Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Não tem espera que dure 100 anos: Colômbia!

Postado
  • Membros

Estimados viajantes, vejo que aqui tem poucos relatos da Colômbia por isso tenho um gosto de contar-lhes deste pais o cual é muito especial para mim.

A princípio meu interesse pela Colômbia nasceu quando Shakira veio à televisão e rádio russas, em 2002. Ela me encantou e entendi que tal mulher simplesmente não podia nascer num pais, digamos, pouco interessante. E resultou que isso era verdade. Empecei ler muito da Colômbia e soube que este pais tem uma grande riqueza e diversidade natural e histórica. Na Internet fiz amigos com alguns colombianos aos quais tive o gusto de conhecê-los na realidade, ou seja, pessoalmente, e pois tanto meus amigos e amigas quanto a gente colombiana em geral são de coração aberto e acolhedores. Graças à cantora barranquillera apreendi a língua espanhola e quanto ao demais, tenho um acento espanhol bogotano, ou da capital colombiana – da Bogotá.

Por certo, falando do nome de meu relato: tais expressões são bastante populares no pais porque vêm da famosa obra “100 anos de solidão” de Gabriel García Márquez. Outra frase conhecida é “não tem mal que dure 100 anos nem corpo que o agüente”. Pois minha espera durou 8 anos =)

As preparações para a viagem: não tem vôos diretos desde a Rússia à Colômbia, pode-se fazer uma escala na Espanha, Alemanha, França ou nos Estados Unidos. Optei pelo último pais porque gosto muito da cidade de Nova Iorque, é tão louca e sua vida nunca se para. Para poder chegar aos EEUU tive de conseguir um visto para entrar. Obtive um visto de 2 anos (é a duração mais larga que pode obter um russo) ainda que com um problema – paguei por um visto de 2 anos mas me emitiram um de 1 ano, foi um error da embaixada estadounidense de Moscou. Esperei como 10 dias para que o corregessem. Alguns dos vôos locais os comprei diretamente no website da empresa aérea colombiana Avianca, os restantes os comprei vía expedia.com, o que passa é que Avianca não processou todas as transações. Aos EEUU voei com Delta, esta companhia aérea oferecia vôos mais baratos. Se quiserem, logo posso lhes aconselhar algo sobre as companhias aéreas colombianas (qualidade, preços gerais, etc). Hospedei-me em casas de meus amigos ou em hoteis.

Claro, quando meus amigos russos e pais souberam de que iria à Côlombia nada me dizeram além de que era louco e não entendiam como podia me atrever ir a um pais tão “perigoso”. Quando regressei à Rússia e lhes contei de belezas colombianas eles entenderam que se equivocavam e logo pararam de crer em mitos produzidos pela imprensa marrom. Logrei convencê-los que Colômbia não é um pais onde assassinam, roubam e vendem narcóticos todos os dias. Bem, não nego que o pais ainda segue sufrendo alguns problemas mas a Colômbia os resolve pouco a pouco.

Pois, 28 de Julho cheguei à Nova Iorque onde fiquei 2 noites, desfrutei da cidade e também me encontrei com uma amiga que vive lá. Passamos muito bem certo tempo juntos e 30 de Julho, de manhã, voei à capital colombiana, à formosa cidade de Bogotá. O vôo durou aproximadamente 6 horas.

0_4033a_249f59cf_XL.jpg

0_4033b_e2a70911_XL.jpg

Ao chegar à Bogotá as nuvens por fim se dissiparam e pude começar a ver as terras colombianas.

0_4033c_ed51ddaa_XL.jpg

0_4033d_22ae53_XL.jpg

…continuará…

P.S. Peço-lhes que corrijam meus errores do português porque não o falo bem, obrigado por anticipado. Quero apreender esta bela língua, a portuguesa)

• Respostas 37
  • Visualizações 16.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

B.G., Maria, muito obrigado. Já publico a última parte do relato.

Um fim de semana no Eixo Cafeeiro ou como me achei numa verdadeira casa dos Buendía de “100 anos de solidão” de Márquez.

A família dum amigo meu me convidou chegar a sua casa que fica perto da cidade Armenia. Fomos 4: meu amigo e sua namorada, sua sobrinha e eu. Desde Bogotá fomos a Armenia (a capital do departamento Quindío) onde nos encontraram os pais de meu amigo e logo fomos a sua casa de campo. 2 outras ciudades importantes do Eixo Cafeeiro são Pereira (a capital do departamento Risaralda) e Manizales (a capital do departamento Caldas). Estos 3 departamentos anteriormente pertenceram ao departamento Antioquia pelo qual seus vizinhos são paisas com todas as conseqüências que resultam disso rsrs

Quando chegamos, os pais me mostraram a casa. É espaçosa e com um interior belo. Arredores da casa são formosos – tudo é verde, cantam pássaros, ao longe se vê montanhas, voam aras. A criada já preparou a comida. Nos sentamos a mesa, a dona de casa começa ler uma oração, logo todos dizemos “amém”. “Como se fosse num filme latinoamericano” – achei para se rsrs. Ao comer fomos conhecer Armenia. Depois dum terremoto a cidade foi reconstruida. E quando no dia seguinte me trazeram um café delicoso (claro, que estava no Eixo Cafeeiro) quase a cama, mina cabeça falhou percebir a realidade e entendi que realmente me achei na casa dos Buendía de “100 anos de solidão” de Márquez rsrs

0_406d9_78d1ef54_XXL.jpg

0_406dc_677a3df_XXL.jpg

0_406df_f4179328_XXL.jpg

Esse dia fomos ao Parque do Café – lá pode-se ver a cultivação de café e também tem diverções ou seja este parque é uma boa ideia para uma família com crianças.

0_406e6_b23a395d_XXL.jpg

0_406e9_5190dfa9_XXL.jpg

No dia seguinte fui à povoação Salento e desde lá ao Vale do Cocora onde tem palmeiras nacionais colombianas – as palmeiras de cera. Em Salento tem muitos artesões.

0_406ee_c8cf0be_XXL.jpg

Indo ao Vale Cocora:

0_406f2_5702c842_XXL.jpg

0_406fa_dbdde95b_XXL.jpg

Ao ter passado um fim de semana na zona cafeeira e chegado a ser um protagonista de “100 anos…” rsrs com uma grande pena deixei a família colombiana. Mas tive que ir adiante. Fui ir a um lugar colombiano pouco conhecido tanto por colombianos quanto por estrangeiros. Voltei à Bogotá onde já tinha me esperado um carro que me chevaria aos Llanos Orientales (Planos Orientais), à cidade Villavicencio (a capital do departamento do Meta). Os Llanos Orientais também se conhecem como a Região Orinoquia, porque lá passam as aguas do rio Orinoco.

A autopista que vai desde Bogotá à Villavicencio passa pelos Andes – fizeram alguns túneis. Na Bogotá como sempre fazia algo de frio e quando passamos o último túnel que traspassa os Andes o clima cambiou muito – começou fazer mais calor e humedade, no ar empeçou cheirar a trópicos. Villavicencio está a uns 90 km da capital colombiana, na Cordilheira Oriental dos Andes. É um centro importante de pecuária e de industria petrolífera. Passei uma noite lá e no dia seguinte fui ao aeroporto da Villavicencio.

Anteriormente lá teve muitos conflitos produzidos pelas FARC.

Nesse aviãinho rsrs (dizem assim? Um avião pequeno) ia ir quase ao coração da Colômbia, à Serrania da Macarena, a um povo muito pequeno e algo perdido.

0_40703_f196c5f3_XXL.jpg

Um guerreiro voou com nós:

0_40705_67b00a2d_XXL.jpg

Bem vindo ao aeroporto da Macarena!

0_40709_8f7dc7d4_XXL.jpg

A Serrania da Macarena é um parque natural, lá se encontram 3 ecosistemas – o andino, o amazônico e o orinoco o qual produz uma natureza excepcional e quase não impactado pelo homem. O turismo nasceu lá só faz uns 5 anos (antes teve muitos conflitos guerreiros e de narcóticos, lá cultivaram coca para produzir cocaina), lá tem eletricidade só desde 1PM até 10PM, não tem agua quente…soa autêntico né? Rs

0_4070c_ad732c8a_XXL.jpg

O povo fica pertinho do rio Guayabero.

0_4070a_9e78c2e2_XXL.jpg

- Francy, - pergunto minha guía, uma estudante duns 16 anos, - vamos ir numa lancha grande?

- Sim, senhor! Nessa!

Rsrs

Fomos pelo Guayabero uns 15 min.

E agora, estimados viajantes, tenho um prazer de lhes mostrar um dos milagres mais magníficos não só da Colômbia senão de mundo enteiro…Bem vindos ao Parque Natural “Serrania da Macarena”, ao rio Caño Cristales!

0_40717_f45ec507_XXL.jpg

Desde lá fomos 15 min em jeep e logo fomos a pé.

E aquí está, o rio Caño Cristales!

0_4071a_a9e538bb_XXL.jpg

Lá tem uma selva autêntica, sem lixeiros, ruas nem caixas eletrônicos rs

0_4071e_23261ee7_XXL.jpg

As algas dão estas cores às águas do rio.

0_40722_5e2f91a7_XXL.jpg

Guerreiros:

0_40724_b02bb69b_XXL.jpg

Agora o territorio é controlado pelos militares nacionais colombianos.

O segundo dia

0_40731_4dac700f_XXL.jpg

Em agosto em Macarena costuma chover muito mas neste ano, 2010, não choveu suficiente…o rio vai se secando.

As algas florescem desde julio até novembro.

Voltei a Bogotá. Fiquei no bairro Santa Barbara, no norte da cidade. No dia seguinte fui conhecer o bairro Usaquén. É um bairro sossegado, trnaqüilo e belo.

0_4073c_6b04f2ca_XXL.jpg

Desde a capital do país voei à Ilha de San Andrés que fica mais perto da Nicarágua que da Colômbia.

É uma ilha muito Formosa mas não tive sorte com o clima – quase sempre choveu.

0_40742_fbb0ddaa_XXL.jpg

Regressei a Bogotá e passei a última noite lá. No dia seguinte fui ao aeroporto El Dorado, meus amigos rolos me acompanharam. Claro, estábamos tristes mas lembramos de todos os cacharros que nos aconteceram e por isso o riso não nos deixou.

Pois, estimados viajantes, terminou minha viagem à Colômbia, a um país tão desejado. Estava louco pelo pais antes da viagem e quando voltei namorei dela ainda mais. Nada de mal me sucedeu, só vi suas belezas naturais, herança colonial e ritmos de ciudades grandes. E um dos tesouros mais impressionantes do pais é sem dúvida sua gente, os colombianos. Gente aberta, sempre disposta a ajudar, é uma gente que pode compartilhar bens e males. Eles não esqueceram o passado sangrento do pais mas olham com positividade ao Futuro, trabalham, riem, dançam e amam. Espero tinha conseguido lhes quitar principais estereótipos da Colômbia – a morte, assassinatos, seqüestros, narcóticos…Claro, tudo isso não desapareceu mas fica longe de caminhos pelos quais irão viajantes. Gosto da Colômbia muitíssimo, é meu paraíso.

Postado
  • Membros

muito bom, parabéns !

deu vontade de conhecer a Colombia, vista pelos seus olhos pareceu ser bem interessante, e não aquele clichê de "paraíso do narcotráfico" que pensamos ....

ah, e sua escrita está muito boa, com eventuais misturas engraçadas do portugues e espanhol ....

agora espero seu relato sobre o Brasil !!

abraços !

Postado
  • Autor
  • Membros

mmerteuil, obrigado! e estas misturas entre espanhol e portugues sao razonaveis porq antes de port apreendi espanhol rs

pdavid, onrigado!

Postado
  • Membros

Dr. Parcero,

Seu relato esta simplesmente bom D + + +

E as fotos maravilhosas, com muitas cores vivas e transmitindo fortes sensações dessa país que esta em minha lista de futuras viagens.

::otemo::::otemo::::otemo::

Maria Emilia

Postado
  • Membros

Dr. Parcero, que belo relato! Sem dúvida, você foi capaz de superar os estereótipos tão comuns, mergulhou na cultura local e nos revelou lugares que parecem tão incríveis e, ao mesmo tempo, tão desconhecidos para nós, brasileiros! Obrigada por compartilhar tão rica experiência! ::otemo::

Postado
  • Membros

Parabens!!!

Seu ralato, so veio a confirmar meu proximo destino: C O L O M B I A !!!!!!

Ja ansioso para vivenciar de perto este país fantastico.

Abraços ::otemo::::otemo::::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.