Ir para conteúdo

Dinheiro Para Ano Sabático


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente,

Próximo ano eu termino a minha faculdade e estou decidido que vou pedir licença (a principio) por um ano do meu trabalho para fazer a volta ao mundo.

Ao mesmo tempo eu tenho outro trabalho 100% remoto que é o que penso em manter enquanto viajo.

Minha dúvida é: vocês acham possível fazer 1 ano (provavelmente mais tempo) com 4 mil reais por mês + 20 mil dólares para tudo?

Também se tem algumas dicas de roteiro, seria de grande ajuda.

Obrigado!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Jeffelim nao entendi bem sua colocação, no momento da partida voce já terá em maos 20 mil dólares e posteriormente mais uma renda de 4 mil reais por mês?  Se realmente for esse o montante com certeza dará pra voce dar a volta no globo.

A medida que voce vai passando ficando pela estrada voce vai aprendendo a economizar. Tem locais que a nossa moeda é bem inferior e com isso o seu gasto será alto, mas em contra partida em muitos locais o custo de vida é muito baixo, como no sudeste asiático. 

Sobre dicas de roteiro é impossível sugerir algo porque além de ser uma viagem de longa duraçao, cada pessoa tem um gosto, cada um busca ver/fazer algo em cada lugar, entao o que pode ter sido ótimo pra mim pode nao ser legal pra voce. E além do mais, o roteiro servirá apenas pra voce ter um norte, numa viagem assim existe a possibilidade tambem de voce mudar seus plano pelo caminho, de tirar algum lugar e acrescentar outro que voce nunca tinha ouvido falar.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Jeffelim disse:

Minha dúvida é: vocês acham possível fazer 1 ano (provavelmente mais tempo) com 4 mil reais por mês + 20 mil dólares para tudo?

Tenho um amigo super pão-duro que daria 5 voltas ao mundo com este dinheiro! KKKK

Mas sinceramente, pessoalmente eu não acho que valha a pena viajar e fazer o que ele faz, o cara não visita nenhuma atração turística que cobre 1 real de ingresso, não prova nada da culinária local, só come lanche barato e miojo, só dorme em hostel de quinta categoria, não vai a nenhuma balada, pub ou bar tomar uma cerveja, etc...

Mas em compensação, também conheço um monte de gente que não conseguiria fazer uma viagem de 90 dias com este valor...

Se este valor vai ser suficiente, vai depender basicamente de por onde você passar neste ano sabático, se você só escolher locais caros, como EUA, Canada, Europa Ocidental, Japão, Austrália, Nova Zelândia, etc, o dinheiro pode não ser suficiente. 

Por outro lado, se você escolher só locais baratos, como America Latina, Africa, Leste Europeu, Sudoeste Asiático, é capaz de sobrar bastante dinheiro...

Mas se você conseguir um meio termo, equilibrando a viagem com locais baratos e outros não tão baratos assim, se você não esbanjar, por exemplo querer ir na balada e beber todo dia, pessoalmente eu também acho que 20 mil dólares inicias e 4 mil reais por mês seria suficiente sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@poiuy @lobo_solitário sim, entendo total que a questão do dinheiro é bem relativo. Eu fiz 3 meses na Europa, fazendo 20 países e 29 cidades com 15 mil reais e recente fiz EUA, México, Cuba e Canadá em 20 dias com 3 mil dólares, só que minha intenção era conseguir meio que uma base, já que na minha última viagem conheci muita gente que está fazendo isso. 

Eu geralmente cálculo 50 dólares por dia, mas nesse caso é totalmente diferente. 

Normalmente não sou o típico “turista” que vai fazer os roles clichês, geralmente faço Couchsurfing e me junto com os locais e vou pros roles deles, o que acho que já me faz economizar bastante. 

E sim, na partida eu terei já 20 mil dólares e mais os 4 mil reais mensais. Sei que não poderei “esbanjar” dinheiro, mas ao mesmo tempo não quero fazer isso no “limite mínimo”, por isso quero meio que criar uma base. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vamos fazer uma conta simples: Você tem um salário de 4mil reais por mês para utilizar... vamos considerar uma cotação de dolar a R$4,00, teria mil dolares por mes, ou seja,  você teria 33 dólares para gastar por dia com seu salário. O que não é ruim para uma pessoa se manter em uma viagem de longa duração.

Alem disto, você ainda tem 20mil dólares (80mil reais) iniciais que a principio, só precisaria mexer para os grandes deslocamentos.

Sinceramente, para uma pessoa, acredito que você irá conseguir tirar esse sabático sem grandes preocupações pensando no lado financeiro.

Só colocaria dois pontos para reflexão:

3 horas atrás, Jeffelim disse:

vou pedir licença (a principio) por um ano do meu trabalho

A não ser que você seja totalmente um funcionário totalmente fora da curva ou parente/amigo do dono da empresa onde trabalha, na realidade você estará se demitindo. Com 12% de desempregados no país, vejo como uma possibilidade muito remota alguma empresa aceitar isto, sem repor a vaga .

 

3 horas atrás, Jeffelim disse:

Ao mesmo tempo eu tenho outro trabalho 100% remoto que é o que penso em manter enquanto viajo.

Esse é um ponto de atenção para a viagem. Você precisará estar "online" praticamente em toda viagem, com equipamento funcionando para poder trabalhar. Isto pode te limitar um pouco no roteiro.

 

Fora os dois pontos acima, "se joga"... deixa parte da grana inicial aplicada para render uns trocados que já vai ajudando nos custos da viagem que saírem um pouco do orçamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 minutos atrás, f0soare disse:

Vamos fazer uma conta simples: Você tem um salário de 4mil reais por mês para utilizar... vamos considerar uma cotação de dolar a R$4,00, teria mil dolares por mes, ou seja,  você teria 33 dólares para gastar por dia com seu salário. O que não é ruim para uma pessoa se manter em uma viagem de longa duração.

Alem disto, você ainda tem 20mil dólares (80mil reais) iniciais que a principio, só precisaria mexer para os grandes deslocamentos.

Sinceramente, para uma pessoa, acredito que você irá conseguir tirar esse sabático sem grandes preocupações pensando no lado financeiro.

Só colocaria dois pontos para reflexão:

A não ser que você seja totalmente um funcionário totalmente fora da curva ou parente/amigo do dono da empresa onde trabalha, na realidade você estará se demitindo. Com 12% de desempregados no país, vejo como uma possibilidade muito remota alguma empresa aceitar isto, sem repor a vaga .

 

Esse é um ponto de atenção para a viagem. Você precisará estar "online" praticamente em toda viagem, com equipamento funcionando para poder trabalhar. Isto pode te limitar um pouco no roteiro.

 

Fora os dois pontos acima, "se joga"... deixa parte da grana inicial aplicada para render uns trocados que já vai ajudando nos custos da viagem que saírem um pouco do orçamento...

Ah, meio que pensei nisso também. Porque eu quero fazer essa viagem sem definir datas, somente os lugares, então desses 20 mil dólares, estarei descontando as passagens.

E sobre os pontos que você falou:

1. Eu não moro no BR e a empresa que trabalho é uma multinacional, eles já fizeram isso com varios funcionarios, inclusive um da minha equipe que foi fazer um intercâmbio de 6 meses. 

 

2. Esse segundo trabalho eu recebo por horas e é bem flexível. Eu trabalho da minha maneira. Então se em algum momento não posso trabalhar, eu posso compensar depois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 minuto atrás, Jeffelim disse:

Ah, meio que pensei nisso também. Porque eu quero fazer essa viagem sem definir datas, somente os lugares, então desses 20 mil dólares, estarei descontando as passagens.

E sobre os pontos que você falou:

1. Eu não moro no BR e a empresa que trabalho é uma multinacional, eles já fizeram isso com varios funcionarios, inclusive um da minha equipe que foi fazer um intercâmbio de 6 meses. 

 

2. Esse segundo trabalho eu recebo por horas e é bem flexível. Eu trabalho da minha maneira. Então se em algum momento não posso trabalhar, eu posso compensar depois. 

Boa... se joga meu camarada, que vai dar certo!!!

 

Grande abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Jeffelim quando tirei meu ano sabático tinha um orçamento menor que o seu e consegui viajar de boa, entao brother planeje seu roteiro e pé na estrada. 

Você irá passar inevitavelmente por lugares caros, outros bem caros, uns muito baratos e assim vai equilibrando os gastos. O valor que voce tem é um bom montante, entao basta se planejar e curtir a trip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu gastei em 8 meses 12 mil reais, uns 3700 dólares na época.

Sai da Polônia fui até a Coreia e voltei para a Polônia, fiz muitas coisas legais neste tempo todo. Com a tua grana da pra ir bem suave, os lugares mais caros que passei foi Coreia e Singapura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...