Ir para conteúdo

Como está funcionando a emissão do certificado internacional de vacinação na Anvisa?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Um país que passou a exigir CIVP dada a situação no Brasil é o Panamá.
Encontrei informações contraditórias sobre as exigências da Copa Airlines para quem viaja só fazendo conexão por ali. Se alguém tiver voado recentemente pela Copa e puder atualizar aqui...

Do site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/rss/-/asset_publisher/Zk4q6UQCj9Pn/content/id/3213997)
"No caso de conexão ou escala em outros países, há necessidade do certificado?
Dúvidas sobre a aplicação das normas de controle sanitário, incluindo a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia em países onde se faz conexão ou escala, devem ser esclarecidas com a representação do próprio país (consulados / embaixadas) ou com a empresa aérea que opera nesses destinos."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Pessoal! 

Eu tomei essa vacina em 2000, será consigo emitir o meu CIVP? Fui hoje ao posto de saúde da minha cidade e me informaram que eu não preciso de outra dose, conforme a recomendação da OMS, enfim, no posto me garantiram que posso conseguir o CIVP com a carteirinha de vacina atestando que tomei a vacina no ano 2000, que já basta! Será? Alguém ja conseguiu fazer com vacina tomada ha tanto tempo assim?

Outra coisa, no site da Anvisa informa que a prioridade é o certificado para países que exigem a vacina, no meu caso vou viajar para o Peru, que não exige (ainda) apenas recomendam a vacina. Mas eu queria garantir.. vai saber né... Será que eu consigo CIVP.. ou será negado por conta do país não exigir?? 

Meu medo é que na semana na viagem passem a exigir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Sergiosalem : a questão de não ter viagem marcada para país que exija vacina não impede a obtenção do CIVP... mas, dependendo de onde você estiver, pode demorar mais e ter que fazer o agendamento.

Aqui em Brasília foi relativamente fácil. Em São Paulo o pessoal está tendo mais dificuldade.

Minha recomendação é você fazer o pré-cadastro e o agendamento com a Anvisa, para evitar surpresas. A não ser que você esteja fora da área endêmica, longe de toda essa confusão com escassez de vacinas e dificuldade para emitir o CIVP.

Quanto à data da vacinação, realmente não sei dizer. Eu tentaria primeiro com a Anvisa antes de me vacinar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tenho um parente que há alguns anos estava com viagem marcada para os Estados Unidos bem na época daquelas nevascas na região de Atlanta (onde ele ia fazer conexão). Na fila do check in, uma funcionária da Delta estava informando aos passageiros que o voo havia sido cancelado e tentando negociar uma solução com cada um deles.

Ofereceram a ele a opção de pegar um voo da Copa Airlines. Beleza, pelo menos na época não exigiam o CIVP para passageiros em conexão (não sei se passaram a exigir). Mas bem, imaginem que tivessem oferecido um voo com conexão em algum país que exigisse certificado de qualquer jeito. Sem o CIVP (que ele leva sempre), não teria sido possível essa solução.

Então acho bem complicadas essas restrições ao fornecimento do CIVP para quem tem viagens garantidas a certos destinos. OK, estamos numa situação excepcional. Mas espero que esses procedimentos não continuem depois que o surto passar - aliás, espero também que seja só um surto e que passe logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@adalberto fernandes Eu creio que seja somente recomendação mesmo. Na linha onde aparece Argentina o "Yes" está somente na coluna de "Países com risco de transmissão de febre amarela", ou seja, é recomendado que vc se vacine. Já as outras colunas são para "Países que requerem a vacinação...", ou seja, exigem a vacina. Bom, pelo menos eu entendi assim. Eu vou para o Peru no final do mês e é a mesma situação, mas mesmo assim estou correndo atras de conseguir CIVP.. vai que até eles passam a exigir né... Esta semana o Paraguai anunciou que vai exigir o certificado de brasileiros ( https://g1.globo.com/bemestar/noticia/paraguai-passa-a-exigir-certificado-de-vacinacao-contra-febre-amarela.ghtml )

Imagina se a moda pega.. melhor garantir e viajar tranquilo.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá amigo,tomei a vacina ano passado,mas também vou procurar tirar o civp por precaução,um amigo meu postou que a agência de turismo no qual ele fez um pacote comunicou que na estão exigindo na Argentina,mas não vi comunicado oficial.Pelo andar da carruagem e melhor ter o certificado em mãos.Países que não cobravam talvez possam tender a ter essa exigência.Muito obrigado pelo post,abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...