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Cara...

O Carnaval é 12 a 16 de fevereiro em Oruro.

 

Segue o link:

 

http://www.boliviahostels.com/travelguide/oruro.php

 

Segue a info do site oficial:

http://www.carnavaldeoruroacfo.com/

 

 

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

CARNAVAL DE ORURO 2010

 

1. Inauguración del Carnaval 2010

Viernes 16 de Octubre 2009. Gran Inauguración Carnaval 2010

Lugar: Plaza del Folklore Hrs. 18:30

(Puerta del Atrio Del Socavón)

Sujeto a programa especial.

 

2. Primera Velada ofrecida por El Directorio de la A.C.F.O.

Viernes 23 de Octubre 2009

Lugar: Capilla de la A.C.F.O. Hrs. 20:00

Con la participación de los 48 conjuntos afiliados a la A.C.F.O.

 

3. Primera Velada ofrecida por cada conjunto

Sábado 24 de Octubre 2009.

Lugar: En sus diferentes sedes (Locales).

 

4. Ingreso Primer Convite

Domingo 8 de Noviembre 2009 (Según rol)

Concentración Hrs. 07:00 A.M.

Lugar: Potosí y Aroma.

 

5. Designación Puestos de Control Primer Convite

A cargo de la Comisión de Cultura.

De acuerdo a ruta aprobada en reunión de Directorio.

 

6. Publicación Rol de Veladas

Jueves 15 de Octubre 2009

A cargo de la Comisión de Liturgia.

 

7. Aniversario A.C.F.O.

Martes 19 de enero 2010

Acto académico en el Auditórium de la A.C.F.O. Conmemorando el 47 Aniversario de la institución.

 

8. Elección Predilecta del Carnaval de Oruro 2010

Primera Fase

Sábado 30 de enero 2010 (Según convocatoria)

Lugar: Polifuncional de la A.C.F.O.

 

9. Procesión en honor a la Virgen de la Candelaria

Lunes 1 de Febrero 2010

Lugar: Parque de la Unión Hrs. 16:00

 

10. Elección Predilecta del Carnaval de Oruro 2010

Segunda Fase

Viernes 5 de Febrero 2010

Lugar: A confirmar.

 

11. Ultimo Convite

Domingo 7 de Febrero 2010 (Según Rol)

Lugar: Punto de partida

Concentración Hrs. 7:00

 

12. Peregrinación al Santuario del Socavón

Sábado 13 de Febrero 2010 (Según Rol)

Lugar de concentración: Potosí Esq. Aroma Hrs. 06:30 AM

Inicio de Entrada Hrs. 7:00 AM

Gran participación de los 48 conjuntos folklóricos.

 

13. Domingo de Carnaval

Domingo 14 de Febrero 2010 (Según rotación gestión 2008 – 2011)

Lugar de concentración: Potosí Esq. Aroma Hrs. 07:00 AM

Inicio entrada Hrs. 7:30 AM

Gran participación de los 48 conjuntos folklóricos.

 

14. Día del diablo y el moreno

Lunes 15 de Febrero 2010

Despedida de los danzarines ante la Virgen del Socavón.

Lugar: Santuario del Socavón.

Misas ofrecidas por los diferentes conjuntos.

 

Demostraciones coreográficas ofrecidas por los diferentes conjuntos en lugares estratégicas de nuestra ciudad y recepciones sociales, en sus diferentes sedes o locales.

Actividad de los diferentes conjuntos de acuerdo a programación interna.

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Tem alguém indo pra lá passar o carnaval esse ano?

 

Estou indo com mais 03 amigos, queria ver se alguém já conseguiu hospedagem lá... Sei que esse período é muito concorrido, e queria fazer a reserva antecipada (o que quase nunca faço quando viajo!!!) de um hostel, mas o mellhor site que eu entrei (http://www.boliviahostels.com/Hotels-Oruro-Hotels.html) é um pouco esquisito, ele direciona todos os e-mails de todos os hostels para um (Copacabana), e eu não fico seguro de fazer a reserva dessa maneira...

 

Então, tem mais alguém indo? Dicas de onde ficar, e como reservar?

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Bom meu povo, pra começar estive lá faz umas 2 semanas um pouco antes do carnaval e sinceramente a cidade é feia e foi uma das cidades mais desorganizadas que já fui em minha vida. Já viajei um pouco e posso dizer isso. Fora isso existem algumas atrações interessantes para conhecer. Agora realmente a "melhor" época para ir é proximo do carnaval. O problema é a falta de respeito que existe com o turista na cidade, claro que não posso generalizar, mas várias pessoas fazem questão de mostrar o quão fora de seu país você está.

Existe o festival de bandas, onde você vai ter oportunidade de ouvir diversas bandas (aquelas parecidas com as bandas escolares mesmo) e um momento em que elas tocam todas juntos, bem interessante. O que pude do carnaval me pareceu bem interessante estava lá no dia do último ensaio e pude ver diversas "escolas" desfilando hehehe (não se chama escolas de samba viu!) não estavam fantasiados mas me pareceu bem interessante.

Enfim, lugar pra dormir é pela estação rodoviária mesmo, é o melhor lugar com bons hoteis e um restaurante com um bom custo benefício que fica próximo ao caixa eletronico.

 

Se alguém quiser alguma informação a mais só avisar.

Ah e mais uma coisa entre ir para oruro ou copacabana, la paz, sucre, potosi e uyuni fico com as outras opções!

Abração!

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Olá!

 

Vocês sabem me dizer se os ônibus saem o dia todo de Oruro para La Paz ou somente em um horário específico!? ::Cold::

 

Vou chegar de trem às 07:00 e quero ir o quanto antes para La Paz!

 

Muito obrigado!

 

Fginez,

 

rapaz creio q sim, pq de La paz saem bus de varias empresas pra la, de meia em meia-hora, logo eles devem ir e ja retornar, mesmo pq o movimento do trem é muito grande pra nao haver varios bus em varios horarios, obvio q ao chegar o trem a galera la sai correndo doida atraz dos bus q ja tao la! logo se marcar bobeira vai ficar pra traz! ahahha

 

abraços!

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Carnaval de Oruro:

 

Festa em homenagem a patroeira da cidade, o percurso tem uns 4 kms, para assistir paga-se a quantia de Bol$150, cerca de US$22, em arquibancadas montadas nas ruas, sem estrutura(banheiro, cobertura...), mas dá para assitir sem pagar nada......vi muitos homens fazendo xixi nas cabeças das pessoas que passavam embaixo das arquibancadas. CHOCANTE!!

Muita guerra de água(dentro de bexigas) as mulheres são os alvos preferidos. Muita espuma.

 

 

Começa na quinta-feira, com o desfile dos campezinos e suas flautas(com a participação do pres. evo morales);

no sábado foi a vez dos conjuntos mais "arrumados", como diabladas, morenadas...., desfilaram uns 50 conjuntos, cada um abortando um tema.

O desfile de sábado começou por volta das 07 da manhã e terminou no domingo as 07 horas, foram exaustivas 24 horas de desfile, muito calor, suor, água, espuma.

O desfile em si é muito bonito, coreografias diferentes do nosso tradicional carnaval, não há mulheres peladas, somente algumas pernas de fora das bolivianas.

 

Não fiz reserva de hospedagem, tive dificuldade, pois chegamos à cidade na manhã de sábado, por sorte, um alojamento teve uma disistência.

 

Oruro, depois de Juliaca no Perú, a pior cidade que conheci na minha vida!!!!!!

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Sobre o carnaval de Oruro:

 

Os bolivianos bebem, mas bebem mesmo, ficam de fogão......mas é um pouco diferente daqui do brasil, não há brigas, discussões, insinuações, tudo muito tranquilo e ordeiro.....e olhe que andei um dia inteiro.

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Oi galera, eu gostaria de saber se a diferença entre o serviço executivo e o salon de o trem de Ourro é muito grande, já que um é o dobro do preço do outro. Vale mesmo essa diferença? Principamente o banheiro funciona no serviço salon? Já li que na Bolívia nos ônibus os banheiros sempre estão quebrados, no trem isso acontece também?

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Oi galera, eu gostaria de saber se a diferença entre o serviço executivo e o salon de o trem de Ourro é muito grande, já que um é o dobro do preço do outro. Vale mesmo essa diferença? Principamente o banheiro funciona no serviço salon? Já li que na Bolívia nos ônibus os banheiros sempre estão quebrados, no trem isso acontece também?

 

olha pelo q vi qndo peguei este trem, a diferença fica mesmo so no preço, evidente q eles ate tentam de dar algo a "mais" so q na bolivia isso é relativo, lembro bem qndo cai do cavalo pegando o trem da morte mais caro (o ferrobus) e no fim era melhor ter pego o super pullman, neste trem de oruro eu fui no mais barato e tudo foi conforme, ate o banheiro funcionava, a calefaçao nao faltou (faz frio nesse trem) e a tv passava uns seriados legais pra distrair, a unica coisa q pegou foi q espaço entre os bancos sao feitos sob medida dos bolivianos! eu q sou grandao quase entalei! ahhaahhaha

 

mas o trem é bom! muito melhor q o da morte...

 

abraços!

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Olá galera!!!

 

No meu mochilão Peru e Bolívia (Jul/2010) devo passar por Oruro. Ou na ida, ou na volta.

Levantei alguns atrativos do local, relacionados abaixo:

 

- Minas turisticas da cidade;

- O museu de arte;

- As ruinas de PAMPA ULLAGAS;

- Lago Uru Uru;

- A vibora de pedra, o condor e o sapo de pedra.

 

Alguém sabe se são legais, se vale a pena passar um dia na cidade ou conhece algum outro atrativo interessante?

Sei que Oruro é famosa pelo seu carnaval, mas não será na época da minha viagem.

 

Agradeço e abraço a todos os mochileiros.

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O terminal do buses de Oruro fica "na frente" da estação. Na entrada do pátio interno de ônibus, se você seguir pela esquerda na própria avenida do terminal, você encontra a quadra da estação, no fim da rua. Para achar a entrada da estação, vira à direita qdo acabar a rua e vira à esquerda na próxima esquina. Caminha um pouco q vc acha. Dá pra ver bem no Google Maps e no Wikimapia (procurar no Wikimapia por estación de ferrocarril oruro).

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    • Por joshilton
      Fui a Oruro, porém ainda no tempo que eu ia por agencias, deixei de conhecer vários lugares, como Parque Nacional Sajama e Lago Uru Uru, Então, como chegar nesse lugares ? (Parque Nacional Sajama e Lago Uru Uru)
      Ficam distantes ou dá para fazer um bate volta ?
    • Por Os Estrangeiros
      Este mochilão faz parte de uma viagem maior que estamos fazendo, a trabalho, pela América do Sul. Resolvemos tirar umas “férias” e conhecer um pouco mais do oeste boliviano Nosso objetivo é compartilhar informações principalmente com viajante duros como nós, ou ainda com aqueles que ficam sempre adiando os planos de viagens com a desculpa de que não têm grana.
       
      Estamos copiando descaradamente o modelo de organização de um relato que lemos da Maria Emília, editora aqui do Mochileiros.com, pois achamos muito prático. Valeu Maria Emília (e outros mochileiros, claro) seus relatos e dicas estão nos ajudando muito, você é uma inspiração para nós!!!
       
      Bom, agora vamos ao que interessa:
       
      La Paz
       
      Chegamos em La Paz de ônibus, vindo de Cochabamba. Optamos por um ônibus semi-cama. O ônibus era realmente bom, apesar do motorista ter demonstrado ser muito pouco educado e desrespeitoso. Depois de alguns passageiros reclamarem de atraso (e o ônibus estava realmente parando mais do que devia), o tal motorista parou num pedágio e pediu para um policial interrogar os passageiros, pois, segundo ele, estávamos forçando-o a ultrapassar o limite de velocidade (o que era uma grossa mentira). Ok, hora de respirar fundo: não desanime, percalços assim são comuns na Bolívia, e sinceramente não sei se algo parecido não iria ocorrer se optássemos por outra companhia. Nessas horas, o melhor é desfrutar das boas poltronas e da linda paisagem.
       
      Foram cerca de 9 horas de viagem. Havíamos duas opções de estadia baratas, as duas muito próximas entre si, na rua Yanacocha. Sempre visando a economia, fomos a pé até o HOSTAL ÁUSTRIA e ao HOSTAL SEÑORIAL. São cerca de 15 minutos de caminhada a partir do terminal de ônibus, a altitude
      e o peso das bagagens tiram o fôlego é certo, mas não mata ninguém. Chegando lá, um hostal era na frente do outro. Acabamos optando pelo Señorial, pois a cozinha era melhor. Pegamos um quarto que tinha janela para frente do hotel, o que foi bom pela luminosidade e ruim pois há noite (cerca de 21-22hs) era um pouco barulhento.
       
      No outro dia, fizemos uma pesquisa para encontrar algo mais em conta, caminhamos um pouco pela parte central da cidade mas ainda assim o Señorial continuou sendo um ótimo custo- benefício e resolvermos permanecer nele. Tenha em conta que é raríssimo encontrar alojamento com cozinha nessa cidade, e é bastante importante para nós que estamos viajando há bastante tempo (e estamos cansados de comida de restaurante), além do fato de que preparar as próprias refeições é uma ótima forma de economizar.
       
      Não há supermercados próximos dessa zona. Apesar disso, há o Mercado Lanza, a cerca de quatro quadras do hotel Señorial. Este é um grande mercado popular no qual você pode tomar café da manhã por preços econômicos e comprar o que necessita para cozinhar. Como não há etiquetas em nenhum produto, muitas vezes os comerciantes querem lucrar em cima dos gringos e acabam fazendo preços mais altos. Não se aborreça, a regra é clara: pesquise o mesmo produto em várias tendas e pechinche.
       
      Um dia, por estarmos próximos, fizemos compras no HiperMaxi (na C. Rosendo Gutierrez, a duas quadras da Aniceto Arce), mas no resto foi tudo no Mercado Lanza mesmo. Nossas refeições eram simples, como massa à bolognesa, risoto (com arroz normal, do jeito mais simples possível), arroz com bife, arroz com proteína de soja, sopa instantânea, massa com atum, etc. Para café da manhã comprávamos (e armazenávamos na geladeira da cozinha do hotel) leite, manteiga, queijo, ovos e íamos nos organizando todas as manhãs. De lanche costumávamos ter sempre frutas (banana, maçã, laranja, bergamota, etc), além de pão, chá. Um de nós acabou de apaixonando pelo api, uma bebida bastante tradicional e popular na Bolívia, a base de uva e farinha de milho (pelo menos foi o que nos pareceu). Na calle Comércio, nº 1057 (a meia quadra da Plaza Murillo) há o Wist’upiku, um espaço mais refinado que serve api, pastel de queijo e ótimas empanadas (a de charque foi inesquecível). Se você for mais despreendido de luxos, vale a pena provar o api de um botequinho bem modesto, mas delicioso e cheio de bolivianos. Fica na C. Indaburo, ao cerca de cem metros da casa da cruz verde que fica na esquina com a C. Jaén.
       
      No último dia em La Paz (quando já não tínhamos mais nada para comer em nossa “despensa”) tomamos café da manhã em uma saltenãria, localizada na C. Yanacocha (na quadra que fica entre as C. Potosí e Comércio, do lado direito da rua para quem está subindo). Café completo, por um preço baratíssimo, com torradas, bolachas água e sal, manteiga, geléia, ovo mexido e uma bebida a escolher (café preto, com leite ou chá). Outro local possível também é no
      próprio Mercado Lanza onde há várias tendas com café, lanches, sucos, etc, todos com preços bem populares.
       
      Para quem viaja com laptop, encontramos (depois de muito procurar) duas opções de wi-fi, os cafés Alexander (esq. calle Socabaya e Potosí) e Sol Y Luna (calle Murillo, 999). Não sei porquê, o maldito sinal do Alexander não conseguia acessar o Mochileiros.com, tampouco o Banco do Brasil. No entanto, de resto era ok. O Sol Y Luna acessava esses sites tranquilamente. Ambos são cafés destinados a turistas (o Alexandre também parece ter muitos executivos), por isso os preços são acima da média boliviana. Recomendamos para quem está viajando com o orçamento mais folgado ou para quem necessita de wi-fi.
       
      Outra opção que se mostrou bem econômica foi uma lanhouse, próxima ao nosso hotel. O local era na calle Comercio (vindo da Plaza Murillo, logo depois da Yanacocha, do lado direito da rua), tipo em um shopping. Basta tomar elevador até o 3 º andar. A hora é barata e a velocidade é relativamente boa.
       
      Numa das noites, nos aventuramos no bar Ojo de Água (C. lllampu, 965) lugar que parece ser um ponto de encontro cultural pacenho. Além de nós, havia mais alguns poucos turistas, a maioria do público é composta de locais. Na noite em que fomos, havia uma competição de grupos de danças típicas. Tudo bastante simples, porém muito bonito e feito por pessoas dedicadas. A cerveja é servida com um pequeno prato de folhas de coca para ir mascando junto do trago. Muito bom.
       
      Dos museus que visitamos, tivemos uma ótima surpresa com um deles e entramos numa fria em outro. A fria foi o Museu da Coca (C. Linares, 906). Não queremos desestimular ninguém que quer visitar, mas realmente não nos agradou. O espaço é pequeno, muito pouco visual (mais coisas para ler do que ver), e a exposição em si parece mais uma grande colagem de trabalhos escolares, com direito a fotos de revistas coladas com fita adesiva, do que um museu propriamente dito. Por outro lado, o Museu dos Instrumentos musicais é radicalmente diferente. Há uma variedade enorme de instrumentos, alguns bastante comuns, outros raros, muitos exóticos. A cada sala, a música muda. Além de uma infinidade instrumentos bolivianos, há também uma sala dedicadas a instrumentos de diversas partes do mundo. Não é recomendado apenas para fissurados em música, e sim para todos, afinal a música é uma das dimensões humanas. Aliás, a C. Jaén por si só já um local interessante, que vale a visita.
       
      Durante nossa estada em La Paz fizemos 2 passeios: primeiro o monte Chacaltaya e no dia seguinte o sítio arqueológico de Tiwanaco. Em ambos, foram acertados pela agência do Hotel Torino, seguindo as dicas aqui do site, nem fizemos pesquisa entre as agências, fomos direto na Torino e não nos arrependemos, o pessoal foi bem simpático e confiável e ainda, por estarmos em duas pessoas, fazendo dois passeios, nos deram descontos.
       
      Seguindo o esquema que se repetiu nos dois dias de passeio, uma van passou em frente ao nosso hotel cerca de 9hs da manhã e seguimos até o Chacaltaya. No caminho paramos para tirar algumas fotos de La Paz e mais adiante num botequinho para mantimentos e lanches (no caso de que não havia levado), mas atenção, os preços eram bem superiores, então é bem importante levar já o lanche de La Paz (água, bolachas, sanduíches, chocolate, frutas, etc). A van sobe com certa dificuldade a estrada íngreme até chegar em uma espécie de “acampamento base” onde todos descem, podem ir ao banheiro, pagam suas entradas e iniciam a caminhada até o topo do Chacaltaya.
       

      O "acampamento-base" visto de cima
       
      A caminhada inicial é bem puxada, pois, apesar de não ser muito longa, é bem íngreme, o que torna tudo mais difícil, ainda mais a 5.000m de altitude. Muitas pessoas paravam (nós inclusive) para respirar e recuperar o fôlego. O dia estava bem bonito e apesar do frio, havia sol. Depois de se
      chegar ao primeiro ponto, o grupo segue para o segundo (um grupo de brasileiros que conhecemos no hotel disse que no grupo deles, muitas pessoas nem conseguiram seguir adiante), ainda mais alto, porém com um caminho um pouco mais plano. A vista lá de cima é algo recompensador, vale muito a pena o sacrifício. Na volta, quando estávamos descendo, começou a nevar. O frio era intenso, porém a neve deu todo um charme, algo inédito para nós.
       

       
      A segunda parte da caminhada no Chacaltaya
       
      No acampamento, já com todos lá embaixo, havia, para quem quisesse e pudesse pagar, chá de coca, chocolate quente, sanduíche e sopa, a preços um pouco acima da média. Tomamos um chá de coca para recuperar nossas forças, comemos uns pães e chocolates que havíamos levado e seguimos viagem com o grupo até o Vale de La Luna. O Vale consiste de formações geológicas que nada mais são (segundo a explicação do guia) do que o resultado de milhares de anos da ação da chuva sobre solo. O local é relativamente organizado (os banheiros são limpos, as trilhas são bem demarcadas, etc). Fizemos, por estarmos com pouco tempo, a trilha mais curta (de 20min) ao invés da trilha completa (cerca de 45min). No fim das contas foi até melhor, pois não achamos o local “lá
      essas coisas”, além do mais estava todo mundo bem cansado da caminhada no Chacaltaya. Quando já era quase 16hs, retornamos e a van deixou todos, como combinado, na C. Sagárnaga.
       
      No dia seguinte, já tínhamos agendado o passeio para Tiwanaco. Dessa vez, pegamos a van e quase na saída da cidade trocamos para um microônibus, maior e bem mais confortável. A estrada até as ruínas é bem pavimentada e a viagem segue tranqüila por cerca de 1h30min, quase 2hs. No ônibus mesmo, pagamos para o guia (uma figura ímpar) o ingresso do local. Este passeio dividiu opiniões, pois um de nós gostou bastante e outro detestou. Acreditamos que no final das contas o que interessa é o gosto da pessoa por esse tipo de assunto. Primeiramente, visitamos dois museus, um com artefatos e reconstituição da história dessa antiga civilização; o outro, ainda em construção, com o maior monolito encontrado no parque. Nosso pícaro guia explicava tudo muito bem e era bastante engraçado.
       
      Seguimos então para o parque de Tiwanaco, onde estão localizadas as ruínas. Para entrar, estrangeiros pagam 80 bolivianos, enquanto habitantes locais pagam apenas 10 bolivianos – coisa que, sob nosso ponto de vista, é uma estúpida forma de discriminação e preconceito. O passeio não é dos mais cansativos, apenas uma caminhada pelas ruínas. No entanto, sem almoço e com o sol forte do meio-dia, acaba se tornando um pouco maçante. Também há muitas crianças correndo e grupos escolares. Se você se interessa pelo tema de antigas civilizações, cremos que é uma boa pedida esse passeio. Mas se você não se inteeressa, talvez seja melhor poupar sua grana e seu tempo.
       
      Depois do passeio, lá pelas 14h, a van leva o grupo para um pequeno restaurante do povoado de Tiwanaco. Levamos lanches e fizemos nossa refeição dentro do microônibus, pois já imaginávamos que o restaurante que iriam nos levar seria caro para nosso orçamento (não deu outra, cada almoço custava 25
      bolivianos). Depois que todos comeram, seguimos de volta para La Paz (no mesmo esquema do dia anterior, parando na C. Sagárnaga).
       
      Dicas e custos:
      - Passagem para La Paz (a partir de Cochabamba) pela empresa Flota Bolívar: 50 bol/pessoa (ônibus semi-cama) + 5 bol/pessoa pela uso do terminal.
      - Diária do Hotel Señorial (localizado na Calle Yanacocha, 540, a uma quadra da Plaza Murillo e três quadras da Av. Marical Santa Cruz): 35 bol/pessoa (quarto com banheiro coletivo)
       
      :'> Pontos positivos:
      - Disponibiliza cozinha (ampla), com geladeira
      - Quartos confortáveis
      - Banheiro coletivo grande, com duchas quentes e abundantes
      - Localização boa (a uma quadra e meia da Plaza Murillo)
      - Staff é legal, bastante simpático (principalmente as meninas da limpeza)
      - Os quartos eram limpos todos os dias
       
      Pontos negativos:
      - Não negociou o preço das diárias, mesmo a gente ficando mais de uma semana lá.
      - Não havia tomadas de energia nos quartos
      - Sem internet nem café da manhã
      - Quartos que dão para a frente são um pouco barulhentos à noite
       
      Avaliação final: voltaríamos e recomendaríamos para um amigo.
       
      - Api + pastel de queijo (Wist’upiku, C. Murillo, nº 1057, a meia quadra da Plaza Murillo): 8 bol.. Ainda nesse local: apenas api = 4 bol., apenas pastel de queijo ou empanadas de diversos sabores = 4,5 bol.
       
      - Cafés com sinal Wi-Fi: Café Alexander (esq. C. Socabaya e Potosí) e Sol Y Luna (C. Murillo, 999). Café expresso pequeno (praticamente o que há de mais barato nos menus): 8 bol.
       
      - Internet na C. Comércio (próximo da calle Yanacocha): 1,5 bol/hora.
      - Bar Ojo de Água (C. Lllampu, 965): 10 bol/pessoa para entrada. 2 cervejas (Paceña) saem por 25
      bol. e vêem com folhas de coca para mascar.
       
      - Roubada: Museu da Coca (C. Linares, 906): 10 bol/pessoa
       
      - Bacana: Museu dos Instrumentos Musicais (início da C. Jaén): 5 bol/pessoa
       
      - Café da manhã em Salteñaria (localizada na C. Yanacocha, entre as C. Potosí e Comércio): 8 bol/pessoa.
       
      - Passeio pela Agência Torino para o monte Chacaltaya + Vale de La Luna: 40 bol/pessoa (com desconto, preço original: 50bol/pessoa) + 15bol/pessoa de entrada em cada parque.
       
      - Importante: não esquecer filtro solar, óculos de sol e além de agasalho reforçado (o frio pode ser bem intenso lá em cima), como um bom casaco, luvas e touca. Levar lanche e água.
       
      - Passeio pela Agência Torino para as ruínas de Tiwanaco: 45bol/pessoa (com desconto, preço original: 50bol/pessoa) + ingresso 80bol/pessoa.


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