Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

LF Brasilia

Como está funcionando a emissão do certificado internacional de vacinação na Anvisa?

Posts Recomendados

Pessoal,
Fui vacinada em 2008 contra febre amarela e tirei o certificado internacional no posto da Anvisa. Foi superfácil: levei a carteira de vacinação e pronto. Nesses documentos ficou registrada a informação de que a vacina era válida por 10 anos.

Recentemente houve uma mudança no protocolo e agora se considera que a vacina dá imunidade vitalícia. Ou seja, basta uma dose: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/hotsite/validade_civp.html
"Viajantes portando CIVP cuja validade da vacina esteja expirada, na data em que entra em vigor a supracitada medida, não têm a necessidade de obterem um novo Certificado com o termo “life”. O Certificado antigo já possui validade por toda a vida automaticamente a partir de 11 de julho de 2016."

Essa é justamente a minha situação! Agora minha dose de 2008 tem validade para toda a vida, mas o certificado diz que vence este ano. Duvido que as autoridades migratórias tenham lido esse trecho do site da Anvisa.

Alguém viajou com vacina "vencida" (que agora não é mais vencida) e teve problemas? Ou é melhor insistir na atualização do certificado?

Eu estava justamente me programando para me vacinar novamente e atualizar a informação no CIVP. Eis que...

- os postos de algumas regiões estão aplicando a tal "dose fracionada", que não dá direito a certificado. https://g1.globo.com/bemestar/noticia/febre-amarela-especialistas-explicam-o-que-e-a-dose-fracionada.ghtml
Alguém aqui precisou mostrar passagem para conseguir direito à dose normal (não fracionada)?

- Agora a Anvisa exige agendamento? http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Como foi a experiência de vocês com o pré-cadastro e o agendamento? Precisou? É possível fazer sem agendamento? É rápido? Precisou comprovar que ia viajar?

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se descobrir em outro lugar, poderia postar aqui? Estou exatamente na mesma situação, a segunda dose da vacina seria agora em 2018 e meu certificado também "vence" em 2018, mas também não consegui mais informações a respeito até agora do que fazer.

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a sua CIVP é de 2008 provavelmente é aquela amarela, e não é mais aceita. Esse é o meu caso, tomei a vacina em 2007 e tive apenas que trocar a carteirinha, não precisei tomar a vacina de novo. Fui tirar no bairro da Penha aqui em SP mas a fila estava gigante e desisti. Um amigo que estava junto resolveu encarar a fila e não pediram nada pra ele, só pra mostrar a carteira antiga. Já eu fui tirar em São Caetano do Sul. Lá não tinha fila nenhuma mas pediram o agendamento pela internet (aquele que faz no site da Anvisa) e o comprovante de viagem.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@798791 : meu irmão e minha cunhada se vacinaram na mesma época que eu e tiramos o certificado no mesmo dia.
Eles foram ao posto de saúde se vacinar de novo e foram informados sobre o novo protocolo. Foram ao posto da Anvisa, sem necessidade de agendamento, e atualizaram a informação no CIVP. Tudo na hora.

Sobre essa parte da Anvisa eu ainda não tinha me informado com eles. Achei estranho, pois não está de acordo com o texto que destaquei em azul no primeiro post. Ainda bem, pois eu não me sentiria tranquila com um CIVP sem a informação atualizada. Daqui a 10 dias tenho que passar no aeroporto para resolver outra questão e é quando pretendo passar no posto da Anvisa. Aí conto minha experiência aqui.

@diogomarxx : aqui está um scan do meu certificado; é igual ao que costumo encontrar na internet:

tXwai36.jpg

Encontrei um modelinho amarelo aqui: http://vistosedicasdeviagem.com/certificado-internacional-de-vacinacao-civp/
Esse amarelo deve ser o antigo, então. Confere?

Sobre o agendamento: pelo visto, cada unidade da Anvisa está trabalhando de uma forma. :( 

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o agendamento, eu fui num posto de documentos da prefeitura, aí talvez tenham pedido os comprovantes porque já estão acostumados com burocracia excessiva. Já meu amigo tirou a CIVP dele em um hospital, daí pelo caos cotidiano que é um pronto-socorro quem vai chegando pega a senha na hora sem precisar agendar...

Na dúvida é melhor você fazer o agendamento e tirar a carteira nova, afinal como você bem mesmo disse os funcionários da imigração de outros países não tem obrigação de saber os pormenores da nossa legislação.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 12/01/2018 em 22:06, LF Brasilia disse:

Essa é justamente a minha situação! Agora minha dose de 2008 tem validade para toda a vida, mas o certificado diz que vence este ano. Duvido que as autoridades migratórias tenham lido esse trecho do site da Anvisa.

Não precisam. :D

Os países signatários foram informados da validade estendida automaticamente dos certificados.

Mais detalhes em http://www.who.int/ith/updates/20160727/en/ (rm inglês).

Boa viagem!

  • Obrigad@! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

Hoje fui ao posto da Anvisa no aeroporto. O horário de atendimento é das 8:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.
Cheguei às 8:30 e estava cheio (acho que umas 20 pessoas num espaço pequeno e 2 atendentes). Fui resolver outras pendências e voltei às 10:00. Mais ou menos o mesmo número de pessoas. Todos muito inseguros não com a vacinação em si, mas com as normas internacionais. As pessoas com quem conversei estavam na mesma situação: vacinadas em 2008, certificado "válido até 2018".

Algumas pessoas haviam feito agendamento e eram atendidas com prioridade. A maioria, porém, chegava e escrevia o nome numa lista de espera para encaixe. Muita gente faz o agendamento e não comparece. Escrevi o nome na lista e levei pouco mais de 20 minutos para ser atendida. 
O funcionário emitiu uma nova CIVP na hora. Para isso ele buscou meu nome e CPF na base de dados. Só que, quando meu CIVP original foi emitido em 2008, não haviam cadastrado esses dados (nome e CPF) e eles simplesmente não constavam na base. O funcionário me localizou pela data de nascimento.

Outra coisa: no local tem dois computadores disponíveis para fazer o pré-cadastro no site. 

Algumas pessoas da fila comentavam (umas com as outras, não necessariamente com os funcionários da Anvisa) que até haviam tentado fazer o pré-cadastro/agendamento e não tinham conseguido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

20180124_103612(1).jpg

Esse comunicado estava sobre o balcão de atendimento. Tirei a foto para postar aqui.

Mesmo assim, quem queria um novo certificado não teve dificuldade.

Obs: mais sobre os temas vacinação e CIVP aqui: https://www.mochileiros.com/topic/7501-febre-amarela-e-certificado-internacional-perguntas-e-respostas/?page=2&tab=comments#comment-704345

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...