Ir para conteúdo

Itália + Paris: 16 dias – Janeiro de 2018 com muitas fotos e custos.


Posts Recomendados

  • Membros

Quarta-feira, 10 de janeiro de 2018.

Regione de la Emilia Romanga – Luogo molto speciale per me.

Este era nosso décimo dia na Itália. Só pra variar? Acordamos cedo! Próximo das 5h30. Nosso trem partia as 06h57. É, lá tem esses horários quebrados. Sabe-se lá porque. Não podemos tomar café no hotel, pois só serviria depois das sete da manhã. Mas, estávamos preparados, tínhamos as coisas que compramos no mercado.

Aqui, uma pausa: este foi o dia que deixei aberto até a noite anterior. Sou fanático por esportes, carros e corridas. Estava na dúvida entre ir a Maranello ou Ímola. Ferrari ou monumento Ayrton Senna? As passagens de Venezia a Bologna eu já tinha comprado há meses, mas falatva comprar Bologna – Modena ou Bologna – Ímola. Lá na Ferrari eu iria gastar bastante e seria estressante pegar trem e ônibus para chegar a Maranello, pois lá não tem trem. Embora um amigo aqui do fórum deu bastante dicas em seu relato e contou tudo certinho, ainda fiquei com medo. Dava tempo de ter ido sim para lá. Mas, resolvemos ir para Ímola.

IMG_20180110_115631766.thumb.jpg.a4e369b44bb224de2e029af796a13a50.jpg

IMG_5531.thumb.JPG.6181a8bbfd987facf872f97e597f949f.JPG

A pequena Imola: a cidade perdeu muito em turismo depois que a Fórmula deixou a cidade em 2006.

 

O dia começou a clarear por volta das 8 da manhã. E que dia! Só em Roma vi o sol tão radiante e forte como nesta manhã em Bologna. E ele nos acompanhou durante todo este dia na região da Emilia Romagna.

Chegamos em Bologna às 08h30. O trem não atrasou nada. A estação de Bologna parecia ser bem simplesinha. Assim que descemos fomos ao guarda volumes. Deixamos nossas malas lá. 6 euros por mala nas 5 primeiras hora + 1 euro por hora a partir da sexta hora.

Comprei a passagem naquelas maquininhas da Trenitalia. Super fácil. E pela primeira vez precisei covalidar a minha passagem, pois até então todos nossos bilhetes eram comprados da internet, que não necessita de tal mecanismo.

De Bologna a Imola era mias ou menos 30 minutos de trem regionale. A estação de Imola é pequetita de tudo. Parece rodoviária daquelas cidadezinhas do interior do nosso Brasil. Mas aconchegante. Estavam reformando para melhor conforto. Acho que tinha apenas 4 binários. Eu já tinha visto na internet a possibilidade de ir de taxi ou ônibus. Ah, os ônibus em Imola são estranhos, pequenos, com um pouco da roda de traz coberta (parecido com os Omegas antigos), mas... são elétricos! Por isso. O ônibus é bem mais leve. Como era menos de 3 km da stazione até o autódromo logo fomos a pé mesmo, claro. O dia lindo, a cidade bonita e só andar em linha reta, o convite estava feito a ir a pé.

IMG_20180110_100642179.thumb.jpg.2b8d277b6f2163707ec92d6dda2a8811.jpg

Autodromo de Imola!

 

Atravessamos a cidade e em menos de 30 minutos estávamos em frente ao autódromo Enzo e Dino Ferrari. Local onde Ayrton Senna da Silva perdeu sua vida naquele trágico acidente da Tamburello em primeiro de maio de 1994.

Eu sabia que tinha um museu no autódromo, mas parecia estar fechado embora as informações no site é que estivesse aberto naquele horário em que estávamos lá. Consegui ver apenas um carro da Minardi do Alonso de 2001 pelo vidro. O autódromo em si é aberto como o de Monza, pois é um parque também. Neste, não tem visitação como lá em Monza. Mas você tem acesso a algumas partes no interior do autódromo, menos a pista. São duas cercas de alambrado de contenção.

IMG_5472.thumb.JPG.a8c76742052bdba3f02e10c5b642496b.JPG

Placa indicando o caminho para chegar ao monumento Ayrton Senna.

 

Pegamos uma rua que levaria em direção ao interior do circuito e logo já tinham placas falando onde era o caminho para se chegar ao monumento Ayrton Senna.

IMG_5519.thumb.JPG.a0cadef387c3b5590f9cbfe371021c3a.JPG

Próximo a curva Tamburello.

 

Era um parque bem bonito, não tão belo quanto de Monza, mas ainda muito legal. Andamos uns 10 minutos e logo já vimos aquela enormidade de bandeira e um ou outro olhando a estatua do Senna. É um lugar tão simples, tão simples, que se não fosse pela quantidade de bandeiras deixadas no alambrado, poderia até passar desapercebido pelos menos atentos. Mas gente, aquele lugar carrega uma energia muito diferente. É indescritível. É um lugar único. Quem ama corrida, Fórmula 1 e se estiver perto: Vá! Sabe aquelas paisagens que você fica olhando e pensando na vida. Pois bem, fiquei uma meia hora parado olhando para tudo que é lado, a pista, o parque, a estátua, as bandeiras, para minha mulher e só pensava em uma coisa: por que ele se foi tão cedo? Não sei explicar se é um lugar triste, eu diria reflexivo.

IMG_5495.thumb.JPG.ea763a047f6d64fba4e4eb1dd19b7840.JPG

Por que você foi embora tão cedo?

 

Mesmo o tempo maravilhoso, estava um pouco frio, mais ou menos 8º C.Muitos idosos fazendo caminhada, mas a cada 5 minutos parava uma pessoa e ficava olhando a estatua do Senna, pessoas que moravam em Imola sabe. Pessoas que devem passar ali e admirar o cara ou também ficar pensando. Senna era um cara tipo o Michael Jordan, Roger Federer, Usain Bolt, Pelé, Messi, independente de clubismo ou nacionalidade, todos gostam pelo talento.

IMG_5508.thumb.JPG.52e60d0e6f08478e4ca9de533684115c.JPG

Claro que também deixei minha marca ali, aliás, sigam no twitter @BlogdaIndy

Andamos no parque um pouco, mas eu estava louco de vontade de fazer o numero um. Cara, na Itália tem muitas fontes e bicas de água, mas banheiros são poucos. Isso é um problema. Ali do lado do monumento mesmo, tinham duas bicas e nada de banheiro. Aliás, próximo a curva Tamburello que hoje é uma curva bem leve passa um rio.

IMG_20180110_104348170.thumb.jpg.25f1dddb73885bfa061ac6b1147752e1.jpg

Visão em 180º do monumento Ayrton Senna em Imola.

 

Saímos do autódromo e voltamos a estação pela mesma rua. Tudo que não é planejado, pode dar errado, né? Como disse, este dia tinha as variáveis. Eu pensava que gastaria o dia todo quase em Ímola, mas não. Meio dia já estávamos na estação e as 12h23 nosso trem chegou e as 13 horas já estávamos em Bologna.

IMG_20180110_144648267.thumb.jpg.e10e7e4367335f23b77cac6a618029f9.jpg

Atração móve: Porsche GT4 em Bologna hehehe

 

Bologna não estava em nosso roteiro para passear, apenas chegar na estação. Nosso trem para Firenze era apenas as 18h40, ou seja, teríamos a tarde toda em Bologna. Fomos ao centro da cidade e la pelas 13h40 almoçamos. O legal de Bologna é que assim como Torino, tem muitas calçadas cobertas, no frio, na chuva ou no calor ajuda e muito. Mais uma vez, fizemos tuidinho a pé. Andamos mais ou menos uns 3km de um lado ao outro tirando fotos e turistando. Fomos até a piazza maggiore, as torres de Bologna, fonte de netuno, enfim, as coisas ali do centro histórico mesmo.

IMG_20180110_152407055.thumb.jpg.1aa2d794ae3836353b7ab319a86b98c2.jpg

Melhor sorvete do mundo! VENCHI! Também em Bologna.

 

Já estávamos cansados, pois acordamos cedinho e andamos muito em Imola e Bologna, então, lá pelas 16h00 já fomos a estação e ficamos lá. Lembra que eu tinha dito que a estação era simplesinha no início deste relato do dia? Então, para os trens de alta velocidade foi construída uma parte nova os binários 17 ao 20 que são subterrâneos, coisa espetacular. Tudo novo! Banheiros gratuitos, primeira estação que vi isso. Em todas tínhamos que pagar 1,50 euros para usar os banheiros.

IMG_5532.thumb.JPG.1aacc85326fd338690fa4bea5d68f4a1.JPG

Due torre di Bologna: lugar péssimo para fazer fotos.

 

IMG_5538.thumb.JPG.4c638c14e5835d6dfbd59cf89e31892c.JPG

As duas torres e a Basílica de San Bartolomeu e Gaetano. Muito ruim tirar foto. É tudo apertado lá perto.

 

IMG_20180110_143440098.thumb.jpg.c4f47a3833a0406ed1b7ae9e021aecf9.jpg

Fontana del Nettuno

 

IMG_5539.thumb.JPG.3786e2de63e63ef8f21d47d55cae43b5.JPG

Palazzio D'arcusio

 

IMG_5547.thumb.JPG.35a942bda2b03353a71c183dd8439d23.JPG

Ruínas históricas perto do Parco Montagnola.

 

IMG_20180110_142146897.thumb.jpg.2f0760f278402abf496d1d8c1d35fd52.jpg

Basilica di san Petronio

 

IMG_5545.thumb.JPG.b87d64d6f4b5b7b97f23fcc3bde6593e.JPG

 

IMG_20180110_151026324.thumb.jpg.64968d9a49203e1314935f08d6b1ad22.jpg

Parco Montagnola

 

Achamos um banco que tinha um carregador de tomada por perto e ficamos lá quase duas horas sentados na internet e vendo as pessoas. Eu tinha comprado bem antes os bilhetes do trem. Fomos de “primeira classe” pensa no conforto. Tinha até serviço de bordo incluso. Um show, só que a viagem era apenas 45 minutos.

IMG_20180110_191733264.thumb.jpg.c8d6f01667275c3535398e7f25d597ca.jpg

Nosso trem de Bologna Centrale/Firenze S.M. Novella.

 

Saímos da Emilia Romagna e chegamos a Toscana (que chato né? hehehe) nosso hotel era praticamente a 2km de distancia da estação Santa Maria Novella. Não ia pagar Taxi nem a pau. Lá fomos rodando as malas (eram 3). Nosso hotel ficava bem afastado do centro histórico, mas ficava no centro de Firenze. Perto daquele famoso restaurante Perseus (da bisteca Fiorentina). Peguei indicação aqui do fórum também. Chama-se Savonarolla. É simples, básico, tanto é que no Google maps aparece como albergue. Mas é um hotel duas estrela eu acho. Eu adorei. Jantamos ali por perto mesmo e descansamos.

IMG_20180110_211431258.thumb.jpg.5f69a741ec54cafa8cfb46da0d419868.jpg

Jantinha típica italiana!

Gastos do dia:

€19,80 – Trenitalia: Venezia/Bologna – Comprado no Brasil.
€15,40 – Trenitalia: Bologna/Ímola/Bologna – Dinheiro.
€39,80 – Trenitalia: Bologna/Firenze – Comprado no Brasil.
€36,50 – Almoço – Dinheiro.
€25,00 – Guarda volumes (malas)
€7,00 – Sorvete – Dinheiro.
€35,00 – Jantar – Dinheiro.

Total: €178,50

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Bom dia. Muito bom seus relatos. Ajudam bastante.

Tenho umas duvidas

 

Romapass: tipo vc tem direito a 2 entradas grátis, mas depois tem direito a outras atrações com desconto. Como fez p ter esses descontos, pq teria q enfrentar fila p comprar os ingressos com descontos ou ainda tem vantagem do fura fila?

 

Horário q tem cafés nos hotéis em Veneza? E em geral na italia

 

Por onde vc comprou bilhetes das atrações e das passagens de trens?

As coisas q vc comprou aq do brasil que cobram em euros, tipo passagens vamos supor 100 euros. Vc paga com cartão de credito, mas paga smente os 100 euros convertidos na cotação do dia ou paga impostos extras?

Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros
2 horas atrás, arnobioxavier disse:

@Jackson Lincoln Lopes Bom dia, estou pretendendo ir em Setembro para o Mundial de Vôlei Masculino que acontecerá nas cidades de Milão, Bolonha e Turim. Meu principal medo é não saber inglês e não falar italiano. Tem como desenrolar com o espanhol? Eles entendem o português? Obrigado e vou ler seu relato todo.

Cara, boa tarde! Sim, muitos falam inglês sim. Estude um pouco o italiano. No YouTube você tirando meia hora por dia já vai conseguir fazer um grande avanço. Italiano é gostoso de estudar. Espanhol só encontrei nos hotéis da rede Íbis. Português é nulo. Não existe praticamente. Mas dá pra se virar sim mesmo sem saber.

Abs

Link para o comentário
  • Membros

@vanio.tonussi 

RomasPass: como fiquei apenas 3 dias em Roma, só foi possível utilizar o RP apenas nas duas atrações inclusas no cartão. Sim, você tem descontos de 20% a partir da 3ª atração. Não sei quanto a questão de furar fila nessas outras atrações, acredito que tem sim algum benefício.

Horário do Café em geral que pegamos: 06h00 as 10h30. Mas a maioria começava as 07h. Na rede Íbis todos começavam as 06h.

Bilhetes de trem: www.trenitalia.com (existe o trenitalia.com.br que é uma "terceirizada" deles aqui no Brasil, mas não optei por eles).

Sim, tem o IOF (imposto) de 6,38% em qualquer compra internacional que fizer com cartão, seja pela internet ou lugar físico que esteja em qualquer parte do mundo. se você pagou 100 dólares em um produto, vai pagar 100 dólares do produto + 6,38 dólares de IOF. O meu cartão é da Caixa e ele tem a opção de escolher se quero pagar o valor da conversão no dia da compra. Acho isso muito interessante, pois assim você já sabe o quanto vai pagar no cambio. Meu outrao cartão do Santander não tem essa opção, apenas a tradicional forma de pagar no final do mês, o que pode ser um tiro no pé, pois você compra hoje algo de 100 dólares (com o dólar a 3,20 por ex.) e no dia do fechamento da fatura pode estar a 3,40, o que vai dar muita diferença.

Qualquer dúvida, pergunte.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Oie, acompanhando...rs , engraçado como as percepções são diferentes né! Eu só bebi água da fonte 🤣,  não achei os italianos simpáticos não, pelo contrário, algumas vezes me senti mto mal tratada até, com o jeito deles, e o assédio ao turista mto grande na maioria dos lugares! Presenciei situações desagradáveis com outras pessoas, assédio pesado mesmo em Roma! Vou me animar e escrever o meu! 😁

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Jackson! Andei um pouco sumida, mas estou de volta e acompanhando seu relato, que está muito legal! O meu irmão é fã de esporte também e acho que vai adorar ler! Ele adora visitar os lugares que estão relacionados a esportes (meu marido e eu não ligamos muito, engraçado).  Força aí pra continuar!

Também acho curioso o fato das percepções serem diferentes...Também só bebi água da fonte, mas lembro que quando fui a Espanha tinha lido que se podia beber água da torneira, mas o meu marido achou o gosto estranho e a gente acabou comprando água mesmo... Também achei o assédio aos turistas grande, mas talvez tenha sido a época que fui, muito mais cheia de visitantes, Veneza estava lotada! Achei os preços dos restaurantes de Veneza mais caros do que os de Roma (no geral)... e realmente os caras das floreszinhas são um porre!

Thati escreve o seu aí também!

Abraços!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...