Ir para conteúdo

Mochilao por 1 mês?


Posts Recomendados

  • Membros

Como já disse no meu post anterior, estou organizando meu primeiro mochilao. Queria muito conhecer a Europa e devido à falta de  recursos não acho q fico mais de 1 mês. To tentando conciliar com um trabalho voluntário no mês de julho (q coincide com as férias do cursinho, tenho 18 anos). Queria pedir a opinião de vcs, se acham q é uma experiência válida ou se seria melhor esquecer dos estudos nesse ano para poder ficar mais tempo viajando (devido aos vestibulares e concursos)

obs: eu sei que é uma questão bem pessoal, mas queria saber oq vcs acham 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, você já falou, é uma questão muito pessoal, mas por experiência própria, se você quer passar no vestibular de um curso com concorrência média ou alta, não fique parado por um ano, você vai esquecer muita coisa e perder o ritmo de estudar, e depois vai ser muito mais complicado retomar o ritmo e conseguir passar num vestibular concorrido.

O ideal é você aproveitar que está no ritmo, e tentar passar no vestibular antes de viajar por um longo período, depois que tiver passado no vestibular, cursar um ou dois semestres, trancar a matricula e ai sim viajar.

Pelo que eu sei, todas as universidades permitem que depois de ter cursado pelo menos um semestre ou um ano nos cursos anuais, você tranque o curso por um semestre ou um ano, e continue depois de onde parou sem problema nenhum.

 

PS. Legalmente não pode nem mesmo fazer trabalho voluntário na Europa, se na imigração lhe perguntarem o que você pretende fazer na Europa e você responder qualquer coisa relaciona a trabalho, mesmo que seja voluntário, você volta para o Brasil no próximo voo, sem nem ter saído do aeroporto.

A única exceção é trabalho voluntário em organizações de cunho social devidamente reconhecidas pelo governo local, mas precisa ter toda uma documentação e declarações para provar isto...

Então se a ideia é ir para a Europa, você tem que saber explicar o que vai fazer lá durante este mês e como vai pagar pelos seus gastos sem envolver trabalho voluntário.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, poiuy disse:

Cara, você já falou, é uma questão muito pessoal, mas por experiência própria, se você quer passar no vestibular de um curso com concorrência média ou alta, não fique parado por um ano, você vai esquecer muita coisa e perder o ritmo de estudar, e depois vai ser muito mais complicado retomar o ritmo e conseguir passar num vestibular concorrido.

O ideal é você aproveitar que está no ritmo, e tentar passar no vestibular antes de viajar por um longo período, depois que tiver passado no vestibular, cursar um ou dois semestres, trancar a matricula e ai sim viajar.

Pelo que eu sei, todas as universidades permitem que depois de ter cursado pelo menos um semestre ou um ano nos cursos anuais, você tranque o curso por um semestre ou um ano, e continue depois de onde parou sem problema nenhum.

 

PS. Legalmente não pode nem mesmo fazer trabalho voluntário na Europa, se na imigração lhe perguntarem o que você pretende fazer na Europa e você responder qualquer coisa relaciona a trabalho, mesmo que seja voluntário, você volta para o Brasil no próximo voo, sem nem ter saído do aeroporto.

A única exceção é trabalho voluntário em organizações de cunho social devidamente reconhecidas pelo governo local, mas precisa ter toda uma documentação e declarações para provar isto...

Então se a ideia é ir para a Europa, você tem que saber explicar o que vai fazer lá durante este mês e como vai pagar pelos seus gastos sem envolver trabalho voluntário.

 

Blz, muito obrigado irmão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se você já sabe o que quer estudar.. foca nos estudos! Depois faça a viagem conforme der.

Agora se tiver sem rumo.. talvez viajar seja uma boa.

Fiz o primeiro mochilão com 18 anos.. e foi um baita aprendizado para a vida! 

Ah, embora Europa seja seu sonho.. veja relatos sobre América do Sul, pode ter surpreender! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, _Umpdy disse:

Se você já sabe o que quer estudar.. foca nos estudos! Depois faça a viagem conforme der.

Agora se tiver sem rumo.. talvez viajar seja uma boa.

Fiz o primeiro mochilão com 18 anos.. e foi um baita aprendizado para a vida! 

Ah, embora Europa seja seu sonho.. veja relatos sobre América do Sul, pode ter surpreender! :) 

Eu penso em fazer medicina ou psicologia, mas não sei se é realmente oq eu quero. To planejando conciliar um trabalho de meio período com o cursinho pra fazer um mini mochilao no meio do ano (to considerando a América do Sul). Quanto tempo foi seu primeiro mochilao??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
9 horas atrás, Yago Chaves disse:

Eu penso em fazer medicina ou psicologia, mas não sei se é realmente oq eu quero. To planejando conciliar um trabalho de meio período com o cursinho pra fazer um mini mochilao no meio do ano (to considerando a América do Sul). Quanto tempo foi seu primeiro mochilao??

26 dias.

O clássico: Bolívia, Chile e Peru.

Mas não se apegue a dias.. faça o roteiro de acordo com sua disponibilidade.

Aqui você vai encontrar diversos relatos, roteiros e tempos diversificados. 

https://www.mochileiros.com/forum/585-mochilão-américa-do-sul-relatos-de-viagem/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
12 horas atrás, _Umpdy disse:

26 dias.

O clássico: Bolívia, Chile e Peru.

Mas não se apegue a dias.. faça o roteiro de acordo com sua disponibilidade.

Aqui você vai encontrar diversos relatos, roteiros e tempos diversificados. 

https://www.mochileiros.com/forum/585-mochilão-américa-do-sul-relatos-de-viagem/

 

Obg, irmão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É bem difícil opinar sobre decisões que podem mudar a sua vida. Mas, já que pediu... Você é muito novo e pode fazer as duas coisas ainda cedo. Como quer apenas viajar pra Europa, pode fazer isso enquanto estiver na faculdade. Então, estude, faça os vestibulares e, se passar, viaje nas férias da faculdade. Se não passar, tente fazer o clássico (e muito mais barato) mochilão nossa sudamérica. Antes de retomar os estudos.

OBS: mesmo que tenha ajudado, por favor não "curta", "goste" ou "reaja" 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...