Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Postado
  • Membros

Fala galera ! ::sos::

Eu sei que a maioria que acessa o mochileiros ou que está sempre com o pé na trilha e conhecendo novos lugares tem alguma noção de companherismo, preservação, respeito e ecologia.

Estou escrevendo esse post porque acho que podemos fazer algo mais para não deixar os imundos dominar nossas trilhas e cachoeiras.

Algum tempo atrás tínhamos um grupo que fazia limpeza em acampamentos selvagens e trilhas. Não saíamos varrendo e passando pano a trilha, mas o grosso da sujeira a gente recolhia e depositava na lixeira mais próxima.

Outro exemplo é o Caneco Verde em Paranapiacaba (SP), sempre esbarro com ele com enormes sacos de lixo. Sem ajuda ou custo de ninguem, infelizmente.

Minha sugestão, era fazer grupos pelo Brasil e uma vez por mes ou a cada dois meses, marcar um passeio para recolher o lixo.

Tambem seria legal dividir os custos de confecção de placas ou avisos.

Outras idéias tambem são bem vindas.

Tem mais gente que pensa assim ou é viagem minha ?

abraços

• Respostas 118
  • Visualizações 40.2k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Raffa, existe sim pessoas que pensam como você.

Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas.

Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas.

Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome.

Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.

Postado
  • Membros

Bela iniciativa Raffa! Transformei em tópico global, assim aparecerá em todos os fóruns! ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Bom dia Raffa e galera!!!

Podem contar comigo e com meu namorado!

So não poderemos nos dias: 21, 22 e 28.

Vou dar uma pesquisada em locais, onde vocês sugerem?

Abraços!!

Regina Porto

Postado
  • Autor
  • Membros

Legal Otávio !

Eu não conhecia esse trabalho. Devem existir vários pelo Brasil.

Acho que podemos usar o mochileiros.com para trocar informações de grupos, experiencias e divulgação de datas tambem.

Valeu Silnei ! Aqui no mochileiros fiz e tenho grandes amigos e sei que existem muitas outras pessoas do bem

abraços

::otemo::

Raffa, existe sim pessoas que pensam como você.

Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas.

Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas.

Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome.

Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.

Postado
  • Membros

Muito boa a iniciativa, se tiver algum grupo no Vale do Paraíba/SP to dentro

Postado
  • Membros

Na verdade eu costumo fazer isso nos lugares que eu vou, numa chácara em Piracaia, volta e meia saio recolhendo o lixo que os pescadores deixam na beira da represa, é super triste...

Mas eu também topo a idéia de montar um grupo pra isso, Raffa! Contem comigo!

Postado
  • Membros

Raffa

Bela iniciativa. Estou dentro.

Eu tbm costumo trazer além do meu lixo, o que encontro pelo caminho.

Abração

Postado
  • Membros

show de bola o tópico

Pra quem gosta, existe um projeto chamado "Clean Up the World" que promove todo ano o Dia Mundial de Limpeza do Litoral

Acontece sempre em setembro, e segundo informações do site, esse ano será entre 17 e 19/09.

É um negócio gigante, milhares de pessoas retiram toneladas de lixo em mais de 120 países

http://www.cleanuptheworld.org/en/Activities/clean-up-the-world-weekend-2010.html

Nunca participei e ainda não achei nada organizado para o Brasil esse ano, mas se achar posto aqui pro pessoal, já que tenho interesse de participar

Embora sempre em minhas viagens recolho meu lixo e o dos outros

A idéia é deixar o local visitado melhor do que quando vc encontrou !!

abraço a todos !

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Galera !!

Valeu o apoio e as respostas.

Fala Rafa, esse site Clean Up é uma boa iniciativa, vi que no Brasil tem um representantes. Se rolar esse evento por aqui, tambem podemos divulgar e participar

Ano passado a gente fazia assim:

Alguem da turma informava alguma cachoeira, camping e trilha abandonada. Depois marcava uma data, convidavamos os amigos e seguiamos para o local.

Cada um levava um saco de lixo e um saco daqueles de farinha (só o de plastico rasga facil numa trilha) e luvas.

Depois de recolher, deixavamos na lixeira mais próxima.

fácil !! e a sensação de que fez algo bom pelo meio ambiente não tem preço.

Se nos organizarmos, podemos desorganizar diria o grande Chico Science, serve até como protesto.

Tipo, fariamos uma trilha (cachoeira ou parque ou praia) bimestral no municipio ou no Estado na sua região e uma trilha semestral ou anual para a galera de outras regiões se encontrar em alguma trilha do Brasil.

Depois de recolher os lixos, podemos pesar, tirar a foto e fazer um ranking de lugares mais sujos.

Tambem podemos fazer placas de avisos em locais de acampamentos, trilhas, cachoeiras. Dicas são bem vindas para confecção desse material (madeira, resina, plastico, eva, etc) e mensagem.

Não sei se tambem é bom criar regras, como numero limitado de pessoas durante a limpeza ou quem sabe, tomara, fazer dois grupos no mesmo dia rss.

Se alguem conhecer outros grupos que fazem isso ou mais idéias, postem

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.