Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Salve, pessoal.
 
Minha noiva e eu estamos planejando uma viagem de carro do interior de São Paulo até João Pessoa. A viagem é só de ida pois estamos indo pra lá para morar. Vamos ainda neste mês de abril.
 
Tenho aqui dois rascunhos de roteiro e gostaria de sugestões e pitacos de pessoas mais experientes e familiarizadas com essas estradas e destinos.
 
A principal diferença entre os roteiros é que em um deles saíriamos de São Carlos, e iríamos por Minas Gerais até o Sul da Bahia. Já a outra opção começaria em Socorro, e íriamos pelos estados de RJ e ES até chegar ao sul da Bahia (a partir de Prado, os roteiros ficam iguais).
 
A opção 1 por Minas, passaria por estas cidades:
 
São Carlos > Capitólio > Ouro Preto > Santana do Riacho (ou outra cidade para acessarmos o Parque da Serra do Cipó) > Serro (ou talvez Diamantina) > Ouro Verde de Minas > Prado
 
A opcão 2, por Rio e Espírito Santo ficou assim:
 
Socorro > Paraty > Rio de Janeiro > Teresópolis > Búzios (ou Cabo Frio) > Vitória (ou Vila Velha) > Itaúnas > Prado
 
A partir de Prado o roteiro por enquanto é:
 
Prado > Arraial d'Ajuda (ou Trancoso) > Itacaré (ou Barra Grande) > Salvador > Imbassaí (ou Mangue Seco) > Coruripe (AL) > Maragogi > Olinda e Recife > João Pessoa
 
Só minha noiva dirige, então gostaríamos de pegar no máximo 5h de estrada por dia (nos roteiros tem um outro deslocamento um pouco maior que isso, mas seriam exceções). Nossa ideia é estrada em um dia e parar ao menos um dia em cada destino para descansar e conhecer um pouco dos lugares.
 
Uma informação importante é que temos uma cachorra de porte médio nos acompanhando nessa jornada, então ainda preciso verificar se teremos de fazer ajustes caso fique difícil em algum destino achar uma hospedagem que a aceite com a gente.
 
Aceitamos sugestões entre a escolha dos dois roteiros. Estávamos mais inclinados a ir por Minas, mas pesquisando um pouco li que algumas estradas de lá estão em más condições. Entre a Serra do Cipó e a Bahia não consegui encontrar destinos de muito interesse (até por isso tem um deslocamento maior ali), Ouro Verde de Minas acabou entrando como um "quebra galho" mais para dormir e talvez já pegar a estrada no dia seguinte.
 
No outro roteiro, alguns amigos me disseram que o Espírito Santo não valia muito a pena. Nunca fui pra lá e achei um pouco forte essa afirmação. Pensei tb em alguma cidade na região mais serrana do estado, mas acabei traçando esse rascunho de roteiro pelo litoral. Se alguem tiver outras sugestões no ES, agradeço muito.
 
Bom, acho que por hora é "só" isso. O texto já ficou bem extenso. Obrigado!
 
 
Editado por paulo.a.infante
tinha esquecido de dizer quando vamos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu fiz esta viagem quando me mudei de Campinas para Jampa anos atrás. Porém, ao contrário de vocês, estava sozinho e toquei cerca de 10 horas por dia fazendo Campinas - Belo Horizonte - Vitória da Conquista - Feira de Santana - Aracaju - Maceió - Recife e Jampa.

Fato é que as estradas, seja por Minas ou pelo ES não são aquelas que está acostumado em SP. Assim sendo, pode tirar isso da equação. Como irão viajar por menos tempo/dia e ainda tem o cachorro, eu indico que façam pelo ES; existem coisas mais interessantes para se ver e melhores paradas (o trecho entre Valadares e Vitória da Conquista é um nada no nada).

O ES não vale a pena para quem não conhece. Tem praias bonitas e o povo é muito gente boa. Sempre que estou em casa no Brasil, é para onde vamos, principalmente a região entre Manguinhos até Barra do Riacho.

Somente não levem em consideração o tempo de viagem apresentado pelo GMaps. Como disse, as estradas tem entraves e muitas vezes acontece um acidente que arregaça tudo. Cansei de ficar parado na 381 indo para BH por mais de 3 horas por causa de acidente.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O roteiro mais viável no quesito facilidade de locomoção (estradas melhores, maiores cidades, trechos mais curtos....) sem sombra de dúvida é pelo Rio de Janeiro/Espírito do Santo. Pode ter certeza, já fiz mais ou menos os dois percursos. Pelo Rj/Es vc pegará mais estradas duplicadas,  regiões de praias, qualquer problema terá mais assistência....

Se vc tiver com tempo  disponível,  e se não conhece Minas Gerais, eu aconselho a pensar em ir por lá, mas alteraria o roteiro, mas vcs vão aumentar a quilometragem(uns 400kms), portanto pense nisso. Pois a região do norte do Minas as estradas são piores e tem poucas atrações. 

Faria: São Carlos x Serra da canastra(se não conhecem, tire um dia aqui) x Capitólio x se tiver tempo tem Tiradentes..... x Ouro Preto x Inhotim(lindo aquilo lá) x Serra do cipó(não precisam ficam em Santana do Riacho, fique no distrito de Serra do cipó, tem muita hospedagem e fica na porta do parque, veja no booking.com a quantidade de pousadas/hoteis/camping).... aqui eu mudaria, vcs andarão mais(uns 350kms), mas sairá do norte de Minas.

O roteiro então seria:

Serra do cipó (se tiver tempo, vá conhecer cachoeira do tabuleiro a uns 90 kms, mas sairá do roteiro) x PN do caparaó(pico da bandeira) x Domingos Martins(Serra Espírito Santo) x Vitória,  aí vc faz o roteiro normal até João Pessoa.

Espírito do Santo vale a pena conhecer,  além de tudo que foi falado, tem uma ótima culinária (moqueca...).

Sobre viajar com cachorro: programe antes, se não achar hospedagem que aceite cães,  entre em contato com canil para pernoite de animais. Viajei uma vez com um, e foi um transtorno do cacete pois não programei isso(foi justamente no ES, em Guarapari, cheguei tarde e os hotéis  na época não aceitavam,  como estava tudo fechado,  o hotel deixou ele na garagem, o danado do cachorro latiu a noite inteira, teve um hóspede que queria matá-lo, foi estressante,  então programe direito isso para não ter esse tipo de coisa ok).

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@pmichelazzo Obrigado pelas dicas! Já tô anotando aqui e vou pesquisar sobre essa região do ES que você recomendou.

@casal100 Dicas anotadas! Nós dois já conhecemos um pouco de Minas sim. Pro ES nós nunca fomos. Como é nossa primeira viagem tão longa assim (e com cachorra!), é bem provável que a gente opte pela praticidade agora e deixe MG para um outro momento. Acho que teremos outras oportunidades.

Sobre sua sugestão de roteiro, eu cheguei a pensar em algo parecido, de mais do meio de MG ir para o ES, tinha pensado justamente no Caparaó. Domingos Martins tb já tinha chamado nossa atenção antes... vamos pensar um pouco sobre essa sugestão.

Muito obrigado!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Você tem uma outra opção se não conhecer essa região que vou citar:

São Carlos ou Socorro x Extrema-Mg x Camanducaia, desvia 30 kms e conhece Monte Verde(se não conhecer)/Gonçalves x Lambari e circuito das águas de MG(pode inclusive conhecer PN Itatiaia) x Aiuruoca x PN do ibitipoca(lindo) x PN do caparaó x Espírito Santo.

Fiz do PN Caparaó até Lambari por esse caminho, a estrada na época (2 anos atrás) era em pista simples,  mas em ótimas condições, com boas cidades de apoio.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sou nascido no ES e posso fazer coro aos que disseram que não vale a pena pensar nesse lugar, tanto que me retirei de lá em 1998 e não volto jamais, a não ser para resolver problemas que tenho na capital. Você só passaria naquele lugar, mas mesmo assim, não é recomendável, pois é um lugar muito pobre e dominado pelo CV,tendo muitos criminosos que atacam a qualquer momento há décadas. Hoje,pode ter algum desenvolvimento graças ao petróleo, mas turismo é muito pouco. A Praia de Camburi,aonde nasci e cresci,sempre foi muito poluída, devido a ter nela instalada um grande porto de minério e uma siderúrgica.É o cartão postal da cidade.

Tem uma construção nova na BR,mas ligada ao budismo.Você vai rumando para o Norte,após Fundão, aparece um Buda gigante. Fui lá conhecer.Para um estado que só tem criminosos,é um ponto turístico. Para quem sabe o que é turismo de verdade,fica decepcionado, afinal tem que andar uns 100 km para chegar. É só uma estátua, mas para quem está passando,vale uma parada.O Sul do ES tem praias calmas em Marataízes, Anchieta e,mesmo em Guarapari. Como estamos na baixa temporada,valeria uma parada, mas não está na BR,há que percorrer alguns km para chegar.

Por ser um estado que conheço muito bem e odeio por causa disso, não lhe recomendo,mas sim o caminho outro, que vai por Minas.Pare em Diamantina, mas também não está na BR 116,que passa por Governador Valadares e Teófilo Otoni.Ao Sul,Capitólio é muito bom,mas também está fora da BR,mas me lembro que vem do interior de SP.Seria a 1 parada.Subindo,obrigatoriamente, faria parada em BH,para daqui ir a Diamantina. Até aí as estradas são boas, mas o assalto é pedágio criados recentemente.O problema é entrar na Bahia. E lá se prepare,porque não havia pedágio, muito menos cuidados com a estrada.Eu não ando por ali desde 2012,quando aí vou,é de avião, então não sei como está atualmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...