Ir para conteúdo

Bonaire - Perguntas e Respostas


murillus

Posts Recomendados

  • Membros
Caro colega, estes destinos são para contemplação da vida marinha, não faz sentido um turista usar arpão. Me estranha esse tipo de questão de um futuro mergulhador. Em Bonaire os guias e outros locais que vivem do mergulho tem liberada a caça do Peixe Leão, que não é nativo da região e vem causando desequilibrio no ecossistema.

 

Vc não precisa ter medo de tubarão, lembre-se que vc é o intruso no fundo do mar.

 

Não FG, não André! vcs não entenderam! ::ahhhh:: Minha pergunta a respeito de arpão foi para o caso de uma resposta positiva para a questão dos tubarões(grandes) se aproximarem "demais"! Sei que os ataques ocorrem quando tubarões nos confundem com outros animais marinhos. Não tenho menor interesse em pesca submarina! ::bruuu::

 

Eu sei que há caso de ataques à banhistas no Nordeste Brasileiro, justamente pelo fato de lá serem águas quentes, e estranhei ninguem nunca ter comentado essa questão aqui no fórum, visto que nas ilhas ABC também são águas bem quentes!

 

Fg, não entendi sua resposta na ultima linha, o fato de eu ser um intruso significa que não devo ter medo? Rs ficou meio atrapalhada essa rsrsrs afinal existe ou não?! ::essa::

 

Fique tranquilo André , The Caribbean Guru!!! Rsrsrsr não penso em levar nenhum tipo de equipamento desses, nem meu canivete Victorinox tah valendo a pena comprar rsrsrs ainda mais levar na bagagem em avião, pois costumo levar pouca bagagem e deixar sempre comigo na cabine, então "no way", no máximo mascara, snorkel e nadadeiras...só! Rsrsrs

 

Bom de qualquer maneira estranho um pouco não haver tubarões por aquelas águas, vou dar uma pesquisada, deve ter algum motivo para isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CAro Edu Siqueira..

Infelizmente você parece ser como a maioria das pessoas, ou seja, acham que os tubarões são monstros. Quando você começar a mergulhar verá que os tubarões não são nada disso do que você acha. Os ataques no nordeste (sou de recife, local de ataques) ocorrem devido a única e exclusiva culpa do homem, que achou de destruir os locais de reprodução dos tubarões, além de mudar as correntes marinhas com a construção do porto de suape. Além do mais, os tubarões não gostam de carne humana.

Atacam em recife por confundirem os surfistas com focas, estas sim, fazem parte do cardápio deles.

Fique tranquilo. infelizmente bonaire não tem tubarões. Já fiz mais de 10 mergulhos lá nas 2 vezes que fui e, para minha tristeza e de minha esposa, não vimos tubarões. Nem mesmo os tubarões lixa, que costumam dormir no fundo do oceano e nos deixam passar a mão.

O caribe sul é fraco de tubarão. Se você tem medo de tubarões, não mergulhe no pacífico. Lá sim, tem muitos tubarões. Mas, não nos representam uma ameaça. Para você ter idéia, mergulhei na polinésia francesa com mais de 100 tubarões num único mergulho. Dos 10 mergulhos que fiz na polinésia, creio que em apenas um não vi tubarão. E, sinceramente, este último foi o mais fraco. Mergulhar com tubarões é uma emoção grande.

Depois que você fizer seu curso básico de mergulho e já tiver alguns mergulhos de experiência, tente o mergulho em algum lugar que tenha tubarões. Você verá que eles não estão nem aí para você.

Eu mesmo, ano que vem ou no outro, pretendo ir para galápagos, paraíso dos tubarões. É uma pena ser tão caro, mas acho que valerá o esforço.

Bom, é isso aí. Tire da cabeça que tubarões são monstros.

Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Aliás, em Bonaire, nem com faca se pode mergulhar. Como disse o colega acima, tubarão é das menores preocupações do mergulhador (o peixe leão citado é um risco maior, mas é bunitnho, então, ninguém tem medo...). O único cuidado, mesmo assim é um exagero de cuidado (que não custa nada ter, é verdade) é não ficar bobeando na superfície em zonas infestadas por algumas espécies de tubarão. Coisa que, aliás, as operadoras locais são mais que cuidadosas em avisar, pois não querem perder clientes. Quando se está no fundo, no nível deles, eles não atacam. E, mesmo se atacassem, não seria um arpão que te defenderia.

 

Exceto em umas poucas regiões do Pacífico Sul, é raro termos muitos tubarões junto aos corais, por um motivo bem simples: vão comer o quê? Cirurgião e borboleta?

 

É uma questão de níveis tróficos na cadeia alimentar: uma colônia de tubarões precisa de uma certa massa de alimento que vai encontrar em pelágicos (animais que transitam pelo oceano, não ficam presos a um ambiente, como nos corais), e em grandes cardumes. Normalmente se vê tubarões próximos a zonas de corais onde haja correntes ou drop offs que tragam sua comida. E falar que branco e martelo são de água quente, é bobagem.... vai ver qual é a temperatura da água em Galápagos ou na Cidade do Cabo.

 

Essa paúra de tubarões infelizmente é comum, mas novamente repetindo o Cleber, não são essas máquinas assassinas impiedosas e desalmadas que alguns documentários pintam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
CAro Edu Siqueira..

Infelizmente você parece ser como a maioria das pessoas, ou seja, acham que os tubarões são monstros.

 

Olá Cleber e André,

 

Cleber, eu não sou como a maioria das pessoas, pois se fosse nem ao menos participaria desse fórum. Sei muito bem que tubarões não são monstros comedores de gente. Mas sei também que os poucos ataques ocorrem pelo motivo que vc citou, de qualquer forma as poucas vítimas tem a infelicidade de na maioria das vezes terem graves ferimentos.

 

Novamente volto a lembrar que como não encontrei nenhuma informação a respeito desses animais nessa região resolvi tentar tirar duvidas com quem sabe, e como ainda não tenho experiência nem em mergulho, nem em fauna marinha, acho que perguntar não ofende. Vale lembrar também que quem não conhece, inevitavelmente vai fazer perguntas que aos olhos dos outros, parecem estúpidas ou absurdas mas não é motivo para ficarem tão cricas nem me responder de maneira tão ríspida. Até mesmo por que se alguém, ontem me perguntasse a respeito desse assunto, eu não saberia responder nada.

 

Ademais, obrigado pelas dicas e pelos breves relatos sobre suas experiências. Se tiver os relatos de seus mergulhos postados no fórum, por favor, ponha o link, terei prazer em ler. E ao Andre pela explicação

 

E tenham mais paciência com quem não sabe, é melhor responder a uma pergunta "estupida" do que permitir que alguém fique na ignorância, e que acabe fazendo cagada ::xiu::

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uma coisa eu não entendo, querem mergulhar num lugar famoso pelos tubarões, mas querem levar um arpão para caso sejam atacados?

Um paralelo, vc está invadindo a casa dos outros mas com uma arma para caso seja atacado pelo dono... é, faz sentido :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Uma coisa eu não entendo, querem mergulhar num lugar famoso pelos tubarões, mas querem levar um arpão para caso sejam atacados?

 

Quem quer mergulhar em lugar famoso por ter tubarões, Sandman? :shock: Eu não, rs já aprendi que naquela região não tem tubarões.

Agora, se estiver se referindo a mim, desculpe, eu sou burro, sou ignorante, mas pelo menos estou TENTANDO aprender perguntando antes de fazer as coisas, valeu

 

André, valeu pela dica. Tinha visto na sua assinatura os relatos mas não tinha reparado no tópico de mergulho, vou ler sim, valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Desculpe, de mergulho n entendo nada. Se vc procurar "shark bonaire" vai ver várias fotos e vídeos de tubarões por lá, mas não parece ser dos grandes. De qualquer forma, o meu post foi só para reflexão mesmo. Se vc vai pular mergulhar em uma região com possibilidade de tubarões agressivos (não acho que seja o caso), vc está assumindo o risco de encontrar com um ao fazer o mergulho. Assim, se n quer o risco n mergulhe, pq considero mto injusto vc mergulhar com uma arma para matar algum animal caso o veja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Desculpe, de mergulho n entendo nada. Se vc procurar "shark bonaire" vai ver várias fotos e vídeos de tubarões por lá, mas não parece ser dos grandes. De qualquer forma, o meu post foi só para reflexão mesmo. Se vc vai pular mergulhar em uma região com possibilidade de tubarões agressivos (não acho que seja o caso), vc está assumindo o risco de encontrar com um ao fazer o mergulho. Assim, se n quer o risco n mergulhe, pq considero mto injusto vc mergulhar com uma arma para matar algum animal caso o veja.

 

Sand, mals tb eu me exaltei, tb não entendo nada de mergulho. Tb não gosto que fiquem me julgando, isso simplesmente me enlouquece! Foi como eu disse antes, quem não manja, tem q ser orientado pra saber e fazer direito, não criticado!

 

Não encontrei nada a respeito de tubarões, eu tenho um pouco de receio sim, mas não dispararia nada contra um caso simplesmente o visse. Sou atirador certificado, e sempre vale a regra número um que meu instrutor sempre repetia: "Dedo fora da porra do gatilho!!!" ::lol4:: (ele dava martelada na nossa mão se visse alguém com dedo no gatilho ::lol4:: ) Quanto à ver os animais grandes, espero e desejo muito ver os Tubarões-Baleia, portanto não sou uma besta que tem medo de tudo quanto é bicho rsrsrs.

 

Acho q entra um pouco do que o André disse, afirmando que não adiantaria nada ter ou não ter um arpão contra um tubarão, ele manja mais, então deve ser, eu não sabia. O que vc disse é verdade, embora baixo, eu estaria assumindo o risco. Acho que como (ainda) não tenho experiência e os mergulhos por lá serão apenas eu e minha namorada, fiquei receoso. Mas até lá já terei feito pelo menos umas 6 saídas aqui no litoral de SP mesmo para pegar experiência, aí vou entender melhor o que eles dizem.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Andre_Franca

ok, cortando um pouco o papo, edu, acho que os meninos te deram as dicas.... eu sou mais "terra" mesmo..... fico com as dicas da superficie... nem de aguar eu gosto, tomo banho 1 vez por dia LOL :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...