Ir para conteúdo

Qual melhor banco a ser usado no exterior?


Posts Recomendados

  • Membros

Não existe um banco brasileiro que seja realmente bom para ser usado no exterior.

Para usar a sua conta-corrente brasileira no exterior você estará sujeito a taxas bem altas para qualquer operação.

Compras na opção débito, que debita direto da sua conta corrente não costuma funcionar com contas brasileiras, somente saque em caixa-automático(ATM) funciona em alguns casos.

Ao sacar dinheiro direto da sua conta-corrente brasileira no exterior em um caixa-automático (ATM), você paga uma taxa de 20 a 25 Reais por cada saque, mais a taxa da rede de ATMs, que em alguns casos chega a custar 3 dólares/euros, e mais 6.38% de IOF.

Dos grandes bancos brasileiros, o Itau tem a menor taxa por saque, acho que é uns 12 ou 13 Reais por saque, enquanto que todos os demais cobram entre 20 e 30 Reais por saque.  

Nubank eu tenho minhas dúvidas que permita sacar dinheiro direto da conta-corrente, acredito que os saques sempre vão cair na fatura do cartão de credito e não sair do saldo da conta-corrente.

Então se for sacar dinheiro no exterior, tente sacar sempre a maior quantidade possível, para diluir o valor das taxas. Mas isto é só na teoria, pois na prática, a maioria das contas tem limite baixo de saques semanal, na maioria dos casos o limite de saque semanal não passa de 2 ou 3 mil Reais, o que dá só 400 ou 500 euros no máximo, o que é muito pouco para a maioria das pessoas pagarem moradia, alimentação, transporte, escola, etc, já que como brasileiro, você não pode trabalhar legalmente lá, e terá que se sustentar com o dinheiro que você trouxe do Brasil.

Além disto, o seu cartão de débito precisa ser um cartão que permita saque internacional, muitos não permitem saque internacional, e por experiência própria, ninguém no banco vai saber lhe informar se o seu é habilitado ou não, você vai ter que ir num ATM no exterior e descobrir por conta própria, e ficar na mão sem grana se ele resolver não funcionar e você não tiver outra opção.

Por exemplo, eu e minha esposa temos conta no Itau e Bradesco, o meu cartão do Itau permite saque da conta-corrente no exterior, mas o da minha esposa não, e no caso dos cartões do Bradesco, é invertido, o meu não faz saque no exterior de jeito nenhum, mesmo desbloqueando ele no site, caixa-automático, até mesmo pedindo para o gerente desbloquear, ele não faz saque no exterior, enquanto que o da minha esposa faz saque sem problema nenhum.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para longas estadias, acima de 6 meses, o pessoal costuma abrir uma conta num banco local, que tenha tarifas baixas, e mandar todo o dinheiro para lá via remessa internacional swift /IBAN usando o código IBAN da sua conta-corrente. 

Tem taxas, e paga imposto de renda acima de determinado valor, mas no final das contas, o custo total ainda costuma ser mais em conta que ficar fazendo um monte de saques de 400 euros a cada semana, ou usar serviços como os da Transferwyse, BS2, western union, etc...

Outra opção, que está ficando relativamente popular recentemente, é usar os serviços/conta da Transferwyse, Western Union, BS2, etc...

A Transferwise e o banco BS2 tem uma "conta multi-moeda", que permitem enviar e receber facilmente dinheiro de e para o exterior, com cartão de débito que permite saques e compras no exterior com taxas baixas.

Mas se informe bem a respeito, pois há alguns relatos na internet de que a Trasnferwise bloqueou as contas de algumas pessoas quando descobriu que elas eram brasileiras, pois parece que a transferwyse não tem autorização para este tipo de operação para pessoas com domicilio fiscal no Brasil, então se for usar um destes serviços, preste atenção a todos os detalhes, e escolha um que seja permitido para o país do seu domicilio fiscal, para não correr o risco de ficar com a conta e o dinheiro bloqueado.

Um porem, BS2 e Transferwyse costumam cobrar uns 5 dolares por saque no ATM, o que pode deixar a brincadeira cara se você fizer muitos saques, mas acho que não cobram nada se você pagar no débito/crédito..

Para estadias menores, de até uns 30 ou 60 dias, como o período é menor, e precisa de menos grana, o pessoal costuma levar metade em euros em espécie, e o resto paga no cartão de crédito brasileiro mesmo, cartão de crédito tem taxas, mas a complicação e burocracia e taxas das outras opções não costuma compensar o tempo perdido correndo atrás delas para a pouca grana que vcoê vai movimentar em 30 ou 45 dias de viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Portugal, os caixas eletrônicos são limitados a sacar 200 euros por vez.Para não pagar a tal de tarifa de saque mais ser extorquido pelo IOF,levo em espécie, sendo que hotel há que apelar para pagamento no Brasil por despegar, que hoje em dia odeio, mas...

Espanha dá até 1000 euros por saque e os caixas do Santander não cobravam até 2019 tarifa, mas o IOF novamente, inviabiliza retirada mais a tarifa de saque do cartão. 

Resumindo:Leve o máximo que puder em espécie ou pague com desconto em sua conta no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você tiver algum familiar/amigo no exterior, recomendo fazer um cartão N26/Wise/Revolut (como o próprio Davi comentou) com o endereço dessa pessoa e posteriormente você busca esse cartão ou pede pra ela te mandar através do correio.

Se for utilizar um cartão nacional, os menos piores são BS2 e C6. Ambos possuem uma taxa de $5 ao efetuar o saque de um ATM, mas o IOF é bem menor comparado aos cartões internacionais de bancos tradicionais. Nubank não possui conta global, logo seu IOF é de %6,38.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...