Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde Pessoal.

Estou montando um roteiro (meu primeiro e primeira viagem sozinha :D) pelo Peru, Chile e Bolivia para a segunda quinzena de Maio/20. Gostaria muito de começar pelo Peru (Cusco) e finalizar pelo Chile (Santiago) porém as passagens de avião tem uma diferença muito significativa nestes trechos. Alguma dica de como posso economizar um pouco nos gastos com transportes? Já venho pesquisando os valores destes trechos  a um certo tempo e sem muita alteração. SP/Cusco - ida , Santiago/SP.
Inicialmente gostaria de fazer o roteiro abaixo, mas ele não esta fechado e agradeceria muito se pudessem me ajudar  com dicas para poder fecha-lo.

Cusco
Cusco - Aguas calientes
Machu pichhu - Cusco
Cusco - Laguna Humantay
Copacabana- Isla do sol 
La Paz
Salar uyni 
Salar uyni 
Salar uyni 
10º San Pedro Atacama (Vale de la Luna)
11º San Pedro Atacama (Lagoas altiplânicas, salar do atacama , toconao e socaire)
12º San Pedro Atacama (Gêiseres do Tatio e Machuca) -> Calama
13º Santiago
14º Santiago -  Cajon del Maipo
15º Santiago

Obrigada.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi @Tati Gomes, tudo bem?

Geralmente o melhor custo beneficio na América do Sul é começando por Santa Cruz de la Sierra na Bolívia. Isso quando se faz o roteiro "tradicional" em forma circular que inicia e termina por lá.

Saindo desse roteiro fica realmente caro.. talvez começando por Lima fique um pouco mais em conta.. mas, tem que fazer o cálculo para ver se o bus para Cusco compensa o tempo que perderia parando em Lima.

Sobre o seu roteiro, eu achei ele corrido e sem margem para emergência.

Leve em conta que a cidade de Cusco está a 3400m de altitude.. seu corpo pode se adaptar rápido, porém, o mais provável e que precise se aclimatar. O ideal seria tirar um dia inteiro ou se possível dois dias para andar pela cidade.. ou até mesmo fazer o Valle Sagrado, que não está no seu roteiro. Isso pq irá iniciar seu mochilão por Cusco.

Se permanecer iniciando por Cusco, estando lá, tome muita água, compre folhas de coca e as pills soroche em qualquer farmácia. Isso vai ajudar um pouco nos sintomas de altitude! 

Isla del Sol vale o pernoite na ilha! Copacaba a La Paz são umas 4 horas e La Paz Uyuni vai mais umas 10 horas de bus. 

De Calama para Santiago acredito que irá pegar um vôo.. caso contrario, são cerca de 23hrs de ônibus. 

Uma opinião minha.. irá passar por muitas lagunas no tour do Salar e Atacama.. Cajon del Maipo é bonito, mas não se compara com a beleza das demais lagunas. 

Eu deixaria Santiago para uma outro mochilão.. e concentraria até no máximo Atacama, deixando ao menos um dia pra caso dê algum perrengue.

 

 

 

 

Link para o comentário
  • Membros
Em 17/01/2020 em 13:48, Tati Gomes disse:

Estou montando um roteiro (meu primeiro e primeira viagem sozinha :D) pelo Peru, Chile e Bolivia para a segunda quinzena de Maio/20. Gostaria muito de começar pelo Peru (Cusco) e finalizar pelo Chile (Santiago) porém as passagens de avião tem uma diferença muito significativa nestes trechos. Alguma dica de como posso economizar um pouco nos gastos com transportes?

Não sei que valor você está encontrando, mas já tentou algo parecido com isto?

image.thumb.png.fb9e937a17fee15cdf40f11dfb8e112a.png

image.thumb.png.b4a188c41cb9c70b75735527c4789134.png

 

 

Você eventualmente até pode conseguir achar alguma passagem um pouco mais barata numa promoção, mas R$ 1.800, é um valor justo para este trecho, nem caro e nem barato.

Indo de ônibus, você gastaria praticamente o mesmo valor com passagens e alimentação durante os vários dias de estrada para chegar em Cusco e depois os vários dias de estrada para chegar em SP.

 

Link para o comentário
  • Membros
Em 18/01/2020 em 11:01, _Umpdy disse:

Oi @Tati Gomes, tudo bem?

Geralmente o melhor custo beneficio na América do Sul é começando por Santa Cruz de la Sierra na Bolívia. Isso quando se faz o roteiro "tradicional" em forma circular que inicia e termina por lá.

Saindo desse roteiro fica realmente caro.. talvez começando por Lima fique um pouco mais em conta.. mas, tem que fazer o cálculo para ver se o bus para Cusco compensa o tempo que perderia parando em Lima.

Sobre o seu roteiro, eu achei ele corrido e sem margem para emergência.

Leve em conta que a cidade de Cusco está a 3400m de altitude.. seu corpo pode se adaptar rápido, porém, o mais provável e que precise se aclimatar. O ideal seria tirar um dia inteiro ou se possível dois dias para andar pela cidade.. ou até mesmo fazer o Valle Sagrado, que não está no seu roteiro. Isso pq irá iniciar seu mochilão por Cusco.

Se permanecer iniciando por Cusco, estando lá, tome muita água, compre folhas de coca e as pills soroche em qualquer farmácia. Isso vai ajudar um pouco nos sintomas de altitude! 

Isla del Sol vale o pernoite na ilha! Copacaba a La Paz são umas 4 horas e La Paz Uyuni vai mais umas 10 horas de bus. 

De Calama para Santiago acredito que irá pegar um vôo.. caso contrario, são cerca de 23hrs de ônibus. 

Uma opinião minha.. irá passar por muitas lagunas no tour do Salar e Atacama.. Cajon del Maipo é bonito, mas não se compara com a beleza das demais lagunas. 

Eu deixaria Santiago para uma outro mochilão.. e concentraria até no máximo Atacama, deixando ao menos um dia pra caso dê algum perrengue.

 

 

 

 

Boa tarde @_Umpdy
Muito obrigada pelas dicas, vou reavaliar.
Quanto ao roteiro estar muito corrido, como posso dar uma margem para emergências? Aumentando a estadia nos locais de pernoite? 
Obg novamente.

At.

Link para o comentário
  • Membros
Em 18/01/2020 em 19:28, poiuy disse:

Não sei que valor você está encontrando, mas já tentou algo parecido com isto?

image.thumb.png.fb9e937a17fee15cdf40f11dfb8e112a.png

image.thumb.png.b4a188c41cb9c70b75735527c4789134.png

 

 

Você eventualmente até pode conseguir achar alguma passagem um pouco mais barata numa promoção, mas R$ 1.800, é um valor justo para este trecho, nem caro e nem barato.

Indo de ônibus, você gastaria praticamente o mesmo valor com passagens e alimentação durante os vários dias de estrada para chegar em Cusco e depois os vários dias de estrada para chegar em SP.

 

Oi @poiuy, tudo bem?
 Foi isto mesmo que pesquisei, porem de SP - CUSCO / SANTIAGO - SP, mesma média de valor.
A questão do preço é que começando  e finalizando por Santa Cruz de la Sierra esse valor cai pela metade. Então estou reavaliando, pois talvez economizando nas passagens e mudando o roteiro possa "investir" mais em hospedagem e alimentação pro exemplo.
Muito obrigada pelas ajuda.
At

Link para o comentário
  • Membros

Só preste atenção nos horários dos voos, pelo que eu lembro estes voos para Santa Cruz de la Sierra chegavam num horário bem ruim, de madrugada...

E dependendo de quanto que você for gastar no Táxi/Uber as 03:00 da madrugada, e o gasto adiciona de voltar do Chile (Santiago) até Santa Cruz de la Siera  pode anular boa parte da economia, até mesmo acabar deixando mais caro do que a outra opção 

O ideal é você fazer uma cotação, cotando quanto que custaria chegar por Santa Cruz, subir até o Peru, depois descer até o Chile e voltar até Santa Cruz...

As vezes o custo inicial de ir e voltar por Santa Cruz pode parecer menor, mas quando você somar os custos de todos os deslocamentos adicionais que isto lhe trará, pode acabar ficando mais caro de chegar por Cusco e ir descendo até o Chile e voltar pelo Chile..

Sem contar o tempo que voê vai perder voltando até Santa Cruz, dependendo como você monte o seu roteiro e de como você for se deslocar, você pode acaber perdendo 1 ou 2 dias só para voltar até Santa Cruz.

Isto não seria um problema se você tivesse mais tempo para a viagem, mas com somente 15 dias, você não pode se dar ao luxo de ficar perdendo muito tempo com deslocamento entre os locais, você vai precisar otimizar bastante o seu roteiro para perder o menos possível de tempo nos deslocamentos, e isto geralmente faz você ter que gastar mais dinheiro com passagens.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Tati. Eu também achei seu roteiro bem puxado, sem dar tempo para aclimatação, o que pode ser complicado, principalmente começando por Cusco. Um ou dias em Cusco, conhecer a cidade e fazer o vale sagrado (um passeio muito legal e barato) pode te poupar dores de cabeça (literalmente). Uma forma que pode ser interessante de chegar à Bolívia é fazer o passeio chamado ruta del sol, uma viagem de ônibus de 10 horas entre Cusco e Puno, que vai fazendo paradas em pontos turísticos pelo caminho. É bem mais interessante e bem menos cansativo do que ir direto para a Bolívia. A empresa que usei neste passeio foi a turismer, e achei muito boa (https://www.turismomer.com/rota-do-sol). Vc pode conhecer o titicaca lá ou mesmo ir direito para copacabana, que fica a 142 km de Puno. De lá vc vai para La Paz (mais 155 km) e depois para Uyuni (este já é mais longe: 695 km) e entra no Chile pelo Atacama, descendo depois para Santiago. Mas fica bem puxado para 15 dias, pois vc vai perder um bom tempo com deslocamento e o cansaço pode atrapalhar a aproveitar os passeios.

Link para o comentário
  • Colaboradores
22 horas atrás, Tati Gomes disse:

Boa tarde @_Umpdy
Muito obrigada pelas dicas, vou reavaliar.
Quanto ao roteiro estar muito corrido, como posso dar uma margem para emergências? Aumentando a estadia nos locais de pernoite? 
Obg novamente.

At.

Retirando alguma cidade.. (santiago, por exemplo).. e aproveitando mais Cusco e Atacama. Ou, aumentando o número de dias da viagem!

Sendo assim, teria ao menos um dia, caso tenha alguma emergência. E teria mais dias para aproveitar melhor outras cidades!! 

 

A desvantagem de começar por Santa Cruz é a distância para Uyuni, por exemplo! 

Como @poiuy mencionou, geralmente os vôos chegam de madrugada, teria que dormir no aeroporto e pegar o primeiro vôo no dia seguinte para Sucre. De Sucre ir para o Uyuni, isso se tiver bus.. se não, tem que ir até Potosí e depois de lá ir para o Uyuni.

Vai demandar muito mais tempo.. pra 15 dias, ficaria muito apertado. Ah não ser, se fizer Bolívia e Peru.. ai teria que alterar todo roteiro.

Link para o comentário
  • Membros

@Tati Gomes estou montando um roteiro parecido com o seu, mas a idéia inicial e seguir de fato o que algumas pessoas falaram, descobrir o custo em dinheiro e quanto tempo leva para sair de uma cidade para outra.

Eu não conheço esse lugar chamado Laguna Humantay, mas joguei no google maps e ele fica a 3 horas de Cusco, ou seja, serão 3 horas a mais de distância para chegar em Copacabana, que seria o seu próximo destino.

Seguirei algumas boas dicas já deixadas por aqui, mas de toda forma, eu tento ser o mais vertical possível nos deslocamentos.

O meu esboço de roteiro até agora está assim:

1- Rio -> Cusco (chegando na madrugada do segundo dia)

2- Cusco

3- Cusco -> Ollantaytambo -> Aguas Calientes

4- Machu Picchu -> Hidrelétrica -> Cusco

5- Cusco

6- Cusco -> Puno

7- Puno

8- Puno -> Copacabana

9- Copacabana

10 - Copacabana -> La Paz

11- La Paz (saindo no final da noite Madrugada para Uyuni)

12- Uyuni -> Atacama

13- Uyuni -> Atacama

14- Uyuni -> Atacama

15- Atacama

16- Atacama

17- Atacama

18- Atacama

19- Atacama -> Calama -> Rio

 

ainda não tenho muita certeza sobre os dia 5, 7 e 9.

Espero ter te ajudado em alguma coisa e fico com a esperança de dicas e observações kkkkkk

Link para o comentário
  • Membros
Em 17/01/2020 em 13:48, Tati Gomes disse:

Boa tarde Pessoal.

Estou montando um roteiro (meu primeiro e primeira viagem sozinha :D) pelo Peru, Chile e Bolivia para a segunda quinzena de Maio/20. Gostaria muito de começar pelo Peru (Cusco) e finalizar pelo Chile (Santiago) porém as passagens de avião tem uma diferença muito significativa nestes trechos. Alguma dica de como posso economizar um pouco nos gastos com transportes? Já venho pesquisando os valores destes trechos  a um certo tempo e sem muita alteração. SP/Cusco - ida , Santiago/SP.
Inicialmente gostaria de fazer o roteiro abaixo, mas ele não esta fechado e agradeceria muito se pudessem me ajudar  com dicas para poder fecha-lo.

Cusco
Cusco - Aguas calientes
Machu pichhu - Cusco
Cusco - Laguna Humantay
Copacabana- Isla do sol 
La Paz
Salar uyni 
Salar uyni 
Salar uyni 
10º San Pedro Atacama (Vale de la Luna)
11º San Pedro Atacama (Lagoas altiplânicas, salar do atacama , toconao e socaire)
12º San Pedro Atacama (Gêiseres do Tatio e Machuca) -> Calama
13º Santiago
14º Santiago -  Cajon del Maipo
15º Santiago

Obrigada.

Querida . Sugiro de  Motorhome comigo. Você não pagará passagem.

Só despesas com alimentação 

Contato vca@uol.com.br. 

vivaldo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...