Ir para conteúdo

É recomendável usar bastão de caminhada para fazer trilha carregando mochila grande?


Posts Recomendados

  • Membros

@Rogerio K C eu acho que depende muito do tipo do terreno que voce irá passar. Se for uma caminhada com muita subida,  pedras e degraus íngremes talvez seja válido o bastão para dar apoio, porém se for uma caminhada de nível fácil eu acho que o bastão será apenas um incômodo.

Sobre usar um ou dois vai de cada pessoa tambem. Usando dois vc sempre terás suas maos ocupadas e dependendo do que ocorrer talvez nao tenha o reflexo de soltar o bastao para algum tipo de açao.  Na minha opinião um bastão já é suficiente para o apoio necessário.

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A utilização do bastão na trekking oferece vantagens e desvantagens, dependendo o solo que será utilizado. 

Os bastões vão lhe proporcionar melhor ritmo e equilíbrio, principalmente em travessias de curso d'água. Podem ser utilizados como apoio e vão aumentar a segurança em terrenos mais acidentados, lugares onde existem pedras ou áreas mais escorregadias. Reduzirão o esforço em subidas, já que o esforço feito será transferido e dividido também para os ombros, costas e braços, e também vai reduzir o impacto nos joelhos e articulações, minimizando ainda o cansaço das pernas. (De acordo com estudos, a compressão pode ser reduzida em até 25%).

Eu, particularmente, não uso bastão em nenhuma trek curta, pois não vale a pena o incomodo e também ocupar o espaço na mochila para pouco benefício. E também não uso em trilhas que necessitam o emprego das mãos para apoio, como o 'Vale da Morte' por exemplo, quando a todo tempo você tem que estar segurando e se apoiando em alguma árvore ou pedra. Uso bastante em alta montanha, quando a caminhada é extensa e cansativa, podendo chegar a 20 dias, como foi o caso do Aconcágua, na Argentina, entre outras altas montanhas (nestas casos existe a necessidade do uso de dois bastões). Para as trilhas aqui no Brasil quando você leva mochila média de 45 a 60 litros o bastão pode ajudar, principalmente na questão do equilíbrio, mas vai de você colocar na balança a distância que será percorrida e se vale a pena carregar o bastão durante a viagem para o tempo que será usado. Espero ter ajudado!! Abração brother! 

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...