Oruro - Perguntas e Respostas

Guias e troca de Informações sobre destinos na Bolívia

Oruro - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor tumonis » 29 Jul 2005, 11:11

Pessoal,
é interessante visitar Oruro fora da época do carnaval? Vou sair de La Paz para o sul, e estava pensando em passar por Oruro, mas a época que vou provavelmente não vai bater com a Diablada...
Mesmo assim devo parar na cidade? Ou é melhor passar direto?

O que há pra fazer em Oruro?
tumonis

Mensagem não lidapor tumonis » 30 Jul 2005, 16:18

Pelo que li a respeito, Oruro é considerada a capital do folclore Boliviano. E Lá perto existem uns lagos (não imagino como sejam). Talvez seja um destino interessante, a cidade fica a quase 4000 de altitude, no meio do caminho entre La Paz e Potosi. Considerando que as viagens por terra na Bolivia não são muito confortáveis, e que eu vou ter tempo de sobra, talvez deva parar pra conhecer...

A Diablada é o carnaval de Oruro, peguei uma coisa parecida no Jujuy, norte da Argentina, e foi muito divertido.
Mas pretendo ir pra lá no final do Outono, aí não vai bater com o carnaval (se fosse Fevereiro eu pararia com certeza!)

Alguém conhece a cidade? Tem alguma dica além do carnaval?

gracias,
Leo.
tumonis

Mensagem não lidapor cmcf » 30 Jul 2005, 21:14

Pelo que li no Guia do Viajante Independente na América do Sul, não vale muito a pena fora do carnaval pq todas as outras atrações que tem lá, vc acha em outros lugares da Bolívia só que melhor. Mesmo assim vou reservar 1 dia pra Oruro no meu roteiro já que estaria no caminho e pra tentar pegar o trem de lá pra Uyuni.
cmcf
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor pedrocs » 23 Ago 2005, 14:02

Aê, fui para Oruro no ano passado e é o seguinte: não tem muito o que fazer qdo comparado com as outras cidades. Vale a pena no caranaval ( difícil conseguir vaga), as pessoas ficam atirando bexiguinha de água uma nas outras ( os estrangeiros perguntam se no Brasil ocorre o mesmo), a cidade fica lotada.
Abraços!
pedrocs

Mensagem não lidapor abdias » 14 Fev 2006, 21:11

Oi vcs nao conhecen oruro é pq nao tem ganas e vcs nao souben o q se estan perdendo eu sou de oruro e estou seguro q vcs nao conhecen as minas turisticas da cidade, o museo de arte mais belho da bolivia e um de os menos roubados pelos espanholes, tamben vcs conhecen a teoria das ruinas de PAMPA ULLAGAS Um povo que segun investigacoes britanicas é a desaparecida ANTARTIDA e pq o lago uru uru de onde vem o nome da cidade é salado con a teoria q isso era parte do mar há miles de anos.
vcs conhecen a vibora de pedra o condor y o sapo de pedra sao animais petrificados pela patrona dos orurenhos. tambem tem que provar os platos típicos como o charkekan o intendente, o api e muitas outras comidas q nao emcontran iqual en bolivia nem o mundo todo.
Se vcs solo vem o carnaval perdem muito mais de o que poderiam conhecer de toda sud america.
se vem por oruro tem que conhecer mais do povo e sus dancas, cancoes q sao o orgullo dos bolivianos, e a mais diversa demostracao de cultra boliviana PATRIMONIO ORAL E INTANGIVEL DA HUMANIDADE ONDE TODO MENINO NACE COM UMA TROMPETA NA MAO E UMA CARETA NA OTRA
abdias

Mensagem não lidapor Andre_CTBA » 07 Jul 2006, 01:56

ALguém sabe me informar em que época do ano ocorre a Diablada?
To sinceramente em dúvida se incluo Oruro no meu roteiro, a única coisa que pesa a favor é que o caminho de Uyuni para La Paz parece merecer uma parada para descanso.
Qual a opinião de vocês,valeu....
Andre_CTBA

Mensagem não lidapor Renata Maciel » 07 Jul 2006, 06:38

Olá Abdias!!!

Muito bom o seu depoimento!!!!! Gostei!!!!

Quero ir para Oruro de trem, partindo de Uyuni!!!

Você sabe me informar quais os dias da semana o trem sai de Uyuni para Oruro e quais os horários?

Pelo site da FCA só tem horários noturnos... Mas li que a viagem de dia é muito bonita!!

Valeu!!!! :wink:
Renata Maciel
http://remaciel-on-the-road.blogspot.com.br/" (viagens e trilhas em geral)
http://renatamaciel-on-the-road.blogspot.com.br/" (Trip Bolívia, Peru e Chile/2006)

(...) Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo começar. (...) Amyr Klink
Renata Maciel

Trajetos Oruro - Uyuni

Mensagem não lidapor Pat Trivinho » 24 Fev 2009, 00:40

Pessoal,

Quero ir para Uyuni via La Paz. Vi q é possível fazer esse trajeto via Oruro, como? Ônibus ou trem?
Alguém tem infos atualizadas de como ir, onde pegar o ônibus, qto tempo de viagem nestes trechos e, quem sabe, valores??

Valeu.... Pat
Pat Trivinho

Re: ME AJUDEM!! INFOS ATUALIZADAS DE LA PAZ/ORURO/UYUNI???

Mensagem não lidapor Fred. » 25 Fev 2009, 21:13

da pra fazer direto, sem parar em Oruro.,
em la paz, qlq agencia de turismo vende passagens de onibus (turistico - leito - com janta) ida e volta (la paz - uyuni)... são 30 dolares.
se quizer algo mais em conta na rodoviaria de la paz tem o onibus popular q custa 30 bolivianos.

ambos saem no final da tarde e chegam no amanhecer em uyuni. vai umas 13 horas de viagem...
www.mochiladventure.blogspot.com
Fred Marchini Callau - Turismologo (Bacharel de Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba)
Fred.
Colaborador
Colaborador

Cochabamba - Oruro - Uyuni

Mensagem não lidapor Pat Trivinho » 02 Mar 2009, 09:54

Pessoal,

Refiz meu roteiro. Alguém conhece a melhor opção de fazer Cochabamba/Oruro/Uyuni com segurança??
Se tiverem os nomes das empresas de ônibus/trem tb ajuda mto!!!

Valeu...Bjos
Pat Trivinho

Re: Cochabamba - Oruro - Uyuni

Mensagem não lidapor Roberto_Ribeiro » 02 Mar 2009, 13:59

Creio que este trecho seja tranquilo, dizem que o perigoso é ir a Uyuni via Sucre.

As informações que eu coletei aqui no fórum das dicas dos colegas são essas:
SCLS-Cochabamba, 16h de viagem, ônibus todos os dias até às 22h30
Oruro-Uyuni, ~9h de viagem, terças e sextas 15h30 (Expresso del Sur) 101 bs Executivo / 52 bs salón
quartas e domingos 19h (Wara Wara) 86 bs Executivo / 40 bs salón Hotel Avenida

Não achei nada ainda sobre o trecho Cocha-Oruro, infelizmente.
Roberto_Ribeiro

Mensagem não lidapor tonelato » 02 Mar 2009, 16:53

Quando estiver em Cochabamba informe-se na rodoviária, com certeza deve ter ônibus até Oruro. Cochabamba está proximo de Oruro. Na Bolívia não é dificil encontrar ônibus.
Um abraço.

The answer my friend is blowing in the wind...
tonelato
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Roberto_Ribeiro » 05 Mar 2009, 16:05

O itinerario completo de Oruro a Uyuni:

Imagem
Roberto_Ribeiro

Re: Trajetos Oruro - Uyuni

Mensagem não lidapor Victorcolonna » 26 Mar 2009, 19:54

Fala galera!!!

To com o mesmo problema da Pat... o meu roteiro original é Santa Cruz - Sucre - Potosi - Uyuni, porem ouvi falar muito mal a respeito do trajeto Santa Cruz/Sucre entao estou pensando em mudar o que vcs acham fazer Santa cruz - Cochabamba - Oruro - Potosi - Uyuni????

Qualquer informação a respeito destes trajetos fico agradecido

Abraço a todos :D
Victorcolonna
Colaborador
Colaborador

Re: Trajetos Oruro - Uyuni

Mensagem não lidapor Roberto_Ribeiro » 30 Mar 2009, 20:58

Fazer Oruro-Potosí-Uyuni me parece fria. Você vai gastar um tempão subindo até Potosí, já que é em plena região andina, e não vai fugir da péssima estrada Potosí-Uyuni. Melhor pegar o trem que sai de Oruro para Uyuni, dizem que é uma viagem bastante bonita e é um modo bem seguro de viajar.

As informações que eu tenho no meu roteiro (pretendo ir em julho deste ano) com relação ao trajeto Santa Cruz - Uyuni são essas:

SCLS-Cochabamba, 10h de viagem, 30-40 bs
Empresas: Exp. Cochabamba, 7h30~9h/18h~20h30/21h~21h30/22h
Exp. Latino, 8h~9h/19h45~21h/21h30
Flota America Unidos, 6h30~7h45/9h~16h30/18h45~20h30/21h
Flota Bolivar, 18h~19h/20h~20h30/20h45/21h
Flota Bolivia, 19h30~20h30/21h30
Flota Copacabana, 8h30~19h30

Cochabamba-Oruro, 4h de viagem, ônibus a cada meia hora das 5h às 23h
Empresas: Air Bus Coral, 4h30~8h/16h/17h30/19h30/20h/21h30
Danubio, 4h30/5h30/6h30/7h30/8h30/9h30/14h/16h/18h/19h30/21h/22h30
Terminal de Cochabamba: Av. Ayacucho esquina com Tarata. Tel: (591-4) 423-4600

Oruro-Uyuni, 7h de viagem, via trem
Empresas: terças e sextas - saída 15h30 chegada 22h20 (Expresso del Sur) 101 bs Executivo / 52 bs salón / 33 bs popular
quartas e domingos - saída 19h chegada ~2h20 (Wara Wara) 86 bs Executivo / 40 bs salón / 31 bs popular
Roberto_Ribeiro

Próximo

Voltar para Bolívia