Ir para conte煤do

PARQUE DO VARVITO, ITU 馃彏: Excursionando no monumento geol贸gico no interior de SP | Vlog viajante 馃寧

Posts Recomendados

• Membros

PARQUE DO VARVITO, ITU 馃彏: Excursionando no monumento geol贸gico no interior de SP | Vlog viajante 馃寧

Oi gente! Estando em Itu visitamos o Parque Geol贸gico do Varvito e tivemos o luxo de fazer uma caminhada em um monumento geol贸gico no interior de S茫o Paulo, foi uma caminhada e tanto. Visitamos o parque com 280 milh玫es de anos de antiguidade, um privil茅gio. Damos a voc锚 a nossa experi锚ncia neste v铆deo que fizemos com amor.
00:00 Intro 00:21 Parque Geol贸gico do Varvito 06:54 Bloopers 07:45 Despedida
Como 茅 natural, fofo e divertido o Parque do Varvito.
Sejam felizes e bebam 谩gua 馃挧 .
Um beijo! 馃挋
Inscreva-se em nosso canal: https://bit.ly/2MY7eF2
Junte-se a n贸s em nossas aventuras:
A m煤sica que nos acompanha
鈥 Spotify | https://spoti.fi/2MZz1oq
Entre em contato conosco: [email protected] Par de Sorrisos 茅 a vis茫o de Wilfredo Chiquito e Helen Negrisoli de nossas aventuras ao redor do mundo. Junte-se a n贸s!
Link para o coment谩rio

Participe da conversa

Voc锚 pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se voc锚 tem uma conta, fa莽a o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Voc锚 colou conte煤do com formata莽茫o.   Remover formata莽茫o

Apenas 75 emojis s茫o permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conte煤do anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   N茫o 茅 poss铆vel colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conte煤do Similar

• Por Anderson Paz
      Ol谩, mochileiro/a! O principal objetivo deste pequeno relato 茅 compartilhar como 茅 poss铆vel se deslocar entre as praias do norte de聽Alagoas usando transporte coletivo. Os objetivos secund谩rios s茫o passar dicas de hospedagens, praias, caminhadas聽e campings.
      Fique a vontade para fazer qualquer coment谩rios, tirar d煤vidas ou propor聽sugest玫es de altera莽茫o de聽texto. Podem me encontrar tamb茅m no Instagram @viajadon_聽

DESLOCAMENTOS
      - Quando se pesquisa em f贸runs e blogs聽sobre transporte entre Macei贸 e Maragogi ou entre Macei贸 e S茫o Miguel dos Milagres dificilmente se encontra informa莽玫es sobre como fazer os deslocamentos em transporte p煤blico. Eu pelo menos tive bastante dificuldade para encontrar informa莽玫es e acabei buscando ajuda ligando na Arsal -Ag锚ncia Reguladora de Servi莽os P煤blicos de Alagoas (j谩 fica essa dica de op莽茫o de contato para obter informa莽玫es).
      - Vamos 脿s rotas e hor谩rios de transportes:
      路聽聽聽聽聽聽聽聽 Aeroporto - Rodovi谩ria: a parada fica logo na pista externa de embarque e desembarque no aeroporto. Uma pessoa que estava aguardando 么nibus me聽informou聽que聽h谩 3聽linhas que fazem o trajeto, mas consegui confirmar apenas duas: a聽1002 (Ponta Verde) e a 1003 (Via Expressa). A passagem custa R$4,40, as sa铆das s茫o frequentes e o tempo de viagem 茅 de 1h15 mais ou menos. De Uber daria quase 50 reais.
      路聽聽聽聽聽聽 Rodovi谩ria - Maragogi: h谩 uma linha regular com micro么nibus simples que opera nesta rota. Para pegar esse transporte, primeiro passe no guich锚 na parte interna da rodovi谩ria e pague a taxa de embarque (R$3,40 se n茫o me engano), em seguida se desloque at茅 a baia de sa铆da. A passagem custa R$23,50 e os hor谩rios estavam bem alinhadinhos com os da tabela de hor谩rios聽disponibilizada no site da Arsal (5h30, 8h40, 11h20, 13h25, 16h30 e 18h20).
      p.s.: Neste trajeto tamb茅m 茅 comum haver Bla Bla Car, mas no per铆odo em que estava, eu vi apenas como op莽茫o uns Bla Bla Car entre Macei贸 e Recife, que saiam por volta de R$54. H谩 tamb茅m op莽茫o de transfers. At茅 cheguei ligar em um, mas n茫o animei com o valor cobrado, R$100. Se quiser esta op莽茫o, o contato que tenho 茅 (82) 3296-2529.
      路聽聽聽聽聽 Rodovi谩ria 鈥 S茫o Miguel dos Milagres: n茫o 茅 a rota que eu fiz, mas fica aqui como b么nus. O transporte (van) que se deve pegar 茅 o que tem como destino Porto de Pedras. Os hor谩rios dos transportes estavam diferentes dos que constavam no site da Arsal. Segue abaixo os hor谩rios e os custos das passagens de acordo com o percurso.

- Se voc锚 n茫o for ficar na cidade聽de Maragogi, h谩 diversas vans que saem frequentemente do 鈥渢erminal rodovi谩rio鈥 (entre aspas porque apesar de aparecer como terminal rodovi谩rio no Maps, 茅 s贸 uma pra莽a de onde saem os transportes)聽rumo 脿s praias de Barra Grande, Ponta de Mangue e Peroba. De Maragogi at茅 Ponta de Mangue e Peroba sai por R$4. At茅 Barra Grande sai um pouco mais em conta.
      - O deslocamento entre Maragogi e S茫o Miguel dos Milagres foi um pouco complexo e ser谩 explicado no聽DIA 4.

DIA 1) Macei贸 a Maragogi e Ponta de Mangue
      Peguei o transporte de 13h25聽e depois de 2h45 de viagem, cheguei a Maragogi. Em seguida peguei uma van ali mesmo no local onde desci do micro-么nibus e segui at茅 Ponta de Mangue (20 min de trajeto, R$4), onde ficaria hospedado.
      A minha hospedagem foi em barraca no Camping Maragogi. Que camping maravilhoso! Praticamente na beira da praia, tem uma boa 谩rea de conviv锚ncia, muitas conex玫es de energia, sombra em diversos pontos e ainda tem wi-fi. A cozinha tem geladeira e fog茫o e tudo o mais que vc precisa. Super bem cuidado. O banheiro est谩 sempre limpo. E o melhor: o acolhimento e carinho da Josane (em especial!) e do Marcos. Recomendo demais comprar um 贸leo de coco e sabonetes de coco deles. Telefone de contato por Whatsapp: (81) 9470-6654.

Depois de armar a barraca e arrumar as minhas coisas, sa铆 para jantar. Na rodovia, pr贸ximo ao ponto onde desci da van,聽h谩 dois restaurantes,聽um ao lado do outro, com op莽茫o de self-service. Um deles 茅 o Ki-Sabor e o outro n茫o tinha indica莽茫o de nome, mas no cart茫o de visita consta como Nossa Senhora das Dores. Acabei jantando neste 煤ltimo.
      Comi um prato com ovo, salada, muitaaa mandioca e feij茫o por apenas R$10. O pre莽o normal l谩 茅 de R$15, mas como n茫o pedi carne e como j谩 era tarde deram um descontinho. Vale dizer que os donos e atendentes de l谩 foram super simp谩ticos! L谩 tamb茅m tem uma uma pousada simples nos fundos. Caso queira consultar, o telefone de contato 茅聽(81) 98201-8341)
      聽鈿狅笍聽Antes聽de ir pro pr贸ximo dia, uma chamada de ATEN脟脙O: no Google Maps聽atualmente a localidade de Ponta do Mangue e de Peroba est茫o invertidas.

DIA 2) Ponta do Mangue e Peroba
      Meu segundo dia foi聽bem tranquilo no quesito de fazer turismo. Pela manh茫, curti a praia de Ponta do Mangue. Pr贸ximo do hor谩rio do almo莽o, fui at茅 a Praia de Peroba de carona com um casal que estava no camping.
      A Praia de Ponta do Mangue, a primeira que conheci, acabou sendo a minha favorita entre as praias pr贸ximas de Maragogi. 脡 uma praia tranquila, pouco movimentada e sem muitas cadeiras e mesas na areia da praia. Tem bastante coqueiros e, em alguns pontos, tem restaurantes e quiosques de apoio para quem quer se sentar e consumir alguma coisa. Acho que 茅 uma praia para todos os p煤blicos: desde aqueles que gostam de sossego aos que gostam de ter alguma estrutura de apoio.

J谩 a Praia de Peroba tamb茅m 茅 linda e um pouco mais movimentada do que a parte de Ponta do Mangue. Para mim, as duas na verdade formam visualmente uma 煤nica聽praia, sendo que聽Ponta de Mangue 茅 a parte mais central e Peroba 茅 o cantinho da praia, onde o litoral faz uma curva (na foto de cima 茅 a curva da praia).聽
      As duas praias, assim como todas as outras praias do litoral norte de Alagoas (ao menos as diversas que visitei), t锚m uma colora莽茫o de 谩gua que varia de azul turquesa a verde e s茫o muito tranquilas para banho, especialmente聽durante os per铆odos de mar茅-baixa, j谩 que a barreira de corais ao longo da costa alagoana quebra as ondas e forma verdadeiras piscinas naturais.
      Depois de curtir a praia de Peroba, fui almo莽ar com o casal no restaurante Ki-Sabor. A Josane recomendou o restaurante聽para a gente por l谩 ter uma boa peixada e por ser barato. Gostamos da recomenda莽茫o e reservamos por telefone聽uma聽peixada. Realmente a comida estava muito saborosa, com um temperinho especial, e o pre莽o聽saiu bem em conta: R$20 para cada um. S贸 achamos que poderia ter um pouco a mais de comida. Talvez est谩vamos famintos聽mesmo! hahaha
      Depois do almo莽o, voltei ao camping e fiquei por ali a tarde toda, usufruindo do wi-fi para resolver algumas coisas 脿 dist芒ncia.
      脕 noite, fiquei de bobeira no camping, lendo, conversando com novos amigos e depois fiz uma tapioca para janta. Como聽em todas as noites seguintes, o meu roteiro basicamente foi ler e jantar tapioca, omitirei informa莽玫es sobre as minhas noites nos pr贸ximos dias.

DIA 3) De Ponta do Mangue at茅 Maragogi
      Primeiro dia de caminhadas mais longas.聽Sa铆 de Ponta do Mangue e caminhei at茅 Maragogi passando por Praia de Antunes, Barra Grande e o seu Caminho de Mois茅s e Praia Burgalhau.

Dessas praias, a Praia de Antunes 茅 a que tem a maior densidade de turistas atualmente (a foto abaixo acaba n茫o mostando isso porque j谩 tinha passado da parte mais lotada). Eu sinceramente n茫o entendi bem聽o porqu锚. Primeiro, a praia em si n茫o difere tanto de Peroba ou Ponta do Mangue. Sim, tem uns restaurantes e umas barracas de apoio que devem ser bons, mas sinceramente n茫o sei se t锚m muita diferen莽a dos demais. Em segundo lugar,聽quem est谩 de carro聽tem que parar longe em algum estacionamento pago na rodovia e seguir caminhando聽por estrada de terra at茅 a praia. Por fim, nessa parte espec铆fica da praia h谩 um banco de areia聽que acaba deixando o local de banho ainda mais raso durante a聽mar茅 baixa. Mas enfim, talvez eu esteja sendo um pouco ranzinza no meu julgamento!聽馃槀聽V谩,聽compare com as demais praias e tire a聽sua聽conclus茫o.

Em seguida na caminhada, cheguei 脿聽Praia de Barra Grande. A praia tamb茅m 茅 bem frequentada, tem alguns restaurantes e uma boa quantidade de mesas e cadeiras de praia. N茫o 茅 muito diferente das anteriores.

Em Barra Grande, fica o Caminho de Mois茅s, que 茅 um estreito banco de areia que se estende mar adentro e que pode formar um belo cen谩rio dependendo da altura da mar茅. Para a faixa de areia ficar mais exposta e ficar bonita na foto, 茅 necess谩rio que a mar茅 esteja bastante baixa, abaixo de 0,3, o que n茫o era o caso no per铆odo da minha visita. Ainda assim, havia uma multid茫o no Caminho, em uma aglomera莽茫o danada mesmo durante a pandemia. Vai entender...

Prosseguindo a caminhada, j谩 pr贸ximo da cidade de Maragogi, cheguei a um trecho que achei bem agrad谩vel: a Praia Burgalhau. A praia 茅 tranquila e聽tem聽um聽encontro do rio com o mar que forma聽um belo cen谩rio.

Por fim, cheguei 脿 praia da cidade de Maragogi. Essa praia foi a que menos me agradou. Sendo sincero, n茫o 茅 t茫o聽bonita quando comparada a outras do Brasil e se comparada 脿s anteriores, acaba ficando feia.

Depois dessa caminhada, foi a hora de matar a fome. Fugi dos restaurantes ali da beira da praia e fui almo莽ar em um restaurante na rua paralela 脿 praia. Aqui vem uma聽dica de economia: nessa rua聽h谩 tr锚s op莽玫es de restaurantes self-service聽com comida 脿 vontade pelo聽pre莽o de R$16,90 a R$18,90. Escolha o que mais te agradar. Acabei gostando mais do que j谩 fica mais pro lado do centro da cidade (dei mancada e n茫o anotei o nome).
      Depois da saga, fui ao 鈥渢erminal de 么nibus鈥 e peguei transporte de volta 脿 Ponta do Mangue. Passei o restante de聽tarde ali na praia de Ponta do Mangue.

DIA 4) De Ponta do Mangue at茅 S茫o Miguel dos Milagres e Praia do Riacho
      Dia de sair do querido Camping Maragogi e ir at茅 o meu pr贸ximo destino: S茫o Miguel dos Milagres.
      A log铆stica do deslocamento foi um pouquinho complexa e envolveu v谩rios meios de transporte:
      Van at茅 Maragogi; Van at茅 Japaratinga (R$5,50 e cerca de 35 min de deslocamento); Moto-t谩xi da entrada de Japaratinga, onde desci da van, at茅 a balsa para聽travessia at茅 Porto de Pedras. Custo de R$10 e cerca de 20 min de deslocamento, mas com um mochila pesado nas costas, pareceu que demorou o dobro de tempo聽馃ぃ. A聽cada quebra-mola ou freiada seguida de nova acelerada, tinha que me esfor莽ar para manter o equil铆brio e n茫o cair para tr谩s hahaha. Apesar do sufoco, procurei apreciar a paisagem ao longo do trajeto. A gente passou por uma praia mais linda do聽que a outra. Tive聽vontade de pedir para o motociclista parar em todas. Espero voltar futuramente para conhecer as praias de Japaratinga, Bessas e do Boqueir茫o; Balsa, que 茅 de gra莽a para pedestre; Carona de Porto de Pedra at茅 S茫o Miguel dos Milagres. Tentei pegar carona com as pessoas que estavam saindo da balsa e n茫o consegui. Depois fui pedir informa莽玫es sobre transporte at茅 S茫o Miguel聽para uma mo莽a que estava vendendo camar茫o em um carro junto com o marido. Acabou que聽depois, quando j谩 estava em um local esperando o transporte,聽eles acabaram parando e me dando carona聽聽鉂わ笍; Por fim, a p茅 de S茫o Miguel dos Milagres at茅 Praia do Riacho.

Com essa log铆stica toda, sai muito mais r谩pido, bonito聽e eficiente聽do que ir de transporte聽at茅 S茫o Luis do Quitunde e depois pegar outro transporte at茅 S茫o Miguel dos Milagres
      Quando cheguei em聽S茫o Miguel dos Milagres, sabia que ia ter que tentar a sorte em dois poss铆veis campings da cidade que apareciam no Google Maps, mas que n茫o tinham praticamente nenhuma informa莽茫o dispon铆vel. Primeiro fui no restaurante/camping Peixe Frito e fui informado que n茫o estavam funcionando como camping porque estavam sem 谩gua. N茫o sei se j谩 funcionaram ou se funcionar茫o em algum momento, se a resposta for positiva, fujam porque a estrutura para poss铆vel camping 茅 bastante prec谩ria.
      Depois segui caminhando, por cerca de 700 m, at茅 o S铆tio do Seu Coconha e da Dona Iuda, onde o casal de idosos me informou que n茫o havia 谩rea de camping e que funcionavam apenas como uma atra莽茫o para os turistas em passeios de buggy.
      O jeito ent茫o era seguir caminhando pela praia at茅 a Praia do Riacho, situada a聽pouco mais de 2km, onde eu tinha certeza que havia um camping funcionando regularmente: o Camping dos Milagres.
      Apesar da mochila pesada nas costas, essa caminhada foi incr铆vel devido 脿s praias maravilhosas. 聽馃槏

Chegando ao trecho da Praia do Riacho, fiquei deslumbrado com a beleza do local. 脡 uma praia super sossegada com bastantes coqueiros e聽alguns poucos restaurantes com infraestrutura de apoio. Tem ainda uma linda foz de rio e uma igrejinha charmosa聽praticamente na beira da praia, que acabou me trazendo lembran莽as聽da Praia de Carneiros em Pernambuco. O p么r do sol visto dessa praia 茅 simplesmente聽maravilhoso! No final das contas, foi a minha praia favorita da viagem!聽馃

聽聽

Depois de chegar ao camping, armar a barraca e organizar as minhas coisas, sa铆 para almo莽ar em um quiosque que fica colado聽no camping e serve PFs por 15 reais. Infelizmente j谩 era mais de 15h30 e j谩 tinham encerrado o servi莽o. Fui ent茫o no restaurante ao lado do camping e os pratos para uma pessoa聽n茫o me agradaram e ainda custavam o olho da cara. O jeito foi ir em um mercadinho e comprar p茫es, ovos e tomates, juntar com um queijo curado e folhas de moringa desidratada que estava carregando na mochila e fazer um delicioso sandu铆che.
      Depois do almo莽o, fui curtir a praia e ver o p么r do sol na igrejinha, onde estava rolando uma cerim么nia de casamento.

Antes de passar para o pr贸ximo t贸pico, vale comentar聽sobre o Camping dos Milagres.聽Fica na beira da praia e relativamente perto de mercadinhos. 脡 um excelente local para quem est谩 de carro e com tudo o que 茅 necess谩rio para cozinhar, j谩 que o lugar 茅 bastante espa莽oso e 茅 poss铆vel parar o carro do lado de onde se vai montar a barraca. Outros pontos positivos: possui alguns cantinhos com boa sombra, n煤mero satisfat贸rio de banheiros, limpos normalmente, e n煤mero razo谩vel de pontos de energia. Pontos negativos: a cozinha 茅 horrorosa (foto abaixo)! Uma palho莽a suja, muito mal improvisada, onde entram galinhas. A geladeira 茅 pequena e estava abarrotada, mesmo com o camping vazio. Tem s贸 um fog茫o para cozinhar e uma leiteira 脿 disposi莽茫o (nada de panelas, pratos ou outros utens铆lios). O pre莽o de 50 reais, alt铆ssimo para o que o camping oferece. Infelizmente se paga pq n茫o h谩 outra op莽茫o de camping na regi茫o.

DIA 5) Da聽Praia do Riacho at茅 a Ilha de Croa/Barra de Santo Ant么nio, passando pela famosa Praia de Carro Quebrado
      Dia de rolez茫o monstro a p茅! A ideia inicial era de ir caminhando at茅 a praia de Barra de Camaragibe, o que daria uma caminhada suave de cerca de 5 km. Chegando em Barra de Camaragibe tentaria atravessar um rio a p茅 para chegar na Praia dos Morros/Praia Ponta da Gamela (como ainda n茫o entendi onde uma termina e a outra come莽a聽ou se ambos os nomes se referem 脿 mesma praia,聽citarei聽assim...caso algu茅m saiba, me fala a铆, por favor聽馃槈).

Para executar esse roteiro, sa铆 de t锚nis, camiseta regata, castanhas, amendoim e rapadura na mochilinha e uma 谩gua de 1,5L na m茫o. At茅 cheguei a pegar uma camisa de manga longa com prote莽茫o UV, mas logo pensei 鈥渉oje vai ser de boa. N茫o vou caminhar tanto. Uma regatinha t谩 tranquilo鈥 e acabei deixando聽de lado.
      Assim sa铆 para andar at茅 Barra do Camaragibe. O caminho at茅 a Barra 茅 bastante bonito e inclui uma passagem pela Praia do Marceneiro, onde mais pessoas se concentram.聽Esse trecho da praia 茅 bonito, mas n茫o tanto quanto o trecho da Praia do Riacho.
      J谩 a parte espec铆fica da praia de Barra de Camaragibe n茫o considerei bonita. Tem muitos barcos e as casinhas ali s茫o bem simples e avan莽am muito sobre a areia.

Seguindo adiante na caminhada, passando a parte urbana da praia, cheguei at茅 o rio Camaragibe. Acabei me deparando com um rio largo, com boa correnteza e um trecho que parecia ser bastante fundo. Tristeza inicial ao perceber que n茫o teria como atravessar o rio caminhando, mesmo na mar茅 baixa, e que poderia ser um pouco arriscado atravessar a nado, ainda mais tendo que segurar uma mochila em uma das m茫os. Mas logo, essa tristeza foi revertida para felicidade ao perceber que, 脿 montante no rio, havia travessia聽de balsas. Pronto! Poderia conhecer a Praia dos Morros/Praia Ponta da Gamela.
      A travessia na balsa custa R$5 cada trecho. Na hora de pagar, o聽barqueiro informou聽que poderia pagar na volta e assim聽acabei deixando para pagar os dois trechos de uma vez s贸.

Logo ao desembarcar, segui por uma estradinha de terra at茅 a praia. Chegando na praia, que vis茫o! Que lugar lindo!

A praia de cerca de 3 km de extens茫o tem areia branca, mar azul turquesa e uma larga faixa de areia. O seu trecho inicial 茅 deserto e cheio de coqueiros. Percorrendo a sua extens茫o聽com o olhar, logo se v锚 que h谩 algumas constru莽玫es mais para o lado de sua extremidade oposta聽onde聽se avista聽uma linda fal茅sia. 脡 uma composi莽茫o bem bonita mesmo!

VID_20210117_122913.mp4 Fui caminhando pela praia com a ideia de ir at茅 a fal茅sia e retornar. No caminho passei apenas por um casal que聽provavelmente estava hospedado na luxuosa Villa Entre Chaves (entra no site desse lugar para ter uma ideia do quanto聽茅 playba), aquelas constru莽玫es que avistei de longe.
      J谩 chegando mais pr贸ximo da fal茅sia havia mais umas pessoas jogando t锚nis na areia. T锚nis mesmo com rede pr贸pria e marca莽茫o na areia. Eu, matut茫o que聽nunca tinha visto essa vers茫o do t锚nis, fiquei um tempinho ali assistindo.聽Depois fui concretizar a minha meta de ir at茅 a extremidade da praia. A铆 茅 aquela coisa, n茅?! Quando atingimos a meta, o que fazemos?! Siiiim, dobramos a meta!聽馃槀聽Vi que estava relativamente perto da Praia de Carro Quebrado e resolvi ir caminhando at茅 l谩.
      A partir da extremidade da praia, percorri um trecho de cerca de 1 km, com muitas pedras e ladeado por fal茅sias.聽Em alguns dos seus pontos,聽formam-se piscinas boas para聽banho. Pelo Google Maps, esse trecho 茅 chamado de Praia de Recifes, mas n茫o achei nenhuma informa莽茫o mais espec铆ficas a respeito. Acredito que a maior parte desse trecho, s贸 pode ser percorrido durante a mar茅 baixa.聽

Depois cheguei at茅 a pontinha聽onde se inicia聽(ou no caso, termina para os turistas usuais que v茫o 脿 praia聽a passeio de buggy) a聽Praia de Carro Quebrado. Outra聽vis茫o linda! Que felicidades de estar ali!
      J谩 tinha ido a essa praia em passeio h谩 15 anos atr谩s. Na 茅poca eu achei maravilhosa! A praia mais linda que ent茫o conheci em Alagoas. Ainda continuo achando uma praia linda, mas depois de conhecer diversas praias lindas com fal茅sias no Rio Grande do Norte, Cear谩 e Para铆ba, e comparando-a com outras praias desta viagem, n茫o a considero mais como uma das mais bonitas da vida (mais 脿 frente voc锚 poder谩 ver uma listinha com as聽minhas praias favoritas nesta viagem).

Segui caminhando at茅 a parte onde ficam as barracas de praia. Chegando ali pedi informa莽玫es para um vendedor sobre op莽玫es de聽transporte聽at茅 S茫o Miguel dos Milagres. Perguntei se passava transporte na rodovia ali perto da praia. Ele me respondeu que se eu fosse pegar 么nibus聽na rodovia, eu teria que andar cerca de 14 km e que era melhor eu voltar pelo caminho que tinha feito.
      Fiquei meio hesitante com a volta pelo mesmo caminho e perguntei sobre op莽茫o de transporte a partir da cidade seguinte no litoral. Ele falou que tamb茅m era uma op莽茫o e que eu teria que andar 7 km at茅 a a Ilha de Croa e atravessar uma ponte para chegar no ponto de 么nibus de Barra de Santo Ant么nio.
      Entre fazer o caminho de volta at茅 a balsa de cerca de 6,5 km e andar 7 km vendo novas paisagens, preferi esta segunda op莽茫o. Comprei mais uma 谩gua com vendedor e segui caminhando.
      No caminho, j谩 uns bons metros distante聽das barracas de comida e bebida聽onde h谩聽uma carca莽a de um Fusquinha, descobri uma outra carca莽a de聽Fusquinha聽e fiquei sem entender se o original que teria dado origem ao nome da聽praia era aquele anterior ou este. A聽resposta, depois de uma pesquisa aqui na internet, 茅 que n茫o 茅聽nenhum dos dois.聽馃槄 Esses Fusquinhas聽s茫o s贸 firulas decorativas mesmo聽(se bateu a curiosidade para saber sobre a origem do nome, leia as informa莽玫es neste site)

A partir desse ponto, toda a extens茫o de praia at茅 pr贸ximo de Ilha de Croa/Barra de Santo Ant么nio fica meio mon贸tona, mas ainda assim bonita, com coqueiros margeando a praia. Depois dos quase 7 km de caminhada sugeridos聽pelo vendedor de praia, cheguei at茅 a Ilha de Croa.
      A praia 茅 bastante frequentada. Na minha opini茫o, a聽sua parte mais bonita fica mais para o lado da Praia de Carro Quebrado, onde h谩 menos barracas de praia e mais sossego.

J谩 cansado da caminhada, entrei na cidade e fui buscar informa莽玫es sobre como chegar na parada de 么nibus onde passavam os 么nibus at茅 Porto de Pedras (essa 茅 a linha que passa pela Praia do Riacho).
      Informaram-me o local certinho, a聽2,5 km de dist芒ncia, e disseram que se eu fosse r谩pido, eu conseguiria pegar o 么nibus de 16h. 脢 canseira! Mas vamos l谩! Depois de andar mais de 20 km, 2,5 km era s贸 um trechinho curto." O problema 茅 que n茫o era uma caminhada plana, como a caminhada na praia.聽Tive聽que atravessar uma ponte longa聽(muito maior do que tinha projetado na mente), o sol estava torrando os miolos e ainda Barra de Santo Ant么nio tem um bom declive. Tudo isso juntamente com o cansa莽o dificultou a caminhada r谩pida e acabei chegando j谩 umas 16h10 na parada.

Como ainda estava esperan莽oso de o 么nibus das 16h estar atrasado,聽fui perguntar para uns motoristas de t谩xi que ficam no trevo na entrada da cidade, pr贸ximo da parada,聽se o 么nibus j谩 tinha passado, e eles me responderam que n茫o. Ufaaa! Que sorte a minha!
      Sentei no banco da parada aliviado聽e fiquei esperando. Passam-se 10 min...20 min, come莽o a conversar聽com um rapaz que chegou de uma festa para esperar uma carona ali...30 min, o rapaz j谩 pegou a carona...40 min, mais conversa com uma mo莽a que chegou e ia para outra cidade...1h, a mo莽a j谩 pegou o 么nibus dela, e nada do meu. Putz! Pensei: n茫o 茅 hoje que volto para a Praia do Riacho!
      Depois de mais de 1h esperando, chegou um senhor motorista de t谩xi e come莽amos a conversar. Logo ele engata o assunto de que estava havendo opera莽茫o da pol铆cia ao longo daquela rodovia porque estava tendo muito assalto principalmente de comerciantes e de pessoas em paradas de 么nibus. Eu respondo聽鈥淩apaz! Vim da cidade grande! T么 prevenido!".聽E mostro um celular velho que estava no bolso enquanto o meu de uso regular estava guardado em doleira.聽Alguns anos de experi锚ncia em ser furtado e v谩rias viagens nas costas me mostraram que doleira 茅 um dos itens mais essenciais de um聽viajante que gosta de fazer聽rol锚s a p茅 ou em transporte coletivo.
      Conversa vai, conversa vem, o senhor sugere de聽a gente ir para o trevo, onde estavam os motoristas de t谩xi mais cedo, e aguardar o 么nibus ali sentados em umas cadeiras. Segundo ele, o local era聽mais seguro, sombreado e ainda era ponto tamb茅m de parada do 么nibus.
      Fomos para l谩 e 脿 medida que a gente ia conversando e o tempo ia passando, outras pessoas foram聽chegando na roda. Algumas聽que aparentemente estavam de bobeira, sem muito o que fazer, acabavam ficando para conversar e outras apenas passavam, cumprimentavam, falavam r谩pido e seguiam para pegar o seu transporte. Fiquei pensando o tanto que o que o tempo passa de uma outra diferente nessas cidades pequenas. Nesse contexto, uma conversa com um desconhecido聽com cara de turist茫o na parada de 么nibus聽torna-se uma quebra prazerosa no cotidiano.
      Enfim, entre as conversas, a ansiedade da espera acabou se esvaziando e o tempo acabou passando mais r谩pido. Quando o micro-么nibus chegou, j谩 pr贸ximo de 18h, estava tranquilo e feliz com toda a din芒mica de intera莽玫es sociais durante aquelas quase 2h de espera.
      Depois de mais cerca de 1h30 no transporte, enfim cheguei at茅 Praia do Riacho. Mas claro que depois da minha saga durante o聽dia, eu n茫o podia chegar certinho, de uma vez no destino. Acabei, distra铆do com umas leituras, passando uns 300 m do meu ponto e tive聽que voltar andando em uma rodovia escura.聽馃ぃ

DIA 6) Praia do Patacho e Porto de Pedras
      Dia mais tranquilo em rela莽茫o 脿 caminhada.

Fui at茅 a rodovia para tentar pegar o micro-么nibus at茅 o ponto de acesso 脿 Praia do Patacho. Como os hor谩rios s茫o pouco frequentes, resolvi tentar uma carona. Depois de cerca de 5 min, consegui uma. E n茫o poderia ter sido melhor! Acabei pegando carona com o gerente de um restaurante na beira da Praia do Patacho. 脭 sorte!聽馃コ
      A Praia do Patacho 茅 linda demais! N茫o sei se foi efeito da luz e do hor谩rio, mas a 谩gua ali me pareceu ter uma colora莽茫o mais azul turquesa do que nas demais. Al茅m disso, n茫o tem quiosques ou mesas e cadeiras em excesso na areia e ainda tem aquela franja de coqueiros ao longo da praia. Acho que j谩 ficou at茅 clich锚 falar de coqueiros nas praias, n茅?! Hehehe

Vale ainda destacar que seguindo na聽praia no sentido de Porto de Pedras, formam-se umas piscinas naturais com recifes de corais na parte rasa. Enfim, pude usar o 贸culos e snorkel.
      Depois de um tempo vendo peixinhos, resolvi ir caminhando at茅 Porto de Pedras. Esse caminho todo 茅 bem bonito. Perde s贸 um pouco da beleza聽quando chega bem pr贸ximo 脿聽cidade.

Porto de Pedras 茅 uma cidadezinha tranquila, bem cuidada聽e charmosa, com algumas casas hist贸ricas. Como j谩 era pr贸ximo do hor谩rio do almo莽o, resolvi procurar um restaurante. Na cidade n茫o h谩 tantas op莽玫es. Acabei almo莽ando聽no restaurante do Neto. Comi um super prato feito por um precinho camarada (R$15). Depois de almo莽ar, fiquei um tempinho morgando, lendo um livro ali na sombra da grande 谩rvore na frente do restaurante.

Depois segui at茅 o ponto de 么nibus em uma pracinha com igreja. Mais uma vez o transporte 鈥 van da linha de Portos de Pedras a Macei贸 - demorou a passar, mas como estava lendo e curtindo uma m煤sica, foi tranquila a espera.

DIA 7) De Praia do Riacho 脿 Praia de Saua莽uhy e caminhada at茅 a Praia de Ipioca
      Dia de deixar o camping e partir para o meu novo destino: Praia de Saua莽uhy. Para variar, cheguei atrasado na parada e acabei tendo que esperar um bom tempo pelo transporte.
      脌s 10h20, peguei o transporte e cerca de 1h20 depois cheguei em Saua莽uhy. Pedi para descer no Restaurante Saua莽uhy, onde acabei almo莽ando. No restaurante h谩聽op莽玫es de self-service, com prato servido聽脿 vontade, por um聽bom pre莽o (a partir de R$17,90).
      Depois do meu almo莽o segui at茅 o meu hostel Proxima Estaci贸n Hostel, que era praticamente de frente para o restaurante, atravessando a rodovia.
      O hostel 茅 bem localizado, a cerca de 1,2 km da praia e pr贸ximo de mercado e com茅rcio. Tem uma boa 谩rea de conviv锚ncia, cozinha com todos utens铆lios, cama confort谩vel e al茅m disso, 茅 super econ么mico. Como o quarto exclusivo para mim 鈥 n茫o quis ficar em quarto compartilhado por conta da pandemia 鈥 saiu abaixo do usual, n茫o acho legal divulgar. Recomendo verificar a disponibilidade no Airbnb (se ainda n茫o usou a plataforma, acesse usando este LINK).

Depois de deixar minhas coisas no hostel, sa铆 para a minha caminhada do dia at茅 a Praia de Ipioca.

A primeira praia de passagem 茅 a pr贸pria Praia de Sahua莽uy. Vale dizer que a praia faz parte do bairro de Ipioca, o qual j谩 茅 parte do munic铆pio de Macei贸, Por茅m nem parece que voc锚 est谩 no munic铆pio. Do hostel聽at茅 o bairro Jatiuca em聽Macei贸 s茫o 25 km de dist芒ncia, sendo a聽maior parte desse trajeto atrav茅s de 谩reas sem grandes adensamentos populacionais.聽
      Sobre a praia em si,聽ela tem聽uma faixa de areia bastante larga e 茅 praticamente deserta. Acabou n茫o me agradando muito. Na verdade,聽tanto essa praia quanto as demais que vou citar adiante n茫o se comparam em beleza a maioria das聽praias do norte que citei anteriormente.聽

Seguindo em dire莽茫o 脿 Praia de Ipioca, passei pelo Hibiscus Beach Club 鈥 lugar topzeira, para quem curte chiqueza - e cheguei at茅 a foz de um rio. Esse trechinho da praia 茅 basante bonito e gostoso.聽Se fosse ficar em algum lugar na Praia de Saua莽uhy, teria escolhido ficar nesse cantinho.

Seguindo na caminhada, entre o rio e a pontinha onde se inicia a Praia de Ipioca, passei por um trecho bastante agrad谩vel onde h谩 algumas casas e a refer锚ncia da Barraca da Cantora no Google Maps.

Continuando, cheguei 脿聽Praia de Ipioca,聽uma praia gostosa com casas, restaurantes e quiosques聽de apoio聽脿 beira mar e ainda bons trechos de praia mais calmos,聽tendo apenas coqueiros. 脡 uma boa pedida para quem quer fugir das praias mais agitadas de Macei贸.

Curti um pouco a tarde ali e depois fui 脿聽rodovia para pegar um 么nibus de volta ao meu hostel. Neste trecho, os 么nibus s茫o bastante frequentes.聽A聽passagem custa R$3,40.

DIA 8 )聽De Praia de Saua莽uhy a Praia de Sonho Verde passando pela Praia de Paripueira
      Mais um dia de caminhada suave, dessa聽em dire莽茫o a praias ao norte da Praia de Sahua莽uy, no caso as praias de Paripueira e Sonho Verde.

O primeiro destino, a Praia de Paripueira, acabou me gerando聽sentimentos amb铆guos. N茫o curti nem um聽pouco a sua parte onde a maioria聽dos banhistas se concentram. N茫o achei bonita a composi莽茫o com uma larga faixa de areia, seguida por meio que uma lagoa de 谩gua empo莽ada, mais uma faixa de areia e o mar. Fica dif铆cil de visualizar pelo texto, mas d谩 para ter uma ideia pela foto abaixo.

J谩 a parte da praia mais ao norte, indo no sentido聽da Praia de Sonho Verde, eu achei super agrad谩vel.

Passando esse trecho, cheguei 脿聽extremidade da聽praia, um ponto聽onde h谩 bastante pedras. A partir dessa pontinha da praia, h谩 tantas pedras, que se forma uma 鈥減raia鈥 de cerca de 500 m de extens茫o, conhecida como Praia da Pedra (nome mais auto-explicativo hehehe).

Passado esse trecho nem um pouco bonito e ainda assim abrigando algumas mans玫es incr铆veis, chega-se 脿 bela Praia de Sonho Verde.聽Acho que de todas as praias dessa regi茫o do munic铆pio de Macei贸 (Paripueira j谩 茅 outro munic铆pio), essa foi a que eu mais curti. Tem barracas de apoio e uma franja de coqueiros linda! Mais um excelente ref煤gio para quem quer fugir da muvuca de Macei贸.

Tomei banho de mar e curti ali durante um tempinho e depois voltei caminhando at茅 a Praia de Paripueira, onde parei para almo莽ar na Barraca da tia Maria: uma casinha metade amarela e metade branca, no trecho da praia mais para o lado da Praia de Sonho Verde. Para quem est谩 caminhando pela praia, uma outra refer锚ncia da localiza莽茫o聽茅 uma placa de 脕rea de Prote莽茫o Ambiental do ICMBio e a casinha Acaraj茅 da Maria.
      Comi um excelente prato feito com posta de peixe frito, super barato. S茅rio! O prato era muitooo bem servido e custou apenas R$12. Depois de me empanturrar fui andando at茅 a rodovia para pegar uma van de volta ao聽meu hostel (passagem a R$3).

DIA 9) O dia da volta
      Depois de 8 dias incr铆veis, era a hora de voltar para casa. =(
      Na rodovia passam com frequ锚ncia vans com destino 脿 rodovi谩ria de Macei贸. Acabei pegando um carro particular. Se n茫o me engano paguei no total 10 reais, incluindo um desvio de rota do motorista para me deixar na rodovi谩ria, onde peguei o meu 煤ltimo 么nibus at茅 o aeroporto.

RESUMO GERAL DO RELATO COM DICAS
      - D谩 para fazer tudo聽de transporte coletivo. Atente-se apenas aos hor谩rios para n茫o ficar esperando muito tempo nos pontos.
      - As praias do norte de Alagoas s茫o incr铆veis!聽Particularmente curti mais as pr贸ximas de S茫o Miguel dos Milagres do que as pr贸ximas de Maragogi.
      - Se tiver tempo, conhe莽a as praias de聽Japaratinga, Bessas e do Boqueir茫o. Elas me pareceram muito lindas, observando-as聽de longe durante o meu trajeto de moto at茅 a balsa para Porto de Pedras.
      - Acompanhe a t谩bua de mar茅s para saber as melhores horas dos seus passeios. Isso vale especialmente para o passeio pelo Caminho de Mois茅s poss铆vel apenas mar茅s super baixas.
      - 脡 poss铆vel fazer uma excelente viagem. Gastando muito pouco, especialmente em comida, que 茅 super barata.

PRAIAS FAVORITAS
      1) Praia do Riacho
      2) Praia dos Morros/Praia Ponta da Gamela
      3) Praia do Patacho
      4) Praia de Carro Quebrado
      5) Praia de Ponta do Mangue

• Por Priscilla Pimentel
      Oi, pessoal!!
      Eu que consumo tanto as informa莽玫es desse lugar, hoje decidi relatar como foi a minha expedi莽茫o no Jalap茫o, e quem sabe assim poder ajudar tamb茅m!
      Minha expedi莽茫o foi de 16/06/21 a 21/06/21 鈥 6 dias

Bom ir para o Jalap茫o nunca foi um sonho, inclusive tinha outras op莽玫es que gostaria de conhecer antes, mas por indica莽玫es de amigos decidi ir ao Jalap茫o.聽
      A primeira coisa a fazer 茅 contratar uma ag锚ncia, eu pesquisei algumas, mas preferi ficar com a Jalapa Adventure, que um amigo me indicou fortemente e n茫o me arrependo!
      J谩 aviso que 茅 uma viagem roots, de dif铆cil acesso e cara tamb茅m, mas quando voc锚 chega l谩, d谩 para entender o porqu锚, l谩 茅 tudo muito distante mesmo, as estradas s茫o p茅ssimas e o acesso n茫o 茅 nada f谩cil.聽
      Todo o meu pacote fechei com a Jalapa Adventure, ent茫o foi o pacote de 6 dias e 5 noites, que incluiu entrada nos atrativos, hospedagens, caf茅 da manh茫, almo莽o e janta, exceto as bebidas (o pacote ficou R$ 2.800,00 sendo 30% de entrada, e o restante voc锚 paga em Palmas, antes de sair para a expedi莽茫o e eles parcelam em at茅 3x). Obs. Esse valor n茫o inclui os passeios opcionais como Rapel, tirolesa, rafting, Morro do Esp铆rito Santo, Morro do Sereno.
      Peguei tamb茅m com a ag锚ncia a meia di谩ria em Palmas e o Uber do primeiro e do 煤ltimo dia. (R$ 390,00 paguei um dia antes da viagem).
      A 煤nica coisa que comprei por conta pr贸pria foi a passagem a茅rea (de S茫o Paulo para Palmas R$ 1.500,00)
      Uma outra coisa importante, a ag锚ncia pede o teste do COVID, pode ser teste r谩pido. Mas achei isso muito bom, porque voc锚 vai ficar no carro com mais outras pessoas, ent茫o 茅 bom prevenir. (paguei no teste do cotonete 109,00). Obs. N茫o s茫o todas as ag锚ncias que pedem.
      A ag锚ncia passou meu contato para o Uber que ia me buscar, ele me mandou mensagem antes e alinhamos mais o menos o hor谩rio que eu chegaria em Palmas.
      Sai de S茫o Paulo 脿s 23:50 e cheguei em Palmas 脿s 2h. Quando cheguei no aeroporto o meu uber j谩 estava me esperando na sa铆da. Demoramos uns 30min at茅 chegar no hotel em Palmas.
      No hotel fiz o check-in e fui dormir (quarto individual), a minha sa铆da no dia seguinte seria 脿s 8h.聽
      Obs. No meu grupo, expedi莽茫o de 6 dias, seria eu e mais 4 pessoas, mas como uma delas testou positivo para a covid e as demais tiveram contato com ele, tiveram que reagendar a expedi莽茫o. Sendo assim, eu fui remanejada para um outro grupo, por茅m esse outro grupo come莽aria um dia depois do meu, porque a expedi莽茫o deles eram de 5 dias.

1潞Dia - Dia Rota das Cachoeiras em Taquaru莽u
      Acordei, me arrumei e desci para tomar caf茅. O guia (Cristiano, vulgo Fifity) chegou no hor谩rio combinado 脿s 8h.聽
      Obs. Eu estava de chinelo, mas troquei por uma botinha de trilha, j谩 que 铆amos caminhar um pouquinho (trilha f谩cil e curtinha). Mochilinha pequena, s贸 para levar toalha, protetor, chinelo etc.
      O primeiro dia fiz a rota s贸 eu e o guia, j谩 que meu grupo havia cancelado. Mas foi bem tranquilo, o guia foi sensacional!
      A primeira cachoeira foi a do escorrega macaco e depois a cachoeira da roncadeira, as duas s茫o no mesmo local, e na roncadeira voc锚 pode fazer Rapel, passeio opcional, esse eu n茫o fiz (R$ 120,00 por pessoa). Obs. Antes de iniciar a trilhar tem banheiros.
      Ahh essa trilha 茅 bem legal, voc锚 pode ver uns macaquinhos, macaco prego, uma gra莽a! A cachoeira n茫o estava muito cheia, dava para entrar tranquilo.
      Sa铆mos dessa cachoeira direto para o almo莽o, que foi na Cachoeira do Evilson. Fomos os primeiros a almo莽armos, o que foi 贸timo porque depois descemos para a cachoeira e estava vazia, deu para tirar v谩rias fotos e ouvir s贸 o barulho da natureza 馃槏馃崈.
      Voltamos para Palmas umas 16h, fiquei no mesmo hotel que estava. Foi 贸timo chegar cedo, porque eu estava super cansada, j谩 que n茫o tinha dormido na noite anterior.

2潞 Dia 鈥 Lagoa do Japon锚s e Pedra Furada
      Sa铆mos do hotel de Palmas 脿s 7h. E aqui j谩 conheci meus companheiros dos pr贸ximos dias. Um casal Nat e Caio, uns fofos. No fim toda a exposi莽茫o foi em 3 pessoas + o Guia Fifity.
      Partiu rumo 脿 Lagoa do Japon锚s. Demoramos em m茅dia umas 3h muitaaa estrada ruim e muito calor (mas ficamos todos os dias com o ar-condicionado do carro ligado), aproveitamos o tempo na estrada para nos conhecermos.
      A Lagoa do Japon锚s 茅 maravilhosa, linda demais, uma 谩gua cristalina de tirar o f么lego. Mas j谩 aviso se voc锚 n茫o souber nadar, que nem eu rs, n茫o tem como aproveitar muito, tem umas partes rasas, mas a melhor parte fica onde s贸 v茫o os nadadores kkkkk. Nessa parada tem uma 贸tima estrutura, banheiros, restaurante com comida muito boa e 贸timos drinks! Obs. Aqui na lagoa tem a tirolesa, passeio opcional (R$ 40,00 por pessoa).
      Sa铆mos da lagoa umas 15h e partimos rumo 脿 pedra furada... Ai meu amigo aqui come莽a a emo莽茫o, pensa em umas estradas que 茅 s贸 谩rea fofinha, parecia que est谩vamos nas dunas antes mesmo de chegar, uma sensa莽茫o de que o carro estava surfando 馃槀. Por isso 茅 importante ir com guia, eles conhecem o caminho e sabem como conduzir o carro em todas as situa莽玫es, realmente o Jalap茫o 茅 bruto!
      Chegamos na pedra furada 茅 simplesmente lindo demais... Um ponto negativo, aqui come莽am a filas para tirar fotos, siiimmm tem fila para as fotos, o pior 茅 que sempre tem algu茅m que gosta de tirar 1000 fotos e nunca est谩 satisfeito 馃槄, o ruim 茅 que quanto mais uma pessoa demora nas fotos, mas aumenta a fila, bom tirando isso o lugar 茅 bem legal e tem um mirante lindo do cerrado! Aqui tamb茅m tem banheiro.
      Hora de partir para a pousada, mas estrada de areia fofinha e estrada de terra. Chegamos umas 18h, ficamos na pousada 脕guas do Jalap茫o. Eu simplesmente amei!! Tem piscina, tem ofur么 natural, tem massagem, tem lojinha, e tudo muito limpo e aconchegante. Os quartos n茫o s茫o pequenos (o que eu fiquei tinham 2 camas) e tem ar-condicionado. O caf茅 da manh茫 e o jantar s茫o bem servidos e com variedades de comidas. Ahh tem um bar com drinks deliciosos e v谩rios tipos de cervejas, d谩 para aproveitar beem! Recomendo que provem o drink de A莽ai e a caipirinha de Rapadura!

3潞聽Dia - C芒nion Sussupara, Prainha do Rio Novo, Dunas e chegada em Mateiros
      Sem sombra de d煤vida foi o dia mais cansativo!
      脌s 6:40 j谩 est谩vamos tomando caf茅. O Fifity j谩 estava pronto, colocou gelo no cooler, limpou o carro e estava s贸 esperando a gente para guardar as malas. Ele simplesmente madrugava, para que quando acord谩ssemos o carro estivesse prontinho s贸 esperando a gente!
      脌s 7h sa铆mos da pousada, rumo ao C芒nion Sussuapara, esse lugar 茅 incr铆vel! Parece um lugar meio sagrado tem uma energia surreal, uns pared玫es de rocha onde a 谩gua desce, 茅 indescrit铆vel... Esse foi um dos lugares que mais gostei! Ficamos nesse ponto um tempinho e partimos.
      A pr贸xima parada foi no almo莽o. Almo莽amos na comunidade rio novo, 茅 um lugar bem simples o restaurante 茅 pequeno, mas tem uma comida maravilhosa!! Aqui tamb茅m voc锚 pode experimentar sovertes artesanais com frutas da regi茫o, recomendo! O local tem banheiros.
      Obs important铆ssima: Nessa parada eu vi muitas pessoas ficarem sem almo莽o, como comentei o lugar 茅 pequeno e l谩 funciona por reserva, ou seja, aquelas pessoas que v茫o sem uma ag锚ncia muitas vezes n茫o sabem disso, e chega na hora n茫o tem reserva e ficam sem almo莽o.
      Sa铆mos da comunidade direto para a Prainha do Rio Novo que fica bem pertinho... o lugar 茅 uma del铆cia, passamos um temp茫o l谩. O nosso guia Fifity sempre nos lavava para almo莽ar cedo e isso era 贸timo porque logo ap贸s o almo莽o part铆amos para os atrativos e que na maioria das vezes estava bem vazio, j谩 que todos estavam almo莽ando ainda.聽 A Prainha 茅 maravilhosa, de 谩gua calma nas margens, do meio para frente tem uma correnteza bem forte e pode ser perigoso. Obs: Aqui n茫o tem banheiro, tem s贸 um espa莽o para se trocar.
      Partimos rumo as Dunas, mas antes fizemos uma parada no Recanto das Dunas, onde tiramos fotos com a Serra Esp铆rito Santo de Fundo, tem tamb茅m a Arvore dos Desejos para tirar foto e amarrar sua fitinha 馃槄. Aqui tamb茅m tem um bar bem legal, eu particularmente passaria o dia bebendo e vendo o cerrado. Continuamos o caminho para as Dunas, paramos o carro em um ponto e fomos andando at茅 as Dunas, d谩 uns 15, 20min. Bom preciso nem falar que 茅 lindo demais, geralmente as pessoas ficam at茅 o sol se p么r.
      Chegamos 脿s 18:30 na pousada Buritis do Jalap茫o (que fica em Mateiros) a pousada 茅 mais simples em compara莽茫o com a anterior, mas 茅 bem confort谩vel e nos quartos tem tv, frigobar e tem wi-fi.
      Descarregamos as malas, nos arrumamos e sa铆mos 脿s 19:30 para o jantar. Jantamos no Restaurante Extremo, um lugar muito fofo, comida boa e tem drinks e cervejas! Ap贸s a janta partiu descansar, porque esse foi um dia tenso.

4潞 Dia - Fervedouros
      Aqui come莽a a rota dos fervedouros!
      E o primeiro foi o Rio Sono. O nosso guia Fifity foi muito bom, ele inverteu toda a ordem dos fervedouros e com isso pegamos alguns exclusivos, siiim s贸 para n贸s, e em alguns casos tinham outras pessoas, mas n茫o estava cheio. Bom nesse primeiro fervedouro foi o que mais aproveitamos sem sombra de d煤vida, ficamos mais de 1h l谩 (geralmente tem limite para ficar nos fervedouros de 20min, caso tenha muita gente), at茅 chegar o pr贸ximo grupo. Fizemos v谩rios v铆deos, fotos, e aproveitamos muito! Eu sinceramente n茫o sei descrever como 茅 um fervedouro, 茅 algo muito diferente do que eu j谩 vi na vida. A 谩gua 茅 cristalina, com uma colora莽茫o incr铆vel, tem uma temperatura agrad谩vel, e aqui voc锚 n茫o afunda o que foi 贸timo para mim que n茫o sei nadar kkkkk.
      Seguimos para o Fervedouro Encontro das 脕guas, depois Fervedouro Buritis, bom todos s茫o lindos, o que muda 茅 que cada um tem uma caracter铆stica de colora莽茫o e a maneira que cada um deles traz a 谩gua do subsolo 脿 tona, com maior ou com menor press茫o da nascente.
      Nesse dia almo莽amos no Restaurante Rio Sono, a comida 茅 maravilhosa demais, e eles s茫o bem caprichosos, o lugar 茅 muito bem cuidado e tudo muito limpinho.
      Visitamos os Artesanatos da Regi茫o, aqui tem v谩rias coisas feitas de capim dourado, comprei algumas coisinhas rsrs. Eles aceitam cart茫o.
      Chegamos na pousada por volta das 17h, descansamos um pouco e nos arrumamos para ir jantar.
      Sa铆mos 脿s 19:30 para a janta, dessa vez comemos em lugar que vendia uns espetinhos, tinham v谩rias op莽玫es de espetinhos e tinha op莽茫o que vinha com arroz, farofa e vinagrete. Estava bem bom os espetinhos!

5潞 Dia 鈥 Morro do Sereno, Cachoeira da Formiga e Fervedouro
      Ahhh para mim a melhor parte da viagem =D
      Dia do passeio opcional Morro do Sereno, o casal que estava na expedi莽茫o comigo n茫o foi, ent茫o eu fui alocada a um outro grupo s贸 para fazer esse passeio.
      Acordei as 3:30, coloquei a legging, blusa de frio, botinha, mochilinha com 谩gua e barrinhas de cereal e partiu! Sai 脿s 4h da pousada e chegamos no in铆cio da trilha 4:30. No in铆cio da trilha eles te d茫o uma perneira para proteger da cobra, casa tenha, te d茫o um bast茫o de pau e uma lanterna, j谩 que ainda estava escuro. Eu sou uma trilheira iniciante e cada vez mais apaixonada ent茫o para mim foi a parte mais incr铆vel da viagem. Aqui 茅 uma trilha com n铆vel de dificuldade m茅dio, tem em m茅dia 660 degraus SUBIDA TODA VIDA, demoramos +/- 1:30h at茅 chegar no topo. Eu particularmente n茫o achei f谩cil, mas consegui subir, tem uns bancos no caminho que d谩 para voc锚 sentar e pegar um ar. Bom quando voc锚 chega l谩 em cima 茅 muito frio, por isso leve blusa! O c茅u de l谩 茅 t茫o lindo, super limpo sem nuvens, s贸 as estrelas e a lua, vale muito a pena! Um pouco antes do sol nascer eles montam uma mesinha, com caf茅, ch谩 e club social, fofo demais! Aiii o sol come莽ou a da sua presen莽a ilustre, maravilhoso demais, eu fiquei ali um temp茫o admirando e agradecendo por tanta beleza e claro tirei v谩rias fotos incr铆veis, ahh l谩 tem uns balan莽os para tirar foto, lindo demaisss. Umas 6:40 come莽amos a descida... Eu recomendo fortemente esse passeio. Obs: Esse 茅 um passeio opcional e voc锚 paga para o seu guia (R$ 200,00 por pessoa).
      脌s 7:40 eu cheguei na pousada, encontrei com o meu grupo, tomamos caf茅 e partiu mais um dia de fervedouros. E aqui pegamos nossas malas porque nossa pr贸xima pousada fica em S茫o Felix.
      A primeira parada foi na Cachoeira da Formiga. 脡 um dos pontos mais bonitos sem sombra de d煤vida, a 谩gua tem uns tons esverdeados que lembram esmeraldas e a 谩gua 茅 super transparente. O ponto negativo aqui 茅 que estava muito cheio, foi o ponto mais cheio que pegamos. A Dunas estava cheia, mas l谩 茅 bem maior ent茫o 茅 mais tranquilo, agora a cachoeira da formiga n茫o 茅 muito grande ent茫o ficam todos muito aglomerados. Aqui tem um restaurante.
      Partimos para o Fervedouro Por Enquanto. E chegamos l谩 estava bem vazio, s贸 tinha um grupo que j谩 estava de sa铆da. Aqui tem um restaurante e foi onde almo莽amos, tem sorvetes de sabores da regi茫o. Ficamos um temp茫o aqui, aproveitando o fervedouro s贸 nosso e depois almo莽amos!
      Depois do almo莽o fomos para o Fervedouro do Alecrim, lindo tamb茅m. E depois fomos para a pousada em S茫o Felix. Ficamos hospedados no Fervedouro e Pousada Bela Vista! Que pousada lindaaaa, e tem um fervedouro dentro dela, depois das 18h o fervedouro fecha para visitantes de fora e fica aberto s贸 para quem est谩 hospedado na pousada, voc锚 pode entrar no fervedouro a noite, de madrugada a hora que quiser!!! A pousada 茅 maravilhosa demais, os quartos s茫o lindos e grandes, tem restaurante e tem um bar.
      Entramos no fervedouro a noite, depois nos arrumamos e fomos para o jantar.

6潞 Dia 鈥 Cachoeira das Araras, Rafting e Retorno para Palmas
      脷ltimo dia =(
      Nesse dia tem um passeio opcional que 茅 o rafting, eu n茫o fiz, como n茫o sei nadar fiquei com medo.
      脌s 7h estamos tomando caf茅, sa铆mos da pousada 脿s 8h para o rio onde se iniciava o rafting. O casal foi, como eu n茫o fiz, fui com o guia Fifity para o fim do rio, onde finalizava o rafting e l谩 perto tem a Cachoeira das Araras, fiquei umas 2h, que foi o tempo de terminar o passeio do casal.
      Almo莽amos no restaurante que fica onde termina o Rio, mas n茫o lembro o nome do restaurante rsrs.
      Se voc锚 n茫o sabe nadar, pode ir ao rafting caso queira, falaram que 茅 bem tranquilo que 茅 um n铆vel f谩cil. (Passeio Rafting opcional 200,00 por pessoa)
      Ap贸s o almo莽o partimos para Palmas. No caminho tem uma parada para tirar foto na Serra da Catedral.
      Chegamos em Palmas umas 17:30h, o guia Fifity nos deixou na pousada e acabou a expedi莽茫o =( . Ao todo foram 1200km rodados!
      Eu n茫o dormi porque meu voo era para 脿s 2h da madrugada, ent茫o a ag锚ncia agendou para o transfer ir me buscar na pousada 脿 1h...

Algumas dicas importantes!!
      - Veja bem a ag锚ncia que voc锚 vai contratar, como relatei teve pessoas que ficaram sem pousada e sem almo莽o. As vezes o barato sai caro...
      - N茫o v谩 de chinelo branco. S茅rio eu fui de chinelo branco e ele ficou MUITO sujo.
      - Essa dica aqui 茅 meio que opcional, leve uma escovinha pequena para lavar o chinelo na hora do banho e uma bucha de banho para lavar o p茅, s茅rio o meu ficou muiiito sujo kkkk.
      - Leve TUDO, absolutamente TUDO, que voc锚 possa precisar de uma farm谩cia/perfumaria. A farm谩cia no jalap茫o tem quase nada! Ou seja, leve rem茅dios (eu levei rem茅dio para dor de cabe莽a, para estomago, para c贸lica, para alergia e para enjoo porque passamos muito tempo dentro do carro e pode precisar) e produtos de uso pessoal.
      - Leve uma blusa de manga longa, a noite no jalap茫o faz um friozinho.
      - Se for fazer o passeio opcional das trilhas, leve um t锚nis e prefira ir de legging, porque a sa铆da 茅 de madrugada 茅 faz frio.
      - N茫o v谩 de mala de rodinha, prefira mochilas ou mochil茫o. Isso porque o carro balan莽a muito durante toda a expedi莽茫o, ent茫o pode acabar danificando a mala, sem contar que 茅 dif铆cil colocar 5 pessoas e mais 5 malas de rodinha em um carro, mesmo sendo 4x4.
      - Nos fervedouros n茫o pode usar protetor solar ou repelentes.
      - N茫o precisa levar muitas toalhas, eu levei duas e que acabei usando s贸 nos passeios, todas as pousadas tinham toalhas.
      - Se voc锚 pretende ir sem ag锚ncia, PLANEJE MUITO BEM ANTES. O Jalap茫o n茫o 茅 um lugar de f谩cil acesso, e 茅 s贸 estrada ruim, n茫o tem sinal de celular e acho que nem oficina de carro tem rs! Ent茫o pense bem, principalmente se voc锚 n茫o tem experi锚ncia. Eu mesma n茫o iria por conta pr贸pria kkk.
      - Agende seu voo com um dia antes da sa铆da expedi莽茫o e um dia depois do fim da expedi莽茫o, ou com boas horas de folga. Isso porque vimos um carro de uma ag锚ncia que quebrou no 煤ltimo dia da expedi莽茫o deles e o voo do grupo saia de madrugada, ou seja, eles estavam desesperados com medo de perder o voo. Melhor ter uma folga e n茫o correr o risco, al茅m de que voc锚 tem um tempo para descansar e em palmas tem algumas coisas para aproveitar tamb茅m!
      - Leve dinheiro em esp茅cie, muitos lugares n茫o aceitam cart茫o, inclusive para os passeios opcionais.
      - N茫o jogue lixo na rua ou no cerrado, vi alguns lugares com garrafa de cerveja e papel jogado, muito triste ver isso. Vamos fazer um turismo consciente e ajudar a preservar a natureza!
      - Leve sacolas pl谩sticas, para colocar o chinelo quando terminar a expedi莽茫o, colocar biqu铆nis聽ou roupas sujas, ou para jogar seu lixo durante as viagens.
      - Leve sapatinha aqu谩tica, para usar nas cachoeiras e na lagoa do japon锚s.
      - O sinal do celular n茫o pega no Jalap茫o, s贸 em alguns restaurantes ou pousadas que tem wi-fi.
      - O Jalap茫o pode ser visitado durante todo o ano. Mas dizem que de maio a novembro 茅 a alta temporada.
      - N茫o tenha medo de ir sozinha(o), eu fui e foi muito tranquilo mesmo!
      - V脕 DE CORA脟脙O ABERTO e n茫o espere luxo ou grandes estruturas
      - O Jalap茫o 茅 um聽dos lugares mais lindos que j谩 visitei.

Se o Jalap茫o n茫o est谩 na sua lista de desejos, eu recomendo COLOQUE!
      Bom tentei relatar o m谩ximo poss铆vel, mas s茫o tantos detalhes kkkk, caso tenham d煤vidas, podem me mandar mensagem, ficarei feliz eu ajudar!

Eu fui com a ag锚ncia Jalapa Adventure, mais que recomendo eles! Inclusive vou voltar ao Jalap茫o em breve e quero fazer Chapada das Mesas tamb茅m, tudo com eles kkkk
      Instar: jalapaadventureoficial
      Telefone: (63) 99953-0606

Meu instar caso queiram ver algumas fotos: prihmp
      Ou ent茫o s贸 jogar na internet o nome dos lugares, voc锚s v茫o ficar encantados! 馃槏馃崈

• Por naja.trip
      Ol谩!
      Somos Diana, Polly e Naira. Depois de muitos planos, viagens adiadas e canceladas, em junho realizaremos um viagem curta on the road pelo sul do Brasil. Um sonho compartilhado.
      Vcs nos acompanham?
      Nos sigam no IG:聽@naja.trip
      "Nosso destino nunca 茅 um lugar, mas uma nova maneira de olhar para as coisas."聽 (Henry Miller)

• Por Tacio Corbacho
      Ol谩 mochileiros, agora em Junho tiro minha t茫o esperada f茅rias, estou em duvida sobre alguns locais para conhecer, tendo em vista a pandemia e sendo nesse momento a 煤nica op莽茫o, conhecer esse brasilz茫o.
      sou da Bahia, e tenho por enquanto 3 op莽玫es de locais:
      - Minas Gerais
      - Santa Catarina
      - Esp铆rito Santo
      Quais locais dentre os 3 voc锚s me indicam e h谩 algum outro que pode ser visto com bons olhos ?
      Desde j谩 agrade莽o galera !!!聽
  • Criar Novo...