Ir para conteúdo

De carro para a Argentina... é preciso levar cambão ou cabo de aço? O que vai no kit 1° socorros?


Posts Recomendados

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Mioto,

 

Algumas vezes a polícia solicitou-me o cambão, pode ser alguma legislação provinciana.....

 

Mas vamos pensar por outra ótica: Imagina vc com o carro danificado, no meio do nada, e não ter um cabo prá ser rebocado?

abs

 

 

Marioluc,

 

A Argentina segue a mesma disciplina brasileira: as regras de trânsito são federais. Não existe "legislação provinciana". Existem "policiais provincianos", pelo que tenho lido aqui.

 

Reforçando a argumentação sobre o cambão: http://www.vialidad.gov.ar/archivos_index/Documentaci%C3%B3n%20Obligatoria.pdf

 

Trata-se de site governamental que lista os equipamentos obrigatórios. Vejam que até mesmo o kit de primeiros socorros é apenas recomendado, pois igualmente a legislação de trânsito não o exige.

 

Com relação a uma eventual necessidade de cambão, deixo isso com a Allianz Seguros (rss). ::otemo::

 

Brincadeiras a parte, minha discussão é sobre a "obrigatoriedade". Podemos até levar por precaução ou para reduzir as possibilidades corruptivas da polícia. Mas é o que li em um fórum argentino: "quando querem te extorquir, podem inventar até a obrigatoriedade de circular com a certidão de nascimento de sua avó".

 

Minha conclusão momentânea: não há Lei argentina que exija o cambão.

 

Vamos conversando.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mioto

 

Não querendo polemizar, entendo a justificativa para portar o cambão em função do descrito no Art. 48, letra "ñ", da Lei 24.449 (lei de trânsito da Argentina), a saber:

 

ñ) Remolcar automotores, salvo para los vehículos destinados a tal fin. Los demás vehículos podrán hacerlo en caso de fuerza mayor utilizando elementos rígidos de acople y con la debida precaución;

 

No intuito de evitar aborrecimentos com a policia caminera argentina e também devido ao baixo custo deste equipamento eu não me arriscaria a fazer uma viagem sem ele. ::otemo::

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mioto,

 

Entendi seu posicionamento.....sei que está querendo verificar sobre a obrigatoriedade do cambão....

O duro é explicar para um guarda, lá no chaco argentino, debaixo de um solão de 40 graus, que não existe lei que "fala" sobre cambão.

 

Certa vêz fui parado por guardas municipais ou estaduais, querendo tirar uns trocos..... como as estradas passam dentro de cidades, creio que deva ter outro orgão regional que fiscaliza o trãnsito por lá......

 

Vc brincou sobre seguro:

Alguns seguros automotivos do brasil não cobre a retirada do seu carro em qualquer distância na argentina, procure ler atentamente sua apólice.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mario,

 

Sei disso tudo (dificuldades com os policias e com seguradoras). Como farei uma longa viagem por terras hermanas, estou tentando me informar o máximo acerca das exigências "legais" do País vizinho. Eu vou levar um cambão. Se me pararem e perguntarem sobre, mostrarei, mas já aproveitarei a oportunidade (e também me informarei em outros locais) e perguntarei sobre o "fundamento legal" da exigência.

 

Beier,

 

Eu vi esse artigo. Evidente que ele "autoriza" o uso do cambão. Mas daí a exigí-lo vai uma enorme diferença.

 

De todo modo, obviamente minha intenção aqui não é polemizar. Eu quero uma correta informação, só isso. Em muitos sites - inclusive aqui - a gente lê que lençol branco para cobrir corpos é lenda, mas cambão é obrigatório. Ora, parece que não é assim. Tanto o lençol, quanto o cambão não são obrigatórios. Apesar de que o cambão tem uma utilidade e é citado (permitido) no Código de Trânsito. Mas o fundamento da obrigatoriedade ainda não achei.

 

Vamos conversando. A partir da semana que vem mando notícias atualizadas sobre a exigência de cambão diretamente de terras argentinas.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Caríssimos,

 

Viajei 55 dias por AR, Chile e Uruguai. Fui parado BEM menos do que imaginei. Nunca me pediram nada. Só em uma aduana chilena que me pediram a carta verde. Como havia dito, cheguei a comprar o cambão, mas por um erro do vendedor não consegui pegá-lo em tempo. Resultado: fui sem. A informação na Argentina é recorrente: não é obrigatório.

 

Se alguém possuir novidades, não deixe de postar.

 

Abçs.

Mioto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Mioto meu caro,

Pretendo ir a Argentina e Chile em janeiro/14. Você pode compartilhar comigo suas experiências. Como comentado em algum outro post, as vezes temos dificuldade em precisar qual informação procede ou não. Será que vc poderia dizer o caminho que percorreu, cidades que passou e assim por diante? Outra dúvida, vc conseguiu fazer um seguro que atenda desses países? O meu é HDI e a cobertura é somente Brasil.

 

Aguardo seu retorno.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Mioto meu caro,

Pretendo ir a Argentina e Chile em janeiro/14. Você pode compartilhar comigo suas experiências. Como comentado em algum outro post, as vezes temos dificuldade em precisar qual informação procede ou não. Será que vc poderia dizer o caminho que percorreu, cidades que passou e assim por diante? Outra dúvida, vc conseguiu fazer um seguro que atenda desses países? O meu é HDI e a cobertura é somente Brasil.

 

Aguardo seu retorno.

Um abraço

 

YbrunoZ

 

Para quem viaja de carro existe dois tipos de seguro a ser observado:

1 - Carta Verde: é o seguro contra terceiros com validade no Mercosul. Este é obrigatório nos países do Mercosul e vc consegue junto a sua Cia. Seguradora;,

2 - Extensão de perímetro: para quem já tem seguro total para o seu veículo deverá verificar junto a seguradora se ela possui a extensão de perímetro para os países a serrem visitados pois este é tipo de seguro que garantirá o seu veículo em caso de algum sinistro.

 

Como vc mencionou que o seu está na HDI contate a companhia e veja como faz para contratar a extensão de perímetro, caso possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...