Ir para conteúdo

Mochilão- 20 dias sozinha em Cuba (Havana, Cienfuegos, Morón, Camaguey, Santiago, Baracoa, Varadeiro, Viñales)


Posts Recomendados

  • Membros

É possível viajar nos caminhões se você for mulher e estiver sozinha!

 

O relato é bem grande porque falo muito sobre os cubanos, então no fim vou colocar umas informações mais práticas, como lugares de interesse e dicas gerais :)

 

O Relato

 

OBS: 1CUC = 24MN

1CUC=1 dólar

Recomendo que levem euro, pois o dólar é taxado em 10% lá.

 

Dia 15 (Havana):

Mapa 3CUC

Taxi 25 CUC

Jantar 8.20 CUC

Hospedagem 15CUC

 

No táxi para a casa da Ana, o taxista disse que o povo cubano não vive tão bem, mas que vivem bonito.

Cheguei na casa de Ana e seu marido Leo, que foram muito simpáticos e ofereceram café da manhã por 5CUC, aceitei por ser o primeiro dia.

Andei até Vedado em busca de comida e bar, acabei comendo em um lugar um tanto caro e mais para turistas, andei um pouco e voltei para a casa.

 

16:

Café da manha 5 CUC

Entrada museu CDR 2CUC

Wifi por 10 horas 15CUC

Daiquiri da Floridita 6CUC (uma facada e na minha opinião não vale a pena)

Jantar na Ana 10CUC

Hospedagem 15CUC

 

Ana me fez um café da manhã muito gostoso e fez de tudo para que eu me sentisse em casa, ofereceu um jantar com lagosta por 10 CUC, aceitei por ser lagosta, mas achei bem caro.

Andando a procura da calle Obispo para comprar o cartão para usar o celular, conversei com Julio, um moço muito simpático que me contou muito sobre Cuba, disse que não existe crianças na rua, mas sim, existem alguns moradores de rua, que são levados pela polícia para outra cidade, onde é oferecido a eles comida, banho e necessidades básicas, disse que não existem favelas em Cuba. Conversamos sobre futebol e drogas, ele disse que em Cuba só tem maconha e que é bem rara, quem usa, usa só em finais de semana, não existe cocaína e heroína na ilha. Ele trabalha em uma empresa de aluguel de carros, trabalha um dia inteiro e descansa dois dias inteiros, gosta de viver em Cuba e diz que existem coisas boas e coisas ruins em viver aqui.

Caminhei pela calle Obispo e fui no museu do CDR.

Quando fui comprar o cartão para usar a internet, estava uma fila de 3 horas e tem umas pessoas que vendem por 3 CUC, mas na ETECSA (onde vendem oficialmente) é metade do preço.

Conheci alguns cubanos simpáticos mas que no fim da conversa queriam que eu pagasse algo para eles.

Quando cheguei na casa da Ana 4 estrangeiros estavam jantando, um casal da Nova zelandia e um casal da Austrália, a menina do casal da Austrália especialmente foi muito legal e atenciosa, mas todos foram também, falavam mais devagar para eu poder acompanhar o inglês deles. O jantar estava muito bom, frango frito, arroz, feijão, lagosta, banana, tomates e um vinho muito bom, me deram para provar o Rum Santiago, tomei com coca cola cubana, bem bom :)

 

 

17:

pão com presunto 5MN

agua 17.5 MN

Entrada Museu da Revolução 8CUC

Almoço 12CUC

Pulseira 1CUC

Onibus 1CUC

Coco Taxi 5CUC

Jantar 2CUC

Sorvete ao lado copelia 0.80CUC

Sorvete ao lado do copelia 2.50CUC

Sorvete Coppelia 1CUC

Hospedagem 15CUC

 

Passeio pelo museu da revolução, vi e participei de uma discussão entre uma cubana que apoia a revolução e um jovem que criticava a revolução.

Consegui notas de MN (com a figura do Che) em um banco para levar para uns amigos.

Andei bastante até o Armacen San Jose e comprei uma pulseira de Cuba, fui até a Plaza de Armas comprar uns livros, mas eram muito caros, 5CUC a maioria dos livros, fui até um ponto de ônibus e conheci uma senhora que trabalha no ministério da educação em Cuba, conversamos por muito tempo, ela disse que sim, há muita diferença social, mas porque tem gente que trabalha mais que outras e me disse que existem empregos para todos, se você quer um emprego, você consegue.

Encontramos uma mulher chamada Dalrling no caminho que ia perto da Plaza de la Revolucion (onde eu queria ir) e nós 3 começamos a conversar, elas me disseram que em Cuba a profissão que ganha menos é ser professor, ganham muito mal, mais ou menos 300 pesos (12,5 CUC), mas também disseram que algumas profissões se ganha bastante, ela disse que o governo paga tudo e que as pessoas não passam fome com o que o governo dá, no caso dela, disse que vive muito bem, mas o governo não da muita carne, então ela compra nos mercados.

Fiquei com Darling quando a senhora foi embora e contei muito sobre o Brasil e ela me contou muito de Cuba, sobre os avanços da internet, disse que em algumas (poucas) casa já é possível ter wifi e que alguns cubanos fazem "gatos" para pegar a internet, me ajudou com o Espanhol e foi uma das pessoas mais receptivas que conheci, ela me pagou o ônibus (0.40MN, quase 3 centavos de real). Darling trabalha de segunda à sexta das 8:30 até as 16:00.

Fui até a praça da revolução tirar umas fotos, mas estava muito cansada então peguei um Coco taxi para Coppelia.

Tomei 2 sorvestes de dois lugarres do lado do Coppelia, o primeiro era mais barato, (o de piña naranja era delicioso) o segundo mais caro que do Coppelia, gostei do sorvete do Coppelia também, tomei de goiaba e caramelo (muito muito bons).

Passei em uma pizzaria, jantei e voltei para a casa da Ana.

PS: Quando fui ao Coppelia pela primeira vez, não sabia que dava para pegar a fila e pagar como cubano, mas aparentemente é possível, das outras vezes, paguei em moeda nacional ::otemo::

 

IMG_0297.JPG.c152e1ad44ec46b9140b7d46e1038bf2.JPG ::lol4::

 

18:

Praia 5CUC

Almoço 3.70CUC

Cadeira e guarda sol 4CUC

Doce 8,75MN

Sorvete 10 MN

Pizza 35 MN

Taxi 9CUC

Refrigerante

Hospedagem 15CUC

 

Fui para praia Mi Cayto (pegando o ônibus transtur do parque central), conheci um grupo de adultos espanhóis que me ajudaram a ir e voltar da praia, foram muito legais comigo e fizeram questão de saber se eu já tinha comido ou se eu precisava de algo, a praia é muito bonita, mas nada de muito diferente, só a água que é bem clara, Mi Cayto é um praia gay (só gays homens mesmo porque só tinha eu de mulher) e lá aparentemente existe um tipo de prostituição, ficam uns garotos chamando atenção dos turistas gays mais velhos, puxam assunto, até que saem juntos da praia.

Voltei para o parque central e dei uma andada por lá e Obispo, voltando de lá conheci um homem chamado Orlando e na volta conheci dois brasileiros que me deram coca, conversei muito com eles, estava com saudade de falar minha língua e ficamos de marcar de sair, mas não consegui entrar em contato com eles.

Voltei para a casa da Ana, tomei banho e saí de novo. Os meninos me disseram de um lugar legal que se chama 1830, andei muito e no meio do caminho não aguentava mais e peguei um táxi (4CUC), chegando lá o lugar estava fechado. Acabei conhecendo um grupo de americanos, mas não falamos sobre coisas tão importantes, fui andando para a Galeria del paseo, onde tinha visto em um site que tinha um lugar de jazz no segundo andar, era 10CUC a consumação, não fui, voltei para a casa de Ana, paguei 5CUC no táxi ::putz:: .

Conversei muito com Ana.

 

19:

Hamburguer e suco de goiaba 11MN

Livros e jornais 1CUC

Chilentillas e suco 105MN

Coppelia 5MN

Cinema 6MN

Jantar 35MN

Hospedagem 15CUC

 

Fui para a Universidade de Havana, não me deixaram entrar na parte de psicologia (o que curso no Brasil) e foram muito grossos, conheci um senhor chamado Pedro, ele me deu livros e mostrou a poesia que faz. Almocei e fui para a sorveteria Coppelia, conheci Lazaro, uma pessoa incrível e agora um amigo que tenho para a vida, lá ele me pagou um sorvete.

Fomos ao cinema e vimos o filme do Snowden, a qualidade era ótima e o cinema muito bem conservado, paguei a entrada de Lazaro, já que ele havia pagado meu sorvete.

Cultura e informação em Cuba são muito baratos, os jornais custam 0,20MN e o cinema de 1 até 3MN e a qualidade é ótima, nada diferente dos cinemas brasileiros (em Camaguey ví um cinema 3D que era 4MN, se não me engano).

Fui para a casa da Ana e lá conheci Risse, um australiano, fomos comer pizza e ele me contou muitas coisas sobre seu país.

Decidi ir para Santa Clara no dia seguinte e não dois dias depois como eu havia programado.

 

20 (Cienfuegos):

Café da manhã 1CUC

Ônibus para La Cubre 0,40MN

Onibus para Sancti Spíritus 25CUC

Casa 20CUC

Janta 50 MN

Lanche de porco 10MN

Balada 3CUC

Bebida 1CUC

 

Acordei cedo, deixei a mala na casa da Ana e fui para um terminal chamado La Cubre buscar por um caminhão, quando cheguei, me disseram que não havia mais caminhões por lá, só trem e que hoje não tinha passagem (era 20CUC).

Decidi mudar o trajeto e ir direto para Trinidad e pular Cienfuegos, perguntei para umas pessoas na rua onde podia achar os malditos caminhões, andei muito e cheguei em um terminal.

Lá disseram que só havia caminhões para Ciego de Avila (um lugar que estava no fim do meu roteiro), me enrolaram muito e disseram que para Ciego era 25CUC, um absurdo, mas eu estava perdida. Tentei achar um taxi compartilhado para Cienfuegos, mas não tinha.

Paguei os 25CUC ::putz:: e entrei em um ônibus nacional muito bom, com ar e etc.

Me disseram que parava em Sant Spiritus e de lá eu achava um taxi compartilhado por 2CUC para Trinidad.

Acontece que o onibus não para lá, então Jendry, um cubano muito gente boa que me comprou um refrigerante, disse que ele ia pra Cienfuegos, descemos em um lugar deserto, pedimos carona e depois subimos em uma carroça e os cavalos nos levaram para a estrada que leva até Cienfuegos, ficamos pedindo carona até que Jendry parou um táxi e pagou, ele ficou em uma cidade perto de Cienfuegos e pediu para que o motorista me deixasse em Cienfuegos, o carro dele quebrou e tive que esperar 1:30, um amigo do motorista, chamado Noel veio me buscar e me levou para uma casa muito bonita, que recomendo muito, Ana e seus filhos são todos muito educados e fazem de tudo para você se sentir em casa, o quarto é grande, tem tv, ar condicionado, tudo é muito limpo e a casa fica em uma boa localização.

De noite saí para tentar achar um lugar de jazz latino, acabei conhecendo 3 cubanos e 3 meninas do Canadá que estavam todos juntos, fomos em um balada que não sei o nome, não era muito boa, mas a companhia era ótima, peguei o contato das meninas, pois elas vêm para o Brasil em breve, aparentemente. Cheguei na casa de Ana 2:30 ::essa::

 

IMG_0395.JPG.abe9387c68ebffaae830d976f8ddcd3c.JPG

 

21:

 

Café da manhã 5MN

Taxi coletivo para Trininad 5CUC

Almoço 7CUC

Estadia 20CUC

Sorvete 60 MN

 

Acordei as 9 e fui para Trinidad (no terminal de ônibus de Cienfuegos têm muitos taxis coletivos), como não tinha estadia, fui procurando e encontrei a senhora Juana, ela cobra 25/30CUC mas como eu estava sozinha e não tinha ninguém para dividir o quarto (tem uma cama de casal e uma de solteiro), ela fez por 20. A casa de Juana fica literalmente do lado do havanatour, de onde saem os ônibus para a praia Ancon (5CUC ida e volta).

As coisas aqui em Trinidad são MUITO caras.

O sorvete aqui é 20 MN uma bola, em Havana é 5MN cinco bolas, para ter noção da diferença.

Passei mal o resto do dia por causa da comida de um restaurante chamado "Paladar Dona Clara", só fui comer no dia seguinte ::xiu::

 

22:

Café da manhã 1.65 CUC

Onibus para a praia 5CUC

Almoço 4CUC

Cadeira Praia 2CUC

Estadia 20CUC

Sorvete 3.20 CUC

Jantar 4CUC

Entrada la cueva 5CUC

Bebidas -perdi a conta, mas acho que foi uns 7CUC

 

 

Acordei de manhã e fui procurar o lugar de onde saem os caminhões, o lugar, aparentemente, é em um posto de gasolina, não fui até lá para checar porque estava um pouco longe.

Peguei o ônibus para a praia Ancón (esse ônibus costumava ser 2CUC, agora é 5CUC e sai às 9, as 11 e as 14, se não me engano e o ultimo horário para voltar é as 18).

A praia estava um pouco suja porque havia chovido, mas é muito linda, encontrei com uns brasileiros que tinha conhecido em Havana, me ajudaram bastante, o onibus é 5CUC ida e volta, mas voltei com eles de carro porque tinham alugado.

De noite fomos no Club Ayala (as pessoas chamam de la cueva), é uma balada na caverna, então foi muito legal e diferente, é um pouco caro, a entrada foi 5CUC com uma bebida incluso e as bebidas lá são 3CUC, então recomendo que beba antes, indo pra lá, as pessoas vendem na porta da casa bebidas por 1CUC e são muito boas :wink:

 

23:

Café da manhã 5CUC

Sorvete 10MN

Bolacha 11MN

Jantar 5CUC

Hospedagem 15CUC

 

Peguei uma carona com os brasileiros para Morón (eles iam pra Cayo Coco, então era caminho, serei eternamente agradecida), encontrei o hostel da Isabel e do Oscar (a filha dele esteve no Brasil por 3 anos no programa mais médicos e mora em Camaguey agora) que são pessoas maravilhosas, conversei com Isabel por mais de 4 horas. Fui ao centro tomar sorvete e usar a internet, voltei e Isabel fez um jantar tradicional cubano maravilhoso.

Eles são tão incríveis, a comida é tão boa e fizeram um preço melhor pelo quarto e pela comida.

 

24:

Hospedagem 15CUC

Café da manhã 3CUC

Praia 20CUC

Pizza 25MN

Acordei e tomei café na Isabel porque o táxi coletivo ia chegar cedo e não iria ter tempo de comer na rua, eu ainda não sabia qual era o preço do táxi, mas como de trinidad até cienfuegos deu 5CUC, imaginei que seria mais ou menos isso e não me preocupei ::putz::

Isabel me disse que era 60CUC e que não sabia se eu ia dividir com uma ou duas pessoas, isso me pegou de surpresa, ainda bem que dividiu em três pessoas.

Dividi o taxi (ida e volta) com um casal de suiços muito fofos que me contaram muitas coisas de seu país e perguntaram muito sobre o Brasil, a praia é muito incrível, a água transparente, pena que estava ventando um pouco então tinha muitas ondas, mas fora isso, foi incrível, a praia mais bonita que estive em Cuba.

Voltei para Moron, comi uma pizza na rua e decidi mudar meu roteiro e tentar ir para Camaguey.

 

IMG_0541.JPG.3e67081e6a429f931b9378384e3decca.JPG

 

IMG_0558.JPG.056ad7e86125f65773f29a540a271c7f.JPG

 

25:

Café da manhã 3CUC

Guagua para Ciego 3MN

Viazul para Camaguey 6CUC

Bicitaxi 30MN

 

Acordei e fui para o terminal de ônibus e pedi ajuda para umas pessoas para ir pra Ciego.

O ônibus nacional era muito bom, melhor que muitos da viazul, não sei exatamente como fiz para conseguir entrar em um nacional, acho que porque me misturei com uns cubanos e fiquei perto deles. Quando cheguei em Ciego, não tinha caminhões para Camaguey e não dei sorte com os ônibus nacional (era 21MN), porque dessa vez estavam pedindo o RG cubano, então fiquei entre o ônibus da viazul e o táxi compartilhado, estavam cobrando o mesmo preço (6CUC) então peguei o viazul porque já estava saindo, mas me arrependi porque o ônibus da viazul fez uma parada de 45 min e o trajeto levou 3 horas.

Quando cheguei em Camaguey, fui procurar o endereço da filha de Oscar e Isabel, da casa que fiquei em Moron. Não achei o lugar e pedi pra uma pessoa me ajudar, ela ligou para Olisbet (filha do Oscar) que disse para eu encontrá-la numa praça (fui de bici taxi porque era longe).

Ela e seu marido Rafael são pessoas incríveis, eu não acho que é possível encontrar pessoas mais incríveis que eles. Me compraram sorvete, me levaram pra conhecer o centro e me levaram pra trabalhar com eles (são médicos), passamos o dia indo nas casas dos pacientes para um programa de prevenção de câncer (esse dia foi o programa de prevenção contra câncer de útero), existe um registro com o nome de todas pessoas, idade e onde moram e precisávamos ir na casa das mulheres avisando que elas tinham horário marcado para uma citologia no posto de saúde, um programa de prevenção maravilhoso.

Voltamos para a casa deles e Olisbet fez um jantar muito bom e Rafael me deu um vinho maravilhoso, conversamos muito e agendaram um bicitaxi para me levar ao terminal no dia seguinte, disseram para eu passar a noite na casa deles, não me deixaram pagar nada em nenhum momento, com certeza são minhas pessoas favoritas de Cuba e fazem um trabalho admirável, quero muito que voltem para o Brasil.

 

IMG_0589.JPG.5ad6d09b47237e56a17eba1450d7c45e.JPG

 

26:

 

Bicitaxi 2CUC

Caminhão para Santiago 80MN

Lanche 10MN

Hospedagem 15CUC

Comida 1CUC

 

Cheguei na estação de ônibus de Camaguey às 7 da manhã e esperei até as 15 para um caminhão para Santiago porque tinha uns caras que viram que eu era estrangeira e falavam para os motoristas dos caminhões não me deixarem entrar se eu não pagasse 15CUC ::grr:: , por sorte consegui esse das 15:00, pois falei direto com o motorista e conheci um japonês chamado Koju que também ia para lá.

Chegamos(viajei por uns dias com Koju, enquanto nosso trajeto era o mesmo) em Santiago as 22:30 e foi muito cansativo, achamos uma mulher que cobrou 15CUC por cada quarto e jantar por 1CUC, ela viu que estávamos realmente desesperados, comemos arroz congris e carne de porco.

 

IMG_0593.JPG.ba8428e850f0d93410c680034d133af7.JPG

 

27:

Santiago-guantanamo 25MN

Pizza e suco 7MN

Refri 15MN

Guantanamo-Baracoa 40MN

Jantar 8.50CUC

Hospedagem 15CUC

 

Acordei as 8:00 e fomos para o terminal, subimos no caminhão para Guantanamo invés de esperarmos um para Baracoa direto porque achávamos que seria mais rápido ::putz::

Chegamos em Guantanamo meio dia e fomos procurar um caminhão para Baracoa, só conseguimos achar às 16:30 depois de procurar muito.

Chegamos em Baracoa às 20:15 e fomos para a casa que Oli e Rafa me recomendaram, a casa era muito boa, Denny (o dono da casa) foi muito legal com a gente e fez por 15CUC.

Saímos para jantar, eu estava muito cansada procurando um restaurante (queria um mais em conta, mas bom, porque estava cansada de comer pizza por 10MN :lol: ) e quando achei o Koju não quis comer lá, nos separamos.

 

28:

Hospedagem 15CUC

Café da manhã 7MN

Parque Yunque Infortour 17CUC (no cubatuour é 16, mas o onibus ja tinha saído)

Cocada 1CUC

Chocolate quente 1CUC

Refresco 1CUC

Jantar 12 CUC

Suco 4MN

 

Fiz o passeio do parque Yunque, tem dois passeios lá, o de 1,5km que vai até uma cachoeira e o de 5km que vai até o topo da montanha. Acabei me confundindo e fui pro da montanha, fiz até a metade do caminho e me dei conta de que estava errado (quando chegar, pergunte sobre o passeio da cascata), desci tudo de novo e procurei a cascata, é bem bonita, mas no caminho tente arrumar um guia para levar suas coisas para o outro lado do rio (tem que atravessar o rio nadando) ou deixe as coisas antes de atravessar. Se for no passeio de subir a montanha, leve roupas de banho porque a água da travessia vai ate o umbigo.

Depois da cachoeira fiquei no rio esperando as outras pessoas terminarem o passeio da montanha e perto de onde eu estava havia uma tendinha de uma mulher que vendia cocada e chocolate quente (estava muito calor, mas tomei mesmo assim, porque é feito com cacau ralado), é realmente MUITO gostoso tanto a cocada quanto o chocolate quente.

Quando voltei fiquei um pouco na praça e depois fui com o Koju jantar lagosta (o restaurante chama "La patrona" e a lagosta custa 8CUC, a mais barata que achei e é muito boa), andamos um pouco pelo malecon e achamos uma tenda que vende suco de abacaxi, o melhor suco de abacaxi que tomei.

 

IMG_0612.JPG.f1a07c6b0dd367f6f4722ac3bc8a4351.JPG

 

29:

Hospedagem 15CUC

Passeio Yumuri com Cubatour 20CUC

Almoço 8CUC

Chocolates 4CUC

 

Me despedi de Koju pela manhã, porque ele tinha que voltar para Havana, depois fui com a cubatour para o rio Yumuri porque é o jeito mais econômico se for sozinha(o), se tiver mais gente, compensa dividir um táxi e achar um guia(mas foi tudo muito bom com a cubatour então recomendo).

Eles fazem algumas paradas, primeiro em uma mulher que faz chocolate caseiro (você pode comprar lá, então recomendo que leve dinheiro se quiser comprar algo, foi muito interessante, vão te explicar passo a passo como se faz o chocolate), depois na vila Yumuri para conhecer um tipo de caracol que tem lá, depois o passeio com o bote até o rio (encontrei dois brasileiros e ficamos de tomar cerveja de noite) onde você pode nadar (na ida fui dentro do bote e na volta fui fora nadando e segurando no bote, foi maravilhoso), no final do passeio, tem uma hora e meia em uma praia de areia preta e tem uma casa na frente onde é possível almoçar.

Preços da loja de chocolate:

3 Tabletes 1CUC

Bola de cacau 1CUC

Pacote com 12 tabletes 4CUC

Manteiga de cacau 4CUC

De noite saí com os meninos (Adler e Felipe) não lembro quanto gastei em bebida, foi muito divertido, mas não faço ideia como cheguei na casa do Denny ::lol4::::hein:

 

30:

Café da manhã 16MN

Entrada Cueva de água e playa blanca 5CUC

Coco choco 1CUC (era horrível, então se ficar em dúvida, não compre)

Bote 1CUC

Sucos 4MN

Refresco 1CUC

Hospedagem 15CUC

Jantar 10CUC

 

Fui para o parque natural Majayara, é possível ir a pé do centro para lá, como o furacão quebrou a ponte para a entrada, as pessoas vão de bote, lá dentro têm muitos passeios para fazer, eu escolhi Cueva de água e Playa Blanca. Primeiro fui na Cueva de água, tem que andar bastante para chegar lá, foi uma experiência legal, mas não faria de novo.

Dica para mulheres: Recomendo que não vá sozinha, mas se não tiver jeito e quiser muito conhecer, cuidado, os homens são bem machistas nessa região, o guia foi muito chato, muito mesmo :roll:

A playa blanca é muito pequena, como o mar estava muito agitado e não consegui entrar direito, se eu pudesse mudar meu roteiro, iria para a Praia Maguana ou outro passeio com cubatou invés do parque.

De noite jantei em um restaurante chamado "El Guajiro" é muito bom, recomendo comer tití (um peixe pequeno que só existe em Baracoa) com leite de coco, é bem diferente.

 

IMG_0824.JPG.cd2f2e9923301d6e5afc0e0d070a7d16.JPG

 

31:

Livros 70MN

Chocolate 7,20 CUC

Café da manhã 25MN

Onibus Santiago 15CUC

Onibus Varadero 49CUC

4 Cucurucho 40MN

Bolachas 10MN

 

Comprei uns livros (tem uma livraria muito boa em Baracoa que chama Rubert Lopez, se não me engano) e chocolates para dar de presente no Brasil, foi difícil ir embora de Baracoa. Dessa vez me rendi à viazul porque não queria arriscar ficar esperando 8 horas por um caminhão ou passar a noite em um caminhão sozinha.

Recomendo que provem o Cucurucho, amei esse doce, as vezes os ônibus que saem de Baracoa param no caminho e da para comprar, levei até para o Brasil.

 

1:

Hotel com café da manhã 39CUC

Almoço 60MN

Doce 5MN

Sorvete 1,50 CUC

2 Refrigerantes 1,20 CUC

 

Conheci duas francesas e um francês no ônibus para Varadeiro, quando chegamos fui com eles tentar arrumar uma casa e estava tudo lotado, vi que os lugares eram mais para 3 pessoas e decidi procurar sozinha, como já era 13hrs e estava perdendo o dia e não achava nada, decidi ficar em um hotel, não recomendo, prefiro muito mais as casas de família, mas estava muito difícil de achar, acho que foi meu maior erro na viagem ::toma::

Pularia Varadeiro para ficar mais um dia em Baracoa.

Aproveitei um pouco o dia e de noite andei pela cidade, tudo é muito mais caro e restaurante em moeda nacional é quase impossível, achei um que fica na 41 com 1 avenida, se não me engano, é um quiosque, se não achar, pergunte aos cubanos onde fica o restaurante que vende em moeda nacional.

 

2:

Guardar a mala no hotel 1CUC

Ônibus Havana 10CUC

Sorvete 25MN

Lanche 1MN

Torrone na estrada 25MN

Jantar 48MN

Hospedagem 20CUC

Tomei café e fui na viazul para ver os horários dos ônibus, como queria tentar ir para Viñales ainda no dia 2, reservei para as 18 e na hora tentei mudar para as 16.

Passei um pedaço da tarde na praia, que é incrível, mas já estava cansada de mar.

Cheguei em Havana e fui para casa da Ana, ela me arrumou um táxi coletivo para Viñales para o dia seguinte por 20CUC, o que é muito, mas meu tempo estava apertado e não queria arriscar com a viazul, além disso, o terminal que fica a viazul é um pouco longe e eu não ia ter certeza de que teria bilhetes, Havana para mim foi o pior lugar para achar transporte para fora da cidade.

Ana me cobrou 20CUC pelo quarto de cima, que é mais caro, porque o que eu pagava 15CUC estava ocupado.

 

3:

Hospedagem 10CUC

Taxi coletivo 20CUC

Passeio cavalo 20CUC

Jantar 9,40CUC

 

Acordei cedo para ir para Viñales, mas o táxi acabou chegando só 11 horas, deveria ter ido com a viazul, cheguei em Viñales só 14 horas.

No caminho, o motorista disse que a casa dele tinha quartos para alugar e fez por 10CUC e que o irmão dele tinha cavalos para fazer o passeio.

Quando cheguei, fui recebida com um suco de manga bem gelado, muito bom. Disseram que o passeio sairia por 25CUC, chorei e fizeram por 20CUC, outro erro ::putz:::lol: porque no centro fazem por 10CUC, mas eu estava com medo de não conseguir conhecer tudo o que eu queria.

O passeio foi muito legal, conheci um grupo de austríacos, a menina do grupo foi muito legal comigo, passamos a tarde juntos no passeio, mas nos separamos e não deu tempo de pegar o contato deles.

Como estava sobrando um pouco de dinheiro e eu estava no fim da viagem, decidi comer lagosta de novo, aproveitando que no Brasil é muito caro.

Em Viñales não consegui achar restaurantes em moeda nacional, mas têm uns que o almoço sai por 3 ou 4CUC.

 

4:

 

Charutos 9CUC

Bicicleta 3CUC

Hospedagem 10CUC

Café da manhã 3CUC

Bustour 5CUC

Sorvete 1,75CUC

Almoço 4,95CUC

Jantar 3CUC

 

Andei uns 15km de bicicleta de manhã e já tinha acabado de ver o que eu queria (o mural da pre historia, que aliás, é 3CUC para entrar, eu não paguei e olhei de longe) só que a bicicleta era para o dia todo, tentei devolver e pagar mais barato.

Fui para o centro pegar o bustour para a cueva del indio, quando cheguei, pedi para a moça que estava cobrando as entradas para fazer por 4CUC, ela perguntou se eu estava sozinha, eu disse que sim e não sei porquê, mas ela me deixou entrar de graça, me salvou uma grana.

Estava uma fila gigante para pegar o bote, mas no fim valeu a pena, encontrei os austríacos de novo, mas ele não foram muito legais dessa vez, então fui pro centro almoçar.

De noite conheci um cubano chamado Alejandro, que me pagou uma piña colada e me chamou para ir em uma festa chamada "El palanque", acabei não indo porque são 6km de distância da cidade.

 

IMG_0912.JPG.3215fbc7b4bcc3f9d17c5f9c7075a0fb.JPG

 

5:

 

Taxi coletivo 15CUC

Almoço 65MN

Coppelia 10MN

Boné 3CUC

Taxi para o aeroporto 25CUC

Jantar 35MN

Presentes 44 CUC

 

Fui para Havana de manhã para comprar presentes e me despedir da cidade.

Andei muito de dia e de noite fui ao malecon, quando cheguei na casa, conversei muito com Leo, ele disse que aos 10 anos de idade já ajudava os revolucionários levando comida e remédio para eles e que dedicou sua vida para a revolução, foi para a Angola por 2 anos e também foi militar.

Como meu voo era às 7:00, saí da casa 4:30 e os preços dos táxis são muito altos nesse horário e não tem ônibus.

 

É isso, espero que tenha ajudado um pouco para quem quer ir para lá, fiz muitos erros, mas acho que faz parte.

Dá para economizar muito mais, ainda mais se for em 2 ou 3 pessoas, porque o que mais gastei foi com hospedagem.

Dicas gerais:

 

-A maioria dos meus jantares foi pizza, porque são bem baratas, variam de 10 até 60 MN dependendo de onde (2,50 até 9 reais).

-Água é um pouco caro, então compre só uma e vá pedindo pra encher nas casas que ficar hospedado.

-Muitas casa de família cobram 5CUC pelo café da manhã, eu não acho que compensa, na rua vendem nas janelas das casas pão com presunto e queijo por 5MN e suco por uns 2MN (essas valores são um pouco difíceis de conseguir em Trinidad)

-Nas praias existem umas camas de praia, são 2CUC então recomendo que levem toalhas de praia, como eu não levei nenhuma, tive que pagar.

-Se você optar por tomar café da manhã nas casas de família, normalmente sobram frutas e pães, então embale e leve se for para a praia ou para uma viagem.

-Os bilhetes da viazul em Trinidad, são impossíveis, pois acabam muito rápido (pelo menos em janeiro), então recomendo que se for viajar se viazul, tente comprar no dia que chegar, também tem os táxis compartilhados e os caminhões (cuidado pra não ser enganado com os preços).

-Quando for comprar os bilhetes para usar o wifi, compre o de 5 horas, dura bastante e você não precisa ficar indo comprar toda hora, custa 7,5CUC, se não me engano.

-Trinidad é um lugar MUITO caro de comer, então dê uma economizada nas outras cidades para gastar mais lá.

-Muitas casas de família deixam você deixar sua mala lá e voltar para pegar depois, levei uma mala grande e uma mochila, deixei a mala em Havana, fiz todo o trajeto e quando voltei para Havana, dormi lá mais um dia e peguei de volta.

-Quando for procurar caminhões, tente pegar diretos, que não tenha que fazer muitas descidas para procurar outros, porque o que leva mais tempo é essa procura.

-Se você for numa cadeca para trocar euro por CUC e depois CUC por moeda nacional, eles na maioria das vezes não deixam, então se você tiver um pouco de CUC, troque primeiro por moeda nacional e depois troque os euros, não faço ideia do porquê isso acontece.

-Se ficar entre pegar viazul ou um táxi coletivo, vá pelo mais barato, mas se for o mesmo preço ou só um pouco mais caro, vá de táxi, é MUITO mais rápido, porque os onibus da viazul fazem muitas paradas.

-Aproveite os sucos de baracoa, custam 2MN e são bem bons.

 

SE FOR DE CAMINHÃO:

CUIDADO ao procurar os caminhões porque muitos homens vão ficar no seu pé para ganharem um tipo de comissão (se eles percebem que você é turista, falam pro motorista cobrar mais, um cara queria me vender a ida pra Santiago num caminhão por 15CUC e não me deixou subir por outro preço porque havia feito um combinado com o motorista), a dica é correr e falar com o motorista direto antes deles.

 

Lugares de interesse:

 

Havana

Hospedagem: Calle Escobar 118 bajos e/ Ánimas y Laguna(Procure por Ana)

Tel: +5378635000

PS: Eles tem uma conta no airbnb, então da para fazer a reserva por lá.

 

Praia: Mi cayto (se você for homem gay, vale a pena, se não, vá para a praia Santa Maria)

 

Livraria: Alma Mater (San Lázaro esquina Infanta)

 

Cienfuegos

Hospedagem: Calle 41 # 3906, Esquina 36 y 41.

Tel (0053) (43) 511582

Cel (0053) 52930752

elpino@nauta.cu

A casa é conhecida como "El Pino"

 

Trinidad

Hospedagem (procure por uma mulher que chama Juana):

-Casa independente (casa para 4 pessoas):

Calle Francisco Cadahia (Gracia) n° 204-A

rodis@nauta.cu

Essa casa custa de 25/30 CUC

 

-Quarto para 3 pessoas(onde fiquei, é do lado do havanatour, onde pega o onibus para a praia):

Calle Lino Pérez (San Procopio) n° 364

Essa custa 25 CUC

 

Balada: Club Ayala (la cueva)

 

Morón:

Hostal Isabela

Calle Enrique Varona No. 4 e/ 4 y Linea FC

Tel: (33)504584

Email: isabel1947@nauta.cu

Se gostar de política, converse com a Isabel, ela sabe de muita coisa.

 

Santiago:

Casa Carmen : Calle General Lacret #256 / Maceo y Habana

Ps: não fiquei nessa casa porque não tinha lugar, mas a mulher foi simpática e nos recomendou outro.

 

Baracoa

Hospedagem: Casa Denny y Rafaela Calle Rubert Lopez 86. Esquina Limbano Sánchez

Email: drg.gtm@infomed.sld.cu

 

Comida: rafael trejo 14 (la patrona)

Comida vegetariana (eu não fui, mas para quem quiser, eles têm cardápios veganos e vegetarianos e os pratos são muito bonitos) :

Calle Maceo 90

Email: baracuando@nauta.cu

Telefone: 52589319

Ps: A casa do moço foi parcialmente destruída pelo furacão e o restaurante está em um lugar provisório, se não estiver no endereço acima, estará na Calle Maceo 170

 

É isso! Espero que tenham gostado do relato, qualquer dúvida podem perguntar por whatsapp (11)966755221 ou aqui nas mensagens :P

DSC09940.JPG.04a6f79c78e52f4635c4aca6e2c8780d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...