Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Limeira,

 

1º dica para quem vai curtir a neve pela primeira vez: Relaxar.

2º dica: suas roupas do Brasil provavelmente não servirão.

 

Os seus posts estão demonstrando uma certa ansiedade, é normal, mas ansiedade demais atrapalha. Eu já fui brasilieiro de primeira viagem na neve, e dei algumas mancadas.

 

Existem dois tipos de roupa para usar na neve:

 

1. Roupa para cidade.

Para uma frio acima de 0ºc, uma boa calça de lã, por cima de uma meia calça fio 40 + 2 meias de lá e calça jeans já segura bem. Para a parte de cima, uma boa camiseta manga longa, uma pullover de lã, um bom casaco de couro, cachecol, luvas e gorro.

 

Para frio abaixo de 0ºc, provavelmente vai precisar de uma roupa mais técnica. Roupa chamada Segunda Pele (à venda em qualquer casa de montanhismo +- R$100,00) retém o calor do corpo e elimina a umidade. Essa é a roupa que você coloca primeiro. Depois põe uma boa camisa de malha, um Polartek terceira camada e um bom casaco corta vento e impermeável com capuz.

 

2. Para a neve

Você não vai querer usar calça jeans. quando molha, fica pesada, úmida e incomoda muito. Você deve usar uma boa calça de moleton ou de lã (de preferência uma segunda pele conforme mencionei acima pois não retem nem o calor e nem a umidade) e a calça que você aluga para a neve. O mesmo vale para a parte de cima. Segunda pele + camisa de malha + casaco impermeável.

 

3. compre uma boa bota de montanhismo, impermeável(goretex) e cano médio-alto. Salomon GTX (+- R$400,00) é uma boa pedida. Não vale a pena alugar. Os pés são a parte do corpo que mais sofre na neve. Se estiver usando uma boa bota, nem vai se lembrar dela. Se estiver usando uma bota desconfortável, você se lembrará disso por muito tempo.

 

4. Nunca use tênis na neve. Seu pé vai congelar, mesmo que use 5 meias de lã.

 

5. A mesma roupa que você vai usar na montanha você pode usar a noite na cidade, mas talvez você queira estar mais bem-vestido, um bom casaco para neve, com Polartek e lã por baixo resolve a parada.

 

6. Nunca se esqueça do gorro. Você não vai querer ter a sensação de não conseguir falar porque dói a garganta.

 

7. Os bares, restaurantes e casas noturnas são aquecidos.

 

8. Particularmente prefiro alugar/comprar as roupas de neve lá em bariloche, sem ficar preso a uma operadora. Os preços de lá são muito convidativos.

 

9. Ninguém está na neve para sentir frio. Curti-la não significa sentir frio.

 

Espero ter ajudado.

Ab

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A minha resposta vai ser totalmente diferente da anterior!

 

EU não acho necessário esse aparato todo! Não há necessidade de comprar botas de R$ 400,oo nem camiseta termica de R$ 100,oo. Logico que como mulher tenho a facilidade das meias calças, coisa que homem se nega a usar, porém meu marido SEMPRE usou calça de moleton por baixo da calça jeans e nunca reclamou. Uma japona bem forrada com blusa de lã por baixo ( de preferência gola alta) e mais uma camiseta são suficientes. O gorro e as luvas são indispensáveis!!!! Sempre. Sobre as botas...realmente elas podem chegar a esse preço, mas não são regras. Uso uma bota Bull Terrier que nunca passou água ,afinal essa bota é pra vc usar diariamente. Na montanha vc aluga as botas de acordo com a sua necessidade. Se for esquiar, usa botas de esqui, se for fazer snowboard, a bota é outra, e se for apenas dar uma passeada, outra bem mais flexivel que as anteriores. Todas vc pode alugar.

 

Qto a roupa de neve...EU ( estou falando das experiências que tive!) sempre usei apenas uma meia calça e mais uma camiseta de manga comprida por baixo da roupa de esqui. Algumas roupas suportam temperaturas de até - 30°C....isso é muito quente. Inclusive é comum depois de alguns minutos de esforço vc começar a suar dentro da roupa.

 

Agora...se vc tem grana sobrando e quiser investir em roupa de neve...compre lá!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah!!!! Não podemos esqueçer que o que influi mais na sensação termica é a umidade do ar....e como a umidade relativa do ar em locais onde neva é infinitamente mais baixa, o frio que vc sente não é tão intenso. Prefiro -5°C na Patagônia que +10°C aqui em SC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Danilo,

 

O básico de Bariloche que vc pode fazer sem maiores problemas e que dá prá ter uma boa idéia da região:

- Circuito Chico: passeio de 1/2 dia

- Cerro Campanário: passeio de 1/2 dia

- Cerro Otto: tem um restaurante giratório no seu topo

- Cerro Catedral: maior centro de esqui da América do Sul, um dia para passeio e tentar esquiar

- Isla Victoria e Bosques de Arrayanes - 1/2 dia

- Puerto Bles e Lago Frias - um dia de passeio

- Cerro Tronador e Cascata Los Alerces: passeio de dia inteiro

- Villa Angostura - um dia de passeio

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bariloche, RESTAURANTES

 

Pessoal,

ja indiquei a familia Weiss, muito bom.

Fui no La Marmita comer founde. Eh um pouco mais caro que o normal, gostei mas nao achei tudo aquilo.

 

Perto de onde estou hospedado tem o La Bianca (Elfin esquina com Quaglia). Eh um restaurante mais "moderninho", com atendimento do proprio dono. Pratos individuais bem saborosos e diferentes. O mesmo preco dos outros, entre A$ 40 e 50 um casal, incluso vinho da casa ou bebidas.

 

Cazita Suiza

Eh o restaurante da pousada que estamos hospedados.

Pratos saborosos mas pequenos e um pouco mais caros que o normal. Especializados em foundes.

 

El Bolicho do Alberto

Tem dois no centro.

Um eh de massas, na Elfien (nao sei o numero mas eh pertinho do La Bianca). Pratos por ate A$ 11 (lasanha), tem outras massas mais baratas. Ah, Calabazas, para quem nao sabe (como eu e minha esposa) eh abobora. A gente pediu achando que era calabresa e o garcom foi legal e nos alertou. Ele salvou o almoco.

El Bolicho de Alberto (Parrilla). Um eh na Villegas 347 (centro). MUITO BOM. Porcoes enormes de batata frita. Vinho da casa por A$ 5 a garrafa pequena e A$ 8 a grande. Bife de chorrizo por A$ 22 para duas pessoas. Recomendo. Tem outro na Bustillo 8800, longe do centro. Esse eu nao fui mas dizem que eh melhor que o do centro. O lugar eh tipo churrascaria mais simples mas muito bom. Ah, tem otimas saladas.

Ufa, escrevendo deu mais fome. Estamos indo almocar no Alberto e depois vamos tirar uma siesta.

Um abraco a todos,

Alessandro & Luciane Barbosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rangel 1,

a temporada vai até 10 de outubro.

Tem muita neve, mas também já tem algumas pistas "na base" do cerro Catedral que estão desativadas.

Acesso o site www.cerrocatedral.com.ar.

Lá você vai encontrar mais detalhes.

Ah, eu fiz aulas de esqui mas em Cerro Catedral a pista não é muito amigável (pelo menos nesta época do ano) com quem está começando.

Boa sorte,

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Vamos por partes....

 

12 dias é bacana pra essas 3 cidades, mas eu ficaria um dia a mais em BsAs e diminuiria um dia em San MArtin ou Bariloche.

 

Em San Martim é indispensável um passeio de barco pelo Lago LAcar.Há varias opções...a mais bacana é a que leva até a localidade de Hua Hum, no Parque Nacional Lanin. Há um trekking de quase 2 horas até uma cascata de degelo ( cascata Chachim) e outras paradas no caminho( Quina Quila, Playa Catritr),.... Esse passeio consome o dia inteiro.

 

Há tbem a opção de entrada em outras regiões do parque Lanin ,até a possibilidade de subida ao Vulcão de mesmo nome.( pra isso, se informar nas agencias de trekking e aventura da cidade)

 

Sobre hospedagem em San MArtin, fiquei no ASPEN, mas há muita opção. www.sanmartindelosandes.gov.ar

 

Caso for pra montanha ( Cerro Chapelco) uma boa agência pra se adquirir os ski lifts , equipos e transfers é a NETSUR, que fica na Cnel.Pèrez, 1124 ( www.netsurpatagonia.com.ar).

 

Sobre Bariloche....há boas e novas dicas de hospedagem aqui no fórum mesmo, porém , eu só conheço o Infantes de Lara, que além de ter uma vista fascinante do LAgo Nahuel Huapi e bem localizado e relativamente barato.

 

p.s: Já que vc está indo por conta...deixe pra reservar a hospedagem lá pela Argentina mesmo.( A NÃO SER QUE VC FOR NA ALTA TEMPORADA DE INVERNO!!!!) Sai mais barato. Tem uma agência no centro de Baires que tem preços ótimos. ( www.badinoturismo.com.ar)

 

[]s.Júnia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, Júnia como já havia dito no e-mail enviado à vc, suas dicas são realmente muito preciosas...

 

Aproveitando a oportunidade, gostaria de te perguntar sobre custos, pois montamos uma pequena planilha, e gostaríamos da sua opinião sobre esses gastos, lembrando que o período da viagem é de 20/08/06 à 27/08...

 

CUSTOS BARILOCHE ($)Pesos - Preços para 2 pessoas

 

Passeios

Circuito Chico (incluso no pacote) Campanário $30,00 c/ elevação

Cerro Catedral - $120,00 c/ elevação

Cerro Otto - $ 60,00 c/ elevação

V. La Angostura/Cerro Bayo - $134,00 c/ elevação

Piedras Blancas - $140,00 c/ elevação

Puerto Blest - $190,00

Refúgio Neumeyer - $250,00 (opção pelo ski nórdico)

 

Total Passeios: $ 924,00 (2 pessoas)

 

Aluguel de roupas e equipamento de ski(Para passeios e 2 dias de Ski)

Roupas - $ 300,00

Equipamentos - $ 200,00

 

Total: $500,00

 

Restaurantes (2 pessoas)

Família Weiss - $ 50,00

La marmite - $ 50,00

La Cueva - $ 400,00[:0] (na revista informava $200,00, mas ñ dizia se era preço por pessoa ou casal)

El Bolicho do Alberto - $30,00

La mamadeira - $ 22,00

Trattoria família Bianc - $25,00

Baladas: Rocket, Pilgrin e Wilkeny - $ 200,00

 

Total: $ 777,00

 

Última dúvida...estamos pensando em comprar gorros, cachecóis, luvas, bota, japona e um "polar" pra minha esposa, claro! Vc acha que realmente essas coisas são mais baratas lá?? devemos deixar pra comprar lá?

 

Chega de te encher!!!

Muitíssimo obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...