Ir para conteúdo

Dúvida sobre o Passaporte


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, tudo bem? Vi o site aqui e achei muito interessante.

Estou programando minha primeira viagem internacional para os EUA em 2021, mas estou adiantando os docs desde já. Nesta quarta-feira, dia 30, estou autorizado à ir na sede da PF aqui da cidade para retirar meu passaporte já confeccionado. Porém, eles pedem para o titular do passaporte estar presente com um documento original com foto (neste caso, meu RG, pois não tenho carteira de motorista). E é aí que começa minha dúvida!

Na última sexta, eu fui roubado. Levaram minha carteira com todos meus docs (incluindo meu RG). No dia anterior, fui à PF confirmar os dados e começar a confecção do passaporte.
Após o roubo, abri um B.O e por consequencia, cancelaram meu RG (pelo menos disseram que cancelaram, né). Como não possuía nada de valor na carteira, fiquei de voltar ao local para dar uma olhada, ver se não a encontrava largada por aí. Dito e feito! Horas depois, voltei lá e ela estava na primeira esquina por onde o marginal passou depois de me abordar.

Agora, estou com medo por 2 motivos:

1. Poderei ir nesta quarta (30) retirar meu passaporte, apresentando meu RG teoricamente "cancelado"? Explicando que meu documento foi recuperado etc? Ou serei impedido?
2. Tem algum problema em ter um passaporte confeccionado com um número de RG (não sei se isso consta no passaporte) e o visto contar com outro número? Porque eu certamente irei ter de fazer um novo RG. Irei no Poupa-Tempo na quinta, inclusive, fazer isso...


Perdão pelo textão gente, é uma história bem cabeluda. To feliz por ter encontrado tudo, mas triste  porque meu RG não serve pra mais nada, eu acho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Acho que vc não terá problema nenhum com a retirada do passaporte. E mesmo que vc faça uma nova identidade ela terá o mesmo numero caso seja feita no mesmo Estado. O que vai mudar é a data de emissão.

PS: Nunca tinha ouvido falar sobre cancelar carteira de identidade. Já tive  uma identidade roubada e na época só fiz o B.O e andava com ele ate a outra ficar pronta. Nesse meio tempo recuperei a roubada e tenho e uso as duas até hoje, de acordo com a ocasião, sem problema algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 minutos atrás, Nani84 disse:

Acho que vc não terá problema nenhum com a retirada do passaporte. E mesmo que vc faça uma nova identidade ela terá o mesmo numero caso seja feita no mesmo Estado. O que vai mudar é a data de emissão.

PS: Nunca tinha ouvido falar sobre cancelar carteira de identidade. Já tive  uma identidade roubada e na época só fiz o B.O e andava com ele ate a outra ficar pronta. Nesse meio tempo recuperei a roubada e tenho e uso as duas até hoje, de acordo com a ocasião, sem problema algum

Oi Nani, td bem? Muito obrigado pela atenção.

pois é, é a primeira vez que me ocorre isso, e já achei uma babaquice sem limites! Inclusive, no B.O, é dito que independente do documento ter sido recuperado, no momento em que fiz o B.O, ele se tornou inutilizável. E não tem como voltar atrás!

agora vou tentar retirar o passaporte na quarta. Ele já tá pronto. Espero que dê tudo certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@leonardo.ribeiro1 Qual seu estado? O BO diz que não tem como voltar atras? Qual o texto exatamente? Ou quem te atendeu que falou isso?

Por exemplo, o site da policia civil de SP fala "As restrições mais comuns são decorrentes do registro de um boletim de ocorrência de perda, extravio, furto ou roubo do documento. Ou, ainda, do desaparecimento ou do falecimento de seu titular. Toda pessoa que possuir um RG com restrição deve regularizar a situação de seu documento numa das Seções de Identificação da Polícia Civil". Fazem isso para evitar fraudes.

Concorco com a @Nani84 e também acredito que não terá problemas. Até mesmo se só tivesse o BO, se o policial não for um tapado (e na pf costumam ter bom senso), deixaria vc conferir se seus dados estão digitados corretamente e retirar seu documento com foto que já está lá... Vc teria motivo justo para não levar novamente o RG.

E como vai estar com o RG "cancelado" em mãos... e vários documentos vencidos são validos para identificação (passaporte, carteira de motorista), não vejo porque teria problemas na pf.

Não sei se pode retirar restrição mantendo a data de expedição, mas acredito que quando encontra, deve ser possivel. E o número, desde que mesmo estado emissor, deva continuar o mesmo. Tenho 3 rg emitidos em diferentes datas (para deixar com menos de 10 anos) e todos tem o mesmo número.

Quanto ao visto dos EUA, impresso nele só vai aparecer o número do passaporte. E voce não precisa levar rg em viagem aos eua... o que eles querem é passaporte. E visto americano continua válido mesmo em passaporte vencido, só importa a data de validade do visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem algum outro documento com foto? Carteira de trabalho por exemplo, carteira de dispensa do exército ou passaporte antigo. Leve por garantia, pois também nunca ouvi falar de RG cancelado, mas como foi a polícia que disse, melhor acreditar ao primeiro momento quem tem a informação oficial.

O passaporte é um documento oficial a parte, não é atrelado a nenhuma informação de RG ou CPF por exemplo, tanto que você pode andar só com passaporte no Brasil. A apresentação do RG é para verificar que é você mesmo que está indo retirar o passaporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
11 horas atrás, leonardo.ribeiro1 disse:

Olá pessoal, tudo bem? Vi o site aqui e achei muito interessante.

Estou programando minha primeira viagem internacional para os EUA em 2021, mas estou adiantando os docs desde já. Nesta quarta-feira, dia 30, estou autorizado à ir na sede da PF aqui da cidade para retirar meu passaporte já confeccionado. Porém, eles pedem para o titular do passaporte estar presente com um documento original com foto (neste caso, meu RG, pois não tenho carteira de motorista). E é aí que começa minha dúvida!

Na última sexta, eu fui roubado. Levaram minha carteira com todos meus docs (incluindo meu RG). No dia anterior, fui à PF confirmar os dados e começar a confecção do passaporte.
Após o roubo, abri um B.O e por consequencia, cancelaram meu RG (pelo menos disseram que cancelaram, né). Como não possuía nada de valor na carteira, fiquei de voltar ao local para dar uma olhada, ver se não a encontrava largada por aí. Dito e feito! Horas depois, voltei lá e ela estava na primeira esquina por onde o marginal passou depois de me abordar.

Agora, estou com medo por 2 motivos:

1. Poderei ir nesta quarta (30) retirar meu passaporte, apresentando meu RG teoricamente "cancelado"? Explicando que meu documento foi recuperado etc? Ou serei impedido?
2. Tem algum problema em ter um passaporte confeccionado com um número de RG (não sei se isso consta no passaporte) e o visto contar com outro número? Porque eu certamente irei ter de fazer um novo RG. Irei no Poupa-Tempo na quinta, inclusive, fazer isso...


Perdão pelo textão gente, é uma história bem cabeluda. To feliz por ter encontrado tudo, mas triste  porque meu RG não serve pra mais nada, eu acho..

Os colegas que me antecederam estão corretos. Você não terá nenhum problema.

Leve também o Boletim de Ocorrências, mas não há necessidade de relatar o ocorrido. Você apenas vai apresentar o RG para a atendente, registrar suas digitais (biometria) e retirar do documento. 

Abração!!!  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...