Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Como aproveitar um super feriado? Daquelas coisas que só acontecem no Brasil, de tantos em tantos anos: um feriado de 6 dias! Por que não ir para Belém e aproveitar pra conhecer o acolhedor litoral paraense? Destino: Ilha do Algodoal!

veja mais fotos em instagram: @viagensdaleticia curta a página no Facebook: @viagensdaleticia e acesse http://viagensdaleticia.tumblr.com

voo direto SP-Belém; uma noite em Belém (Grand Hostel Belém: bem localizado; instações medianas); ônibus para Marudá; barco para Algodoal

Já havia estado em Belém no início do ano, então só tinha alguns passeios gastronômicos pendentes, pra fazer bem de boa. Aproveitei pra saborear uma comidinha orgânica e deliciosa no Iacitatá, depois tomar umas cervejas de bacuri e taperebá na Amazon Beer e tomar aquele sorvete maravilhoso da Cairu, apreciando um fim de tarde na Estação das Docas. A noite acabei conhecendo uma hamburgueria Geek, que também foi uma experiência interessante e, no dia seguinte, muito cedo, parti pra saga de Algodoal.

COMO CHEGAR

Pra chegar a ilha do Algodoal (que eu conhecia das músicas de carimbó), é necessário pegar um barco em Marudá, cidade a uns 170Km de Belém. Há vans e ônibus saindo de Belém pra lá, e leva mais de 4 horas. Peguei o ônibus da viação Princesa Morena na rodoviária de Belém (R$ 39 pela internet) às 6h da manhã, e cheguei a rodoviária de Marudá por volta das 10h. Lá peguei um táxi (R$ 10) até o porto, de onde peguei o barco para Algodoal na sequência (R$ 10). A travessia leva uns 40 minutos. Não basta levar dinheiro em espécie, tenha dinheiro trocado. Eu não tinha.

Chegando a Algodoal (ilha Maiandeua, mais conhecida como Algodoal: uma APA, onde não tem veículos motorizados), você pode pegar uma charrete até a sua hospedagem, ou caminhar. Como eu só tinha nota de 100, não consegui pegar uma charrete e fui andando pela praia. Nada muito terrível, minha mochila estava só com 8Kg e naquele momento o sol estava escondido. Mas caminhar na areia nunca é tão fácil, mesmo que por 20 minutos. Porém, rapidamente achei o rumo da minha hospedagem.

IMG_20181115_161219_851.jpg

IMG_20181117_193338_184.jpg

 

 

IMG_20181120_225933_291.jpg

IMG_20181120_225933_297.jpg

IMG_20181120_225933_298.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

HOSPEDAGEM EM ALGODOAL

Reservei um lugar pelo booking.com e confesso, estava com muito receio. Não deu outra. Deu errado! Algodoal é um lugar muito legal, mas é super sem infra e obviamente a internet não funciona. Poucos lugares tem internet. No celular, a Vivo e a Tim funcionavam super bem, desde que eu estivesse com o pé no mar. Lá o sinal era ótimo. Ou seja, os lugares não tem site, não tem muita informação sobre hospedagem na internet e os contatos são feitos mais via telefone. O pessoal demora pra responder e-mail e whatsapp também.

Enfim, chegando a minha hospedagem reservada, a Vila Shangri-lá, achei um portão, que levava a um corredor, com a placa de "redário". Fui caminhando e sim, era lá. Reservei um quarto com ar condicionado. Mas a moça disse na minha chegada que o pessoal estava acertando o registro do banheiro e que eu não poderia deixar minhas coisas lá no quarto ainda. Ok. Troquei de roupa, organizei a mochila pequena e segui pra praia. Passei o resto do dia na praia e só voltei pra pousada quando já estava escuro. Enfim adentrei ao meu aposento. Quando fui tomar banho, tinha 2 baratas no banheiro. Falei pro pessoal e mataram as baratas. Eu aturo tudo na vida, exceto barata!!! Tomei banho, saí pra jantar, depois fui pro carimbó e só voltei pra pousada quase meia noite, exausta, louca pra cair na cama.

Mas... Quando chego de volta sonhando com a minha cama: eis que duas baratas estavam me esperando sobre a cama. Entrei em pânico, não sabia o que fazer. Pensei uns 5 minutos. Arrumei minhas coisas e saí a procura de outro lugar pra ficar: a meia noite, a pé, carregando 2 mochilas pelas areias de Algodoal. 

Não foi tão difícil. Acabei ficando no Chalé Meu Sonho, que era na mesma rua. Era ok. Pelo menos pareceu bem limpo e tinha ar condicionado e telas nas janelas. O seu Tchô-Tchô e sua espora foram muito atenciosos e expliquei meu desespero com as baratas do outro lugar. No dia seguinte saí pra dar uma olhada em outros lugares, mas acabei ficando todos os dias lá mesmo. O preço era o mesmo da Vila Shangri-lá, e a localização era bem boa.

A Pousada da Chilena me pareceu bem bonitinha. Mas como não tinha ar condicionado, acabei não ficando lá. A Pousada Ponta do Boiador parece ser a melhor da vila. A pousada Marhesias também pareceu boa, mas estavam lotadas. Na internet a mais famosa com vagas era a pousada Salmo 23, mas a localização dessas outras me pareceu melhor.

IMG_20181212_114023_000.jpg

IMG_20181212_114417_234.jpg

IMG_20181212_113804_390.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O QUE FAZER EM ALGODOAL

A praia mais famosa lá é a PRAIA DA PRINCESA. Uma praia linda e imensa. Dependendo do movimento da maré, dá pra cruzar o canal caminhando, senão tem que pegar uma canoa por R$ 2. Na entrada da Princesa, tem a Barraca do Coco, um point rock'n'roll e uma água de coco é sempre bem vinda naquele calorzinho do Pará. A única coisa que eu achei bem ruim é o volume do som nas barracas. Tem umas 10 barracas na praia, cada uma com o som mais alto que a outra. Tem espaço pra todo mundo, mas na boa, eu adoro ir à praia e ouvir o barulho da praia, do mar, das aves, ... 

No por do sol as pessoas se concentram na Praia do Tablado, nos arredores do bar Mupéua. O por do sol na ilha é arrasador de lindo!!!

Imperdível também é uma visita à PRAIA DA FORTALEZINHA: pegar um barco cedinho lá no porto, andar uns 40 minutos, depois atracar na praia, caminhar uns 20 minutos pela vila. Aí você tem a grata surpresa de parar pra tomar uma água de coco com uma vista incrível! E depois descer pra praia. Uma das mais lindas que já vi no Brasil. No fim do dia, na volta pra Algodoal, o barco pode parar onde dormem os guarás, daí o espetáculo é garantido: patos mergulhões aos milhares e guarás "chegando em casa". 

A noite tem carimbó no Bar Mupéua, na PRAIA DO TABLADO e também tem "voz e violão" na Pizzaria Maresias. A pizza é boa, mas o preço um tanto salgado.

IMG_20181117_195844_722.jpg

IMG_20181117_200134_083.jpg

IMG_20181117_200312_161.jpg

IMG_20181118_201728_910.jpg

IMG_20181117_222635_276.jpg

IMG_20181120_131820_247.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

COMER EM ALGODOAL

Pra todo e qualquer serviço, é importante ter em mente: paciência. Muuuuuita paciência. O pessoal não está nada preparado para o turismo, parece não se importar muito (nada, na verdade) e apenas vivem a vida. Então faltam coisas, demora, mas todo mundo é muito simpático e não vale a pena se estressar num lugar tão bonito desses.

Como minha hospedagem não servia café da manhã, eu comia sempre no COROA'S GOURMET ou na Pousada da Chilena. Esse Coroa's é uma lugar particularmente divertido. Os atendentes e donos são bem atrapalhados e seguem a risca o sistema que eles criaram de ordem de pedidos e pagamentos. Mas a comida é boa e está sempre aberto. 

A PIZZARIA MARESIAS serve uma pizza boa e algumas massas. Só achei um pouco cara (como paulista, eu não exijo muito das pizzas fora de SP).

Durante o dia, sempre é fácil comer peixe fresco e frutos do mar nas barracas da praia. Mas além disso, tem também o Restaurante da Ilza. Outro lugar que também serve comida a qualquer hora e a preços muito bons, é um restaurante na varanda de uma casa na rua em frente a Pousada do Boiador. O nome era alguma coisa de Deus, abençoado, algo assim. Muitas coisas na ilha tem esses nomes evangélicos. Descobri no google maps que antes ele se chamava Restaurante da Vivi. Lá serve café da manhã e refeições em todos os horários. A comida é boa e o preço também.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGODOAL

Na ilha é tudo muito, muito simples. Imagino que lugares como Jericoacoara e Caraíva também foram assim há algum tempo. A beleza natural compensa, as praias são muito bonitas. Mas é perrengue chegar, é lento, os serviços não são grande coisa e não são baratos. A rede hoteleira tem muito o que se desenvolver. Mas eu sempre acho mais legal conhecer os lugares assim, in natura, do modo local, de ver a vida real e as dificuldades que as pessoas enfrentam, do que quando já está tudo enlatado, com a realidade maquiada pros turistas.

veja mais fotos em: 

instagram: @viagensdaleticia

curta a página no Facebook: @viagensleticia

e acesse http://viagensdaleticia.tumblr.com

IMG_20181117_194539_053.jpg

IMG_20181117_195959_875.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve! Post legal...

Sou de Belém Passei vários fins de ano em Algodoal (desde 1999) e o que nos chama a atenção no local é isso...a rusticidade... locais simples e de bom grado...a vila de pescadores era bem mais rústica agora já esta no formato nutella... com energia elétrica e ao som eletrônico... Agora a visão é o outro lado da Ilha... recomendo!

Valorizamos o simples nesse lugar...sem internet... bate-papo, reggae e caminhadas...longas caminhada!!! A essência!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...