndola.

PARIS
      Cheguei a noite no aeroporto Charles de Gaulle que fica fora de Paris, que aeroporto grande... fiquei perdidaa rs, mas encontrei um Português que me ajudou a me localizar e encontrar a estação de trem, que por acaso fica dentro do aeroporto. Lá mesmo aproveitei para fazer meu cartão Navigo Découvert que me deu direito a andar ilimitadamente de metrô, trem RER, ônibus nas zonas 1 e 5, o que inclui os aeroportos Orly e CDG, castelo de Versalhes, Disney de Paris, etc. Para emitir o cartão é necessário pagar uma taxa de €5 mais a recarga semanal ou mensal, eu recarreguei a semanal e paguei €22,17 é necessário apresentar o passaporte e uma foto 3x4 (essa você pode tirar nas cabines existente dentro do aeroporto, se não me engano por €5) que será colada no cartão. Nome e sobrenome devem ser escritos à caneta no cartão. O fiscal passa para conferir o cartão ou bilhete do transporte, então se tiver comprado o bilhete de trem/metrô normal guarde o bilhete e só jogue fora depois em tiver fora do metro, pois em algumas estações você precisará do bilhete/cartão para passar na catraca de saída também. Enfim, peguei o RER B em direção a Gare du Nord, que fica perto do hostel que me hospedei.
      Hospedagem
      Me hospedei no St Christopher Inn da Gare Du Nord. Em Paris é tudo muito muito caro, então depois de pesquisar bastante escolhi esse hostel pelo custo-benefício. O hostel tem uma boa estrutura. Acho que a melhor parte dele são as camas, com cortinas, que dão um pouco de privacidade mesmo em um quarto coletivo! E na cama tem lâmpada individual, tomada, carregador USB. O ponto negativo ficou por conta da localização e do calor. Por mais que esteja a poucos metros da estação ainda assim não me senti segura andando ali. Tinha muitas pessoas estranhas no entorno da estação. E sobre o calor.. não tinham ar condicionado no quarto do hostel, tinha somente um ventilador pequeno por quarto.. sim isso mesmo 1 ventilador de uns 40cm por quarto!!!!  E estava fazendo um calor infernal de quase 40° com o sol de pondo por volta de 22:30h. não indico esse hostel para o verão, somente para o inverno porque aquecedor os quartos possuem, rs. Eu fiquei em um quarto com mais 9 meninas, e que falta de educação!!! Chegavam de madrugada fazendo barulho, atendiam telefone e não davam importância se as outras pessoas já estavam dormindo. Como senti Saudades do hostel de Roma e de dividir quarto com os meninos.

Dia 1
      Turista que é turista começa pela Torre Eiffel né?! O valor dos ingressos varia de acordo com o andar que você vai (veja no site os valores atualizados). Cheguei lá pela linha 6 do metrô e desci na estação Trocadèro. Pois lá de cima já se pode ter uma boa e linda visão da torre e que visão, aproveite para tirar fotos, quando você sai do metrô e sobre alguns degraus, lá está ela, a Torre Linda e Imponente. A Torre Eiffel é uma estrutura de ferro de 300 metros de altura que foi construída em 1889 para a Exposição universal em meio a protesto de que a monstruosa torre afetaria a estética da cidade. No principio do século XX, as autoridades encontraram sua utilidade como com antena. O sucesso da Torre foi tanto que ela é um dos monumentos mais visitados do mundo. É possível ter acesso a Torre pelas escadas ou elevador, embora subir de escada seja mais barato, não vale a pena.  Subi de elevador somente até o segundo andar da Torre, que vista linda. Se estiver viajando em alta temporada compre seu ingresso antecipadamente. Site: ticket.toureiffel.br

Vista da Torre Eiffel pelo Trocaderó

2° andar da Torre

Champs de Mars

Conheci umas Brasileiras lá no Champ de Mars e juntas fomos a pé ao Arco do Triunfo. Com 50 metros de altura, o Arco do Triunfo representa as vitórias do exército francês sob as ordens de Napoleão. Para se entrar no interior do arco e subir na parte superior é necessário pagar a entrada €12 de e subir os 286 degraus. Não subi, pausa para fotinhos na rua (detalhe: para tirar essa clássica foto, temos que ficar literalmente no meio do trânsito.. loucura, rs). De lá caminhamos pela Champs Élysées até o Jardim de Tuileries e passamos em frente a famosa Ópera Garnier em seguida fomos a Galeries Lafayette. Que lugar era aquele? Que riquezaaa, um Luxo puroo! Rs.

Arco do Trifunfo

No meio da Rua, rs

Ópera Garnier

Suba até o Terraço da Galeries para se ter uma bela vista de Paris. Saindo de lá fomos até a Sacré-Coeur, Basílica do Sagrado Coração, que fica em Montmartre. Subimos de funicular, pois já estávamos mortas de tanto andar. Estava tendo uma missa lá e aproveitamos para assistir, que lugar lindo e incrível, que energia! Da escadaria da basílica temos uma linda vista de Paris.

Galeries Lafayette

,
      Vista do Terraço da Galeries

Sacré-Coeur

Dia 2
      Resolvi ir ao Museu do Louvre pela manhã. O Museu está instalado no Palácio do Louvre, uma fortaleza do século XII que foi ampliada e reformada em diversas ocasiões. Antes de que se tornasse um museu, alguns monarcas como Carlos V e Felipe II o utilizaram como residência real. Depois da transferência da residência real para o Palácio de Versalhes, o edifício deu início a transformação a um dos museus mais importantes do mundo. A fila não estava tão grande e entrei de Boa. Que Lugar imenso.. não se esqueça de pegar o mapa para se localizar lá dentro. Não sou entendida em artes.. então não achei “nossa que maravilhoso” tirando as Pirâmides que achei lindas. É aquilo, para mim é um lugar para se ir uma vez na vida. PS: quando estava chegando ao Louvre sofri um tentativa de assalto por um grupo de meninas que estavam com uma prancheta de pesquisa, eu acho e me pararam falando em francês mesmo percebendo que eu não estava entendendo, percebi que uma delas estava atrás de mim e tentou mexer na minha bolsa.. Fiz a Louca e comecei a gritar NÃOO.. hahahaha. NUNCA fui assaltada no Rio e não é em Paris que vou ser assaltada né mores!

Louvre

Gioconda ou Monalisa

Saindo do Louvre, presenciei uma situação chata, estava comprando água em uma lojinha perto do metrô e um senhor chegou e perguntou a atendente algo em inglês.. ela simplesmente respondeu “I don’t speak english”. Fiquei chocada com a grosseria. Minha dica é: quando for pedir alguma ajuda a alguém, comece arranhando um pouco de francês ou fale em português para não ocorrer essa situação.
      Do Louvre, peguei o metrô e fui para Notre Dame. A catedral de Notre Dame de Paris fi construída entre 1163 e 1245 e é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa senhora e é dedicada à Virgem Maria. A fila para entrar estava imensa, mas compensava entrar, que lugar mágico é aquele né?! Lá fica exposta a Coroa de espinhos que teria sido usada por Jesus. Sua exposição acontece toda primeira sexta-feira de cada mês as 15hrs, e na sexta-feira santa. Infelizmente não tive sorte de vê-la. Existe a possiblidade de subir nas Torres da catedral, onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame e ver de perto as Gágulas, a entrada da catedral é gratuita, já para acessar a Torre pagasse €8.50. De lá fui fazer umas comprinhas na farmácia Citypharma que fica na 26 Rue du Four e é umas das farmácias mais baratas de lá, lotada de brasileiros né, vale super a pena ir. A noite fui ver a Torre Eiffel iluminada, como o sol estava se pondo por volta de 22:30, o primeiro horário que a torre iria piscar era 23hrs. Fui de metrô até a estação do Trocaderó, tirei uma fotinhos, fiz vídeo, e quando fui voltar para o Hostel, o metrô não estava funcionando devido a um problema nos trilhos.. olha passei sufoco, pois estava sozinha, sem falar francês e meu celular estava com 17% de carga apenas. Mas no fim deu tudo certo, depois de alguns minutos o metrô voltou a funcionar e consegui retornar para o Hostel.

Fila 

Torre Iluminada

Dia 3
      Dia de ir conhecer Versalhes, que Palácio é aquele hein? Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, há mais de trinta anos, Palácio é um dos mais conhecidos a  nível mundial, não só por sua imponente arquitetura e seus intermináveis jardins, mas porque constitui uma parte importante da história da França. Diferentes monarcas como Luís XIV ocuparam o trono e embelezaram o Palácio. Em 1789 o Palácio deixou de funcionar como sede oficial do poder e posteriormente se tornou o Museu da História da França. Comprei meu ingresso na hora e paguei €18 (sem os jardins porque estava sem tempo). A fila estava gigante para entrar, levei umas 1h30min mas que valeu a pena. Lugar Ryco e Phyno rsrs.. queria só um pouquinho daquele ouro. Sou suspeita em falar do lugar pois amo arquitetura e o detalhes dos tetos tirava minha atenção. Não deixem de ir visitar o Jardim, eu estava sem tempo pois tinha que sair de Paris a tarde e no outro dia tinha meu voo cedo de volta ao Brasil.

Palacio de Versalhes

Galeria dos espelhos

Saindo de lá, resolvi fazer uma loucura e ir em uma loja Primark para atender um pedido da minha irmã, Paris tem 03 lojas Primark, mas que ficam foram de Paris se formos ver melhor. Eu fui na que fica no shopping Qwartz em Villeneuve-la-Garenneo. Para isso peguei dois trens e um ônibus. Preferi não especificar aqui pois é só jogar no google maps que ele te dirá qual transporte e quais as estações tem que descer. A loja estava muito cheia, o que já era de se esperar pois é muito barato.

Dia 04
      Hoje foi dia de acordar e voltar para a realidade, de volta ao Rio. 

Dicas Paris:
       Hospedagem: Se hospede perto de estações de metrô.
       Transporte: O metrô de Paris é uma loucura, várias linhas te ligam a todos os principais pontos. Use o google maps, ele me ajudou durante toda a viagem.
      Comida: Cara! Vá de sanduiche, rs.
      Segurança: Paris estava cheio de refugiados, me senti muito insegura ainda mais depois da tentativa de assalto. Fique sempre esperto com sua bolsa e não pare responder a pesquisas, é puro golpe. PS: cheguei um Paris um dia depois do atentado na Champs Élysées então o clima estavam bem tenso, em todas as lojas e algumas estações tínhamos que abrir nossa bolsa e mostrar ao segurança antes de entrar e em algumas passavam o detector de metal, tenso!
      Passeios: Vale fazer o passeio de barco pelo Rio Sena e conhecer os outros Museus de Paris se tiver com tempo.
       Enfim, acho que é isso.. Eu fiquei apaixonada pela Itália e não morri de amores por Paris, acho que devido a todo o sufoco que passei por lá e insegurança que senti. 
      Espero ter ajudado 

• Por novoCalculoDaRota
      Olá amigos Mochileiros, 
      Replico aqui minha visita a cidade de Hiroshima, na minha segunda viagem ao Japão.
      O post completo fiz em: https://www.novocalculodarota.com.br/hiroshima-conhecendo-a-cidade/

Hiroshima (広 島) é mundialmente conhecida por um triste fato: em 6 de agosto de 1945 foi alvo da primeira bomba atômica.
      Lançada estrategicamente sobre a cidade – a princípio – como um teste.
      Afinal, nem os americanos criadores tinham noção exata do seu poder.
      Muitas pessoas relatam uma certa tristeza ao visitar a cidade.
      Porém, confesso que minha impressão foi totalmente diferente.
      Eu enxerguei: superação, reconstrução, dedicação e amor!
      Afinal, quem seria capaz de transformar Hiroshima no que é hoje, depois da bomba devastar quase dois quilômetros ao redor do seu epicentro?
      Os dedicados japoneses, é claro!
      Muitos relatos dizem que mesmo com as escolas destruídas, as aulas continuaram em Hiroshima ao ar livre um dia após o ataque!
      Educação sempre foi a base japonesa.
      Agora em 2017, vi estas pequenas indo pra escola numa das grandes avenidas de Hiroshima.
      Outro fato chocante para nós brasileiros: a segurança.
      As crianças pequenas vão em duplas para a escola (pelo menos).
      Sem a supervisão de um adulto. Uma cuida da outra.
      Pequenas estudantes indo para a escola em Hiroshima no Japão Os uniformes e chapéus ajudam a identificar mais facilmente os estudantes.
      Os menores carregam no pescoço um apito, e o tocam caso algum estranho faça uma aproximação má intencionada.
      Bomba atômica e a guerra: superação
      Esta não é uma história para ser esquecida.
      É para ser superada e aprendermos com ela para nunca MAIS repetirmos estes atos covardes.
      Durante a II Guerra Mundial os Estados Unidos desenvolveram o Projeto Manhattan:
      pesquisas para criação de um armamento poderoso sob a fissão do átomo.
      Muitos europeus de países que já tinham perdido a guerra, estavam também neste projeto que inicialmente tinha a Alemanha como alvo.
      Um primeiro teste desta bomba já havia sido realizado no deserto de Alamogordo no Novo México (EUA).
      Os Estados Unidos propuseram ao Japão uma rendição.
      O Japão não aceitou. E o resultado disto todos sabem.
      Nos jardins do Castelo de Hiroshima Em 6 de agosto de 1945 foi lançada a bomba atômica de urânio sob Hiroshima, que explodiu a 570 metros do chão.
      Uma imensa bola de fogo se formou no céu com uma temperatura maior do que 300.000 graus celsius que gerou a imensa nuvem no formato de cogumelo, esta nuvem alcançou mais de 18 km de altura.
      O resultado da bomba chamada de “little boy” lançada pelo bombardeiro B-29 apelidado de Enola Gay (que ninguém sabia o poderio até então) foi a devastação de mais de 2 km de área terrestre, causando a morte de 70.000 pessoas instantaneamente.
      O número total de vítimas com a radiação fez este número aumentar para mais de 200.000.
      Posteriormente também houve uma bomba lançada sobre Nagasaki, mais poderosa ainda.
      Porém, erros de cálculo para determinar o alvo a fizeram atingir uma área montanhosa (causando mesmo assim milhares de mortes).
      O Japão – através do seu Imperador – assinou a rendição em 2 de setembro de 1945.
      Irasshaimase!
      O que aprendemos com a Segunda Guerra Mundial?
      É difícil falar que houve algum aprendizado com um fato que dizimou milhares de pessoas em todo o mundo.
      Mas, podemos dizer que foi o último ato de destruição em massa.
      Com minha visita ao Japão, entendi que também se aprende com a dor.
      É incrível a devoção, dedicação e superação dos japoneses.
      Um povo que tinha de tudo para aderir ao coitadismo, e pelo contrário, tornaram-se uma potência mundial!
      É um povo que tem orgulho do que faz.
      Seja qual for a área, o japonês entra pra fazer o melhor!
      Desde o atendente de uma lojinha até o presidente de uma empresa.
      Você como cliente ou como turista percebe o prazer em ser bem recebido.
      Ao adentrar um comércio no Japão, você é recebido pela frase:
      “Irasshaimase” (いらっしゃいませ).
      Por TODOS os funcionários. TODOS!
      Em tradução livre, Irasshaimase significa “Bem vindo” ou “Prazer em recebê-lo.”
      Era nítida a satisfação em lhe atender bem no Japão.
      Apesar de óbvio, afinal, cliente feliz se torna fiel.
      Volta sempre, gasta mais e fica bom pra todo mundo.
      Num mercado cheguei até a ficar sem graça, porque todo funcionário que cruzava comigo cumprimentava-me com um Irasshaimase.
      E isso foi um choque, porque tinha acabado de vir do Brasil, onde a área de serviços em geral sofre.
      Alguns atendentes são trabalhadores temporários que estão esperando uma oportunidade para migrar para outra função.
      É lógico que existem exceções e já fui muito bem tratado aqui.
      Mas, confesso que é rara exceção.
      Já perdi a conta da quantidade de vezes no Brasil chego a uma caixa de supermercado, dou um boa noite e como resposta recebo uma bela cara emburrada ou ouço a pessoa se lamentando de quanto tempo falta pra encerrar seu expediente!
      No Japão há um orgulho.
      Estou aqui para fazer o meu melhor!
      Recebo o meu salário e vou fazer de tudo para tornar sua experiência na minha loja o melhor possível!
      E isso funciona!
      Eu AMO ouvir Irasshaimase toda vez que entro num comércio ou casa de lamen.
      Sua experiência começa boa desde a porta de entrada!

Cidade de Hiroshima
      Bom, voltando ao assunto do tópico, vamos falar de Hiroshima!
      Uma cidade que tinha recebido o título de inabitável devido à radiação, hoje abriga mais de um milhão de habitantes.
      Desde a nossa chegada, achei a cidade organizada e encantadora!
      A reconstrução da cidade foi muito bem executada.
      É um lugar com muitos canais e várias pontes.
      Uma das principais pontes da cidade inclusive foi o alvo da bomba atômica, para cercar a população e seu exército.
      Alguns monumentos que haviam sido destruídos foram reconstruídos.
      Como é o caso do Castelo de Hiroshima que também visitamos.

O bonde de Hiroshima
      Um meio de transporte muito comum para circular pela cidade é o bondinho, também chamado de tram.
      Símbolo da resignação, voltou à circulação 3 dias após o ataque da bomba atômica!
      Até hoje a linha e os bondes cinza, verde, azul e marrom estão em circulação em Hiroshima, já são mais de 70 anos de história.
      Tram – Bondinho de Hiroshima em circulação a mais de 70 anos!
      E não é um transporte apenas turístico.
      Encontramos vários executivos indo ao trabalho nestes bondes! O baixo custo também ajuda a explicar esta adoração.
      Você sobe no bonde e desce em qualquer estação atendida por ele, por apenas ¥ 160 (o pagamento é na saída e existe uma máquina dentro que troca suas notas por moedas dentro do bonde).
      Outra opção é comprar o one-day pass que custa ¥ 600 e você pode usar livremente o dia inteiro.
      Na saída do nosso hotel inclusive, vimos um bonde todo estilizado e comemorativo:
      Bonde de Hiroshima Uma das nossas primeiras paradas com o bonde, foi o parque do Memorial da Paz.

Parque Memorial da Paz de Hiroshima
      O Hiroshima Peace Memorial (広島平和記念碑 Hiroshima Heiwa Kinenhi) é um parque construído no local onde foi lançada a criminosa bomba atômica.
      Hoje em dia, dezenas de esculturas, edificações e obras que remetem à paz neste parque.
      É um passeio que pode levar horas e horas para refletir sobre o ocorrido.
      Uma das pontes que foi o alvo da bomba atômica O principal destaque é o A-Bomb Dome (原爆ドーム Genbaku Dōmu), a cúpula da bomba atômica.
      Em 1996 foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (vejas outros que já visitamos).
      É a única construção que resistiu ao ataque no seu epicentro e até hoje está preservada.
      Muitos imaginam que ela era uma construção militar, mas na verdade era um edifício da Prefeitura de Hiroshima relacionado ao conglomerado das indústrias e construído em 1915.
      A-Bomb Dome em Hiroshima Todos os anos, em 6 de agosto, precisamente as 08:15 hs (momento exato da detonação) é realizada uma cerimônia com um minuto de silêncio em homenagem as vítimas da bomba atômica.
      Ao todo, mais de 200.000 vidas foram ceifadas – incluindo as vítimas da radiação.
      Detalhes da cúpula do Atomic Bomb Dome em Hiroshima O Japão faz um trabalho recorrente de manutenção para manter este edifício em pé, corrigindo infiltrações e fazendo tratamento com resina.
      É um importante símbolo da resistência.
      Na mesma praça, visitantes também são convidados para tocar o Sino da Paz.
      Chegamos no mesmo momento de uma excursão, e os estudantes balançaram juntos o grande pendulo que batia no sino, resultando num relaxante som:
      Sino da Paz em Hiroshima Ao circular pelo parque, encontramos vários senhores e voluntários que contavam a história da guerra em vários idiomas.
      O acesso ao parque é totalmente gratuito, apenas é cobrada entrada para visitar o museu da paz.
      Como chegar ao Parque do Memorial da Paz
      Utilize o bondinho e desça na estação Genbaku-Domu Mae.
      É uma viagem de 15 minutos a partir da Hiroshima Station.
      Dias e horário de funcionamento:
      Parque: todos os dias, 24 horas por dia
      Hiroshima Peace Memorial Museum: todos os dias, 08:30 hs a 18:00 hs
      Taxa de visitação:  
      Parque: totalmente gratuito
      Hiroshima Peace Memorial Museum: ¥ 200

Hiroshima-jo: o Castelo de Hiroshima
      Caminhamos para as proximidades do Castelo de Hiroshima (広島城, Hiroshimajō) num lindíssimo dia de sol.
      O céu de Hiroshima é surreal e fantástico.
      Em todos os dias da minha visita fiquei impressionado.
      As nuvens são diferentes. É difícil achar uma palavra para descrever.
      Também conhecido como o Carp Castle: Castelo da Carpa, foi construído em 1589!
      Porém, foi destruído pela bomba atômica e posteriormente reconstruído.
      Logo na chegada conhecemos o Ninomaru, esta belíssima casa de guarda e segundo círculo de defesa.
      Todo o terreno é protegido por um fosso que rendeu este belo reflexo:
      Ninomaru – A casa de guarda do Castelo de Hiroshima Assim como foi comum em alguns lugares que visitamos no Japão, o lugar estava passando por pequenas reformas.
      Por este motivo, decidimos não entrar e seguir nossa viagem!
      O exterior do Castelo de Hiroshima já pagou a visita, é impressionante!
      O Castelo de Hiroshima Muito próximo ao castelo (10 minutos de caminhada) vale a pena conhecer o Shukkeien Garden, também conhecido por “shrunken-scenery garden”. Um jardim com montanhas e florestas em miniatura.
      Outro marco da cidade é o Mazda Museum, localizado até hoje no mesmo lugar da criação da empresa em 1920.
      Lá existe um museu com vários carros antigos, que infelizmente não visitamos porque já estávamos de partida para a incrível ilha de Miyajima.
      Saindo do Castelo de Hiroshima Como chegar ao Castelo de Hiroshima
      Caso esteja com o bondinho, desça na estação Kamiyacho-nishi ou Kamiyacho-higashi.
      O castelo também está a uma caminhada de dez minutos do Shukkeien ou do Parque da Paz.
      Dias e horário de funcionamento:
      Todos os dias
      09:00 hs a 17:30 hs (de abril a setembro)
      09:00 hs a 16:30 hs (outubro a março)
      Taxa de visitação:  
      ¥ 370 (para entrar no castelo)
      O jardim e os arredores são totalmente gratuitos.
      Veja também o site oficial do Castelo de Hiroshima.

A lenda dos 1000 tsurus
      Para entender a lenda dos tsurus (origamis), faço um resumo da história de Sadako Sassaki (que possui uma estátua em sua homenagem no Parque da Paz).
      Sadako era uma criança sobrevivente da bomba atômica que nunca perdeu sua ternura e não faltou nenhum dia na sua escola primária.
      Chegou a tornar-se atleta no ensino médio, mas viu sua saúde diminuir com uma leucemia aos 12 anos de idade. Seus amigos então, fizeram 1000 origamis/tsuru no formato de grou (uma grande ave).
      Os 1000 grous em papel colorido (um pássaro que se assemelha a uma cegonha ou uma garça) enfeitaram o quarto de Sadako e então lhe foi dita a lenda:
      “Se fizer 1000 grous de papel, seu desejo se tornará realidade”
      Cheia de esperança, ela começou a dobrar os origamis.
      Passava noites com dor e febre, dobrando seus tsuru na esperança de sobreviver.
      Muito fraca, infelizmente não teve forças para dobrar seus mil pássaros.
      Faleceu aos 12 anos, dez anos depois da explosão da bomba atômica.
      Seus amigos da escola dobraram os tsuru que faltavam para que fossem enterrados com ela.
      Desde então, é muito comum ver tsurus por todo o Japão e especialmente em Hiroshima.
      Aqui vimos esta homenagem na calçada de um famoso hotel nos arredores do parque:
      A lenda dos 1000 Tsurus de Hiroshima Ao invés de guerra, vimos momentos de muita paz e aprendizado na visita.
      É sabido que a guerra tira o discernimento da pessoas.
      O lado japonês também estava fora de controle, você conhece a
      história do americano que foi enjaulado no Zoo de Ueno?

Como chegar na cidade de Hiroshima no Japão?
      Viemos diretamente de Tokyo com o Shinkansen Nozomi / Kodama (trem bala).
      A distância entre Tokyo e Hiroshima é de 810 km.
      Mas a viagem leva em torno de 5 horas por incríveis paisagens.
      Você pode utilizar o JR Pass para economizar nesta viagem, que vou explicarei num tópico a parte.
      Outras cidades próximas:
      – distância entre Hiroshima e Osaka: 330 km
      – distância entre Hiroshima e Kyoto: 360 km
      Confira também o mapa da região central da cidade.

Obrigado Hiroshima, por tudo que nos ensinou!
      Vocês serão um exemplo que carregaremos para toda vida!
      Arigatou gozaimasu! Hiroshima! Arigatou gozaimasu! (obrigado)
    • Por Schumacher
      Dias 1 e 2

Em 9 de março de 2017, comecei a viagem por Floripa. Como usaria muitas companhias de baixo custo, precisei fazer milagre para que tudo, incluindo meu equipamento de mergulho, coubesse numa mochila média. No final da tarde, saí de Guarulhos num voo da AirChina, comprado numa promoção com vários meses de antecedência. A empresa presta um serviço razoavelmente bom em relação à alimentação e entretenimento.

Antes de chegar em Seul, os intermináveis voos tiveram conexões em Madri e também em Pequim, onde a imigração levou um tempão. Vi 2 noites passarem dentro do avião, devido ao sol ir na direção contrária.

Dia 3

Nesse dia, conheci a cidade de Incheon. Como não fica no Sudeste Asiático, contarei sobre essa parte na parte 2 do relato. À noite, passei com minha mochila na pesagem da AirAsia, pra voar a Cebu, nas Filipinas. O voo custou 132 mil wons, com taxas e refeição.

Dia 4

Cheguei morrendo de sono às 2h da madruga, peguei um táxi branco de 250 pesos (15,65 reais), mais barato que o amarelo, até o terminal norte de ônibus de Cebu, e logo depois, por 160 pesos fui num ônibus da Ceres por 4 horas até o norte da ilha, em Maya. Cerca de 1h depois da partida ele para pra usarmos o banheiro e comprar comida. Consegui uns pãezinhos doces por 5 pesos cada!

Já em Maya, embarquei pouco depois num barco até Malapascua. Como não tinha passageiros suficientes, pois eles partem a cada meia hora estando cheios ou não, o total por pessoa ficou em 220 pesos.

A orla onde os barcos atracam não é muito bonita, e o tempo também estava meio feio.

Almocei um pouco adentro da ilha, pagando 210 pesos num arroz frito com vegetais e camarão e mais um suco de limão. Por sorte, uma funcionária da minha hospedagem estava no mesmo local, e me ofereceu uma carona de moto até o Thresher Cove Dive Resort, um tanto distante do embarcadouro.

Ali fiquei em uma cabana individual na areia de uma praia particular por menos de 1400 pesos para 3 noites. A pousada e centro de mergulho é bem bacana, o maior problema é da água ser salobra, então meu filtro foi inútil.

Caí na água para um pouco de snorkeling no jardim de corais na praia da hospedagem. No começo há apenas pastagem aquática, mas de uns 50m em diante vários corais dispersos se apresentam, embora parte deles branqueados.

Ainda assim, vi muitos seres vivos de pequeno porte diferentes, coloridos e bem interessantes. Foi a estreia da minha GoPro 5 Black - por sinal, muito melhor que minha antiga 3 Silver.

Já estava satisfeito quando do nada surgiu um monstro a minha frente. Uma serpente marinha (Laticauda colubrina) de uns 1,5m! Fiquei com medo no início, mas como percebi que ela não estava nem aí com minha presença, fiquei a acompanhando enquanto ela procurava comida e voltava à superfície para respirar. Antes de regressar à terra, vi mais 2, mas menores.

Depois disso, fiquei relaxando na pousada no resto do tempo.

Dia 5

Teria tido uma ótima noite se o despertador da cabana vizinha não tivesse tocado às 4 e meia da madruga, hora que sai o primeiro mergulho do dia.

Acordei de verdade às 7h, para me preparar pra pegar um barco (150 pesos) e mergulhar com meu snorkel no Evo Reef. Parte recife, onde vi um peixe-leão, parte areia, onde vi muitos seres pequenos e transparentes, entre águas-vivas, ctenóforos e tunicados, como um bizarro pirossomo (isso é um animal, e não lixo).

Almocei adobo, um prato típico filipino com carne temperada.

Digestão feita, resolvi fazer um mergulho com cilindro, o primeiro desde que tirei minha certificação há meio ano. O local foi a Chocolate Island, a sudoeste de Malapascua.

Fomos em um grupo grande, incluindo meu dupla, o holandês Jasper. Cerca de meia hora depois chegamos. A profundidade máxima atingida foi de 18 m, mas havia um pouco de correnteza e a visibilidade estava ruim, além de meu ar só durar 33 min. Vimos corais moles, cavalos marinhos e alguns coloridos nudibrânquios pequeninos.

Ao retornar, fui novamente no jardim de corais. Vi algumas coisas novas, mas pequenas. Seria bom se eu tivesse uma lente de macro. Como dessa vez estava com um traje de neoprene, alugado baratinho na hospedagem, fiquei até o sol se pôr na água.

Jantamos pizza e tomamos a cerva filipina San Miguel Pale Pilsen. Não sou muito fã de pilsen, mas estava OK.

Dia 6

Um grupo de brasileiros que eu conheceria no destino seguinte resolveu vir conhecer Malapascua (Ingrid, Agatha, Thalita, Camila e Rafael). Depois do meu café da manhã eles já estavam entrando no meu hotel.

Com a Agatha e a Ingrid caí na água de snorkel para mostrar a praia a elas. Vi outro pirossomo e uma moreia.

Em sequência, todos almoçamos no restaurante do hotel, onde pedi o kinilaw, que é o ceviche filipino. Até que não é ruim, mas ainda prefiro o peruano.

À tarde eles voltaram à ilha de Bantayan, enquanto eu fui de moto-táxi até a praia do Farol, onde mergulhei com snorkel em um naufrágio. No caminho, ocorria uma briga de galo.

O naufrágio está dividido em vários pedaços, a partir de uns 3 m de profundidade. É comum o mergulho noturno ali. Além do que estava aderido à carcaça, vi um monte de ctenóforos.

Vi o sol se pôr e voltei pagando 50 pesos pro cara dá motoca, a tarifa máxima da ilha, por ser noite e um pouco distante.

Dia 7

Tive minha última refeição no variado restaurante do hotel e deixei a ilha, dessa vez por 120 pesos. No caminho, bastante lixo flutuando. De fato, os filipinos não parecem se importar muito com a limpeza, pois os próprios barqueiros jogam suas bitucas de cigarro no mar.

Como o ônibus levaria mais uma hora para sair, embarquei numa van com ar por 200 pesos. Mesmo na principal rodovia que corta o país, há apenas uma faixa de rodagem. Espere trânsito, especialmente de motos e de lentos tuk-tuks.

Já vinha percebendo que o idioma oficial das Filipinas foi bastante influenciado pela ocupação espanhola. Tive certeza que os números são falados da mesma forma quando o cobrador do ônibus para Oslob me informou que a tarifa seria de “ciento y cuarenta y cinco”.

Ao chegar, encontrei a mesma turma de brasileiros no Hotel Sebastian, e mais Caio. Ao redor da piscina, tomamos umas biras Red Horse por 60 pesos a garrafa de 500 ml.

Pousei no Ocean View Lodging House, à beira-mar, por 1600 pesos a noite, um pouco caro pela localização, mas com um quarto de casal só pra mim.

Dia 8

Fechamos um passeio no hotel para sairmos em 6 brasileiros mais eu às 5 e meia para nadarmos com os tubarões-baleia e vermos as cachoeiras Tumalog em seguida. Isso por 1800 pesos, que poderia ter sido feito pagando menos, por conta própria.

Chegando no estabelecimento dos tubarões, levamos um susto com a quantidade de turistas que já havia naquele momento. As canoas entram poucos metros na água até chegarem onde ficam os bichões, que permanecem ali enquanto são alimentados. Achei meio artificial por isso, mas mesmo assim não deixa de ser incrível observar de snorkel os maiores peixes do mundo. Ficamos por quase 30 min nadando ao redor dos bichos de cerca de 6 m (juvenis).

Tumalog Falls é uma cachoeira que fica lá perto, onde de uma altura bem considerável escorre um bocado de água sobre um paredão verde, culminando num lago raso verde-azulado, coloração devida ao calcário.

Kawasan Falls, por sua vez, é bem maior e bem mais distante, a mais de 1 hora e meia de Oslob, em Badian. Nos custou mais 1100 pesos para ir até lá e entrar no parque, que possui infraestrutura completa e uma série de cachoeiras, com trilhas para acessá-las. Um atrativo é uma balsa de bambu que te leva embaixo das quedas principais, dando aquele cachote na cabeça. Outra é o salto de uma das quedas superiores, com uns 10 m de altura, coisa que eu fiz (me borrando de medo, mas fiz).

Na volta, ficamos bebendo no hotel dos brasileiros. Apesar de eu já ter gastado bastante por lá, ainda quiseram me cobrar pra entrar na piscina por eu não ser hóspede, uma atitude ridícula.

Azar o deles, porque saímos para procurar uma festa no pequeno centrinho. Como não achamos, jantamos numa pizzaria, compramos cervejas no 7Eleven por 85 pesos o litro, e tomamos no quarto do hotel dos brasileiros.

Dia 9

Deveríamos ir à ilha Sumilon, mas como a maré estava muita alta não haveria faixa de areia, e com isso teríamos que ficar no resort da ilha. Isso faria o passeio passar de 2500 pesos por todo o barco para 1500 pesos por pessoa.

Como alternativa, a moça da agência de turismo nos indicou a praia da cidade de Alcoy, e para lá fomos, pegando um ônibus qualquer em sentido norte. Pagamos 25 pesos e chegamos uns 45 min depois.

A praia bonita tem uma faixa de areia modesta, mas maior que as demais da região. Ficamos relaxando nas águas cristalinas até a hora do almoço, quando subimos no restaurante caro de um resort com uma baita vista da barreira de corais que fica a 200m em frente à praia. Fui lá logo depois, nadando por conta própria. Se quisesse pegar um barco, custaria 100 pesos.

A maioria da zona é de pasto aquático, com recifes dispersos. Há certa variedade de vida, mas não tão grande quanto Malapascua. Vi uma serpente marinha novamente. Uma coisa que me incomodou foi as várias pontadas que levei na pele no caminho, apesar de só ter visto uma água-viva.

Ao retornar, me despedi da galera e segui com um casal de brasileiros num ônibus e depois táxi pra ilha do aeroporto de Cebu, onde passaria a noite antes dos voos seguintes.

Dormi num simples dormitório coletivo no Mactan District Budgetel, por 450 pesos, pois ele ficava a apenas 2 km do aeroporto.

Dia 10

Na madruga, voei de AirAsia por 3 mil pesos pra Kuala Lumpur, onde esperaria várias horas no aeroporto até o voo seguinte para Yangon, em Mianmar. O que eu não contava era com uma tarifa de 750 pesos que deve ser paga no embarque diretamente no terminal do aeroporto de Cebu, em dólares ou pesos.

Tive o azar de molhar minha papelada quando vazou água que esqueci na garrafa do filtro durante o voo. Por sorte, o moderníssimo terminal KLIA2 da AirAsia, que inclui Wi-Fi grátis, dispunha de um serviço pago de impressão, no Sama Sama Lounge.

O próximo voo, no fim da tarde, saiu por 197 ringgits. Ao desembarcar, bastou entregar à imigração a carta de recomendação do pedido de eVisa, feito antecipadamente pela internet por 50 dólares, para ingressar num dos países mais exóticos que já conheci.

Até a Chinatown, onde iria me hospedar, o taxista queria me cobrar 10 mil kyats (23 reais), e não havia serviço de ônibus por lá. Encontrei um casal de brasileiros (Gleice e Renan) quando fui fazer o câmbio (necessário, já que cartão de crédito é inútil por lá, pois não é aceito em quase nenhum lugar), e por sorte eles ficariam próximos a mim; dessa forma, consegui dividir o carro.

Mal cheguei e já saí pra caminhar pelas ruas movimentadas e um pouco escuras da maior cidade do país. Apesar de parecer um pouco amedrontador, a criminalidade contra turistas é baixíssima. Tentei ir a tempo ao templo que supostamente guarda um pedaço do cabelo de Buda (Botahtaung Pagoda), mas ele havia acabado de fechar.

Na volta, passei pela praça da independência, onde fica a Sule Pagoda, além da prefeitura e vários prédios do período colonial britânico nas quadras ao redor. Já era 9 e meia; apenas barracas de comida de rua e alguns restaurantes chiques estavam abertos.

Por apenas 8 dólares, incluindo café da manhã, hospedei-me no ótimo albergue Shwe Yo Vintage Hostel. Dormir no dormitório de 8 camas com ar condicionado foi um alívio pro calor que estaria fazendo durante os dias.

Dia 11

O café da manhã foi um estranho prato de sopa de macarrão de arroz com peixe e temperos, chamado mohinga. Apesar de ser extremamente inusual ingerir isso de manhã cedo, até que não tava ruim.

Junto com um sueco do albergue, peguei o trem circular por 200 kyats na estação Lanmadaw. Foi um pouco difícil saber qual o trem certo, mas algumas dezenas de minutos depois embarcamos em um dos velhos vagões britânicos ao redor da cidade.

No caminho se vê bastante sujeira e pobreza; essa é a Mianmar real.

A certo ponto é preciso trocar de trem, prestem atenção. Quando chega na metade, você vê agricultores e suas plantações. Num dado momento, o corredor do vagão ficou completamente cheio de vegetais a serem vendidos no centro da cidade.

Saltamos próximo ao Lago Inya, o maior reservatório da cidade. Compramos 2 cachos de bananas por apenas 400 kyats e caminhamos ao redor. Tentamos ver a residência da filha do líder revolucionário, mas o acesso era proibido.

Como o lago não era muito interessante e já fazia um calor de mais de 35 graus, tomamos um táxi por 3500 kyats até 2 templos budistas com estátuas gigantes, ambos gratuitos. No primeiro, Chaukhtatgyi, a estátua é reclinada, enquanto que no Ngahtatgyi ela está sentada. Como todo templo budista, é preciso entrar sem calçados e com ombros e joelhos cobertos.

Pela pressa e comodidade, por 300 kyats comi uns bolinhos fritos de feijão e outros vegetais na rua.

O museu Bogyoke Aung San, também próximo, conta um pouco da história do general que levou o país à independência logo após o fim da 2ª Guerra Mundial. Fica em sua última casa antes de ser assassinado, mas há tão pouco para ver que não sei se os 5 mil kyats de entrada são justos.

Continuei, agora sozinho, em direção ao sul, entrando nos jardins do belo Lago Kandawgyi. Contornei ele, subindo na Utopia Tower, onde tive uma bela vista por 200 kyats. Outro ponto de interesse é o Karaweik, restaurante em formato de um barco de dragões.

Corri para chegar ao pôr do sol na maior atração de Yangon, a Shwedagon Pagoda. Por 8 mil kyats se tem acesso a um complexo budista lotado de turistas, cujo maior atrativo é uma stupa de 99 metros de puro ouro. A iluminação noturna dessa stupa, bem como das outras, é incrível, então vale a pena passear de dia e à noite.

Tirei uma foto na Maha Vizaya Pagoda já caminhando de volta, me sentindo seguro. No meio do trajeto jantei um curry de bode por apenas 1500 kyats, num local frequentado apenas por locais.

Dia 12

Como o mercado de souvenires (Bokyoke Aung San Market) e o National Museum fecham nas segundas, tive que me contentar com o zoológico. Por 3 mil kyats peguei um táxi até lá.

Paguei 3 mil também pela entrada. Para os padrões de Mianmar, até que é um zoológico decente. Há centenas de espécies de vários grupos animais, a maioria do próprio país. No entanto, à exceção da área dos veados, as outras jaulas são pequenas demais para os pobres bichos.

Há também um museu de história natural, incluso no ingresso, que conta com vários animais empalhados, fósseis e rochas. Duas horas e meia foram suficientes para ver tudo.

Voltei pelo trânsito caótico de Yangon, que possivelmente seria menor se motos não fossem proibidas nessa cidade.

Dividi um táxi e fomos pro aeroporto, onde tomei um lanche e embarquei na Golden Myanmar Airlines. O voo foi bem salgado, 110 dólares. Fiquei apreensivo quando vi que o avião era um turbo-hélice, mas apesar das chacoalhadas cheguei a salvo. O serviço de bordo incluiu uma revista e um lanche.

Ainda no aeroporto, paguei os 25 mil kyats pelo passe arqueológico dos templos da Bagan antiga. Há centenas deles, construídos ao redor do século 12, num complexo quase tão grandioso quanto o de Angkor, no Camboja.

Por mais 5 mil kyats, peguei um táxi até o centro de Nyang U, no Royal Bagan Hotel. 14 dólares com café incluído, para o quarto compartilhado. É um hotel bastante bom e bonito.

Caminhei aleatoriamente até a Shwezigon Pagoda, quando começou a chover. Com isso, depois de visitar brevemente o templo, parei para jantar no restaurante San Kabar. No menu havia enguias por 4500 kyats; não pude deixar de prová-las fritas em pedaços. E não é que estavam boas?

Por fim, tomei um chope Myanmar com os brasileiros que havia conhecido no aeroporto de Yangon.

Dia 13

Acordei ainda noite para ver o nascer do sol com os brasileiros. Aluguei uma moto elétrica, principal e mais recomendado meio de transporte para essa cidade. Paguei 7 mil pelo dia e segui a no máximo 40 km/h, a velocidade que o veículo consegue chegar.

Sozinhos, vimos o esplendoroso nascer logo após às 6 horas do topo do complexo Sule, vendo os balões acompanharem o movimento do sol logo depois de sua ascensão.

Voltei ao hotel pra tomar um baita café da manhã em bufê livre, antes de retomar a jornada aos muitos templos. Danificados por invasões e terremotos, mas ainda assim impressionantes. Quando fui, os maiores estavam sendo restaurados. O comércio de souvenires e comida nos arredores é tão grande que descaracteriza um pouco a importância das ruínas.

Depois de ver por fora e por dentro uma dezena de lugares, parei no museu arqueológico. Custa 5 mil de entrada para estrangeiros. A construção em si é incrível, um palácio antigo. Dentro, achados das ruínas, como pedras esculpidas, pinturas, joias e estátuas.

Bati um rango esperto ali perto. Depois, me mostraram a preparação e me passaram thanaka, pasta de coloração amarelo clara que as nativas usam no rosto para proteção do sol e como cosmético, que é extraída de uma árvore e elaborada esfregando um toco numa pedra com água.

Paguei mais 5 mil kyats pra entrar na Golden Pagoda, uma réplica sem graça do Mandalay Golden Palace, que eu acabei conhecendo na cidade seguinte.

Rodei aleatoriamente mais um pouco, e para o pôr do sol achei o complexo Sin-byu-shin, afastado e alto, com uma baita vista de 360 graus. Escalei ele e apenas alguns jovens vieram juntos.

Dia 14

Peguei um dos vários micro-ônibus disponíveis diariamente para Mandalay, no meu caso o das 9h. Com ar condicionado, saiu por 9 mil kyats. No caminho, vimos basicamente a área rural. Houve uma parada para usar o banheiro e outra para almoço rápido. Quase 5 horas depois chegamos.

A hospedagem compartilhada do [email protected] saiu por 21 dólares para 2 noites, incluso café. Deixei minha mochila lá e peguei um táxi com o alemão Henning que havia recém chegado também, para o Mandalay Golden Palace. Numa área de 2km por 2km, cercada por um muro e um fosso, ficam os resquícios reconstituídos do palácio bombardeado na 2ª Guerra Mundial. A maior parte da área interna pertence ao exército. Os prédios do palácio estão praticamente vazios por dentro e com falta de informação em inglês, mas a arquitetura é interessante e a vista do alto da torre só é superada pelo Mandalay Hill, logo atrás do palácio.

Pra entrar nessa atração e em muitas outras na região de Mandalay, é preciso pagar 10 mil kyats por um passe turístico válido por 5 dias.

Com o sol se pondo, adentramos os templos próximos: Kyauktawgyi, San Dar Muni e Kuthodaw. Neste último, fica o maior livro do mundo de 729 páginas, mas diferentemente do que se pensa, ele fica dividido em lápides, cada página em uma pedra.

Às 20:30h, diariamente há um show de marionetes, arte típica de Mianmar, no Myanmar Marionettes, bem na esquina sudeste do palácio. Pagamos 10 mil kyats pra assistir o espetáculo de 1 hora, onde histórias são contadas com os bonecos, incluindo a complementação sonora de uma banda com instrumentos. Foi legalzinho.

Dia 15

Comecei bem o dia com o café do albergue que incluía até Nutella! De fato, as hospedagens desse país me surpreenderam de uma forma positiva.

Eu e o alemão fizemos um tour organizado pro dia todo por 18 dólares, incluso guia, transporte e refeição.

A primeira parada foi a oficina e loja de carpintaria e tapeçaria. A arte da carpintaria é bem desenvolvida no país.

Em seguida, Mahagandhayon Kloster, onde os monges e aprendizes moram e se alimentam. Pegamos o exato momento em que eles fazem fila com suas louças, dirigindo-se ao refeitório, para a última de suas únicas 2 refeições diárias!

Depois, a fábrica de tecelagem de seda, onde se elaboram roupas com o auxílio de máquinas manuais.

Sagaing, o destino seguinte, é uma cidade destinada à meditação no budismo. Há apenas templos de todos os tipos, além do comércio básico. A vista do Sagaing Hill, onde subimos, é bem bonita, podendo se ver os santuários e o rio e pontes que cortam com Mandalay. Almoçamos por ali.

Continuando, visitamos diversas pagodas e mosteiros importantes, como Kyaung Lain Monastery, Bagaya Monastery, Mae Nu Oak Kyaung, Lar Hat Gyi, Pahtodawgyi e Yadana Hsemee. Os últimos são construções mais antigas em ruínas.

Por fim, o pôr do sol foi na ponte de madeira U Bein Bridge. Totalmente lotada de turistas e locais, mas ainda assim com uma vista bastante interessante, tanto por cima da ponte quanto dos barquinhos que ficam à espera.

Jantamos no Shan Ma Ma, um restaurante bem barato onde você pode escolher 3 entre vários pratos típicos diferentes, pagando 1500 kyats por tudo.

Aproveitei o tempo livre pra lavar minhas roupas na pia. Com o ar ligado no quarto, já estavam secas antes de eu partir.

Dia 16

Depois do café, dividi um táxi para o voo de Mandalay a Bangkok pela AirAsia. Como o aeroporto fica um pouco longe da cidade, custou 7500 kyats pra cada.

Em seguida, encontrei o outro grupo de brasileiros com o qual havia planejado a viagem junto. Tomamos o voo a Hanói, a capital do Vietnã. Diego, Renato, Fernando, Camila, Carol, Andreia e Thais foram meus companheiros nos 12 dias seguintes.

Passando a imigração com nossas cartas de aprovação processadas antes da viagem, pagamos 500 mil dongs (68,4 reais) dividido por 8 numa van do aeroporto até o See You Lily’s Hostel. Em comparação aos albergues anteriores, esse deixou a desejar, principalmente no quesito limpeza.

No próprio beco do albergue há alguns estabelecimentos para se comer e beber. Foi o que fizemos em seguida.

Dia 17

Saímos para conhecer a pé o centro da cidade. A quantidade de motos é absurda, sendo uma tarefa árdua atravessar as ruas. Ao menos os vendedores não são insistentes, então andar pelas calçadas é tranquilo.

Passamos por construções do período colonial francês e pelo lago bem ao centro, onde os nativos relaxavam no fim de semana.

Do outro lado fica o Presidential Mausoleum Park, um complexo de atrações voltadas à memória de Ho Chi Minh, o líder da independência vietnamita. Lá ficam o mausoléu, a casa, o museu, o palácio e os jardins.

Depois de almoçarmos num caro restaurante na região, pagamos 40 mil dongs pelo próximo museu da história militar. A parte mais interessante são os artefatos históricos como armas, além dos veículos grandes capturados. No mais, as informações em inglês são escassas.

Passamos numa loja da North Face. Os preços são ótimos, já que as roupas e mochilas são fabricadas lá mesmo. Por 89 dólares comprei um agasalho, uma calça e luvas, todos de goretex, o caro tecido que ao mesmo tempo é à prova d'água e respirável. O quão originais eles são eu nunca saberei, mas pelo menos parecem funcionar.

Uma coisa interessante que notei é que, diferentemente dos países ao redor, o comércio de bens é feito em pequenas lojas, e não nas calçadas, deixando-as livres para pedestres e motos.

Escolhemos assistir o espetáculo teatral tradicional Four Palaces Show no Viet Theatre. Com 2 sessões diárias (18h e 19:30h), os ingressos custam a partir de 125 mil dongs, mas como estava relativamente vazio e éramos 8, ganhamos um upgrade de assentos. A banda que toca é legal e as vestimentas bem elaboradas, mas é um pouco repetitivo e monótono.

Em seguida ocorreria na frente do Opera House a Hora do Planeta, evento que ocorre anualmente em todo o mundo com o apagar de luzes por 1 hora, para alertar para a proteção de nosso planeta. Em Hanói ocorreram shows musicais e danças animadas.

Quando saímos de lá, encontramos diversas rodas de música e dança espalhadas pelo centro. O que achamos estranho é que ninguém bebia nas ruas.

Para terminar a noite entramos na balada animada Ball Bar. Éramos os mais velhos e os únicos gringos lá dentro, mas curtimos o som globalizado, nada vietnamita, mesmo assim.

Dia 18

Conseguimos um baita desconto em grupo para fazermos na Ha Long Cast Away Tour por 90 dólares o cruzeiro de 2 dias e 1 noite em Ha Long Bay. Um ônibus nos levou por umas 3 horas e meia até o terminal onde pegamos o barco. Este tinha 2 andares e a cobertura, mas a aparência e limpeza não eram das melhores.

O cruzeiro adentrou a baía, passando pelos montes rochosos verticais e pelas águas esverdeadas, enquanto almoçávamos um rango bom.

Certa hora o cruzeiro parou num local onde andamos de caiaque por entre cavernas e matas com macacos.

Infelizmente o tempo esteve nublado e ventoso por todo o período em que estivemos no cruzeiro, chegando a fazer um friozinho à noite.

Assim que terminarmos de jantar começou a melhor parte, as 3 horas de chope liberado. Na festa regada a bebida e música, rolou altas interações com o grupo de filipinos e o de suecos.

Dia 19

Com certa ressaca fizemos as refeições e voltamos, parando brevemente em Hanói antes de voar pela Vietjet Air até Da Nang por 409 mil dongs. Hachi Hostel foi a hospedagem da vez (127 mil dongs).

O safado do taxista me roubou dinheiro, dizendo que não paguei quando ele tinha sacado a grana da minha mão; fiquei sabendo depois que não fui caso único, então fiquem atentos a isso.

Fomos até a orla do rio para ver a Dragon Bridge. No caminho havia um monte de despachos no chão e ratos pelas ruas.

Meia noite em ponto, no exato momento em que chegamos, as luzes das pontes iluminadas se apagaram. Achar comida decente aquela hora também foi bem difícil, então acabamos num mercadinho coreano.

Dia 20

Pegamos um transfer até Hoi An com uma parada em uma das Marble Mountains, ao custo de 100 mil dongs por pessoa (800 mil no total).

Uma hora foi pouco para subi-la a pé e visitar suas cavernas e templos. É necessário pagar uma taxa de entrada e ela é bastante visitada.

Chegando em Hoi An, considerada a cidade mais bonita do Sudeste Asiático (não por mim), ficamos no Horizon Homestay, onde tivemos com 2 quartos só para nós, pagando 132,5 mil dongs cada.

O melhor é que havia bicicletas para todos e de graça! Aproveitamos para pedalar aos verdejantes arrozais e à praia, essa meio sem graça.

Almoçamos e fizemos câmbio no pequeno restaurante Mót, no centro da cidade. Ali provamos o prato mais típico da cidade, chamado cao lầu. A deliciosa e barata (30 mil) refeição é servida em uma tigela com macarrão, porco, vegetais verdes e tempero.

Depois, assistimos um espetáculo teatral de fantoches dançando na água, o tradicional Water Puppet Show, por 80 mil dongs. Durou uns 45 min, tendo a apresentação de várias histórias de lendas e cotidiano vietnamita.

Já à noite, conhecemos a pé o centro antigo de Hoi An, patrimônio histórico da UNESCO. As construções antigas ao redor do Rio Song Thu Bon ficam com lanternas iluminadas, num cenário muito bonito. Se o rio não fosse sujo de esgoto e lixo seria ainda melhor. Nas construções ao redor há uma infinidade de souvenires e comidas.

O melhor de tudo é a cerveja mais barata que já vi na vida. Por 4 mil dongs (algo como 57 centavos de real!!) tomamos várias no bar e restaurante Chips & Fish, à beira do rio.

Dia 21

Voltamos ao centrinho de Hoi An, zanzando aleatoriamente por suas ruas, alguns fazendo mais compras, outros comendo.

O transfer na van ao aeroporto nos custou 550 mil dongs, onde voaríamos a Ho Chi Minh City (anteriormente conhecida como Saigon) pela Vietjet Air novamente.

Pegamos Uber do aeroporto até Saigon Charming Hostel, a hospedagem da vez. Custou 160 mil dongs pelo dormitório. Mas com o atraso do voo, só deu tempo de dormirmos.

Dia 22

Às 8 da manhã pegamos um confortável ônibus de 15 dólares a Phnom Penh no Camboja. Havia opções de até mesmo por 9 dólares em outros horários.

Duas horas depois chegamos na fronteira. Ao contrário de relatos da internet, meus amigos que ainda não tinham o visto do Camboja tiveram que pagar apenas 35 dólares e não precisaram esperar tempo algum. Em uns 20 min todos cruzaram ambas fronteiras.

Logo depois paramos para almoçar num restaurante estilo de caminhoneiro. Um prato com arroz, alguma carne e alguma salada saiu por 2 dólares. O gosto não tava ruim.

4 horas depois já estávamos na capital do país. Nos hospedamos num hotel de verdade, o Orussey One Hotel & Apartment (14 dólares por cada noite).

Caminhamos no final da tarde pela alameda que contém os prédios do governo e monumentos, como o da independência da França. É uma zona bonita e conservada, onde os locais praticam atividades como caminhadas, futebol e peteca.

Na frente do colorido templo Wat Botum, o qual adentramos, achamos umas barracas de rua com comidas diferentes, como sapos e patas de galinha. Eu e Andreia comemos lulas, cogumelos e camarões.

Nos reencontramos com o português Gonçalo, que estava com minha turma antes de eu conhecê-los. Para terminar o dia fomos à cobertura do hotel, onde fica uma piscina show de bola. Lá tomamos uma e jantamos, já que o tempo estava chuvoso para sair.

Enquanto a maioria da turma pediu lok lak, um dos pratos carnívoros mais típicos do país, fiquei com grilos fritos. A hora que os bichinhos chegaram eu quase joguei a toalha, mas resolvi experimentar. E não é que temperados eles eram deliciosos? Tanto que os pedi novamente na noite seguinte.

Dia 23

O dia foi de tristeza. Primeiro, por 4 dólares por pessoa saímos os 9 de tuk-tuks até os campos de extermínio (Choeung Ek), resquício dos tempos do comunismo sanguinário do ditador Pol Pot.

Pagamos 6 dólares para entrar nos Killing Fields. Esse local, um antigo cemitério chinês, serviu para a tortura, assassinato e desova de centenas de milhares de cidadãos cambojanos durante o regime comunista utópico de 1975 a 1979. Somando os outros campos de extermínio, foram quase 3 milhões de pessoas massacradas. Portar óculos era o suficiente para ter a pena de morte decretada, pois o regime visava abolir qualquer intelecto. Bebês e mulheres não sofreram qualquer distinção na hora de enfrentar suas penas.

O passeio consiste em um caminho audio-guiado pelo antigo campo, onde se aprende sobre a triste história e se vê restos do que já esteve ali. Há também um memorial com os ossos das vítimas. Por fim, um pequeno museu com exibição de vídeo.

Antes de continuarmos o passeio a pé, ficamos num mercado de souvenires e comidas, um tanto caro, assim como o restaurante que escolhemos em volta.

Dali fomos ao passo anterior, a ex-escola que virou uma prisão, onde ocorria a triagem dos suspeitos. Mais 6 dólares para o caminho guiado por áudio no S21 Tuol Sleng Museum. Nesse local os edifícios continuam de pé, e há uma série de retratos e textos.

O que me deixou mais indignado foi que Pol Pot, o fdp que fez tudo isso, viveu uma vida tranquila até os 82 anos, nunca tendo sido julgado, ao contrário de seu braço direito Duch, o responsável por essa cadeia, que está em prisão perpétua.

Como estava tarde demais para ir ao Royal Palace e Silver Pagoda (10 dólares), pegamos um transporte até o templo erguido no monte artificial ao norte da cidade. Pagamos 1 dólar para entrar no Wat Phnom, achando que teríamos uma boa vista do pôr do sol. Ledo engano; olhamos a construção brevemente e descemos até a orla em direção sul, parando na sorveteria Gelatofix, que estava com uma promoção de compre um leve outro. Ali passamos o pôr olhando o Rio Tonle Sap, que se une ao famoso Mekong.

Na volta, quebramos nosso recorde de pessoas num tuk-tuk, 7+motorista!
      À noite a galera foi pros bares, enquanto eu fiquei pela academia do hotel, já que meu voo seguinte seria bem antes do deles.

Dia 24

Não se deixem enganar pelos 10 a 11 km do centro da cidade até o aeroporto. Graças à chuva e ao trânsito intenso, levei uma hora, chegando no momento em que o check-in deveria encerrar. O tuk-tuk ate lá custou 8 dólares só para mim.

O voo até Siem Reap pela Bassaka Air levou apenas 45 min e 24 dólares.

Ao desembarcar o transfer gratuito do hotel me aguardava. Como aqui seria a metade da viagem de 7 semanas e a hospedagem era barata, resolvi esbanjar um pouco, escolhendo o hotel 5 estrelas Damrei, cuja diária custou 150 reais o quarto.

O ambiente espaçoso e luxuoso incluía banheira, cama gigante e TV a cabo. Como chovia, tive que almoçar ali mesmo.

Com o tempo melhorando, encontrei-me com a galera no hostel deles, que seria o meu também no próximo dia (Siem Reap Pub Hostel). Saímos à noite para o Night Market, um agrupado de pequenos camelôs que vendem todo tipo de souvenir a preços justos, ainda que mais caros que no Vietnã (mas mais baratos que em Phnom Penh). Trate de negociar bem para chegar num preço bom.
      Na janta experimentei o amok, outro dos pratos típicos que custa cerca de 3 dólares e inclui uma preparação de frango ou peixe com curry. Eu e metade do pessoal curtimos.

Por fim, eu e minha companheira dividimos um vinho no nosso quarto de luxo.

Dia 25

Café da manhã incrível no hotel, com direito a pitaia, Nutella, granola e vários pratos quentes.

Por 9 dólares por pessoa, negociamos um tour em Angkor com guia e van para 10 pessoas. No caminho, passamos na bilheteria para comprar o ingresso que recém havia inflacionado: 64 dólares para a entrada de 3 dias, que ao menos foi totalmente aproveitada. Há também opções de 1 ou 7 dias.

O primeiro templo foi Angkor Thom, a capital murada do império Khmer, cercada também por um fosso de 3 por 3 km. No portão ficam as representativas cabeças de quatro faces.

Dentro, prédios religiosos hindu-budistas construídos ao redor do século 12, como Bayon e Baphuon. Nas matas, macacos ficam à vontade.

O almoço foi no caro restaurante Palmboo. Melhor levar uma marmita na próxima vez. Menções especiais: o inglês do Camboja é uma bosta e cartões de crédito raramente são aceitos, mesmo em restaurantes caros.

Seguindo, paramos no mais famoso de todos, Angkor Wat. O maior monumento religioso do mundo é parecido em seu formato com Angkor Thom, mas apresenta 5 torres centrais que representam os picos do Monte Meru, montanha indiana sagrada no hinduísmo. Assim como nos demais templos, os artefatos religiosos foram retirados e parte das estruturas estão em reparação, mas isso não tira a beleza imponente da edificação sempre lotada de chineses, principalmente em frente ao espelho d'água ao nascer do sol.

Já quanto ao pôr do sol, esse é mais interessante visto no morro próximo onde ficam as ruínas do século 10 de Phnom Bakheng, um dos primeiros da era Angkor. Ficamos uma hora e meia na fila até conseguirmos chegar ao topo e ver o final do pôr numa tonalidade incrível.

Jantar no Khmer Taste, entre o Night Market e a Pub Street, com uma infinidade de refeições a 3 dólares, chope a 50 cents e coquetéis a 1 dólar. Voltamos lá algumas vezes, de tanto que gostamos.

Por fim, conhecemos a tal Pub Street. É bastante agitada à noite com luzes, bebidas e música nas ruas. Assemelha-se à turística Khao San Road de Bangkok, mas ao contrário dela, há muitas crianças moradoras de rua pedindo dinheiro.

Comidas exóticas também fazem parte da rua. Além do carrinho da fruta fedida durian, havia um com grilos, baratas d'água, aranhas, escorpiões e cobras. Fiquei com um espetinho da última, que tem o gosto de frango, mas é muito mais dura.

Dia 26

Eu e as garotas tomamos um brunch e dividimos tuk-tuks para os templos Banteay Kdei, Ta Prohm, Pre Rup e Angkor Wat durante a tarde.

O segundo desses é o utilizado no filme Tomb Raider. O mais legal é a vegetação e as árvores invadindo as construções de pedra, o que ocorre nos dois primeiros desses templos. Ainda assim, achei os templos um tanto mal conservados, se considerada toda a grana arrecadada.

Pre Rup tem uma forma diferente que o torna atraente para o pôr do sol de seu topo. Já Angkor Wat fecha antes do pôr do sol, além do astro estar no lado oposto.

No Siem Reap Pub Hostel provamos fatias da “Happy” Pizza, feita com orégano de maconha. Aguardamos o tempo necessário, mas não teve efeito em ninguém.

Dia 27

Eu e Carol alugamos bicicletas por 2 dólares o dia cada. Durante a tarde atravessamos os cerca de 40 km do circuito grand tour. Apesar do calor de mais de 30 graus, a abundância de árvores altas ameniza o sofrimento.

Paramos em Preah Khan, depois passamos por Krol Ko e Neak Pean, entramos também em Ta Som e por fim em East Mebon. Depois de tantos templos, as diferenças entre eles se tornam muito sutis para justificar a visita a outros.

Para relaxar, aproveitamos outro dos atrativos bem baratos de Siem Reap, as massagens. Escolhemos a de corpo inteiro durante 30 min por 2,5 dólares. Minha massagista foi ótima, mas Carol não teve tanta sorte.

Dia 28

Tive que me despedir da galera bacana. Sozinho novamente, fui ao Angkor National Museum de tuk-tuk (1 dólar). A entrada no grande prédio custou 12 dólares, um pouco caro. Lá dentro há uma série de galerias de exposição, focadas nos temas civilização Khmer, religiões, grandes reis Khmer, Angkor Wat, Angkor Thom, vestimentas, etc. Descrições, maquetes, estátuas, quadros e vídeos compõem o arsenal. É interessante como um complemento do que é visto nos templos, mas desconsidere a visita se lhe faltar tempo e dinheiro.

À tarde peguei um tuk-tuk ao aeroporto (5 dólares), onde embarquei em seguida ao Laos, com a Vietnam Airlines. O custo do voo foi 135 dólares até Luang Prabang num turbo-hélice.

Ao chegar fiz o visto. O preço varia entre 20 e 42 dólares dependendo do país, e fica pronto rapidinho. No caso do Brasil são 30 dólares + 1 de taxa e, caso não tenha foto, acrescente outro dólar.

Como o táxi até a cidade custava 50 mil kip (19 reais), decidi ir caminhando os 4,5 km até o Downtown Backpackers Hostel. Só não contava com a falta de iluminação na rua, já que o sol havia ido embora.

O albergue fica bem no meio do mercado de comidas de rua, que à noite continua aberto. Sem saber qual o preço normal, paguei 15 mil kip pra encher uma tigela grande de comida variada + 10 mil pra uma carne e 10 mil pra uma cerveja.

A cidade é mais tranquila e limpa do que suas correspondentes da Indochina, e suas atrações estão concentradas numa área suficientemente pequena para ser percorrida a pé.

Fiquei conversando um pouco com Liam, um japa de Singapura da hospedagem, e depois fui dormir no quarto refrigerado.

Dia 29

Tomei um café da manhã reforçado e fui ao jardim botânico Pha Tad Ke, o primeiro do Laos. Como fica do outro lado do Rio Mekong, é necessário pegar um barco (incluso no ingresso). Esse, por sinal, é caro para os padrões do Sudeste Asiático, além do jardim ter apenas alguns meses de funcionamento e não estar completo. Ainda assim, achei bastante interessante. O paisagismo, a quantidade de informações e de espécies é suficientemente boa, e ainda inclui atividades como aula de artesanato com palmeiras, degustação de chás e caminhada até uma caverna de calcário.

Apesar de ser recomendado com guia, escolhi fazer a caminhada sozinho, já que o trajeto é sinalizado e acessível. Só é um pouco cansativo pela subidas e descidas constantes. A caverna simples possui uns cristais de calcita e contém uma estátua de Buda dentro. No caminho vi apenas aves, lagartos e borboletas.

Na volta do jardim passei num restaurante aleatório e provei da culinária do Laos: 15 mil kip no khao soy, uma sopa de miojo com pedaços de carne de porco e uma tigela de vegetais verde-folhosos.

À tarde tomei um susto grande quando percebi que meu cartão de crédito não estava na carteira; provavelmente havia esquecido na máquina de sacar dinheiro do aeroporto! Fui correndo pra lá e tive a felicidade de eles o terem guardado!

Caminhei em seguida pelas margens do Rio Mekong e o Old French Quarter, que fica entre. Essa porção apresenta arquitetura colonial francesa, além de vários templos budistas, restaurantes, hotéis, lojas e agências de turismo. A maioria dos templos da cidade são pagos, ainda que em valores simbólicos.

No meio da rua abundam barraquinhas de suco natural e algumas de crepe a 10 mil kip - o de Nutella com banana é uma delícia!

Com o pôr do sol chegando, subi a Phousi Mountain, morro cravado bem no centro de Luang Prabang, que inclui um santuário religioso e a melhor vista da cidade em todas as direções e principalmente para o pôr, hora em que os turistas se aglomeram em busca do melhor posto. Custa 20 mil kip o ingresso.

Para o jantar, descobri um local ainda mais barato, mas ainda assim saboroso. Por apenas 10 mil kip (4 reais!) você pode encher um prato escolhendo vários tipos diferentes de comidas vegetarianas, incluso cogumelos. Fica num beco bem no meio do Night Market, mercado montado a partir do fim do dia na Sisavangvong Road.

Dia 30

Ao sair do albergue, dei de cara com o mercado matutino e suas carnes expostas às moscas. Fui ao museu nacional, localizado dentro do Royal Palace. A entrada vale 30 mil kip. O museu nada mais é do que os aposentos da família real, incluindo as mobílias e artefatos. Uma hora é mais que suficiente pra ver tudo.

No terreno do palácio também ficam outros prédios, inclusive o templo que guarda a estátua de Buda mais sagrada do Laos, que deu nome ao município.

De lá, fui a outro museu, o Traditional Arts and Ethnology Centre. Custa 25 mil kip, e é uma pequena antiga construção francesa, que atualmente comporta informações, vestimentas e objetos das diversas etnias do Laos. Aqui também não é necessário mais que uma hora para a visita.

Almocei em algum lugar no meio do caminho e em seguida fui ao último museu, o UXO Visitor’s Center, situado ao lado da praça do monumento do ex-presidente Souphanouvong. Aqui fiquei outra hora.

O centro de visitantes é gratuito, mostrando de forma didática através de filmes, pôsteres e artefatos reais a tragédia causada pelas milhões de bombas lançadas principalmente pelos EUA durante a Guerra do Vietnã, apesar do Laos ser um país neutro. Isso fez com que seja a nação mais bombeada do mundo e ainda hoje tenha quase uma fatalidade por dia devido ao armamento não desarmado que continua no solo, impedindo um dos países mais pobres da Ásia de se desenvolver. A UXO LAO, detentora desse museu, é a organização que atua na educação, identificação, remoção e detonação dos explosivos, principalmente bombas de fragmentos.

Continuei a caminhada pela cidade sob “agradáveis” 35 graus, fechando numa agência um passeio com elefantes e cachoeiras para o dia seguinte por 30 dólares. Foi a única vez que consegui usar cartão de crédito para pagar algo no país.

Depois disso jantei e fui com o singapurense Liam ao bar Utopia, o preferido dos mochileiros. Havia bastante gente lá interagindo em um ambiente agradável, com música boa e cerveja, à beira do rio.

Por lei o local tem que ser fechado quando está em seu melhor momento, às 23:30h. De lá, a galera vai em peso pro boliche (Bowling Alley), aparentemente o único lugar que fica aberto depois dessa hora. Nessa fuga em massa foi a primeira vez que vi os exageradamente grandes tuk-tuks de Luang Prabang ficarem cheios. Como tinha que acordar cedo, acabei indo embora.

Dia 31

Às 8 e meia parti com a Treasure Travel para o Luang Prabang Elephant Camp, um dos sítios com elefantes, onde alimentei, passeei e banhei os bichões de pele dura. O triste é que eles ficam acorrentados boa parte do tempo. Uma vez conhecida como a terra dos milhões de elefantes, Laos perdeu quase todos durante os bombardeios das guerras recentes, quando estes fugiram para a Tailândia, ou morreram. A maior parte dos restantes está em campos como esse.

Continuando, fomos até a Kuang Si Falls, um dos principais atrativos de Luang Prabang.

Há alguns restaurantes no lado da portaria do parque, onde almoçamos. Um prato padrão custa 30 mil kip.

Kuang Si é uma série de quedas d'água e piscinas turquesas naturais de calcário. A água geladíssima ao menos refresca o calor infernal fora das sombras. Dentro do parque fica também um centro de resgate de ursos-lua, o relativamente pequeno urso negro asiático, ameaçado devido a extração de sua bile para fins medicinais.

Pelas 15h já estávamos de volta, mas não fiz nada de diferente no resto do dia quente.

Dia 32

Peguei um tuk-tuk até o aeroporto por 35 mil kip. Meu voo seguinte pela AirAsia saiu às 10 e meia da noite rumo a Osaka, no Japão. No entanto, precisei fazer uma conexão interminável em Kuala Lumpur até a noite. Aproveitei para botar a leitura em dia, lendo o livro Vagabonding.

Continua em filipinas-mianmar-vietna-camboja-laos-japao-e-coreia-do-sul-50-dias-em-marco-abril-de-2017-parte-2-2-t143952.html

Curtiram? Então não deixem de conferir outros relatos mais detalhados no meu blog: http://rediscoveringtheworld.com