Ir para conteúdo

Roteiro: Berlim-Praga-Viena-Budapeste-Munique. Quero sugestões!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

Estou planejando uma eurotrip passando pelas seguintes cidade: Berlim-Praga-Viena-Budapeste-Munique. No entanto, ainda estou em dúvida quanto a ordem do roteiro.

Pretendo ir no começo de setembro/2019 (entre 10 e 12) e regressar ao final do mês (entre 23-26). Como isso, quero finalizar a trip em Munique, para conhecer a Oktoberfest.

Assim, estou na dúvida quanto a cidade de início (chegada), se Berlim ou Budapeste, por questões logísticas (tempo de deslocamentos) e valor. Pretendo fazer os deslocamento de trem ou ônibus, a depender da relação custo (preço) x benefício (tempo). Eventualmente, não me oponho a realizar algum deslocamento aéreo, em caso de distância maior (possivelmente no último trecho de cada opção).

Minha dúvida:

1) Berlim-Praga-Viena-Budapeste-Munique. 

ou

2) Budapeste-Viena-Praga-Berlim-Munique.

 

Qualquer sugestão/dica sera bem vinda.

Obrigado.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

@Roberto Arantes , fiz no Skyscanner a simulação dos trechos 1 e 2 para maio/2019 a partir de São Paulo; não fiz para setembro porque nem todas as empresas definem suas tarifas com essa antecedência. A opção 1 ficou R$100 mais barata para as datas em que escolhi e a opção mais em conta foi a Iberia. Na opção 2, deu TAP.

Minha dica é que você faça as duas simulações, incluindo também os custos de hospedagem para as datas em que estaria em cada local. Alguns eventos podem inflacionar bastante os preços. Por exemplo: fiquei em Budapeste numa pousada que cobrava 50 euros a diária. Na volta da viagem precisei de um pernoite e paguei 100 euros no mesmo local porque tinha corrida de Fórmula 1 nesse fim de semana.

Além da questão dos custos, considere também a companhia aérea em si. Você tem alguma preferida? Está inscrito em algum programa de milhagem que valha a pena? Pretende fazer stopover? E - importantíssimo - em que cidade você mora/pretende pegar o primeiro voo?

Uma dica que já vi em alguns blogs, mas nem todo mundo tem como regra, é deixar para o final os lugares pelos quais você tem mais expectativa.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Boa Tarde!

Primeiramente obrigado pelas dicas.

Já defini que vou emitir as passagens (Brasil>Europa>Brasil) com pontos (Multiplus), inclusive já fiz algumas simulações e achei os preços bons, na faixa de 180k para o casal, para viajar na 2ª semana de setembro/2019. Minhas dúvidas maiores são quanto ao ponto de partida, se Berlin ou Budapeste.

Vou seguir seu conselho e fazer as simulações.

Abraço.

Link para o comentário
  • Membros

O que me chamou atenção aí é a quantidade de dias que vocês têm disponível, se entendi bem vocês teriam no máximo uns 15 dias descontando o tempo ida e a volta do Brasil, correto?

Não me parece uma boa idéia conhecer cinco cidades deste porte nessa quantidade de tempo. Conte pelo menos 4 noites para Berlin e 3 noites para as demais. Só aí já vão 16 noites, isso sem contar as inúmeras possibilidades de daytrips, stop overs, bate e voltas que tem entre essas cidades.

Eu, sinceramente, recomendaria você enxugar seu roteiro em, no mínimo, uma cidade, provavelmente Budapeste, já que ela tem o deslocamento mais complicado considerando o restante do roteiro. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Bom dia mariojr!

Obrigado pelas considerações.

Então, na verdade meu roteiro inicial não incluía Munique, embora reconheço que parece ser uma cidade super interessante e que valha a pena conhecer. A rota inicial era a mais tradicional Berlim > Praga > Viena > Budapeste, bem sequencial mesmo.
Resolvemos acrescentá-la ao final da viagem visando apenas ir na Oktoberfest, e mais algo passeio básico na cidade mesmo. Assim ficaria apenas 02 dias (a depender dos horários de chegada e saída).

Ao simular o roteiro, conclui, assim com você, que Budapeste ficaria um pouco fora de rota. Até estou pensando nessa possibilidade (tirar Budapeste), no entanto, tenho receio de fazer e não ter a oportunidade de inclui-la em outro roteiro na região, para uma futura trip. Outra questão, é que conseguir simular o trecho Brasil-Budapeste por 47k (multiplus), que considero bom.

Infelizmente não teremos como ficar mais dias, pois, além de questões profissionais, não levarei meu filho, portanto, não pretendo ausentar por um período maior. Como sei como o dias serão pouco, não tenho a intenção de realizar bota-volta.

De toda forma, vou ponderar as considerações e analisar o possibilidade reduzir o número de cidades.

Obrigado, novamente.

Att.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Entre os dois roteiros, no fim não faz diferença, só iria pelo mais barato.

Para mim, 15 dias para essas 4 cidades, dá, só não dá pra fazer visitas em cidades vizinhas.

Berlim, apesar de ser grande, ela não é muito interessante turisticamente, eu faria 2 dias completos nela, ou no máximo 3 para conhecer Potsdam. (Tenho irmãos que moram lá, e já passei mais de um mês na cidade, ela se torna interessante para morar ou conhecer pouco a pouco, mas para fins turísticos, não).

Praga é uma cidade muito bonita, mas não é grande, fazendo os pontos turísticos serem sempre próximo, seria outros 2 dias completos.

Viena é outra que eu gosto bastante também, apesar de ser grande, a área turística também não é muito extensa, seria para mim, 3 dias completos.

Budapeste também é no mesmo esquema, outros 2 dias completos.

Munique, em época de Oktoberfest, é caríssima (então já recomendaria até Janeiro já fazer reservas de hotel), então seria 2 dias.

 

O meu roteiro seria mais ou menos assim

 

Berlin - dia 1 (chegada, não conto como dia de passeio), 2, 3 e 4

Sai de manhã do dia 5 para Praga

Praga - 5 (chega no horário do almoço), 6, 7

Sai de manhã do dia 8 para Viena

Viena - 8 (chega horário do almoço), 9, 10, 11

Sai de manhã do dia 12 para Budapeste

Budapeste - 12 (chega horário do almoço), 13, 14

Sai final da tarde do dia 14

Munique - 14, 15

retorna dia 16

 

É apenas um esboço, em geral o tempo de viagem é 4 horas pro trecho. Eu costumo viajar sozinho, então o estilo muda um pouco

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

A escolha de cidades esta muito relacionado com seus objetivos. Ex.: Se gosta de baladas e festas, jamais deveria excluir Budapeste!

Berlin, sinceramente? Uma das cidades mais entendiantes que já estive! É a minha opinião. Pessoas fechadas, sectaristas... em 2,5 dias você mata as atrações da cidade. Tinha passado antes em Paris e sinceramente não vi nada demais nos museus de la. Gastronomia fraca e até a cerveja não me emocionou - Pilsen... também tinha passado na Bélgica e na Holanda antes... não da muito para competir.

1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

Viena - 8 (chega horário do almoço), 9, 10, 11

Não entendi muito, com todo respeito 3,5 dias em Viena (um lugar caríssimo e com atrações para um gosto bem particular de viajante) e apenas 2,5 em Praga e Budapeste. Mas claro que isso é muito pessoal. Mais uma vez pergunto, qual tipo de atividade turística lhe interessa?  A depender da sua resposta valeria ficar 7 dias em Viena... percebe?

1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

(chega no horário do almoço)

Depende muito das passagens que conseguir... 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

É, tudo é questão pessoal. Eu escrevi meu roteiro para dar uma opinião de como eu faria, tem gente que pode dizer que ficaria 10 dias em Berlin, e tudo é válido. No fim ele vê mais ou menos a média, lê sobre a cidade e faz seu próprio roteiro, acho que esse é o ponto de cada um traçar o seu roteiro, para o viajante ter uma base de onde começar.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros

Berlin não é das cidades mais belas da Europa, até porque parece estar sempre em construção, em uma interminável reforma . Mas para mim isso também é uma das coisas mais legais da cidade, que influenciada por esse espírito de renovação parece estar sempre se reinventando. É a Alemanha moderna, liberal e vanguardista que se encontra com seu passado autoritário e conservador em cada esquina.

O luxo e beleza dos arranha-céus e shoppings gigantescos contrasta com os prédios austeros e sem graça da época comunista no lado oriental. Em algumas estações de metrô, mesmo no centro da cidade, é muito interessante observar que um lado é completamente moderno e o outro lado parece saído de um filme de terror. Os memoriais de guerra estão por todos os lados para lembrar um passado não muito distante e sombrio, bem diferente do presente.      

Em relação aos museus, há opções interessantes até para quem habitualmente não gosta de museus, vide o Pergamon e o museu de Tecnologia. Além deles , Potsdam tem atrações para agradar todos os públicos.

Em uma primeira visita a cidade, eu não recomendaria ficar menos que 4 dias completos.

Também não creio que dois dias em Praga seja adequado ara conhecer a cidade propriamente. Apesar de pequena, tem muitos atrativos, alguns bem escondidos, além do que vale a pena reservar um tempo para curtir também as tavernas locais, algumas das quais verdadeiras atrações turísticas por si só.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...