Ir para conteúdo

De carro para San Pedro do Atacama e Bolívia


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite amigos mochileiros!

Me chamo Eduardo e estou planejando, junto com minha esposa, uma viagem de carro (duster 4x4), de 21 dias, para San Pedro do Atacama (e arredores) e Antofogasta, partindo de Santa Maria -RS, em janeiro de 2019.  Inicialmente pretendia fazer a travessia do Salar de Uyuni. Percebendo que iria ter muitas dificuldades com relação a abastecimento e logística, cancelei o Salar, mas não desisti de conhecer a Reserva Eduardo Avaroa e Laguna Colorada, ambos na Bolívia, e muito próximo de San Pedro do Atacama. Agora que vem o Problema!!!

Para rodar com carro próprio na Bolívia existe a obrigatoriedade de realizar um registro no SISTEMA DE CONTROL DE INGRESO Y SALIDA DE VEHÍCULOS TURÍSTICOS. Gostaria de Saber se existe a possibilidade de fazer esse registro no   que fica a 50 km de San Pedro do Aracama para entrar com carro particular ou se nesse local é exigido esse documento.

Grato a que puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bem vindo. Por se tratar da Bolívia, além deste documento obrigatório, o oficial pode inventar qualquer outra coisa para tentar lhe extorquir alguns bolivianos. Mas é um posto de fronteira, não sei o procedimento, mas se é realizado na fronteira, certamente pode fazer por lá, mas não espere ir e voltar no mesmo dia, pois todo este procedimento pode demorar horas. Tanto na ida, quanto na volta. Até mais.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite Rafael e obrigado pela dica, sei que o Salar de Uyuni é top, porém não tenho condições de atravessar o Salar com segurança no meu carro e também não tenho autonomia, pois é uma distância muito grande sem postos de combustível. Salar de Uyuni será daqui mais adiante quando eu trocar de de "viatura". Na verdade gostaria apenas de ir até  a Laguna Colorada e Laguna Azul nesta viagem. Como mencionei na postagem, estou com dificuldade sobre informações sobre entrada de veículo por  Hito Cajón.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara amigos meus cruzaram o Eduardo Avaroa de moto.e, segundo eles, tem muita poeira, a facilidade de atolar é grande, fora que é um trecho grande sem apoio nenhum. Se resolver ir, recomendo ir preparado com equipamento para desatolar pelo menos.

De resto fico devendo, ainda não fui pra lá.

No youtube deve ter vídeos das travessias.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Talvez meu comentário não ajude muito, mas não vi algo tão especial (ao menos por fotos) que justifique qualquer insegurança para cruzar essa fronteira por conta própria. As paisagens são muito parecidas nesta região do Chile e da Bolívia, até porque não existe fronteira para a natureza, e consegue-se fazer todos os passeios na região de San Pedro com muita tranquilidade. 

Uma alternativa para controlar qualquer risco relacionado a ir sozinho de carro é contratar uma agência saindo de San Pedro. Inclusive para Uyuni.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 minutos atrás, Elder Walker disse:

Talvez meu comentário não ajude muito, mas não vi algo tão especial (ao menos por fotos) que justifique qualquer insegurança para cruzar essa fronteira por conta própria. As paisagens são muito parecidas nesta região do Chile e da Bolívia, até porque não existe fronteira para a natureza, e consegue-se fazer todos os passeios na região de San Pedro com muita tranquilidade. 

Uma alternativa para controlar qualquer risco relacionado a ir sozinho de carro é contratar uma agência saindo de San Pedro. Inclusive para Uyuni.

vc cruzou o eduardo avaroa de 208?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 08/08/2018 em 08:33, RicardoRM disse:

Bem vindo. Por se tratar da Bolívia, além deste documento obrigatório, o oficial pode inventar qualquer outra coisa para tentar lhe extorquir alguns bolivianos. Mas é um posto de fronteira, não sei o procedimento, mas se é realizado na fronteira, certamente pode fazer por lá, mas não espere ir e voltar no mesmo dia, pois todo este procedimento pode demorar horas. Tanto na ida, quanto na volta. Até mais.

Além dos problemas de extorsão policial (existem vários relatos nesse sentido aqui no Mochileiros), existe também o risco de apreenderem seu veículo.

Uma dificuldade que vejo relatarem com frequência em relação às viagens de carro para a Bolívia é a falta de clareza nas regras. O policial da fronteira diz que a verificação/entrega/regularização de documentos é na próxima cidade, e quando chega na cidade o motorista descobre que deveria ter passado por algum procedimento na fronteira.Veja: https://www.mochileiros.com/topic/62869-de-kombi-de-belo-horizonte-para-machu-picchu-sqn/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...