Ir para conteúdo

El Salvador - Perguntas e Respostas


Rafael Pilha

Posts Recomendados

  • Admin

Tá indo pra surfar? A região de La Libertad é muito conhecida entre surfistas do mundo inteiro.

 

Estive em San Salvador agora no começo de 2008 e os cuidados para El Salvador como um todo são os mesmos que você deve tomar em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o resto é mito. A diferença é que no Brasil as principais cidades tem muita polícia na rua e lá não, vi uma vez só, mas o comércio tem seguranças com armas pesadas na porta. Farmácias, Surpermercados, lanchonetes, bares... Os caras desfilam com as calibre 12 e sub-metralhadoras na mão. Isso é normal lá.

 

O país tem fama de perigoso por causa da Guerra Civíl que acabou faz tempo e por causa das Maras (Gangs) que são uma espécie de PCC e Comando Vermelho no estilo gangue americana. Mas você só vai dar de cara com elas se for em bairros de periferia. A mais conhecida é a Mara 18 que foi criada em Los Angeles, EUA. Foi criada pelos imigrantes Salvadorenhos nos anos 60 e fez o caminho oposto, se estabelecendo também em EL Salvador.

 

Como o país é bem pequeno o transporte é barato então compensa mais você pegar o transfer do hotel ou albergue mesmo. Sem dúvida! O transporte público é caótico, os ônibus são hardcore e não vai sair tão mais barato assim. VocÊ vai evitar dor de cabeça.

 

Foto: Silnei Laise/Mochila Brasil

elsalvador01.jpg

Segurança de um farmácia em San Salvador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai velho... blz.

Então, vou para região apenas para surfar mesmo.

Esse lance de transfer é um absurdo o valor que a agência quer me cobrar, na realidade eles só fecham o pacote com td incluso.

Então minha idéia era de ir por contapropia mesmo.

Vc esteve na região de La Libertad?

Me passe alguns Betas de hospedagem da região.

No aguardo.

 

Grade abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Bom pessoal.. eu to em El Salvador atualmente, a trabalho. Mas creio que posso ajudar quem queira vir conhecer por aqui.

Realmente, o foco de El Salvador para mochileiros é o Surf, porém adianto que existem duas rotas turisticas aqui que tambem sao mundialmente famosas, desde a sua colonização por espanhois: Rota das Flores e Rota dos Vulcoes.

 

El Salvador fica localizado em uma região com muitos Vulcoes - muitos deles ainda ativos - e uma zona verde realmente quase virgem - inclusive as prais. Por falar em vulcoes, se voce tem medo de terremotos - por menores que sejam (explico, maior que 3 na escala Richter e menor que 7) nao venha a El Salvador. É uma regiao muito instável - um motivo pelo qual nao se vê muitos predios mesmo na capital San Salvador. Depois de um tempo, esses "temblores" viram motivos de emocao...rs...

 

Sobre as duas rotas, recomendo a dos Vulcoes... realmente muito bom! Sugestao: Escalar o Sant'Anna... o mais alto e ativo ainda no país. A subida é super segura, acompanhada por guardas de turistas e guias. O unico incoveniente é que nao se pode ficar muito tempo la em cima, pelo excesso de minerais no ar (como enxofre...) e pela instabilidade na região. Quando eu subi, 100% eram estrangeiros, tirando os guias e guardas. Ah, e torçam tambem para as nuvens nao estarem tao baixas... assim voces desfrutaram de uma vista maravilhosa.

 

A rota das Flores é linda quando passam pelo lago Coatepeque. Ai vale sentar, descansar... e passear de lancha no lago. Comida regional bem servida... e hospitalidade nota 10 para estrangeiros.

 

Surf: Nao recomendo La Libertad... virou foco de bagunça ja por ser um point antigo de surf... Proximo descenco ao sul ou subindo ao norte, existe recantos melhores, mais calmos e muito lindos, experimente a praia Sunzal. Esse final de semana mesmo estive por la.. e haviam brasileiros surfando. o Restaurante Sunzal é algo que nao pode ficar de fora... podem fechar os olhos e escolher qualquer coisa no cardápio. Nao se arrepederão... Claro, comecem pelo bom e conhecido Ceviche.. prata peruano mais muito difundido por aqui. Ah.. cuidado com o Pacifico por aqui... o mar é um pouco violento... para especialistas em surf.. o mar é mais traiçoeiro que o normal.. apesar das ondas seram boas. cuidado entao ... perca uma manha de surf apenas conversando com os locais e conhecendo o ambiente antes de ingressas nas belas ondas. Ah... areia cinza.. mar escuro, creio que é coisa do Pacifico mesmo. NAo é como o Atlantico - areia branquinha .. .rs.r.s.. e mar azul/verde transparente.

Vir a El salvador é um convite a conhecer Guatemala e Honduras (nao recomendo Nicaragua)... Se tiverem tempo, apostem em Antigua - Guatemala... procurem no Google e vejam as imagens... melhor ainda.. recomendo 100% Roatan - Honduras - Um pedaço do céu na terra... uma ilha magnifica (Praia, sol, preços acessiveis, conservado, fujam de Belize... irão assaltar voces com os precos praticados la...rs...).

 

Translados: O aeroporto de El Salvador fica realmente muito distante da cidade, mas fica proximo as praias. Recomendo sempre chegar com o preco em mente e nem perguntar "quanto é?". Tem que chegar oferecendo..rs.. tipo "50$ a tal lugar?" Nunca peguem taxi fora do aeroporto que nao sejam credenciados, confiem nas vans e taxis amarelinhos... ex: Do aeroporto para San Salvador - capital - nao paguem mais do que 25$ (dolar americano) e olha que sao 40 minutos ate chegar na cidade. Para a praia sao um pouco mais de 20 minutos. Ja vi negociarem 18$ do Aeroporto ate La Libertad por exemplo. os Taxis nao tem taximetro..rs.. vao olhar pra sua cara e dizer o preco... por isso é bom ja ter uma nocao.

 

Violência: NA capital, cuidados basicos como toda capital. Se vc for andar so na Zona Rosa... nao se preocupem. As ruas sao mais seguras do que muitas cidades do Brasil - creio que para mochileiros... nao tem galho.. ninguem vai andar com um relogio de ouro como mochileiro..r.s...rs... Em geral, Praias e Capital (Zona Rosa) sao seguros. Fora isso, todo cuidado é valido.

 

Alimentacao: a base deles é o milho. diferente do brasil que é o trigo. Pra quem gosta de comida mexicana... e mariscos.. nao vai ter problemas. Claro que é diferente das que se encontra la no México, porem é o mais proximo que posso explicar. o prato tradicional sao as famosas pupusas: como uma massa de pizza feita de milho recheazos a gosto.. e grelhado. Um gosto forte... e um prato pesado... Nunca consegui comer mais do que uma rs..rs..rs..

Em geral, o povo é bem receptivo... e depois que viram amigos, fazem questao de estar oferecendo o que podem para te ajudar... um ponto a nosso favor é que adoram os brasileiros... ainda mais agora que o Lula passou por aqui e a esposa do presidente é brasileira.

Voces se surpreenderão com o numero de braisleiros que vivem aqui...rs..rs.. quem diria... ! Alias, brasileiros eu acho que vc encontra em qualquer lugar do mundo....

 

Bom.. qq coisa.. eu achoque posso ajudar.. é so perguntar... conheco um pouco da America Central por ter vindo a trabalho por aqui..mas ja estou regressando para o brasil.. e proximos destinos serão chile, argentina, colombia e equador...

pra terminar,... se vcs escutarem algo como "bah"...rs. nao se espantem.. significa simplesmente "okay" .

Vc pergunta: '18 dolares para La Libertad, es verdad?"

ele responde: "bah"

resultado.. negócio fechado...rs..rs..rs.

 

abracao a todos...

enjoy your trip!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Boa Noite

O amigo provavelmente estara indo/já foi p El Sal para correr las olas, como aventou Sidnei.

O país escolhido é bom para a atividade. Em la Libertad a principal praia é

Punta Rocas onde quebram direitas perfeitas, tambem conhecida como Jefreys Bay,

com duas sessoes bem definidas com tubo oco, e fundo de pedras. O localismo é

a parte menos agradavel do local, os brasileiros nao sao mto bem vistos pelos nativos-surfistas(reza uma lenda, de que surfistas cariocas lutadores, colocaram para fora da

praia de Punta Rocas todos os locais, e posteriormente, ao sairem do mar foram recebidos

pelos mesmos locais mais outros vinte nativos portando facoes, onde tiveram suas pranchas

picotadas) desde então os brasileiros são mal vistos acolá.

 

Fiquei no hotel Tortuga - El Tunco, defronte à unica esquerda da regiao leste do pais,

La bocana esquerda PERFEITA, onde tambem quebra ondas direitas de perder o fôlego -

sempre com fundo de pedra e nesta praia - bem raso (but, a onda é perfeita se nao ousar

demais na manobra, as pedras nao lhe atingirão, na maré alta - já na maré baixa...).

 

Ao lado do Tortuga lounge, fica o Hostel LA SOMPRA de José - bueníssima persona, e precios

mucho agradáveis, e sempre tem turista europeu querendo fazer amizade.

 

Há duzentos metros à direita (defronte ao Pacífico) encontra-se a onda Sunzal, onde ondas gordas podem chegar até

300metros de extensão, haja cambitos, o crownd é grande mas sempre de turistas e mtos deles

aprendendo - mto cuidado com os inciantes com seus longs desgovernados...e ainda,

mta gente rabeando sua onda, mas apenas curta a onda, neste local nao há terror.

 

Pegando a Panamerica ao Norte(direita olhando p o Pacifico), encontram-se óptimas praias

para o surfe, ondas quebrando preferencialmente para a direita, sempre ótimas ondas, eL ZONTE, praia km 59 e km 61 (nao CAMINHAR A PÉ DO 59 AO 61 -THIEFS).

Conheca a isolada misteriosa e perfeita direita MIZATA - UM SONHO.

 

O mar estará Flat com as ondas quebrando no mínimo de 2,5foots ver (http://magicseaweed.com/Central-America-North-Surf-Forecast/28/)

 

No extremo sul do pais, já dependendo de ondulação maior encontra-se a praias de Las Flores e Punta Mango onde vc terá de pegar um barco para chegar, mas as ondas são perfeitas também.

 

Se tiver oportunidade de pagar uns 200 dolares, procure pelo fotografo VAQUERO, ele faz o traslado para las flores, e te entrega umas 400 fotos de quebra, alem de conhecer todos do pico e ser respeitado pelos locais. é uma ótima pedida, e valerá o investimento.

 

Descordo do amigo Ricardo, no tocante ao país vizinho Nicarágua, pois tive a oportunidade de

conhecer, e fui otimamente bem acolhido. Amam os brasileños acolá, cantam musica popular brasileira lá até Ivete Sangalo e

outros axés também, las chicas se encantam com los brasileiros e tiram para bailar.

O nivel de escolaridade da Nica é mto superior a de El Sal. Fomos de taxi de Managua até Popoyo, hotel Maur (mto recomendavel), playa Colorado é fechada mas ótima, e vimos por meio dos 60 km de estrada de terra dezenas de escolas ,e alunos com uniforme alveo impecável, muito embora as condições economicas do pais nao seja diferente dos demais paises vizinhos Honduras, El Sal - a educação escolar é mto valorizada.

 

Praia Madeira é paradisiaca com muitos tubos e turistas com suas maquinas fotograficas com

grandes objetivas sacando fotos e tentando hablar castellano... Voltarei a Nicarágua.

 

Os países superarm suas respectivas guerras civis, e se tiver a oportunidade de conversar com alguem de mais de 34 anos, sobre a civil war, teras uma liçao de vida.

 

o lonely planet Nicaragua & El Salvador foi muito útil.

 

disponibilizo-me para eventuais dúvidas.

joaoricardopadilha@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Ae galera!

 

Muito legal, varias dicas aqui...

 

Fiquei em duvida quanto a divergencia de ideais sobre a nicaragua...

 

Irei em julho para El Salvador, e quero conhecer també a nicaragua, fiquei sabendo sobre uma linha de onibus que vai de uma capital a outra e estava pensando em ir por ela...gostaria de saber se alguem já fez essa rota ou sabe me dizer quanto a segurança dela?

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

farei uma viagem de regresso do México que terei que esperar 8 horas em San Salvador para prosseguir viagem. Alguém poderia me recomendar alguma coisa bacana lá pela capital de El Salvador que seja bacana paar ser feito durante esta minha espera? Se conseguirem apresentar uma noção do valor a ser gasto, ficaria também extremamente grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...