Ir para conteúdo

Dinheiro mochilão américa do sul


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, to muuuito em dúvida quanto à questão do dinheiro no meu mochilão. vou em julho e fico 26 dias passando pela bolivia, peru e chile.

O dólar hoje tá altiiissimo, 4,28, e não sei oq esperar daqui para frente.

Minha base é em media 5 mil reais, porém não sei qual quantidade de cada moeda levar (tipo, 900 dólares e 800 reais.. e resto cartão?), qual levar (dólar ou real mesmo e ir trocando por lá?), cartão de crédito? To muito perdida kkk me ajudem!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É impossível saber o que vai acontecer no futuro, pode ser que o dólar chegue nos 5.00, mas também pode cair abaixo dos 4.00...

Então nestas épocas de grande variação no preço do dólar,  o ideal é você ir comprando dólares aos poucos, ou seja, todo mês comprar uns 200 dólares e guardar, assim você consegue se proteger um pouco da flutuação, e conseguirá um valor médio bom.

Em cidades como Lima e Santiago, você não terá muitas dificuldades em conseguir trocar Reais, mas fora de lá, pode ser um pouco mais complicado conseguir trocar Reais, e se conseguir, será com uma cotação bem desfavorável, então o ideal é levar dólar mesmo.

Cartão é mais seguro, se lhe furtarem ou você perder o cartão, você simplesmente bloqueia o cartão e não perde um centavo, dinheiro em espécie é um pouco arriscado, se lhe furtarem ou você perder a bolsa/carteira, já era, o seu dinheiro sumiu...

No cartão você estará sujeita a flutuação do câmbio, que pode ser muito boa para você, se o dólar cair, mas também poder ser bem ruim, se a cotação do dólar subir. 

Pessoas que gostam de correr um pouco mais de risco, gostam de priorizar o cartão, apostando que a cotação vai baixar, mas se fizer isto, esteja ciente que também pode dar errado e a cotação subir...

Pessoas mais cautelosas e avessas ao risco, ou com orçamento muito apertado tendem a preferir moeda em espécie, que não está tão sujeita a flutuações.

Agora qual levar, isto é decisão pessoal de cada pessoa, mas independente da opção escolhida, sempre tenha pelo menos duas opções de pagamento, se não aceitarem cartão, você tem algum dinheiro em espécie para as despesas imediatas, se lhe furtarem o dinheiro, você tem o cartão para lhe salvar.

Mas para isto é importante que você nunca leva cartão e dinheiro juntos, na mesma carteira ou bolsa...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoalmente, eu prefiro levar principalmente dólares, até porque 1000 reais em dólares, por exemplo, ocupa menos espaço do que mil reais em moeda brasileira. Mas nem sempre esta  é a melhor opção. Na Argentina, por exemplo, em novembro/dezembro de 2018, trocar real ou  dólar não fazia muita diferença, então troquei reais, pois dólares é sempre mais difícil de conseguir com preço bom . Hotéis e restaurantes eu tento pagar com cartão, porque diminui a quantidade de dinheiro que vc precisa levar (segurança) e porque vc geralmente não ganha desconto ao pagar com dinheiro. Passeios normalmente pago sempre em dinheiro, porque assim vc consegue desconto. No Peru, por exemplo. tem agência que prefere receber em dólar, fazendo mesmo uma cotação ruim se vc pagar em soles. Não achei nenhuma que recebesse real. Lá no Peru, trocar real por soles é prejuízo, porque eles pagam bem abaixo da cotação oficial do real, mas pagam bem na cotação do dólar. Em Puerto Natales, no Chile, também era melhor dólar do que real. Na Bolívia não sei. Minha opção para estes países seria dólares e cartão. Mas realmente isso é bem pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Dominique Zoboli Vai a Santiago?Traga reais e troque em qualquer parte,menos no aeroporto.

Vai a Lima ou a Cuzco?Também há cambio de reais fácil.

Não use cartão de forma nenhuma,só em caso de emergência,ois há uma famigerada taxa de 6,38%.Deixe isso para mim que  vivo fora do pais e não tenho como escapar dessa maldição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...