Ir para conteúdo

Custo e Roteiro.. Europa Mochilão 15 a 20 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Me chamo Juninho, e sou desenhista, faço desenho para famosos e trabalho com isso. Estou planejando um mochilão com um amigo e uma amiga para a Europa na metade do ano, e queremos gastar o mínimo para aproveitar o máximo, mas como é a nossa primeira vez no mochilão e até mesmo na Europa, não temos experiência e precisamos de algumas informações de pessoas que já foram e possam dar algumas dicas. 

Teremos de 15 a 20 dias, em julho desse ano,  e já temos alguns lugares em mente para conhecer.

Pensamos em passar por França, Alemanha, Amsterdam, Polônia e Itália, e quem sabe Espanha, mas não está muito dentro de roteiro. 

Alguns lugares que temos em mente de conhecer seriam : Paris, Berlim, Amsterdam, Cracóvia, Roma, Milão, e talvez Madri!

Na Polônia temos o sonho em conhecer o campo de concentração Aushwitz, lugar que tem que estar dentro de roteiro. 

Dentro disso, tenho algumas dúvidas: Seria possível fazer esta viagem com em média 6 mil reais por pessoa ? Ficando em hostels, indo em pontos turísticos e passeis grátis, comendo em lugares baratos e ir mesmo para conhecer ?

 Qual maneira de deslocamento entre países é mais viável e econômica para esta viagem?

Quantos dias ficar em cada cidade e quanto gastaria em média por dia e na viagem? E seria possível ver todos esses lugares em 15 a 20 dias ou tenho que cortar alguns lugares?

Como sou desenhista, seria legal a possibilidade de até mesmo ganhar algum dinheiro desenhando em pontos turísticos, praças? 

Agradeco desde já a ajuda de todos!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

@Juninho Desenhos , fiz algumas simulações no Rome2Rio (https://www.rome2rio.com/pt/) e os trechos de trem (p.ex, entre Amsterdam e Paris) saem bem caros. Ônibus seria uma opção, mas demora mais e são poucas partidas por dia.

Fica difícil cumprir esse roteiro sem trechos aéreos. 

Uma opção é você fazer só Europa Central (Berlim, Dresden, Wroclaw, Cracóvia, talvez cidades da República Tcheca, da Eslovênia, Eslováquia...) e a outra é você se concentrar na Europa Ocidental (França, Holanda, cidades alemãs da parte oeste)... veja que a distância entre Paris e Berlim não é tão pequena assim.

Cobrindo uma área geográfica menor, seu orçamento ficará menos comprometido. Caso você se concentre na Europa Central, os deslocamentos internos/hospedagem/alimentação vão ser bem mais em conta. Porém a passagem para lá é mais cara.

Link para o comentário
  • Membros
5 horas atrás, Juninho Desenhos disse:

Dentro disso, tenho algumas dúvidas: Seria possível fazer esta viagem com em média 6 mil reais por pessoa ? Ficando em hostels, indo em pontos turísticos e passeis grátis, comendo em lugares baratos e ir mesmo para conhecer ?

Praticamente impossível.

Julho é alta temporada, com as passagens para a Europa custando mais de 4 mil Reais por pessoa, isto se tiver sorte, por que dando uma olhada rápida, não achei nada por menos de R$ 4.500 em Julho.

Descontando a passagem, lhe sobrariam 2 mil Reais, ou uns 475 Euros para tudo o resto.

uma diária em um hostel custa em média 20 euros nestas cidades, então 15 dias custariam 300 Euros.

Sobrando 175 Euros ou uns 11 Euros por dia para você comer. Sendo muito econômico, se você passar a viagem toda a base de miojo, ou lanche barato comprado na rua ou supermercado, até dá para sobreviver com 11 gastando 11 euros por dia com comida, mas você não teria folga nenhuma, se não gostar do sabor do miojo, já era, você não terá dinheiro para outra coisa, rsss

Eu recomendaria pelo menos uns 20 Euros por dia para você gastar com comida.

Tem ainda as passagens entre as cidades, que são muitas e algumas bem distantes entre si, fazendo uma conta bem por cima, eu acho que vai pelo menos uns 200 Euros em passagens locais lá na Europa.

 

Link para o comentário
  • Membros

Com um orçamento de 6 mil, eu sugeria a vocês tentarem fazer esta viagem em outra data que não seja alta-temporada.

Por exemplo, viajando em maio, agosto ou setembro, Janeiro, fevereiro, você consegue achar alguns dias onde a passagem para Europa custando R$ 2.500.

Se conseguir comprar uma passagem custando R$ 2.500, fazer uma viagem de 15 dias com 6 mil reais se torna possível e viável, mas se tiver que pagar 4 mil reais só nas passagens, é praticamente impossível você conseguir passar 15 dias lá sem ter que dormir na rua ou passar fome se não conseguir nada em troca dos seus desenhos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Juninho Desenhos Oii! Pretendo fazer o "Leste europeu" (Praga, Viena, Budapeste + Berlim) em Julho. 

O estilo de viagem também seria esse, hostel, passeios e alimentando em lugares barato, mas também não deixando de experimentar a culinária local.

A vantagem dessas cidades que os deslocamentos podem ser de onibus, sendo mais econômico e não perdendo tanto tempo na estrada.

Se interessar podemos trocar ideias!

Abraço

Link para o comentário
  • Colaboradores

Teremos de 15 a 20 dias, em julho desse ano,  e já temos alguns lugares em mente para conhecer.
Ver tudo isso em 20 dias é impossível, especialmente a Polônia que fica fora de mão. Vai precisar de avião e fica correria.

Na Polônia temos o sonho em conhecer o campo de concentração Aushwitz, lugar que tem que estar dentro de roteiro.
Jamais chame de o lugar de "campo", é um memorial. Cuidados que os polacos podem se ofender com isto.

Dentro disso, tenho algumas dúvidas: Seria possível fazer esta viagem com em média 6 mil reais por pessoa ? Ficando em hostels, indo em pontos turísticos e passeis grátis, comendo em lugares baratos e ir mesmo para conhecer ?
Se você consegue uma super oferta sim, mas praticamente impossível com as passagens do Brasil-Europa

Qual maneira de deslocamento entre países é mais viável e econômica para esta viagem?
Esqueça ônibus noturnos, vai "matar" o dia seguinte, no teu caso é avião mesmo.

Quantos dias ficar em cada cidade e quanto gastaria em média por dia e na viagem? E seria possível ver todos esses lugares em 15 a 20 dias ou tenho que cortar alguns lugares?
Somente você saberá quanto gastar, já fiquei com 10 Euros por dia em vários lugares da Europa, mas depois de viajar muito para aprender
Quer um roteiro lógico?
Madri, Paris, Ams, Berlim e Cracóvia (tudo de avião)

Como sou desenhista, seria legal a possibilidade de até mesmo ganhar algum dinheiro desenhando em pontos turísticos, praças? 
Esquece, a Europa não é Brasil ou Ásia, vão ti pegar.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
Em 24/01/2018 em 13:51, Juninho Desenhos disse:

Como sou desenhista, seria legal a possibilidade de até mesmo ganhar algum dinheiro desenhando em pontos turísticos, praças? 

Complementando o colega acima,

Em cada praça de cidade grande lá na Europa geralmente há uns 3 ou 4 desenhistas nativos fazendo desenhos e caricaturas, então você tem que concorrer com eles.

Este pessoal geralmente também é muito competitivo, e faz de tudo para manter o ponto, assim que eles virem alguém novo concorrente na área, algum deles vai vir conversar com você e assim que descobrir que você é estrangeiro e que está trabalhando lá, a primeira coisa que vão fazer é chamar a polícia.

Assim como  acontece no Brasil, o pessoal que trabalha nas ruas e praças é alvo frequente de "levar gerais" da polícia, e você sendo brasileiro, com visto de turista, não pode trabalhar lá na Europa.

Então se quiser tentar ganhar uns trocados com seus desenhos na rua, faça por sua conta e risco, e dê um jeito de "desaparecer" ao primeiro sinal de aparecer polícia ou fiscalização.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros
10 horas atrás, lydiaazevedoo disse:

@peresosk , dá pra fazer este roteiro que tu indicas com 8 mil reais em um período de baixa temporada( janeiro), por 15 dias?

depende...

Janeiro não é totalmente baixa temporada, entre 10 de Dezembro e 20 de Janeiro é considerado alta temporada, e as passagens costumam ser bem caras, dificilmente custam menos de 4 mil Reais.

Mas se você conseguir viajar na segunda quinzena de janeira, aumenta muito as chances de você conseguir uma passagem que não custe uma fortuna.

Mas pessoalmente eu não iria a Polônia em Janeiro, é frio demais!! As temperaturas chegam a -15ºC, e atrapalham um monte tudo o que você for fazer por lá.

Mas vamos a algumas continhas simples:

Janeiro é inverno e super frio na Europa, você gasta mais com roupa de frio, comida e ingressos, pois não dá para ficar mais de 30 ou 45 minutos na rua sem estar desesperado para entrar num  lugar quentinho longe do frio, vento e chuva congelante.

Então 65 Euros(hostel, alimentação, metrô e ingresso) x 15 dias  = 975 Euros.

Visitando 4 cidades diferentes nestes 15 dias, você vai ter que pegar 3 ou 4 trens, ônibus ou voos internos lá, sem saber datas e cidades, eu chutaria uns 200 Euros nisto.

Totalizando 1.175 Euros, que dariam uns R$ 5.600 pela cotação de hoje.

Se você tiver sorte e conseguir uma passagem por uns R$ 2.500, totalizaria uns R$ 8.000 e ficaria no limite do seu orçamento.

Só que você ainda precisa contratar um seguro saúde que obrigatório, que vai lhe custar uns 200 ou 300 reais, como é inverno, e vai estar super frio, você precisa comprar roupas e calçados adequados para enfrentar um frio de 0ºC, e dependendo do que você precisa comprar e de onde você resida, pode gastar facilmente 1 mil reais nisto.

E também é recomendável ter uma reserva para imprevistos, vai que você pega um resfriado e precisa comprar remédio lá, facilmente gasta-se 20 ou 30 euros (150 a 200 Reais) na farmácia, ou então o seu voo atrasa e chega muito tarde em alguma cidade, e ai você precise pegar um táxi de 50 Euros (R$ 250) para ir ao seu hostel ao invés de ir de ônibus que custaria 5 Euros (R$ 25) ...

Ou seja, 8 mil reais até dá para 15 dias, mas você precisa conseguir uma passagem barata, custando menos de R$ 2.500 e mesmo assim você estaria no limite do limite do seu orçamento, qualquer imprevisto poderia deixar você sem dinheiro nos últimos dias de viagem.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...