Ir para conteúdo

Mochilao Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

Ano que vem estou indo para Europa, fazer um mochilão e pretendo conseguir algo pela Worldpackers, pois minha viagem vai ser low cost.

Com relação ao dinheiro, vocês acham que é muito arriscado levar tudo em especie? ou melhor levar uma parte pequena no dinheiro e outra no cartão ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Algumas considerações:

2 horas atrás, Raissa Miranda disse:

Ano que vem estou indo para Europa, fazer um mochilão e pretendo conseguir algo pela Worldpackers, pois minha viagem vai ser low cost.

O esquema do worldpackers tecnicamente não é permitido para brasileiros com visto de turismo, pois com visto de turismo você não pode exercer nenhum tipo de atividade em estabelecimentos comerciais, mesmo que seja a troca de casa e comida, o máximo que é permitido é trabalho voluntário em organizações sociais devidamente registradas para este fim, e ajudar nas atividades domésticas, caso fique na casa de alguma família.

Isto não quer dizer que não tem um monte brasileiros fazendo, mas todos eles fazem isto de forma irregular. Então se for fazer algo neste sentido, faça por sua conta e risco, e sem muita gente saber, principalmente o pessoal da imigração, por que se eles tiverem a mínima desconfiança de que você vai ficar na Europa trabalhando para custear a sua estadia, a sua viagem acaba lá no aeroporto mesmo e você volta para o Brasil no próximo voo disponível.

Isto abre outra questão, como provar que você tem dinheiro para pagar os 60 ou 90 dias de viagem, e pode ter certeza de que quando você falar que vai ficar 60 ou 90 dias só fazendo turismo, o agente de imigração quase certamente vai querer saber como que você pagar tudo isto, uma vez que isto custa um monte de dinheiro, então mesmo que você for fazer pelo worldpackers, é bom ter o dinheiro para pagar pela sua viagem, e não depender do worldpacker, até por que você pode não conseguir em muitos locais, ou chegar lá no local e odiar, e querer ir embora no segundo dia.

 

2 horas atrás, Raissa Miranda disse:

Com relação ao dinheiro, vocês acham que é muito arriscado levar tudo em especie? ou melhor levar uma parte pequena no dinheiro e outra no cartão ? 

Não sei quanto tempo você vai ficar, mas imagine o seguinte cenário:

Você está lá na França num hostel, na primeira semana de viagem, e enquanto você está na rua, alguém furta os 3.000 euros em espécie que você estava mantendo escondidos na sua mochila.

Ou então se você andar com o dinheiro sempre junto com você, já pensou que podem lhe "bater" a carteira ou bolsa no metrô, ou na hora de ir no banheiro, meio apressada por que você tem outro compromisso depois, você esquecer a doleira com metade do dinheiro dentro, e quando você você voltar 3 minutos depois para pegar ela, ela já ter desaparecido com todo o seu dinheiro dentro.

Como que você faria para arranjar mais dinheiro para os outros 50 ou 70 dias?

Agora se você estiver levando a maior parte do cartão, se você perder ou cartão ou lhe roubarem o cartão, você simplesmente bloqueia o cartão pela internet assim que chegar no hostel, e fica com todo o saldo intacto, basta só ativar a segunda via do VTM que você manteve guardada no hostel, ou então solicitar uma segunda via emergencial do cartão convencional.

Levar tudo em espécie é para quem vai ficar pouco tempo, 10 ou 15 dias no máximo, e levar pouco dinheiro. Quem vai ficar longos períodos precisa levar mais dinheiro, e ai já fica muito arriscado levar tudo em espécie, qualquer problema e você perde todo o seu dinheiro.

E mesmo que vá priorizar uma forma de pagamento, sempre tenha outras 2 opções, mesmo que decida usar dinheiro em espécie, sempre tenha um VTM com uns 100 Euros de saldo, que você pode pedir para alguém carregar mais em caso de emergência,  e um cartão de crédito convencional, para os casos de emergências e imprevistos maiores.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Raissa Miranda Discordo completamente de fazer esse tal de vtm e pagar 6,38%.Se tiver que pagar,como tive na última viagem ao México, pago ao cartão normal pois só usaria em uma emergência, o que me aconteceu, pois gastei demais e tive que fazer saque.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então o  problema é a questão de segurança, pelo fato de ser uma viagem mais longa, se fosse uma viagem de curto prazo, ai sim seria viável levar tudo em especie.

Caso contrario vai ter que dormir e acordar com a doleira, principalmente em hostels, onde passam varias pessoas todos os dias.

Já levei tudo em especie para Europa, porém eu sabia, que iria abrir conta em um banco la, então não me preocupei tanto na época, mas agora como é uma viagem, onde vou passar por varios lugares, estou querendo me precaver, pelo fato de segurança e de estar viajando sozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Raissa Miranda Por isso Sou totalmente  contra esse tal de hostal,cada porcaria que há nessa classe.Procuro bem e sempre encontro algo reservado e até mais barato que isso.

Mas é como disse acima,levo em espécie e mais cartões de débito e crédito. As vezes não uso,mas quando preciso,está na mão. 

VTM jamais! 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu sou fan do VTM, dinheiro vivo é uma preocupação. E cartão de credito, para quem vive no Brasil, te deixa refém da variação cambial e o IOF estará presente também...

Vamos fazer uma conta rápida? Hoje o Euro está 4,91 em especie e 5.16 no VTM => Trocando R$ 10.000,00 - Daria 2.036,65 euros em especie ou 1.937,98 euros... Para 20 dias de viagem, ficaria uma média de 101,83 euros/dia ou 96,90 euros/dia ... sera que faz tanta diferença assim optando por um meio mais seguro? Hoje na Europa até transporte publico você paga com o VTM, sem problema de troco... 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Rafael_Salvador Transporte público?Aonde?Em Lisboa e Madrid é tão barato,para os níveis de Europa,que não é.

Seja como for,vou repetir outra vez,não uso esse VTM com IOF nem ...

Para mim dar 0,01 que seja a este desgoverno golpista e reaça já é demais.

O euro hoje no BB está menos de 4,80 mais o tal do assalto. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
21 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Eu sou fan do VTM, dinheiro vivo é uma preocupação. E cartão de credito, para quem vive no Brasil, te deixa refém da variação cambial e o IOF estará presente também...

Vamos fazer uma conta rápida? Hoje o Euro está 4,91 em especie e 5.16 no VTM => Trocando R$ 10.000,00 - Daria 2.036,65 euros em especie ou 1.937,98 euros... Para 20 dias de viagem, ficaria uma média de 101,83 euros/dia ou 96,90 euros/dia ... sera que faz tanta diferença assim optando por um meio mais seguro? Hoje na Europa até transporte publico você paga com o VTM, sem problema de troco... 

Complementando...

Alem da segurança física, tem a segurança da variação cambial que o VTM oferece.

Por exemplo, hoje a cotação do Euro está 5.16, mas quem garante que no final do mês não vai estar 5.65?  

Nestes momentos de incerteza política e econômica que vivemos este ano, que provavelmente vai continuar ano que vem, o euro/dólar as vezes tem variado 10% dentro de um único mês, muito maior que os 6.38% de IOF.

Se variou 10% para baixo, você se deu bem, mas se variou para cima, você se fo...

Colocando o dinheiro no VTM, o preço do euro/dólar pode "explodir", que não afeta mais você, diferente do cartão de crédito, que é sempre uma surpresa na hora da fatura.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...