Ir para conteúdo

Rota: Botucatu, SP - Itacaré, BA


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Estamos planejando uma viagem em família de carro. A ideia é sair de Botucatu, interior de SP e chegar até Piracanga na Bahia (Itacaré).

Queremos fazer paradas, temos um mês pra ir e voltar. Preferencialmente ir conhecendo o litoral daqui até lá. Gostaríamos de dicas de rotas, o que é bacana pra conhecer com crianças pequenas neste caminho? 

Link para o comentário
  • Colaboradores

Sugiro em vá por Campinas até Caraguatatuba e, de lá, vá "subindo" pela 101 até o Rio (esse trecho é muito bonito). No Rio, atravessa a ponte para Niterói e vai em sentido Arraial do Cabo/Cabo Frio. De lá, para Campos e depois para Itabapoana via RJ-196. Atravessa para o ES via ES-060 até Vitória e depois a ES-010/ES-315 até São Mateus. De lá, pega a BR-101 com duas opções: ir até Monte Pascoal e depois descer para Caraíva e fazer a região até Porto Seguro ou tocar direto até Itabuna e entrar para Ilhéus e chegar em Itacaré.

Eu fiz dois trajetos para essas bandas em épocas diferentes. Um, de Campinas até João Pessoa pela 381/116/101 e outro pela 116/101/ES/BA. Ambos foram bem interessantes mas creio que para as crianças, praias serão mais convidativas.

Um mês é tempo de sobra para andar tudo isso, já que a ida, ou a volta, possivelmente fará muito mais rápido. Não deixe de fazer. Os pequenos vão adorar a aventura ;)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
2 horas atrás, Fabiana. disse:

 

Quando fiz para João Pessoa, não. Na verdade, a 116 na Bahia estava naquele estado que vimos décadas atrás onde moradores do entorno ganhavam alguns trocados para "tapar os buracos" com areia.

IMG_6352.thumb.jpeg.3abb512390702d0e705004ded1befbca.jpeg

Isso era a BR-116

Hoje sei que a 116 está razoável pois, quando voltei, o asfalto estava novinho.

O problema é que, saiu de SP, o mundo muda literalmente. Por exemplo, fizeram parte da duplicação da 381 entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Rio Abaixo há cerca de 1 ano, mas o restante continua na mesma m..., ou seja, de João Monlevade até a divisa com a Bahia, é pista simples, ruim e abarrotada de caminhões (conheço bem porque perdi 3 amigos nessa estrada e minha mulher quase morreu também num acidente).

Pelo ES a situação é um pouco melhor mas não espere encontrar uma Bandeirantes ou Anhanguera até o nordeste. Muitos trechos estão em condições razoáveis e outros em condições deploráveis. Não viaje de noite pois cair num buraco é comum (eu perdi dois pneus nesta viagem para João Pessoa pois estava rodando parte a noite ou com chuva).

Sobre os pedágios, não posso dizer e o Google Maps te informa melhor que eu. Nas federais, pouco existem pedágios. Nas estaduais, em algumas mas, via de regra, para cima de Belo Horizonte, poucas estradas os tem.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 15/11/2021 em 07:50, pmichelazzo disse:

Quando fiz para João Pessoa, não. Na verdade, a 116 na Bahia estava naquele estado que vimos décadas atrás onde moradores do entorno ganhavam alguns trocados para "tapar os buracos" com areia.

IMG_6352.thumb.jpeg.3abb512390702d0e705004ded1befbca.jpeg

Isso era a BR-116

Hoje sei que a 116 está razoável pois, quando voltei, o asfalto estava novinho.

O problema é que, saiu de SP, o mundo muda literalmente. Por exemplo, fizeram parte da duplicação da 381 entre Belo Horizonte e São Gonçalo do Rio Abaixo há cerca de 1 ano, mas o restante continua na mesma m..., ou seja, de João Monlevade até a divisa com a Bahia, é pista simples, ruim e abarrotada de caminhões (conheço bem porque perdi 3 amigos nessa estrada e minha mulher quase morreu também num acidente).

Pelo ES a situação é um pouco melhor mas não espere encontrar uma Bandeirantes ou Anhanguera até o nordeste. Muitos trechos estão em condições razoáveis e outros em condições deploráveis. Não viaje de noite pois cair num buraco é comum (eu perdi dois pneus nesta viagem para João Pessoa pois estava rodando parte a noite ou com chuva).

Sobre os pedágios, não posso dizer e o Google Maps te informa melhor que eu. Nas federais, pouco existem pedágios. Nas estaduais, em algumas mas, via de regra, para cima de Belo Horizonte, poucas estradas os tem.

Ughhhh... cade o dinheiro pagos em impostos e pedagios? é um buraco só...  

Link para o comentário
  • Membros

uma dica muito importante no planejamento deste passeio é ir visitando cidade sim e cidade nao... Desta forma na ida visita algumas cidades e suas praias e na volta faz as cidades nao visitadas...

Eu fui no maximo ate porto seguro de onibus...  uma vista muito bela alem da ponte rio-niteroi é passar pelas pontes que tem em vitoria_ES parece que a cidade foi contruida em meio ao mar. Em vila velha tem a fabrica de chocolates da garoto, parece que existe um tipo de tour guiado, so nao sei quanto paga ou se precisa marcar em agencia de viagem.

Eu  so dos tempos que o albergue da juventude oficial tinha excursoes de onibus e tinha um que era nordeste inteiro de onibus acho que ia ate RN pena que nao tive esta oportunidade eram 15dias de excursao....  

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...