La Paz - Perguntas e Respostas

Guias e troca de Informações sobre destinos na Bolívia

La Paz - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Alcides » 22 Dez 2003, 17:04

La Paz é uma cidade intrigante. Há pessoas que numa primeira vista a acham um horror, e há outras que a acham incrível. Eu faço parte deste segundo grupo. A cidade esta situada numa grande depressão e há um contraste grande entre as casas sem reboque e o Illimani (pico nevado que domina a cidade) ao fundo.

As atrações mais tradicionais e conhecidas ficam nas redondezas da cidade e são:
. Sítio arqueológico de Tiwanaku - passeio de meio dia, leva umas 2 horas para chegar lá e mais umas 2 ou 3 horas para conhecer tudo. Vc pode ir por uma agência turística ou por conta. Pela agência sai uns 20 dólares. Por conta vc gasta a metade disso.
. Nevado Chacaltaya - passeio de meio dia (geralmente saindo as 9 da manhã). Leva umas 2 horas para chegar lá e custa de 40 a 60 bolivianos (cerca de 6 dólares) - este passeio geralmente é vendido junto com o Vale da Lua, o qual é bem menos interessante, mas válido por percorrer a parte baixa da cidade.
. Passeio de Bike La Paz - Coroico - leva um dia inteiro e você desce desde La Cumbre (4.700 m) até Coroico (1.800 m) em 4 horas de bike. Muito legal este passeio. Custa cerca de 35 dólares.
. Na cidade você pode ver um show de penha folclórica na Calle Sagárnaga ou imediações (cerca de 20 bolivianos), também pode fazer um city tour a pé, visitando as igrejas, ruas de pedestres, palácio do governo, mercado das bruxas, etc.
. Copacabana é uma opção mais distante e que já tem suas próprias atrações.

Há passeios não convencionais, como escaladas e ascensões a
picos nevados, como o Huayna Potosi 6.088 m e outros.

Uma agência legal e que me deu bons descontos e bons serviços foi a Alberth Tour, que fica na Calle Illampu, em frente ao Hostal Copacabana (o qual tbém é bom, cobrando cerca de 30 bolivianos por pessoa - negociáveis como tudo em La Paz)
Alcides

Mensagem não lidapor rogdias » 08 Jan 2004, 22:06

Estando em La Paz, veja se não há espetáculo do Ballet Folclórico. É imperdível. Além de bonito fica-se aparvalhado com o fôlego dos dançarinos.
rogdias

Re: Transporte rodoviário Cochabamba-Peru

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 12 Out 2008, 01:19

oi,

De La Paz vc tem duas opções para atravesar a fronteira para o Peru.
1ª opção - mais cara
Copacabana - nessa cidade vc pegar um taxi para ir até Kasani (fonteira Bolivia/Peru) e de lá tomar um ônibus rumo a Puno-Peru ou comprar uma passagem para Puno diretamente nas agências - o que é um pouco mais caro.
2ª opção - mais barata
Em La Paz vá para o cemitério, de onde saem as van com destino a Desaguadero (fronteira Bolivia/Peru), chegando a Desaguadero, faça os tramites nas duas aduanas e depois siga em frente na mesma avenida e ira achar um terminal de ônibus, de onde saem o transporte para várias partes do Peru - a fronteira em Desaguadero é mais perigosa - mas nada que o brasileiro que vive mas cidades grandes não possa contornar.

Boa viagem
MAria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Transporte rodoviário Cochabamba-Peru

Mensagem não lidapor Vareja » 13 Out 2008, 13:42

Concordo com a Maria Emília...

Se sua intenção é chegar logo no Peru vá por Desaguadero. Passei por lá sozinho. É mais perigoso mesmo, não me sentia confortável até o momento em que entrei no ônibus e segui para Puno. Mas compensa.

Em todo caso, se tiver tempo, recomendo passar 1 dia em Copa.

Abs
Márcio
Vareja
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: Dúvidas sobre Tiahuanaco

Mensagem não lidapor leo m » 24 Mai 2009, 04:21

Só para deixar o tópico vivo...

Achei um site bem legal sobre Tiahuanaco e sua história:
http://www.historiadomundo.com.br/inca/ ... iahuanaco/

Para quem gosta de história de povos antigos é um prato cheio!
leo m
Colaborador
Colaborador

Re: Agências e Operadoras em La Paz

Mensagem não lidapor ABJ » 21 Jul 2009, 14:39

Uma que ja fui varias vezes é a Alberth Tours (www.hikingbolivia.com). O dono chama-se Juan (e sua esposa que tbem trabalha ai é a Miroslavia) e é muito gente boa. Ao menos no meu caso sempre cumpriu com o prometido e sempre foi bastante responsável. Busca os clientes no aeroporto e nao cobra nada por isso. Uma vez passei mal na noite anterior a um trekking (diarréia brava e vomitos!) e ele me levou em seu medico pessoal e com seu proprio carro sem me cobrar nada. Depois remarcou o passeio e foi tudo bem. Os precos sao mais ou menos os mesmos em todos os lados.

O que acho interessante é que ele tem um livro onde cada cliente poe suas reclamacoes, seus elogios e suas impressoes dos passeios. Ha muitos de brasileiros e isso acaba dando mais credibilidade ao servico.

Nas imediacoes ha muitas agencias de mesmo nivel. Tambem tem o fato de muitos passeios tradicionais (chacaltaya/vale de la luna, tiahuanaco, baixada em bici a Coroico, etc) eles juntarem um pouco de gente de cada agencia de turismo,,, e ai, vale mesmo o menor preco, porque acaba sendo tudo mais ou menos igual.

O que penso é que temos que perguntar direitinho como sera o passeio para nao haver "surpresas". A primeira vez q fui ao Chacaltaya fui com uma agencia (q nao lembro o nome agora) e eles disseram que era um veiculo 4 x 4 que levaria. Na hora H era uma van bem detonada e que nao chegou ao refugio devido ao mau estado do veiculo.

Bom,, é isso. Abcs. ::carai::
ABJ

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 21 Jul 2009, 17:28

Mochileiros,

Em La Paz, na viagem do ano passado (agosto 2008) utilizei os serviços do Mateu, que trabalhava na recepção do Hotel Torino, mas internediava a compra de passeios com as agências e tudo o que compramos - Tiwanaku e Chacaltaya e Valle de la Luna foi cumprido a risca com o prometido.

Este ano (maio) como foi aberta/reaberta a agência do Torino e ele esta trabalhando lá, então compramos alguns passeios diretamente na agência com ele, outra vez foi cumprido tudo conforme o prometido.

Então só tenho a recomendar a Agência Torino, anexa ao Hotel Torino e o funcionário Mateu. ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Alexmelo » 07 Ago 2009, 11:27

Esta Alberth Tours que o ABJ falou é muito boa.
Em 2004 fiz alguns passeios com eles, e até mesmo um que não faríamos que foi até Copacabana, Ilha do Sol e dali para Puno. Pensava em fazer sozinho, mas o Juan como guia foi fantástico (não sei se é o mesmo que é dono hoje).
Também com eles fomos a Tiahuanaco (que vale fazer com guia para entender melhor o que tem ali) e Chacaltaya.

Se você buscar de 2004, talvez ache algum comentário meu hehehe

Já era muito bons no serviço em 2004, e se continuam bem até hoje é sinal que realmente vale a pena...
Alexmelo
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: Tiwanaku - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Ploc-afta » 15 Set 2009, 22:36

Eu estive la ano passado e depois de pesquisar em varias agencia na Calle Sagarnaga, encontrei por 50 bls. Alias tiwanaco e Chalcantaya custaram 50 bls cada.
Fui por uma agencia que nao tinha sido citada aqui no forum mas foram otimos. Se chama Cade tour, fica no comeco da Sagarnaga no lado esquerdo dentro de um shoppingzinho.

Se fechar os dois tours da ate pra conseguir um desconto.

vale a pena
Ploc-afta
Colaborador
Colaborador

Re: La Paz - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 06 Out 2009, 14:14

lojudice escreveu:Galera,

1) Chego em La Paz no dia 26 de dezembro a noite. Apesar de todos dizerem que é melhor chegar sem reserva e procurar o hostel que mais agradar, estou um pouco apreensivo de chegar numa cidade desconhecida a noite e num dia que será bem morto. Será que corro o risco de dar com algumas portas fechadas em virtude do feriado ou por estar lotado?

Em La Paz você sempre encontra vaga, pode ir sem medo, pesquisa aqui as hospedagens.

lojudice escreveu:2) Como todo mundo falou que em La Paz as coisas são muito baratas, estou deixando pra fazer várias compras importantes por lá (inclusive uma mochila nova, fleece e anorak). Porém, pelo meu planejamento, o dia das compras seria dia 27 de dezembro, um domingo emendado do natal que será na sexta. Alguém que já esteve por lá nesse período sabe se o comércio abre aos domingos e feriados? Alguém que já esteve no Natal sabe se a cidade funciona normalmente? Na pior das hipóteses, será que na segunda (28) o comércio reabre normalmente? Aliás, as lojas ficam abertas a noite?

O comércio em geral tanto na Bolivia como no Peru fecha nos domingos e feriados, mas na segunda (28) já deverão estar abertos normalmente.

Na Calle Illampu onde fica a loja daTatto, tem outra duas lojas quase em frente que também vende artigos out door, mas não tão técnicos como na primeira.

Na calle Comercio, que é um rua de pedestre que começa na Plaza Murillo e vai até a passarela que cruza a Mariscal Santa Cruz, tem um comércio ao ar livre, que funciona a partir das 17 horas, 365 dias do ano e onde se vende de tudo.

lojudice escreveu:3) Gostaria de ter uma idéia dos preços do que preciso comprar por lá. Alguém se lembra de alguma loja grande que eu consiga talvez encontrar um site para poder ter uma estimativa? Alguma indicação de loja de artigos esportivos em La Paz? E eletrônicos? Qto aos locais, parece que o melhor comércio é perto da R. Sagarnaga, é isso?

Quanto aos preços dá uma pesquisada aqui

Espero ter ajudado um pouco
Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Dicas: O que fazer em La Paz, Tiwanaku e Chacaltaya

Mensagem não lidapor samanthavasques » 11 Out 2009, 14:35

Mercado das Bruxas em La Paz

Esse mercado é uma das principais atrações de La Paz e todo mundo já ouviu falar dos famosos fetos de lhama. Mas eu só fui descobrir pra que eles servem lá, conversando com a bruxa. Ela disse que as pessoas compram os fetos de lhama e enterram no terreno onde vão construir suas casas, para trazer boa sorte. Mas esse mercado é só para turista ver. O rituais xamãnicos de verdade acontecem na cidade de El Alto, por onde se passa a caminho do Chacaltaya.

Imagem
Imagem
samanthavasques
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 21 Out 2009, 13:11

samanthavas escreveu:
.............. Mas esse mercado é só para turista ver. O rituais xamãnicos de verdade acontecem na cidade de El Alto, por onde se passa a caminho do Chacaltaya...............

Realmente é em EL Alto que acontecem os rituais e um dos lugares é o dessa foto, um "beco" cabuloso que fica localizado depois da feira popular e próximo de um mirante com uma vista espetacular, mas que estava fechado quando fui lá e tb. sem placa de identificação. Há ia esquecendo de falar, nesse local turista não é muito bem vindo.

Bolivia (265).JPG
nesses fogareiros é onde são queinados os incensos e outras "coisitas" mais para "la macumba"
Bolivia (265).JPG (43.8 KiB) Exibido 11259 vezes

Bolivia (268).JPG
Bolivia (268).JPG (45.54 KiB) Exibido 11258 vezes

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Fred. » 23 Out 2009, 13:24

recomendo no caso de um dia com ceu limpo uma visita no Valle de la Animas... ou então o povoado de Palca, caminho para o illimani...
as trilhas
Takesi
Yunga Cruz

Imagem

esse é uma parte do valle das animas... todo esse vale é o q separa o illimani de La Paz... parece perto vendo de la paz...
www.mochiladventure.blogspot.com
Fred Marchini Callau - Turismologo (Bacharel de Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba)
Fred.
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 03 Dez 2009, 15:19

Amigos,

Estou editando aqui algumas dicas que postei no tópico Mochilando com crianças, lá tem fotos dos locais descritos.

:arrow: La Paz = essa cidade é uma festa para a garotada, as praças são simplesmente divinas, com todos os brinquedos em perfeito estado de funcionamento (ao contrário do brasil e eu que diga de cuiabá), tem praças em todos os bairros, dos mais ricos aos mais pobres, vou citar algumas :

::cool:: Plaza Eduardo Avaroa, entre os bairros de San Pedro e Sopacachi, há duas quadra para oeste da Plaza Isabel la Catolica.
::cool:: Plaza Sucre, no bairro de San Pedro, em frente a praça fica o Cárcel de San Pedro, uma construção imponente.
::cool:: Plaza España, no bairro Sopocachi, na realidade são duas praças anexas e mais um mirador, a outra é a Plaza Jose Carlos Trujillo Oroza (uma homenagem as desaparecidos políticos da Bolívia)
::cool:: Plaza Murillo (essa não tem brinquedos, mas tem os pombos que encantam a criançada)
::cool:: Plaza de San Francisco, muito boa para sentar no chão e apreciar a vida paceña e os gringos.
::cool:: Plaza Riozinho, no centro quase em frente a calle Jaen, que é considerada a rua dos museus, aos domingos, sempre tem alguma feira folclórica com muitas danças e comidas típicas do altiplano.
::cool:: El Prado, corta a cidade no sentido sudeste e compreende as avenidas Mariscal Santa Cruz, 16 de julio e Arce, é um bulevar arborizado e sempre tem alguma novidade acontecendo ao seu longo, é onde esta localizada a Plaza del Estudiante e no final a Plaza Isabel la Católica, onde fica um posto de Informações Turísticas.

Os parques são locais muito agradável para toda a família e sempre se encontra alguma chola vendendo algo de comer.
::cool:: Parque Urbano Central, na Avenida Ejercito, antes do Parque Mirador Laikakota, de lá saí a Via Balcon, uma imensa passarela que leva até o Mirador.
::cool:: Parque Mirador Laikakota, a meio caminho do estádio de futebol Hernando Siles, e depois do Parque Urbano Central, no final da Via Balcon, é uma imensa área verde com muitos brinquedos.
::cool:: Parque Bartolina Sisa, depois dos bairros Obrajes, Calacoto e mais alguns, para chegar lá você deve pegar o minibus "amarillo" nº 11 que vai para a Zona Sur e Mallasa e pedir para o motorista parar na entrada do parque.

Os miradores também são um bom local para levar as crianças, pois próximo ou anexos a eles também tem praças.
::cool:: Mirador Killi Killi, no bairro Villa Pabon, depois do estádio Hernando Siles.
::cool:: Mirador El Montículo, no bairro Sopocachi, anexo as praças España e Jose Carlos Trujillo Oroza.

Zona Sul
No bairro de Mallasa, onde esta localizado o Valle de la Luna (15 bolivanos), fica o Zoológico Municipal (3,5 bolivianos) com muitos animais e aves diferentes, quase em frente ao Zoológico fica o Parque Nacional Mallasa Valle del Sol (3,5 bolivianos), esse é um parque imenso, com brinquedos, quadras de esporte, quiosques para parrilladas (churrascos, é só agendar e levar os ingredientes), trenzinho, e até piscinas, nos finais de semana, no lado externo, em frente ao ponto final dos ônibus, tem uma feira onde vende comidas (durante a semana não tem muita opção, então é melhor levar algo para comer), pela parte dos fundos do zoológico tem umas cholas que alugam motos, quadriciclos e cavalos para passeios pelo bairro.

Na Mallasa você tem a impressão de que esta longe de La Paz, pois o clima é totalmente diferente e a altitude também.

Para se chegar na Zona Sul ou Mallasa, deve-se tomar o minbus amarelo nº 11 no centro e descer no ponto final que é em frente a feira/comedor e ao zoo.
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Tiwanaku - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor cmcf » 07 Dez 2009, 14:21

Junior Gomes escreveu:Pessoal,

Após passar a noite na Isla del Sol retorno para Copacabana por volta de 11h-12h. Duvidas :?: :?: :?:

:arrow: Consigo transporte de Copacabana x Tiwanaku facil ou preciso contratar uma agência? Chego a tempo de visitar o local?
:arrow: É melhor seguir para La Paz e dia seguinte retornar a Tiwanaku?
:arrow: Qual tempo de percurso - Copacabana x Tiwanaku x La Paz ?

Agradeço o apoio de todos, ::otemo::

Forte Abs,

Imagino que deve ter onibus direto sim, mas não saberia te informar agora. De qq forma, vc pode ir pra La Paz (se não me engano, o trajeto é entre 2h e 3h, mas é bom verificar se não me está traindo a memoria) e voltar no outro dia que é tranquilo. Tiwanaku é pertinho e basta vc ir até o cemitério que lá partem vans a cada tanto que te levam até lá, tranquilo e sem precisar de nenhuma agencia. Chegando lá, recomendo contratar um guia pra curtir melhor o lugar e te explicar tudo.
Colaborador Bolívia
Clayton Mendonça Cunha Filho
http://uerj.academia.edu/CunhaFilho
Colaborador
Colaborador

Próximo

Voltar para Bolívia