Ir para conteúdo

Torres del Paine - problemas de reserva em Acampamentos da CONAF


Posts Recomendados

  • Membros
19 minutos atrás, Sulabrazil disse:

Oi Rafael.

Estava planejando fazer Patagonia argentina e chilena em novembro/2019. Tenho lido os relatos dos mochileiros. A parte argentina está tranquilo, mas  Torre del Paine tenho  muitas dúvidas e não consigo entender a engrenagem para fazer o circuito W. Por exemplo, na minha concepção, bastava eu reservar e pagar  no site da CONAF e automaticamente  estaria reservado todos os camping gratuitos necessários para fazer o trajeto. Eu tenho que reservar cada camping separado? O francês também é gratuito? Desculpe tantas perguntas, mas li e reli os foruns e não consigo entender . Se preferir responder no whatsap, esteja a vontade. 21 96903-1933. Obrigada

Olá.

É um questionamento coerente sim. Demora um pouco par entender como funciona. A quantidade de informação é um pouco escassa mesmo, ainda mais por ser em outro idioma e não termos fácil acesso a todas pesquisas feitas pelos chilenos.

Creio que seja mais fácil pelo whats sim, te mando um áudio explicando por cima.

Respondendo algumas das suas perguntas: os acampamentos da CONAF, assunto em questão, são gratuitos sim, porém ocorreram muitas desistências sem prévio aviso ao longo dos anos e eles mudaram a estratégia. Agora você precisa comprar a entrada do parque online antecipadamente, que tradicionalmente era realizada na portaria pessoalmente, para que vc possa acessar as agendas dos campings online. As pessoas gastando o dinheiro para a entrada da uma certa "garantia" de que cumprirão com o agendamento nos campings gratuitos (na verdade vc paga por eles com o ticket do parque). E é exatamente sobre isso que o tópico do fórum aqui tá falando. Estamos com problemas jutasmente nisso. Não estão habilitadas as compras dos tickets do parque e muito menos os campings, deixando a gente exposto.

Quanto ao roteiro do parque, você consegue fazer o circuito W mesmo sem conseguir agendar o camping italiano. Vc consegue comprar o ticket de entrada diretamente na portaria e se hospedar no camping francês ao invés do italiano, que fica 30 minutos de distância um do outro (pertinho). O camping francês é administrado pela Fantastico Sur e o agendamento está disponível no site deles.

O que vc deve focar no circuito W é por onde começará. Você pode começar da esquerda para a direita e ao contrário. Da esquerda para a direita vc vai de barco até o trecho próximo ao acampamento Grey e finaliza no camping mais próximo das Torres (Camping Central). E também pode fazer o inverso, retornando até o barco.

Vou te adicionar e te ajudo com o que puder de info. 

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Pessoal. Enviei um email para o CONAF e informaram que os campings gratuitos não estão disponíveis para temporada 2019/2020, mas  os campings pagos estão disponibilizados no site da Vertice e Fantastico Sur. Segue abaixo a resposta.

Estimada:

Al respecto le informamos que la plataforma de reservas y compra de entradas para el Parque Nacional Torres del Paine, temporada 2019-2020, no se encuentra habilitada. Actualmente nos encontramos en un proceso de evaluación de apertura de los campamentos gratuitos de CONAF, Paso e Italiano (campamento Torres cerrado).

Dado lo anterior, la sugerencia es estar atento a lo que se informe en nuestro sitio www.parquetorresdelpaine.cl y demás redes sociales en relación a este proceso.

Por su parte, debido a la alta demanda de personas que quieren visitar el parque y que se encuentran planificando su visita con mucha antelación, le recomendamos planificar su itinerario considerando solo los campamentos y refugios de las empresas privada Fantástico Sur y Vértice, esto ante la eventualidad de no poder conseguir reservas con CONAF por el motivo ya señalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 19/08/2019 em 14:21, Rafaelramoss disse:

Oi, Sula.

 

Enviei e-mail direto para  CONAF, no próprio site oficial. Ainda não obtive resposta, mas fiquei sabendo que eles estavam em "férias", pois teve um feriado prolongado que eles não trabalharam semana passada, pelo que entendi. Estou na esperança de que nesta semana a gente tenha alguma resposta.

Mandei um e-mail mais elaborado questionando a segurança envolvida. Deixar o Paso e o italiano fechados tornaria a trilha extremamente cansativa. Estamos falando de 12h de caminhada em cada um dos dias. Além do mais, o camping que substituiria o italiano seria o francês, outro camping muito requisitado já com várias datas indisponíveis, pois tem poucos espaços para barraca.

Assim que tiver resposta eu atualizo aqui.

Abraços.

Rafa, muito obrigada pelas orientações que  me passou. Voce foi super atencioso comigo no Whatsap, tendo a maior paciência de explicar tudinho. Graças a sua disponibilidade, consegui entender e já fiz minhas reservas no camping da Vertice e Fantastico Sur.

Muito muito Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, Sulabrazil disse:

Rafa, muito obrigada pelas orientações que  me passou. Voce foi super atencioso comigo no Whatsap, tendo a maior paciência de explicar tudinho. Graças a sua disponibilidade, consegui entender e já fiz minhas reservas no camping da Vertice e Fantastico Sur.

Muito muito Obrigada.

Imagina, Sula!

Foi um prazer. Se precisar de algo me avise!

Abraços e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Pois é, estou nesse mesmo perrengue,  já reservei tudo para o O, menos o Paso e o Italiano, pois o site continua não habilitado.

Começando a trilha em 30/10, sem tanto tempo assim para aguardar eles se resolverem, mas enfim... Procurei planejar usando esses campings gratuitos porque os valores lá são caríssimos, principalmente da Fantastico Sur.

Se eles efetivamente decidirem não abrir o Paso e o Italiano apenas agora vai ser muita sacanagem, já não tem mais vaga para quase nada, não posso chegar um dia antes no Grey (fazendo direto do Los Perros), e contei com o Italiano também

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que tá na hora dos brasileiros darem um basta nessa SACANAGEM que estão fazendo com os turistas do mundo todo.

Aumentaram o preço violentamente, para reservar o turista tem que ficar horas e horas, dias e dias para "tentar" conseguir uma vaga....

Que isso,  o quê que eles querem....acham que aquilo lá é o quê!

Amo aquele lugar, sem dúvida é muito bonito  (não todo ele ),  um dos lugares mais bonito que visitei. Mas fui pq o preço na época não era EXORBITANTE. Se fosse com esses preços,  eu só teria ido visitar alguns lugares (fiz 2 vezes o O e 2 W).

O que tem de diferente que outros lugares não tem:

.só as torres e o visual dos lagos coloridos desde a parte sul do parque com o los cuernos. 

O resto vc vê em outros lugares. 

Com essas SACANAGEM É:

TORRES DEL PAINEL NUNCA MAIS !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Assim como vários outros locais turísticos no mundo todo, Torres del Paine está sofrendo com o excesso de turistas, os números de visitantes em Torres del Paine estão crescendo a média de 15% a 20% ao ano já fazem vários anos seguidos

E isto está gerando muitas preocupações no órgão que administra os parques, estão preocupados que este alto número de visitantes acabe contaminando o local, com milhares de turistas fazendo as suas necessidades ao ar livre na natureza, e também aumentando em muito o risco de incêndios florestais.

Ou seja, é a velha história de sempre, um local super bonito e pouco visitado, de repente fica famoso, e é invadido por hordas de turistas, que acabam destruindo ou descaracterizando o local.

Para tentar controlar a situação antes que o pior aconteça, a partir do ano passado a CONAF (Corporação Florestal Nacional do Chile) órgão que administra os parques passou a restringir o número de visitantes, e a exigir reserva antecipada de todo mundo e todas as trilhas.

E sempre que alguma coisa com alta demanda fica restrita, os preços sobem para as alturas.

Então pessoal, antes de sair por ai esbravejando e xingando todo mundo, parem um momento para pensar e tentar entender o que está acontecendo, coloquem a mão na consciência e tentem ver o mal que o excesso de turistas está causando na maioria dos destinos populares.

O excesso de turistas está literalmente destruindo todos os locais onde há turismo de massa, e são controlarem agora a coisa, depois que estiver tudo destruído não adianta reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@poiuy Ué, então os lindos lugares do mundo só podem ser visitados por quem tem muito dinheiro?

E os turistas pobres, como fica? E vou falar a verdade, quem mais suja as trilhas não são os pobres, mas os barões,  eu falo isso, pois vi isso em todo lugar!

Não precisa aumentar o preço para reduzir o número de turistas,  é só fazer o que o parque faz, limita o número pessoas no parque. Adotam um sistema mais proficiente para fazer as reservas,  do jeito que tá,  não funciona. 

Para ser mais democrático, teriam que fazer sorteio das vagas. Simples assim. 

E se notarem o que subiu de preço mesmo não foi o ingresso, mas as hospedagem. Ok que alguns espaços lá são privados. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...