Ir para conteúdo

Santa Ana- Parada obrigatória em El Salvador


Posts Recomendados

  • Membros

A primeira vez que pensei em incluir Santa Ana no meu roteiro por El Salvador, foi depois de ver a foto de um incrível lago azul formado na cratera de um vulcão. Não me lembro exatamente onde a vi pela primeira vez, mas tive certeza de que queria conhecer esse lugar. E para minha surpresa, depois de um pouco de pesquisa descobri que o Vulcão Santa Ana é apenas um dos lugares fantásticos que se pode conhecer tendo essa cidade como base.

Localizada a apenas 65 quilômetros da capital San Salvador, Santa Ana é uma das maiores cidades do país. Por estar em uma região privilegiada e próxima de vários destinos turísticos, a cidade está acostumada a receber muitos viajantes e possui boa infraestrutura para isso. Confesso que a cidade em si não tem lá muitos atrativos, mas como já citei anteriormente, ela será a porta de entrada para você explorar boa parte do pequeno El Salvador.

 

Como chegar

Saindo de San Salvador, há ônibus frequente até Santa Ana. Eles saem do Terminal Occidente e a viagem leva aproximadamente uma hora e meia. A passagem do ônibus turístico custa US$1,50, são aqueles grandes convencionais que estamos acostumados aqui no Brasil.

Já saindo de Santa Ana, uma rota bastante tradicional entre os mochileiros é ir para a Guatemala. Aqui você tem duas opções:

 

Opção 1- Fronteira San Cristóbal: Para ir até essa fronteira não tem segredo, há ônibus direto de Santa Ana até lá. Depois basta atravessar a fronteira para o lado guatemalteco e pegar outro ônibus para a Cidade da Guatemala (se não me engano esse é o único destino a partir da fronteira). Não foi a que utilizei, pois o Carlos do hostel Casa Verde me alertou que nessa fronteira os ônibus não são muito frequentes.

 

Opção 2- Fronteira Las Chinamas: Essa foi a minha escolha, e apesar de você ter que fazer mais “conexões”, ela é mais rápida. Pegue um ônibus em Santa Ana com destino a Ahuachapán. Chegando lá, você terá que caminhar cerca de dez minutos e ir até o ponto de onde saem os ônibus para a fronteira. Após cruza-la, mais uma vez você encontrará ônibus com destino a Cidade da Guatemala.

 

Onde ficar

A região central é sem dúvida o melhor lugar para você se hospedar na cidade. Há muitas opções de hostels e pequenas pousadas, mas quero recomendar a vocês, simplesmente o melhor hostel que já fique na minha vida, o Casa Verde.

Juro que tentei encontrar algum defeito no hostel, mas não consegui. Lá você encontrará diárias em dormitórios e quartos privados, ambos sem café da manhã. Como de costume fiquei no dormitório e paguei US$10,00/ noite. Para os valores de El Salvador esse preço é um pouco acima da média, mas vale muito a pena.

Carlos, o dono do hostel, faz de tudo para agradar os hospedes e fazer com que eles se sintam em casa. O hostel possui duas cozinhas super bem equipadas e limpas. Cada pessoa tem direito a um armário identificado com o número da sua cama para poder guardar sua própria comida. O wifi funciona extremamente bem em todas as partes da casa: dormitório, cozinha, áreas comuns e até na piscina.

Os dormitórios são impecáveis. As camas são muito confortáveis (NÃO são beliches), há um banheiro masculino e outro feminino dentro do dormitório, ventiladores individuais no teto (um acima de cada cama), lockers, tomada e luz de leitura ao lado de cada cama, criado mudo e até um suporte metálico onde você pode por sua mochila e não deixa-la jogada no chão. Enfim, um luxo para os mochileiros econômicos que não estão acostumados com isso.

 

O que fazer

 

• Vulcão Santa Ana- Localizado no Parque Nacional los Volcanes, esse é apenas um dos vulcões que você encontrará no parque. Os outros dois são o Cerro Verde e Izalco. Há ônibus que saem de Santa Ana e te deixam na portaria do parque. Para fazer hiking, é necessário o acompanhamento de guia. Eles disponibilizam esse serviço na entrada e o valor é simbólico. Algo em torno de US$ 3,00.

 

• Lago Coatepeque- A pouco mais de uma hora de Santa Ana, esse lugar é uma ótima opção para passar uma tarde, almoçar ou simplesmente tomar uma cerveja com uma vista incrível. Ao redor do lago há diversas opções de restaurantes e bares. Você também pode fazer algum passeio de barco pelo lago.

 

• Ruínas de Tazumal- Esse conjunto arqueológico Maia é um dos mais expressivos de todo o país. Situado apenas a 13 quilômetros de Santa Ana, visita-lo é uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão interessante.

 

• Ruta de las Flores e Parque Nacional El Imposible- Infelizmente não pude fazer esses passeios por falta de tempo, mas também me parecem boas opções. Um pouco mais afastado da cidade de Santa Ana, ambos atraem muitos turistas.

 

Post publicado originalmente no meu blog. (http://www.voltologo.net/santa-ana-uma-parada-obrigatoria-em-el-salvador/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Estive em Santa Ana entre os dias 14 e 17/08/2016. Me hospedei no ótimo hostel Casa Verde e o único passeio foi para o Cerro Verde subir o Vulcão Santa Ana (também chamado de Llamatepec).

Gostei tanto do hostel que fiquei um dia a mais só pra descansar e curtir a piscina aquecida, um luxo no passeio.

Completando sobre Santa Ana, eu indicaria provar as pupusas, prato mais típico de El Salvador, que são como tortillas só que recheadas. Há uma pupuseria a 3 quadras do hostel, apesar do trajeto ser um pouco esquisito e escuro; com 2 dólares se come 3 pupusas. Na rua da pupuseria é onde sai o ônibus para Cerro Verde, e mais adiante tem um bom supermercado. Recomendaria as tortas feitas lá, muito gostosas e baratas.

Para almoçar procure o Rancho Santaneco, lá é bom pq não precisamos saber os nomes dos pratos, pois é como um self service em que cada porção tem um valor (por exemplo: Arroz: 0,50; porco:1,00 e assim por diante). Fica na Calle Libertad Poniente, entre as Avenidas 4 e 2 Sur.

Quanto ao transporte para Cidade da Guatemala tem um ônibus que passa as 10h (passou as 11h) e segue direto, só parando na fronteira. Carlos, do hostel, providencia o taxi e dá mais informações. Simplesmente o melhor ônibus que eu vi (eu disse "vi", e não "andei") em El Salvador. Uma surpresa, já que lá só se vê esses school bus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Bem legal o relato de vocês sobre Santa Ana, acabo de voltar de lá (fev/19) e vou acrescentar algumas coisas:

1) Não fiquei no Hostel Casa Verde. Estava 20 dólares quarto coletivo. Fiquei no Hostel Soles, bem tranquilo, próximo da praça da Catedral, por 10 dólares e eles serviam o café.

2) Sobre os passeios, fiz em um dia só o vulcão de Santa Ana, o Cerro Verde  e Lago Coatepeque. Queria aproveitar até para deixar o contato de um guia. Ele tem uma agência bem na frente do Hostel Casa Verde e pode fazer um tour da maneira que preferir. 

Ivan 

Instagram: @realtrips_es 

Tel: +503 7589 0891

De Santa Ana eu segui para El Tunco, então aí já é outra parte da viagem! 

Abs, 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...