Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Santiago - San Pedro de Atacama - Uyuni - 13 dias (com muitas fotos)

Postado
  • Membros

Viagem Chile – Bolívia (Julho/2010)

(Santiago – San Pedro de Atacama – Salar de Uyuni)

Antes de iniciar o relato de viagem, registro aos colegas mochileiros que eu sou um “mochileiro de primeira viagem”. Embora tenha viajado bastante mundo afora e inclusive morado em alguns desses lugares (América do Sul, EUA, Canadá, Europa) nos últimos anos – sempre sem a intervenção de operadoras de turismo, porque falo algumas línguas, o que me facilita as coisas --, confesso que, talvez por circunstâncias da vida (viajar sempre com a família, pais mais velhos alugando carro pela Europa etc.), jamais havia feito viagem com mochila nas costas.

Foram memoráveis 13 dias e 12 noites de viagem. Viajamos juntos eu, minha irmã e o namorado dela. A viagem foi excelente e teve a seguinte disposição:

Santiago – 2 noites;

San Pedro de Atacama – 4 noites;

Tour Uyuni – 3 noites, 4 dias (ida e volta pra San Pedro);

San Pedro de Atacama – mais 1 noite;

Santiago – 2 noites.

Para efeito de câmbio e valores, considerar: 1 USD = 1,90 BRL = 520 CLP = 7 BOL. Foram as taxas de câmbio com as quais me deparei.

Levei cash (dólares para cambiar, reais para o duty-free e uns euros que sobraram da viagem anterior, mas nem os usei) e cartão de crédito com limite generoso, mas apenas por segurança, porque praticamente não o usei, apenas quando havia dificuldade em cambiar. No Chile, quase tudo se pode pagar com cartão de crédito. Na Bolívia, absolutamente nada, nem mesmo com caixas automáticos para sacar dinheiro estavam funcionando em Uyuni, como adiante relatarei.

Até pensei em usar travel money, mas tenho bastante experiência em levar cash no porta-dolar, nunca tive qualquer problema. Acho que, no final, foi bom não levar travel money porque pagar com cartão as “contas caras” da viagem (hotel, passeios turísticos) normalmente faz perder a barganha do pagamento en effectivo o al contado (ou seja, à vista). E raramente há caixas eletrônicos para sacar dinheiro com facilidade nessas regiões mais inóspitas.

20100805213143.JPG

Apart Hotel em Santiago

Editado por Visitante

• Respostas 55
  • Visualizações 23.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

31/07 – Sábado – dia 11

A noite no Hostal Katarpe foi excelente, com calefação. Dormimos feito anjinhos, pois a soneca vespertina não havia sido capaz de tirar o sono pra noite. Acordamos às 8h e tomamos café com calma. Eu tomei café primeiro e depois fui à Atacama Mística para descascar, fiz uma carta com reclamação e me prometeram responder na semana seguinte. Até agora (depois de uma semana), evidentemente, nada!

O encarregado disse que avaliariam a possibilidade de devolver parte do dinheiro. Simplesmente disse-lhe que não queríamos dinheiro, mas respeito; nada mais!

O transfer (Licancabur) de San Pedro de Atacama para Calama chegou pontualmente às 10h, como combinado. Fomos ao aeroporto e pegamos o vôo às 13h30min na Lan Chile, chegando em Santiago às 15h35min.

Seguimos para o centro de táxi (15.000 CLP, não tem choro – você até pode tentar pegar um taxi não-oficial, mas estávamos fartos dos problemas bolivianos, tudo era farra...). Tudo bem, foi caro mas nosso taxista era um sujeito super alto-astral, com um papo excelente.

Fizemos check-in no “Windsor Suítes Hotel” (calle Victoria Subercaseaux, 65 – estação de metrô Universid Católica – linha 1 vermelha) e fomos ao Parque Arauco (estação Escuela Militar). Sobre o casaco que eu queria comprar da The North Face, relatei acima. Em compensação, havia muita roupa bacana (em especial Polo Ralph Laurent em promoção)! Lanchamos por lá mesmo e voltamos de táxi para o hotel. Dormimos muito bem.

01/08 – Domingo – dia 12

A programação inicial para esse dia era a seguinte: acordar bastante cedo, tomar café no hotel para subir a El Colorado para esquiar. Ida e volta no mesmo dia com a empresa Ski total (aprox. USD 150). Existe um pacote de El Colorado (Programa Aprende a Esquiar) que inclui equipamento (menos a roupa), ticket de andarivel, 1,5h de aula grupal (31.000 CLP). Pegar metrô Linha 1 (vermelha) e descer na “Escuela Militar”, caminhar 200m até a Galeria Omnium (Apoquindo 4900 Loc. 37 al 46, Las Condes). Chegar nesse endereço umas 07h20min. Retorno da estação à tardinha.

Nada disso foi feito. Também não visitamos vinícolas nem fomos a Viña del Mar e a Valparaíso. Simplesmente ligamos o f-se. Já conhecíamos, à exceção do namorado de minha irmã (que estava cansado e não se importava), todos esses lugares. Preferimos ficar em Santiago, flanar pelos ruas. E assim fizemos.

Primeiro andamos bastante pelas ruas do bairro Lastarría. Depois pegamos o metrô porque eu queria caçar o famigerado casaco – que não comprei em San Pedro de Atacama na esperança de pagar mais barato em Santiago – no shopping Alto Las Condes. Nada feito! Almoçamos por lá e voltamos pro hotel de noitinha. Táxi até a estação Los Dominicos (1.500 CLP pros três) e depois mais 500 CLP nada pelo bilhete de metrô.

Saímos pra jantar no restarante Victorino (calle José Victorino Lastarria, 138 – indicação Folha de São Paulo), que fica a pouquíssimas quadras do nosso hotel. Comemos camarões empanados com um molho picante de entrada (4.800 CLP), 1 garrafa de bom vinho (Cousino Macul Antiguas Reservas por 8.500 CLP) e comi um belo filé alto envolto em jamón serrano e purê de milho e manjericão ao molho Late Harvest (6.500 CLP). Uma maravilha. Depois partimos – eu e o cunhado – pras cervejas artesanais típicas do restaurante.

Minha irmã pediu um Salmão “negro” com arroz de castanhas e o namorado dela um côngrio delicioso (provei de todos). Uma beleza de lugar, jovial, cheio de estudantes (fica relativamente perto da Universidad del Chile). A conta: não lembro exatamente, mas agora como uns 40.000 CLP. Não se come assim, a esse preço, no Brasil...

02/08 – 2a-feira – dia 13

Voltamos na noite anterior pro hotel (restaurante Victorino a 100 metros do hotel) bem felizes. Dormi rápido e acordei às 4h da manhã. Banho rápido, peguei o táxi (previamente agendado – 12.000 CLP) para o aeroporto às 4h30. Estava muito frio, com muita neblina, cheguei ao aeroporto às 5h e fiz check-in pro vôo das 7h para retornar ao Brasil. Claro que, como refresco para as privações bolivianas, tive o grande luxo de – com milhagem – voltar de classe executiva (com direito a sala vip, tratamento especial no avião etc.). Nada de mochileiro, mas valeu a pena! E como valeu!

BALANÇO DA VIAGEM:

Toda a viagem foi excelente. Foram 13 dias de diversão, de muitas paisagens espetaculares. Tivemos o imbróglio boliviano, é verdade, mas -- parafraseando Pessoa -- tudo vale a pena se a alma não é pequena! O que seria da vida sem essas aventuras? Se você tem espírito aventureiro, está preparado para emoções e, quem sabe, algumas privações, recomendo toda a viagem. Por outro lado, se quer conforto, tem mais idade, prefere a segurança, fique em San Pedro de Atacama (e não siga pra Uyuni), pois em San Pedro há hospedagem desde 10 USD por noite até 500 USD a diária, atende a todos os bolsos. As paisagens atacamenhas são maravilhosas e também imperdíveis.

Fico à disposição para perguntas e questionamentos. Espero ter contribuído para os inúmeros mochileiros e viajantes ávidos por informação um pouco mais detalhada e floreada.

Postado
  • Membros

E ai emargotto,

parabens pela Trip, belas fotos ( ai deu aquela vontade de ter ido ao Atacama),

mais to (tentando) imaginando aqui o aperto que vcs passaram, que medo, porque Bolivia é tensao.

O Relato realmente ficou muito bom.

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros
E ai emargotto,

parabens pela Trip, belas fotos ( ai deu aquela vontade de ter ido ao Atacama),

mais to (tentando) imaginando aqui o aperto que vcs passaram, que medo, porque Bolivia é tensao.

O Relato realmente ficou muito bom.

Abraço

Valeu, Pedro. Tentei ser fiel aos fatos, embora seja bem difícil porque depois de passar pelos momentos de alta tensão umas pessoas tendem a exagerar e outras simplesmente "tiram por menos", ou seja, apenas dão boas risadas do ocorrido. Eu acho que sou mais do segundo grupo. Na hora do ocorrido, foi duro administrar a situação com calma. Mas agora, como disse, tenho histórias pra contar pros netos. A Bolívia vale a pena, desde que você esteja preparado pro que der e vier, pois o país -- infelizmente -- não possui qualquer estrutura.

Abraço.

Edimar.

Postado
  • Membros

Oi Edimar,

Parabéns pelo relato, muito completo, além do mais uma leitura super agradável!

Quero agradecer por compartilhar sua experiência, sei que deu um trabalhão, mas saiba que vai ajudar muito!!!

Em setembro também embarcaremos em uma aventura, começando em Cuzco e descendo até Santiago. Ao todo serão 34 dias de Peru, Bolívia e Chile.

Iremos para Uyuni a partir de La Paz, tomaremos o trem em Oruro, chegaremos pela madrugada em Uyuni, por volta de 2:30, e só partiremos para o tour do Salar na manhã seguinte. Pelo que você falou, acho que este dia em Uyuni vai ser meio perdido... Porém não tenho muita escolha, pois não vai dar para chegar e imediatamente embarcar no tour. Talvez vai ser útil para comprar o necessário para passar os 3 dias no deserto e aproveitar para descansar, vai saber o que o destino nos reservará para os 3 dias seguintes rsss...

Em San Pedro, estamos planejando ficar 5 dias, pelo seu depoimento acho que teremos bastante atividade e a cidade me pareceu ser bem agradável, certo ?

Depois, já finalizando a viagem, teremos 7 dias para dividir entre Santiago e arredores, pensei também em dar uma esticadinha até Mendoza. O que você recomenda desses lugares? Sei que desta vez você não foi a Viña del Mar e Valparaíso, mas mencionou que conhece as duas cidades... E Mendonza você conhece? Estou com medo de ficar muito corrido e acabar não aproveitando direito nenhum lugar. Gostaria que você me desse uma sugestão de como dividir esta última semana.

Uma pena que eu ainda não consegui visualizar suas fotos, não sei o que está acontecendo, mas está dando erro. Amanhã vou tentar de outro PC.

Bjs,

Fabi.

Postado
  • Membros

Ola Edimar...

Parabéns... Seu relato é rico e ate sensitivo em algumas partes!

Tenho apenas uma pergunta, em seus 13 dias de aventura você poderia estimar um valor em reais? Uma media que seja! Somente gasto com a viagem e nao compras!

Ficaria muito grato!

Postado
  • Autor
  • Membros
Ola Edimar...

Parabéns... Seu relato é rico e ate sensitivo em algumas partes!

Tenho apenas uma pergunta, em seus 13 dias de aventura você poderia estimar um valor em reais? Uma media que seja! Somente gasto com a viagem e nao compras!

Ficaria muito grato!

Prezado Arthur, eu sabia que a pergunta viria e por isso mesmo tentei fazer uma projeção de gastos antes da viagem e acompanhá-los durante os 13 dias. Não sou capaz de lhe dizer com exatidão, mas:

(1) as passagens internacionais (Vitória - Santiago - Vitória) foram emitidas com milhagem;

(2) os voos internos pela Lan Chile (Santiago - Calama - Santiago) custaram 150 USD aprox.;

(3) viajamos três pessoas juntas, o que de certo modo acaba reduzindo gastos com hospedagem (quarto triplo, cujas diárias variaram de 70 a 90 USD, à exceção das noites na Bolívia, evidentemente).

Não sou capaz de ser exato, mas gastamos algo em torno de 1.000 USD cada um, incluindo refeições generosas (e outras não), algumas compras pequenas como artesanato, as passagens internas, hospedagem, transfers, táxi etc. Com essa cifra você pode ir tranquilo que, a depender do seu ritmo, pode até sobrar dinheiro.

Abraço.

Edimar.

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Edimar,

Parabéns pelo relato, muito completo, além do mais uma leitura super agradável!

Quero agradecer por compartilhar sua experiência, sei que deu um trabalhão, mas saiba que vai ajudar muito!!!

Em setembro também embarcaremos em uma aventura, começando em Cuzco e descendo até Santiago. Ao todo serão 34 dias de Peru, Bolívia e Chile.

Iremos para Uyuni a partir de La Paz, tomaremos o trem em Oruro, chegaremos pela madrugada em Uyuni, por volta de 2:30, e só partiremos para o tour do Salar na manhã seguinte. Pelo que você falou, acho que este dia em Uyuni vai ser meio perdido... Porém não tenho muita escolha, pois não vai dar para chegar e imediatamente embarcar no tour. Talvez vai ser útil para comprar o necessário para passar os 3 dias no deserto e aproveitar para descansar, vai saber o que o destino nos reservará para os 3 dias seguintes rsss...

Em San Pedro, estamos planejando ficar 5 dias, pelo seu depoimento acho que teremos bastante atividade e a cidade me pareceu ser bem agradável, certo ?

Depois, já finalizando a viagem, teremos 7 dias para dividir entre Santiago e arredores, pensei também em dar uma esticadinha até Mendoza. O que você recomenda desses lugares? Sei que desta vez você não foi a Viña del Mar e Valparaíso, mas mencionou que conhece as duas cidades... E Mendonza você conhece? Estou com medo de ficar muito corrido e acabar não aproveitando direito nenhum lugar. Gostaria que você me desse uma sugestão de como dividir esta última semana.

Uma pena que eu ainda não consegui visualizar suas fotos, não sei o que está acontecendo, mas está dando erro. Amanhã vou tentar de outro PC.

Bjs,

Fabi.

Fabi, de fato eu fiz o caminho inverso (ou seja, de San Pedro de Atacama para Uyuni), mas embora não haja muito o que se fazer em Uyuni -- diferentemente do que ocorre em San Pedro! -- penso que vocês devam sim passar o dia para descansar, comprar mantimentos, água e papel higiênico, comer bem, antes de partir para o tour. Não que esse tour seja um bicho-papão, mas é sim uma caixinha de surpresas. Tudo pode acontecer. E as noites de sono são meio ruins, sobretudo em virtude da altitude muito elevada (na Laguna Colorada dorme-se a 4.300 metros). Por isso é bom que estejam descansados e preparados.

Sobre passar 5 dias em San Pedro de Atacama, recomendo totalmente. A cidade é muito animada, cheia de restaurantes, há uma excelente estrutura e muitos tours legais a fazer (Geysers de Tatio, Vale de la Luna, Lagunas Altiplanicas, Tour Astronômico, enfim...).

Por fim, quanto a Santiago e arredores, vocês têm tempo de sobra para bastante coisa. Eu ficaria uns dois dias passeando por Santiago, 1 dia iria a Viña del Mar e Valparaíso (bate e volta), 1 dia iria visitar vinícolas (gosto muito, não sei se é o caso de vocês) e iria esquiar uns 2 ou 3 dias (isso depende muito da disposição física e financeira, pois esquiar é meio caro. Não sei como é a programação de vocês, qual o perfil etc. Podem ficar em Santiago, e aí vão e voltam um dia ou mais, ou então ficam umas 3 noites nas montanhas, o que seria o máximo, mas onera a viagem). Eu não conheço o sul do Chile. Mas me parece que o tempo de que vocês dispõem também não permitiria grandes bordejos por lá. Melhor ficar curtindo os arredores da capital mesmo, e explorar o sul em outro passeio. Existem muitos relatos de viagem que focam em Santiago e arredores, talvez você tenha ideias mais iluminadas por lá.

Aquele abraço.

Edimar.

PS: Sobre as fotos, estranho o que você me noticia. Se estiver ocorrendo em outros computadores, por favor me avise, porque uso apple (mac), não se isso interfere de algum modo!

Postado
  • Membros

Olá! O relato está maravilhoso! E eu estou conseguindo ver todas as fotos que por sinal estão lindas.

Infelizmente não terei tempo de ir à San Pedro de Atacama, ficará para uma próxima viagem, mas as suas informações recentes sobre Uyuni me foram bem úteis...tanto que se nada melhorar vou pensar duas vezes antes de ir ou fazer um plano B e passar mais dias no Peru.

Bjs.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá! O relato está maravilhoso! E eu estou conseguindo ver todas as fotos que por sinal estão lindas.

Infelizmente não terei tempo de ir à San Pedro de Atacama, ficará para uma próxima viagem, mas as suas informações recentes sobre Uyuni me foram bem úteis...tanto que se nada melhorar vou pensar duas vezes antes de ir ou fazer um plano B e passar mais dias no Peru.

Bjs.

Alessandra,

Estive no Peru em 2008 (Lima, Cusco, Aguas Calientes, Machu Picchu e, claro, todas as ruínas ao redor de Cusco). Adorei também essa viagem, mas na época não conhecia o site, por isso não fiz relato de viagem. O Salar de Uyuni é maravilhoso, mas acho que o risco é muito grande se ainda houve manifestações severas em Potosí. Pior ainda se elas se espalharem, como estão dizendo. Entre Uyuni e San Pedro de Atacama, confesso que gostei muito mais do deserto chileno, conquanto seja mais caro hospedar-se e comer...

Beijos,

Edimar.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.