Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#861739 por larissandradeps
20 Jul 2013, 20:09
Pra quem tem facebook vale a pena dar uma olhada no grupo 'carona Diamantina <-> BH', todo final de semana tem alunos da Universidade ou pessoas da cidade que moram fora fazendo esse trajeto, a carona paga sai em média R$ 45.

página do grupo: https://www.facebook.com/groups/2441393 ... 9/?fref=ts

#902980 por fabioribeiroarq
04 Dez 2013, 08:31
Tem como ficar em Diamantina e conhecer as cidades do Serro e Conceição do Mato Dentro, mais precisamente a cachoeira do Tabuleiro em 4 dias?
Tenho a possibilidade de alugar um carro.
Obrigado.

vmesquita escreveu:Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas.

Museus e atrativos turísticos

A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes:
Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita.
Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1
Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2.
Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1
Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos.
Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos.

EcoTurismo
Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas.
Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final)

Como chegar?
Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil.
Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado.
Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina.

Hospedagem
Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui.

Dicas Importantes:
Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar)
Imagem Imagem

A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar!

OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico. ::otemo::
#903153 por mcm
04 Dez 2013, 16:16
Dá, mas tem de ser de carro. E a viagem de Diamantina até Tabuleiro não é curta, além de (se não me engano) ter parte ainda não asfaltada. Talvez seja melhor dormir uma noite por lá em vez de fazer bate-volta.
#903346 por mcm
05 Dez 2013, 08:29
Acho que seria um bom roteiro. Sobre locomoção entre cidades: de carro, tranquilo. Tem de ver apenas se ainda é de terra o trecho entre Serro e Conceição. Sem carro, acho que vc terá alguma dificuldade para chegar em alguns dos atrativos (Vila do Biribiri e Gruta do Salitre em Diamantina, cachoeiras do Serro, etc.). Isso pode ser resolvido com taxis e/ou agências locais. Eu fui para Diamantina e Serro de carro (ver relato abaixo), então não tenho como ajudar muito nessa parte.

feriado-em-diamantina-mg-passando-tambem-por-sete-lagoas-cordisburgo-serro-t73767.html
#909620 por fabioribeiroarq
26 Dez 2013, 18:05
Depois de muito pesquisar e ler quase tudo por aqui, estou enviando esse que mais se aproxima com o roteiro que pretendo fazer em MG, preciso da ajuda de vocês, principalmente no que se refere a logística de quando dormir ou mudar de cidade a noite. Pelo roteiro que desejo fazer, acredito ser melhor alugar carro mesmo! Opinem por favor, ficarei muito grato!
27/03 - Natal/BH (manhã) - Diamantina com paradas em: Sete Lagoas (almoço e Gruta do Rei do Mato), Cordisburgo (Gruta do Maquiné e Casa de Guimarães Rosa)
28/03 - Diamantina (centro histórico com acesso ao museu do diamante e museu de arte sacra)
29/03 - Diamantina (mercado, passeio dos escravos/cruzeiro, gruta do salitre, parque do Biribiri - cachoeira e vila) ::essa:: Nesse dia é preferível dormir em Diamantina ou descer logo para o Serro?
30/03 - Serro (centro histórico + queijo do Serro) ::essa:: Aceito sugestão de locais para visitar, além das igrejas e casarões já citados. Preciso saber onde encontrar o famoso queijo. ir para Conceição do Mato Dentro
31/03 - Conceição do Mato Dentro - trilha cachoeira do tabuleiro
01/04 - Ouro Preto
02/04 - Ouro Preto
03/04 - Ouro Preto
04/04 - Ouro Preto - Mariana (trem) com volta pela mina da passagem
05/04 - Congonhas - São Joao Del Rey
06/04 - Tiradentes
07/04 - Tiradentes (atividades ao ar livre ou trilhas)
08/04 - BH/Sabará
09/04 - BH/Inhotim
10/04 - BH e vôo de volta para Natal
#917697 por deiafranzoi
16 Jan 2014, 15:25
Oi Fábio, nao sei responder as tuas duvidas principais, mas vou dar pitaco em Ouro Preto que é o que conheço de Minas.
eu achei muitos dias pra Ouro Preto, nao tem tanta coisa pra fazer assim. em dois dias tu conhece tudo lá.
e o trem pra Mariana é bem pega turista, mega caro pro pouco que oferece, a paisagem não é nada imperdivel. se quiser economizar vá e volte de onibus pra Mariana!
To indo no carnaval pra Diamantina, quando voltar posto alguma dica de lá!
Déia
#926924 por nathalia_machado
08 Fev 2014, 08:48
Oi Fábio! Moro em Diamantina há 2 anos e uma das coisas que achei bem bacaninha é o Café no Beco. É um café da manhã que acontece todo domingo no Beco da Tecla. Não é nada de extraordinário, mas pra quem vem de cidade grande é uma coisa bem diferente, com clima de interior mesmo! Então acho que vale vc dormir em Diamantina de 29 pra 30/03 e ir pro Serro depois do café! aqui tem um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FbTLkRTTKx4
#958139 por Aline & Juninho
11 Mai 2014, 17:22
Boa Tarde Pessoal!

Venho compartilhar um pouquinho do pequeno passeio que fiz por Diamantina/Milho Verde/Serro.

Aproveitamos o feriado da Semana Santa e fomos conhecer a cidade que a muito tempo vínhamos "namorando". Além de conhecer os principais pontos turísticos da cidade, tinha muita vontade de ver os tapetes montados pelos moradores locais, e visitar uma cidade próxima chamada Milho Verde. Infelizmente os tapetes ficaram para a próxima pois choveu na madrugada da montagem. Mesmo assim, é uma cidade maravilhosa. Pessoas receptivas e atenciosas.

Um ponto que achei muito interessante é o fato de que não pagamos se quer R$1,00 para entrar em qualquer museu ou Igreja. Coisa rara de se ver.

Fiz o relato completo para quem estiver indo para lá, com valores atualizados e algumas dicas de hospedagem ou furadas rsrs

http://nossastravessias.blogspot.com.br ... dia-1.html

Boa viagem!!!
#1133581 por Hélio Jr
28 Out 2015, 11:06
Dando uma revigorada no tópico, Diamantina (e seus arredores) é um destino bom pra quem curte cachoeiras. O difícil é conhecê-las sem carro (de bicicleta ainda vai).

Como já disseram, tem o PE Biribiri com a cachoeira dos Cristais e Sentinela. Preparem-se para uma água gelada! A dos Cristais tem um poço muito gostoso pra banho e é bem aberta, ou seja, Sol!

Milho Verde, geopoliticamente falando, não é um distrito de Diamantina, e sim de Serro. Esse trecho da Estrada Real está bem judiado (embora já tenha alguns km's asfaltados), muitos buracos, irregularidades... mas o visual é incrível. São cerca de 45km até Milho Verde, passando por Vau e São Gonçalo do Rio das Pedras.

Perto do centro de Diamantina existe a cachoeira da Toca, se não me engano, fica perto do aeroporto da cidade. Nunca fui mas parece boa pra banho.

Um lugar pouco falado e que merece menção honrosa: Conselheiro Mata. É um distrito de DIamantina, a aprox. 40km do centro. Lá tem a Cachoeira das Fadas (pensa numa água gelada!) e a Cachoeira do Telésforo (10$ a entrada). São lugares bons pra se conhecer. Parece que é o pessoal da região que explora mais, principalmente a cachoeira do Telésforo. Pra chegar a C. Mata basta pegar a MG-220, que liga Diamantina a Corinto, que pode ser acessada num trevo que existe alguns km's depois de Diamantina, no sentido BH. É um estradão de terra em boas condições até C. Mata.

Coloco em anexo as fotos dos lugares e também deixo o link com a postagem sobre uma viagem que fiz na região:

Passagem por Conselheiro Mata:
http://numamoto.blogspot.com/2015/09/br ... erais.html

Passagem por Milho Verde e Capivari:
http://numamoto.blogspot.com/2014/10/mi ... de-mg.html

GOPR8361.JPG
Cachoeira das Fadas
GOPR8361.JPG (4.97 MiB) Exibido 816 vezes

GOPR8424.JPG
Telésforo
GOPR8424.JPG (4.39 MiB) Exibido 816 vezes
#1185112 por sa.0909
03 Mai 2016, 22:11
Preciso de ajuda!!

Vou pra Diamantina no corpus christi.
Queria conhecer os parques de Biribiri, Conselheiro Mata e Milho Verde.
O q compensa mais, pegar agência ou alugar carro? Ou taxi?

Tenho um pouco de medo de dirigir se a estrada for ruim...
#1185216 por Hélio Jr
04 Mai 2016, 11:47
sa.0909 escreveu:Preciso de ajuda!!

Vou pra Diamantina no corpus christi.
Queria conhecer os parques de Biribiri, Conselheiro Mata e Milho Verde.
O q compensa mais, pegar agência ou alugar carro? Ou taxi?

Tenho um pouco de medo de dirigir se a estrada for ruim...

Na minha concepção o melhor é alugar um carro e fazer os passeios de maneira independente.
Diamantina x Milho Verde dá pra ser feito de ônibus.
Pra todos esses lugares o acesso é feito por estrada de terra, na minha opinião o acesso pra Milho Verde (via Estrada Real) é o mais precário, um pouco pesado para carros de passeio. (dá pra chegar a Milho Verde por asfalto também, mas o trajeto quase triplica).
Pra Conselheiro Mata e pro PE Biribiri é tranquilo, estradão de terra bem cuidado. Indo a Conselheiro Mata, pergunte pela cachoeira das Fadas, fica a 1.200 metros da igreja, tranquilo de ir a pé. Outro ponto de interesse é a cachoeira do Telésforo, fica a 16km do centro de C. Mata, mas a estrada pra lá já não é tão boa (se chegar cedo a C. Mata, tente uma carona ou algo do tipo). No PE Biribiri é possível estacionar o carro nas proximidades da cachoeira dos Cristais.
Milho Verde tem muitas opções de cachoeiras, as de mais fácil acesso são a do Lajeado e Carijó, mas também tem a do Moinho e do Piolho. Canelal e Tempo Perdido (esta no povoado de Capivari) tem um acesso um pouco pior, mas são fáceis de chegar também.

Mais detalhes sobre os pontos de interesse no link:

Milho Verde:
http://numamoto.blogspot.com/2014/10/mi ... de-mg.html

Conselheiro Mata:
http://numamoto.blogspot.com/2015/09/br ... erais.html
#1201185 por Aline & Juninho
08 Jul 2016, 22:46
Alugar um carro, na minha opinião, é muito melhor. Achei a estrada muito boa, e é muito útil para fazer os passeios que ficam mais distantes como as cachoeiras..sem contar a sensação de liberdade que um carro trás...rs

http://nossastravessias.blogspot.com.br/2014/04/diamantina-mg-dia-1.html
http://nossastravessias.blogspot.com.br/2014/03/diamantina-mg-dia-2.html
http://nossastravessias.blogspot.com.br/2014/04/diamantina-mg-dia-3.html
http://nossastravessias.blogspot.com.br/2014/05/diamantina-mg-ultimo-dia.html

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes