Ir para conteúdo

Casablanca, Rabat e Marrakech


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Gostaria de compartilhar com vocês minha viagem para Marrocos, muito embora ela tenha sido mais por motivos pessoais do que turísticos.

 

A moeda do Marrocos é o Dirham marroquino. A maioria dos estabelecimentos também aceita euros, mas não cartão de crédito.

1 euro = 11 dirham.

 

Casablanca

Casablanca é a maior cidade de Marrocos.

 

Hospedagem

Fiquei hospedado na casa de parentes, localizada no bairro de Ain-Diab, bem próximo ao mar e longe do centro da cidade.

 

Transporte

O transporte público não funciona bem, com exceção do Casablanca Tramway (bastante limitado, mas pode lhe levar para a praia ou para a estação de trens).

As pessoas se deslocam mais de táxi do que de ônibus (segundo alguns relatos que ouvi, o uber é mais caro do que o táxi).

Existem dois tipos de táxi: 

Grand Taxis (brancos) - Possuem rotas definidas (levam do ponto A ao B).

Petit Taxis (vermelhos) - Funcionam como um táxi normal.

O detalhe interessante é que o táxi é compartilhado. Ou seja, ele pega vários passageiros pelo caminho (exceto se você quiser pagar por todas as vagas).

 

Aeroporto

O Aeroporto Mohammed V fica a + ou - 30 km do centro da cidade. É bastante moderno e seguro (só viajantes podem entrar nele). Possui apenas 2 terminais que ficam no mesmo prédio (desembarques no térreo e embarques no primeiro piso).

Além do raio-x e de algumas entrevistas e revistas pessoais, você precisa entregar uma espécie de ficha especificando local de hospedagem, profissão, motivo da viagem, etc, tanto na chegada como na saída de Marrocos.

Importante: brasileiros precisam mostrar o conteúdo de suas malas na chegada.

 

Pontos turísticos

- Mesquita Hassan II

É a terceira maior mesquita do mundo e a única que pode ser visitada por não-muçulmanos em Marrocos.

Comporta, aproximadamente, 25.000 pessoas.

Visitas são guiadas e ocorrem às 09h, 10h, 11h e 14h (na sexta-feira os horários são diferenciados).

O valor do ingresso é 120DH.

Por mais 10DH você pode visitar o museu da mesquita (não vale a pena, só se você tiver tempo sobrando ou gostar de molduras).

 

- Morocco Mall

É o maior shopping center da África.

Tem um aquário gigante e vista para o mar na praça de alimentação.

Para entrar, você precisa passar por detectores de metal.

 

- Catedral Notre Dame de Lourdes

É a maior igreja católica em Casablanca.

Vale a visita mesmo se você não for religioso.

 

- Catedral do Sagrado Coração de Casablanca (Catedral Branca)

Apesar do nome, deixou de ser igreja em 1956 e hoje é um centro cultural.

Bonita por fora, mas infelizmente fechada para reformas.

 

- Quartier Habous

Bairro bonito e organizado em Casablanca.

Além da arquitetura que se destaca, você também pode visitar o Mercado de Habous (para comprar azeitonas, frutas, roupas típicas e tecidos).

 

- Velha Medina

Lá você pode encontrar roupas, joias, peças de metal, louça, madeira e itens de couro.

 

- La Corniche

É a praia mais badalada de Casablanca e que possui os melhores restaurantes.

 

Rabat

É a capital do Marrocos.

Apenas passei o dia na cidade. Foi o bastante para visitar os principais pontos turísticos.

Pontos turísticos

- Mausoléu de Mohammed V

É onde está sepultado o pai e o avô do atual rei de Marrocos.

Destaca-se pelo luxo e é protegido pela guarda real.

 

- Torre Hassan

É uma mesquita não terminada, ou melhor, é uma torre. Fica no mesmo sítio do mausoléu.

 

- Kasbah dos Oudaias.

É uma antiga e bonita fortaleza à beira-mar com corredores estreitos.

 

- Jardim Andaluz

É um jardim que fica no caminho para a Kasbah.

 

Marrakech

É a cidade mais conhecida do Marrocos e não é à toa: respira e transpira turismo.

Porém, se eu tivesse que defini-la em uma única frase: nada é de graça em Marrakech.

Uma simples pergunta, uma foto qualquer, uma visita a uma casa marroquina, tudo tem um preço.

 

Hospedagem

Fiquei hospedado no Riad Akka.

Paguei 65 euros a diária, mas valeu a pena. 

Localizado dentro da Medina, é seguro, confortável, bonito e limpo.

Fica ao lado do Palácio da Bahia e a 800 metros da Praça Jemaa El Fna.

 

Transporte

Se você se hospedar dentro da Medina, você não vai precisar usar táxis, exceto para chegar/partir do aeroporto/estação de trem ou para visitar alguns poucos pontos turísticos que vou destacar abaixo.

Atenção: Estabeleça o preço antes da corrida ou exija que o taxímetro seja ligado, senão a chance de você ser enganado é de 100%.

 

Pontos turísticos

- Palácio da Bahia

Palácio maravilhoso onde foram gravados cenas do filme Lawrence da Arábia, dentre outros.

O ingresso custa 80DH.

 

- Palácio El Badi

Na verdade, são as ruínas que sobraram do palácio. Algumas pessoas adoram, outras acham horrível. Eu gostei bastante, especialmente pela história.

o ingresso custa 80DH.

 

- Praça Jemaa El Fna

É onde tudo acontece.

Durante o dia, você encontra vendedores de frutas, especiarias ou qualquer coisa que você queira comprar, além de encantadores de cobras, macacos para fotos, músicos, mulheres que fazem hena.

Mas é durante a noite que a mágica acontece: luzes e sons por todas as partes, barracas de comidas típicas espalhadas pela praça inteira e mais turistas do que você pode imaginar.

Vale a pena jantar ou beber algo nos restaurantes que ficam em algum lugar alto ao redor da praça. De cima o show parece maior ainda.

Nas redondezas da praça você encontrará a maior parte dos souks que vendem de tudo, desde roupas até perfumes ou peças de metal.

 

- Bairro Judeu

Vale a visita pelo contexto histórico e fica no caminho para o Palácio El Badi.

 

Bab Agnou

É um antigo portal da Medina que ainda resiste ao tempo. 2 minutos para olhar o portal e mais 1 minuto para tirar uma foto.

 

- Mesquita Koutoubia

Esta mesquita destaca-se na cidade de Marrakech. Próxima à praça Jeema, infelizmente não pode ser visitada por não-muçulmanos.

 

- Tumbas Saadianas

Embora não pareça interessante, é um lugar muito bonito.

O ingresso custa 80DH.

 

- Museu de Marrakech

A arquitetura do local é fascinante.

O ingresso custa 80DH.

Dentro do museu há um senhor que escreve seu nome em árabe (ou de quem você quiser) em cartões postais. Lindo trabalho. Custa 20DH.

 

- Jardim Secreto

É um lugar bonito, mas que deve se destacar mais na primavera. Vale a visita pela calma, paz e silêncio (e pelo wi-fi grátis, pra quem se interessar).

O ingresso custa 80DH.

Se você quiser visitar a torre tem que pagar mais 30DH (não vale muito a pena).

 

- Museu do Perfume

O museu em si não é muito interessante, porém você pode ter uma aula sobre perfumes e fazer um especialmente pra você (com os ingredientes que você escolher).

O ingresso custa 40DH. Para fazer um perfume seu (e pela aula), você terá que desembolsar 400DH.

 

- Jardim Majorelle, Museu Berbere e Museu Yves Saint Laurent

Para visitar estes locais você vai precisar usar táxis ou tuk tuks ou charretes, pois eles ficam localizados na parte nova da cidade, fora da Medina.

O ingresso conjunto para os 3 locais custa 180DH.

O Jardim é muito bonito e colorido. Yves Saint Laurent morou dentro do jardim por anos e lá foram espalhadas suas cinzas.

O Museu Berbere destaca roupas e joias típicas de várias partes do Marrocos. Vale muito a pena, mas fotos não podem ser tiradas.

O Museu Yves Saint Laurent conta a história do estilista por meio de fotos em ordem cronológica e de um filme de uns 10 minutos. Lá você também pode ver as peças de roupa que ele criou (manequins vestidos com as roupas).

Infelizmente fotos não podem ser tiradas.

 

 - Souks de Marrakech

Souks (mercados) são os locais em que você pode comprar desde echarpes/lenços/vestidos até itens de couro, metal, perfumes, especiarias ou recordações da cidade.

São muitos, mas a maioria está próximo da Praça Jeema, como salientei acima.

Não existe preço tabelado para nada nos souks, exceto comida.

O vendedor sempre lhe dará um preço absurdo por aquilo que você quiser comprar. A partir daí começa a negociação: você oferece menos, ele pede mais.

Minha dica é: tente pagar 30% do valor pedido inicialmente. Na pior das hipóteses, nunca pague mais do que 50%. Estabeleça seu preço e vá embora se ele não concordar (ele te buscará no corredor, não se preocupe). De qualquer forma, você sempre sairá pensando que pagou demais, mas não deixe este pensamento estragar sua viagem.

Procure não demostrar interesse por algo que você não pensa em comprar e/ou não dê atenção aos vendedores, senão eles vão lhe incomodar para você "só dar uma olhada" ou "conferir as promoções". Alguns até lhe seguem, lhe seguram pelo braço, gritam, é bastante chato e constrangedor.

Marrakech é o lugar para você ser mal educado: nem responda "bom-dia" aos vendedores (ou responda em francês para que eles não saibam de onde você é e siga em frente sem olhar pra trás).

 

Dicas específicas para Marrakech

Como salientei acima, tudo gira em torno de dinheiro em Marrakech.

Se você parecer perdido, um bom samaritano surgirá do nada para ajudá-lo e depois pedirá um valor absurdo pela ajuda. Por isso, indico que você tenha um celular com internet ou um bom mapa consigo e, se precisar de ajuda, peça aos policiais ou a outros turistas.

Se você tirar fotos das cobras ou dos macacos sem estabelecer um preço antes, os donos pedirão um valor absurdo pelas fotos.

Se você precisar trocar dinheiro (câmbio), recomendo o do Hotel Ali.

É seguro comer pratos quentes nas barracas da Praça Jeema à noite. Entregue-se...mas confira bem a conta no final (na verdade, confira o troco SEMPRE, em qualquer situação).

 

Guias em Marrakech

Cuidado com guias baratos em Marrakech. Na melhor das hipóteses, eles são apenas motoristas que mal falam qualquer língua além do árabe e só atuam como taxistas e não guiais (lhe deixam nos locais com prazo para voltar ao carro).

Eu contratei um guia e valeu a pena cada centavo.

Paguei caro pois estava sozinho, mas o preço é negociável sempre (quanto mais gente, melhor).

Fiquei 3 noites e 4 dias em Marrakech, mas contratei ele por 2 dias (das 09h às 13h, embora ele tenha ficado comigo até às 14h.)

 Paguei 1400DH.

Ele é espetacular e me dava dicas até de preços das coisas.

Se alguém tiver interesse, o nome dele é Najib Khelfi. Ele fala árabe, francês e inglês e entende italiano também.

Telefone: +212 6 63 09 17 64 (ele responde ao whatsapp).

E-mail: khelfinajib@gmail.com

Também recomendo o Riad Marhbabikoum. Ele é considerado um dos melhores da cidade. Entrei em contato com o dono Khalil e ele me disse que não tinha vagas, mas que conseguiria pra mim em outro local, e assim o fez. 

É uma pessoa confiável em Marrakech para qualquer indicação. O telefone dele é +212 6 61 34 81 14.

Minha viagem para Marrakech foi planejada em cima da hora, então acabei pagando preços mais salgados do que eu esperava com hospedagem e guia, mas valeu MUITO a pena mesmo assim.

Não se assuste! Apesar de tudo que narrei de ruim, a cidade é maravilhosa.

Sem dúvidas, a viagem mais incrível da minha vida.

Eu não sei se posso postar links/endereços aqui, mas meu instagram é carlosrigoni, caso alguém queira ver minhas fotos.

 

 

 

 

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Em 22/09/2019 em 10:44, Cassio M Da Rosa disse:

OLá 

Como que vc se deslocou entre as cidades ? Onibus, alugou carro, trem ? 

 

 

A forma mais prática de se deslocar entre as grandes cidades é de trem. Porém, a maioria só de ônibus mesmo (Chefchaouen, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...