Ir para conteúdo

[Arquivo] Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros
Olá Sérgio, sou eu mais uma vez...agora precisando de dicas bolivianas...

eu vou fazer esse percurso, La Paz / Uyuni logo no meu terceiro dia de viagem...então aqui vão minhas perguntas:

 

1) Você foi de ônibus...pela cia. Omar não? O ônibus é muito ruim ou são as estradas que atrapalham a viagem? Precisa comprar a passagem com muita antecedência? Onde comprar? O ônibus sai que horas e chega que horas? Tem que trocar de busão em Oruro ou vai direto?

 

2) Você tentou comprar a passagem de trem de oruro até uyuni e não conseguiu ou não pensou na hipótese?

 

3) A que horas saem os passeios para o Salar? Dá tempo de comprar no dia?

 

4) Como está o tempo por aí ? Chego daqui um mês...

 

Desde já agradeço...Ah, e muito obrigado, também, pelas dicas de Arequipa, foram extremamente úteis, valeu!!

 

Até mais!!

Abraço.

 

Juliano Paes

 

Fala Juliano!!

 

Vamos às suas perguntas:

 

1) Sim, fui pela companhia Omar, que foi indicada pela mulher do balcão de informações turísticas bem na entrada do terminal de ônibus em La Paz. Cara, as estradas é que atrapalham. Mas o ônibus também não é grandes coisas. Mas nada que não dê para encarar, fique tranquilo. O importante é que pegamos ônibus várias vezes na Bolívia e Peru, sempre despachando nossas mochilas para os porta-malas e nunca "sumiu" nada.

O trecho La Paz-Uyuni tem umas 3 horas de estrada de terra, que complicam um pouco o ato de dormir e atrasam bastante a viagem, que poderia ser muito mais rápida (12 horas).

 

Com relação à antecedência seria bom que você comprasse 1 dia antes ou na tarde que você vai viajar, mas não se preocupe muito com isso, a não ser que você esteja em alta temporada. Compramos tranquilamente com 1 dia de antecedência. Você compra no terminal de ônibus mesmo, que só existe 1 em La Paz. Já te informo que nas rodoviárias você sempre vai ter que comprar o direito de usar o terminal, que normalmente é 1 ou 1.5 bolivianos (barato) mas você tem que ter para poder usar o terminal. Mas não é problema, você compra no terminal mesmo, em um quiosque no meio da rodoviária, geralmente não tem fila e não tem limite.

 

Nós pegamos o ônibus 19h00 e chegamos umas 7h00 do outro dia (12 horas de viagem). É claro que o ônibus sempre sai 15 ou mais minutos atrasado, como já li em uma revista, pontualidade não existe no vocabulário boliviano nem peruano. Exceto nos trens da Peru Rail. Portanto, relaxe quanto aos horários mas não corra o risco de perder o ônibus, alguns (raros) saem na hora.

 

O ônibus faz várias paradas no caminho, para baños (banheiros), inclusive em Oruro. Mas você não troca de ônibus, sua passagem é para Uyuni, direto. Em Uyuni não há rodoviária (pelo menos não vi, em meio ao pó daquela cidade), você irá descer na porta da agência do ônibus, onde sugiro já descer e comprar o ingresso para a volta, que não é tão simples de conseguir como em La Paz, que tem mais oferta de companhias.

 

2) Cara, fiquei sabendo dessa história de trem por uma mochileira no aeroporto de Cochabamba, já voltando para o Brasil. Mas ela disse que vale MUITO a pena, até porque não é muito mais caro (uns 20 bolivianos a mais) e é super confortável. Diz ela que dormiu feito uma pedra.

 

Quanto a mim, no trajeto Uyuni-Oruro depois do salar, o ônibus da volta parecia até melhor que o da ida, até que juntou um monte de boliviano no corredor. Não entendi nada, até que o ônibus arrancou assim mesmo e as pessoas do meio se sentavam no chão ou ficavam em pé mesmo.

Deu pena ver que aquelas pessoas deveriam pagar um preço menor e não tinham nem lugar para sentar. Inclusive bolivianas com filhos/filhas nos braços.

Além de ser sacanagem com aquelas pessoas foi também com a gente, porque é difícil dormir quando se tem um monte de boliviano toda hora encostando na sua perna ou na sua cabeça, e quando se tem bolsas guardadas nos espaços em cima, ficamos com medo de roubarem se nós dormissemos.

 

Resumindo a ladainha, se você for voltar para o norte da Bolívia (diga-se Oruro ou La Paz) opte pelo trem! Muito mais confortável por todos esses fatores.

 

Ah! O trem só vai de Uyuni até Oruro. Se quiser ir para La Paz ou Cochabamba, tem que pegar ônibus de lá, mas aí já são melhores (fomos para Cochabamba pela Naser, mas para La Paz recomendaram a Transazul) e não tem pessoas no corredor.

 

3) O passeio de 1 dia ao Salar começou, se me lembro bem, umas 10h30-11h00. Voltamos e já estávamos em Uyuni umas 17h45. Pegamos no mesmo dia do passeio um ônibus para Oruro às 20h00, pela compahia 16 de julho (relato na resposta 2).

 

Quanto a comprar no dia, acho que sim, pois existem umas 1000 agências de turismo lá em Uyuni. A cidade gira em torno do turismo, como Cusco. Mas se tiver a chance de comprar em La Paz eu recomendo, como nós fizemos, para chegarmos mais tranquilos. Pagamos 28 dólares cada um pelo passeio de 1 dia. Em La Paz se vende todos os passeios para Uyuni (1,2,3 dias), dá para se pesquisar preços também. É claro que sairá mais caro do que se vc for negociar em Uyuni, mas é o preço da segurança.

 

4) Infelizmente já estou no Brasil.

Mas seguem algumas dicas para o salar:

 

- Não se esqueça, em hipótese alguma, do ÓCULOS DE SOL. O salar reflete as luzes do sol e você não vai aproveitar nada sem os óculos. Se esquecer compre um por lá, em Uyuni.

 

- Leve protetor solar e água;

 

- Se for pelo passeio de 3 dias, todos falam que é muito frio no salar, leve bons agasalhos, incluindo os tais underwear, que você encontra nas grandes cidades (La Paz, Cusco, etc). São baratos e por serem colados às pernas, esquentam bem. Só não são bonitos. Na Bolívia e Peru os dias são normalmente ensolarados e de noite sempre faz frio. Não se esquece dos gorros e luvas, principalmente em La Paz (não perca o Chacaltaya, nota 10);

 

É isso aí.

Quantos aos agradecimentos, por nada! É sempre um prazer ajudar, até porque eu também usei muita informação do pessoal para minha viagem.

 

Abraços e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Estou desafiando os companheiros mochileiros a levar uma bandeira do Brasil decente para o salar, pois a que vi lá só não está pior que a de Israel.

 

A foto do link abaixo fala mais que outras 950 palavras.

 

http://images.matuto.multiply.com/image/6/photos/11/orig/7/nick-cocha%20031.jpg?et=WEvvvh%2C5To6VghzXpzCZaA

 

Se forem apelar e levar uma mega bandeira, levem uma mega bandeira da Bolívia também, senão dá problema.

Ou levem uma da Petrobrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

arthurbelino,

 

San Pedro de Atacama é IMPERDÍVEL!! Estive lá em maio de 2006, fiquei 4 dias, mas 3 são suficientes. Eu fiz os seguintes passeios:

Salar de Atacama + Lagunas Altiplanicas + vilarejo de Toconao (1 dia), Geiseres del Tatio + povoado de Machuca + Vale da Morte/Vale da Lua (1 dia)

Termas Puritama (este passeio é legalzinho, mas não é nada d+..)

Ah, de San Pedro de Atacama para Santiago são 24 horas de viagem no ônibus (se bem q a nossa durou pouco + de 23 horas), e saiu por 34.200 pesos chilenos, fizemos com a Turbus e a viagem foi super confortável.

Com certeza vc consegue mais informações no fórum sobre o Chile!!

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sergio...

 

Preciso de uma dica sua.

 

Será que consigo comprar roupas técnicas para trekking e montanhismo em La Paz.

 

Vc disse que dá pra comprar Underwears por lá.

 

Perguntei pra um monte de gente e me responderam que eu somente iria

conseguir comprar roupas de lã, alpaca e lhama.

 

Será que lá vende roupas boas tipo Anoraks de boa fabricação e tudo mais.

 

Estava pensando em deixar pra comprar lá:

 

1 Mochila Attack

 

1 Tenis Bom

 

1 Calça Térmica

 

1 Par de Bastões de trekking / neve

 

1 Par de Crampons

 

1 Par de luvas Polartec

 

1 Par de luvas Impermeáveis

 

 

Será que tem algum lugar ou loja que trabalhe com produtos de ótima

qualidade mesmo ???

 

Quero comprar produtos de boas marcas e nada de falsificado.

 

Será que consigo essas coisa por lá ???

 

Agradeço se puder me ajudar.

 

Abraço

 

Leo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Leo!

Foi mal a demora...

Cara, em La Paz eu até procurei por lojas de equipamentos de camping e aventura, mas não encontrei nada decente.

 

O underwear que eu comprei foi em Cusco. Em Cusco você vai encontrar lojas excelentes de equipamentos para trekking e aventura. Vimos uma loja especializada com mochilas excelentes em uma das ruas que dão para a Plaza das Armas. Vi os bastões também (aqueles da Kailash). Mas como eu não estava procurando por nada além do underwear não procurei muito. Não sei se você vai encontrar tudo que você quer, principalmente se procurar por marcas específicas. Vimos mochilas com marcas desconhecidas para nós brasileiros mas com aparência e acabamento excelentes por uns 100 soles (1 dólar = 3.16 soles). Você vai achar também excelentes isolantes térmicos, mas são um pouco caros (tinha uns de pluma de ganso de uns 100 dólares).

 

Mas se você não for passar em Cusco eu não recomendo arriscar para comprar em La Paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, fui a última vez pro salar em maio de 2006. Fiz o tour de 4 dias, mas voltamos no final do terceiro dia mesmo. Acho que não dá pra vc ir com o tour até Atacama e depois voltar 2 dias depois sem pagar (como se já tivesse incluído no tour). No meu caso, na manhã do terceiro dia, um casal que estava com a gente ficou na divisa com o Chile e seguiu pra São Pedro de Atacama. O local onde deixamos eles é num posto de fronteira, onde se juntam quem vem de São Pedro e quem vem de Uyuni.

Íamos voltar para Uyuni no quarto dia pela manhã, mas resolvemos que não haveria problema em chegar a tardinha em Uyuni e optamos por não dormir ´no vilarejo do terceiro pro quarto dia e seguimos direto a Uyuni. Foi muito legal o salar, mas voltando no terceiro dia foi um pouco cansativo, pois ficamos dentro do carro por umas 12 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Xará Leo, realmente não vi roupas proprias pra treking, agora vi cada casaco bruto, não era de lã mas me parecia contrabando, parecia uma roupa de astronalta. Um colega comprou e achou maravilhoso. Agora naquele camelozinho que fica numa rua proxima a Calle Murilo, centro de La Paz tem divérsos equipamentos clonados (risos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá amigos mochileiros,

 

Vou viajar em novembro para a Bolívia e queria saber mais informações sobre as opções de transporte de Sucre a Potosí e de Potosí a Uyuni. Pelo que li até agora as estradas são horríveis, beiram despenhadeiros e só se pode fazer o trajeto em ônibus caindo aos pedaços. É tão ruim assim?

 

Já vi também, pelos relatos postados, que o trajeto desde La Paz, passando por Oruro, até Uyuni de trem é mais seguro, mas eu gostaria de partir de Santa Cruz, para me acostumar com a altitude aos poucos e também conhecer estas outras cidades (Sucre e Potosí), já que voltarei ao Brasil por La Paz.

 

Será que alguém poderia me dar umas dicas?

 

Obrigada!!! Na volta contarei como foi...

 

Dani.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...