Olá viajante!
Bora viajar?
Santiago - San Pedro de Atacama - Uyuni - 13 dias (com muitas fotos)
- Respostas 55
- Visualizações 23.8k
- Criado
- Última resposta
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Viagem Chile – Bolívia (Julho/2010)
(Santiago – San Pedro de Atacama – Salar de Uyuni)
Antes de iniciar o relato de viagem, registro aos colegas mochileiros que eu sou um “mochileiro de primeira viagem”. Embora tenha viajado bastante mundo afora e inclusive morado em alguns desses lugares (América do Sul, EUA, Canadá, Europa) nos últimos anos – sempre sem a intervenção de operadoras de turismo, porque falo algumas línguas, o que me facilita as coisas --, confesso que, talvez por circunstâncias da vida (viajar sempre com a família, pais mais velhos alugando carro pela Europa etc.), jamais havia feito viagem com mochila nas costas.
Foram memoráveis 13 dias e 12 noites de viagem. Viajamos juntos eu, minha irmã e o namorado dela. A viagem foi excelente e teve a seguinte disposição:
Santiago – 2 noites;
San Pedro de Atacama – 4 noites;
Tour Uyuni – 3 noites, 4 dias (ida e volta pra San Pedro);
San Pedro de Atacama – mais 1 noite;
Santiago – 2 noites.
Para efeito de câmbio e valores, considerar: 1 USD = 1,90 BRL = 520 CLP = 7 BOL. Foram as taxas de câmbio com as quais me deparei.
Levei cash (dólares para cambiar, reais para o duty-free e uns euros que sobraram da viagem anterior, mas nem os usei) e cartão de crédito com limite generoso, mas apenas por segurança, porque praticamente não o usei, apenas quando havia dificuldade em cambiar. No Chile, quase tudo se pode pagar com cartão de crédito. Na Bolívia, absolutamente nada, nem mesmo com caixas automáticos para sacar dinheiro estavam funcionando em Uyuni, como adiante relatarei.
Até pensei em usar travel money, mas tenho bastante experiência em levar cash no porta-dolar, nunca tive qualquer problema. Acho que, no final, foi bom não levar travel money porque pagar com cartão as “contas caras” da viagem (hotel, passeios turísticos) normalmente faz perder a barganha do pagamento en effectivo o al contado (ou seja, à vista). E raramente há caixas eletrônicos para sacar dinheiro com facilidade nessas regiões mais inóspitas.
Apart Hotel em Santiago
Editado por Visitante