Ir para conteúdo

Dúvidas sobre espaço Schengen, passagem de volta e imigração


willb

Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite, pessoal!

Daqui poucos meses farei uma viagem para Portugal de 7 dias e tenho as passagens de ida e volta, além das reservas em um hotel. Entretanto, estou com vontade de ficar mais do que esse tempo de 7 dias e gostaria de ir a outros países, como Espanha, França e Itália usando o Flixbus da vida e também "trabalhando" em alguns gigs. Pelo que eu li até agora, legalmente posso ficar no espaço Schengen até 90 dias durante 6 meses, desde que eu comprove meios financeiros de estar lá e também hospedagem, seguros, etc.

Minha dúvida é a seguinte, caso eu decida ficar mais do que esses 7 dias (seria por volta de 60 a 70 dias), posso "perder" essa viagem de volta e continuar na Europa sem problemas, respeitando os 90 dias do espaço Schengen, ou seja, transitar tranquilamente entre esses países, ou terei que provar durante esse trânsito que eu possuo recursos para ficar, hospedagens, e provavelmente terei problemas com imigração? A minha ideia seria perder a passagem de volta para que a imigração não crie problemas e depois compraria uma outra passagem de volta.

 

Qual seria o jeito mais tranquilo de ficar esses 90 dias em questão de menos problemas com a burocracia européia? Devo obrigatoriamente ter uma passagem de volta durante esse período (após perder a primeira passagem) ou posso ficar 20/30 dias sem a passagem e circulando entre os países? Obrigado!

PS: Tentei procurar essas dúvidas em outros tópicos, mas não achei nada tão específico assim. Se alguém tiver o link de algum tópico falando disso, podem fechar esse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@willb Em hipótese alguma fale, esboce, mencione ou demonstre que está com planos de trabalhar por lá, caso contrario voce nem sairá do aeroporto e voltará para o Brasil no primeiro voo.

Sobre a ideia de estender a estadia por lá creio que nao tenha problema em perder a passagem de volta. Veja se nao sai mais barato remarcar a passagem do que ter que comprar outro bilhete pra volta.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
52 minutos atrás, lobo_solitário disse:

@willb Em hipótese alguma fale, esboce, mencione ou demonstre que está com planos de trabalhar por lá, caso contrario voce nem sairá do aeroporto e voltará para o Brasil no primeiro voo.

Sobre a ideia de estender a estadia por lá creio que nao tenha problema em perder a passagem de volta. Veja se nao sai mais barato remarcar a passagem do que ter que comprar outro bilhete pra volta.

Agradeço pela resposta, @lobo_solitário !

Sobre essa locomoção entre os países e cidades, você acha que tem algum problema caso eu não tenha essa passagem de volta?

Supondo que eu seja abordado por alguém, ele verá que tenho visto de turista, provavelmente perguntará sobre a passagem de volta... o que eu poderia alegar? Enquanto eu não comprar ela?

Obrigado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 minutos atrás, willb disse:

Agradeço pela resposta, @lobo_solitário !

Sobre essa locomoção entre os países e cidades, você acha que tem algum problema caso eu não tenha essa passagem de volta?

Supondo que eu seja abordado por alguém, ele verá que tenho visto de turista, provavelmente perguntará sobre a passagem de volta... o que eu poderia alegar? Enquanto eu não comprar ela?

Obrigado.

Viajando entre os países que fazem parte do tratado vc não passará pela imigração novamente porém não tem como afirmar que vc nao será abordado por algum policial em alguma fronteira ou em alguma blitz pelas estradas. 

Caso seja parado e nao tenha uma passagem de volta para o Brasil ou uma passagem de saída do tratado dentro do seu período de visto permitido você poderá ter problemas pois subentende-se que seus planos seja de ficar ilegal mesmo que afirme o contrário.

Analise bem se vale a pena correr o risco ou se é melhor ao menos fazer um planejamento prévio pra saber até quando conseguirá ficar por lá com seu orçamento e com isso remarcar a passagem ou comprar outra com uma data mais pra frente e poder andar despreocupado. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Apenas mais um detalhe: Ser permitido ficar até 90 dias no espaço Schengen não quer dizer necessariamente que te concederão todos os 90 dias...o oficial pode simplesmente carimbar uma permanência de 7 dias no seu passaporte, já que você vai falar pra ele que só irá ficar esse tempo. Daí qualquer dia a mais já será considerado ilegal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
13 horas atrás, ricardo.barros disse:

Apenas mais um detalhe: Ser permitido ficar até 90 dias no espaço Schengen não quer dizer necessariamente que te concederão todos os 90 dias...o oficial pode simplesmente carimbar uma permanência de 7 dias no seu passaporte, já que você vai falar pra ele que só irá ficar esse tempo. Daí qualquer dia a mais já será considerado ilegal.

 

 

Não sabia desta regra. Foi experiência própria? Sabe onde consigo verificar isso? 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

2 horas atrás, filipelyrio disse:

Não sabia desta regra. Foi experiência própria? Sabe onde consigo verificar isso? 

@filipelyrio também não sabia dessa regra. 

Os 90 dias para turismo sim, e outra os planos podem ter mudado e você querer ficar mais tempo turistando. Não necessariamente que você queira morar / trabalhar lá.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 29/01/2019 em 23:47, willb disse:

Supondo que eu seja abordado por alguém, ele verá que tenho visto de turista, provavelmente perguntará sobre a passagem de volta... o que eu poderia alegar? Enquanto eu não comprar ela?

@willb Olha, se não for algum órgão relativo a imigração acredito não ter nenhum problema.

Por exemplo, vc acha que a PM de SP ou qualquer outro estado, ao parar um chinês vai olhar se ele esta ilegal ou não no país? Isso não é de competência deles, então nem olham.

Fui parado em Lisboa, na rua de carro (eu era passageiro), não viram nada ref. a isso. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 29/01/2019 em 19:59, willb disse:

também "trabalhando" em alguns gigs

Qualquer atividade laboral, ainda que seja voluntaria, é ilegal para visto de turistas.

So reforçando, independente de "passar" pela imigração... você não esta isento de fiscalização. Ja fui parado em Roma em voo vindo de Lisboa... fui para salinha e tudo mais... O risco maior são nas estações de trem internacionais e nos aeroportos. Cruzando para o lado da Alemanha a abordagem rola ate nas estradas dentro dos ônibus. 

Cara, coisas inesperadas sempre rolam. É usual um policial te parar na frente do Vaticano? Não, não é! Mas sabe-se la os caras podem estar procurando alguém com suas características, pode rolar um atentado em outra cidade e iniciar o alerta vermelho na Europa toda... vem todo aquele procedimento padrão... e ai te pegam lá ilegal... e ai? Pepino! Pode rolar um acidente com transporte publico... você pode passar mal... mil coisas podem rolar!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@filipelyrio Sim, já me deram somente 13 dias de estadia pois tinha dito que ficaria 13 dias lá. Não há como saber com certeza de antemão o quanto irão lhe conceder de prazo, vai depender exclusivamente do oficial de imigração...

No meu caso também ocorreu de eu ter viajado quase no limite do prazo de 6 meses para o vencimento do passaporte. Penso que isso possa ter influenciado na decisão dele.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...