Ir para conteúdo

SENGÉS, a cidade das Cachoeiras!!!!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá, meu queridos amigos, voltei pra fazer mais um relatinho de uma das melhores viagens que fiz nos últimos tempos.

Finalmente, consegui ir conhecer a cidade de Sengés, que me encantou quando vi os relatos, aqui no Mochileiros, do Déo Batista e do Rafael Gonçalves.

Essa viagem estava sendo programada desde o meio do ano, mas sempre que tentava marcar uma data específica, algo dava errado e não conseguia viajar. AS última tentativa havia sido no feriadão de 9 de julho ,aqui em São Paulo, mas tive que trabalhar e, mais uma vez, tive minha expectativa furada. Minha e dos amigos que comigo iriam, incitados pelas fotos que lhes apresentava.

Vou relatar em tópicos essa viagem.

 

1. Será que agora vai??

Como eu trabalho em escala de plantões de fim-de-semana a cada 15 dias, tive que verificar com antecedência em qual final de semana eu estaria de folga. Procurei fazer isso desde quando furou a tentativa em julho. Assim, marquei a data com bastante antecedência e entrei em contato com o Nildo do Hotel Sengés, muitíssimo recomendado pela galera que já esteve por lá.

Abri um evento no facebook e convidei um grande número de amigos pra ir conhecer o local. Chegamos a ter mais de 20 pessoas confirmadas no evento, mas alguns tiveram que "abortar a missão" e acabaram por não confirmarem a participação. Mesmo assim, fomos pra lá num grupo de 15 pessoas.

Ufa, dessa vez saiu tudo certo!!! Bora pra Sengés!!!

 

2. A Viagem

Como quase sempre fazemos, a galerinha foi de carro e disponibilizou as vagas pra carona dos demais. Caronas acertadas, bora todo mundo.

Infelizmente, São Paulo tem o pior trânsito do país e na sexta-feira isso se multiplica de maneira ainda maior. Levei mais de 2 horas de minha casa na zona leste até a zona oeste, onde havia marcado o ponto de encontro com 3 dos meus caronas. Tínhamos marcado às 19 e acabei chegando às 20. Fomos tomar um lanche rápido e saímos.

Optamos em seguir pela Raposo Tavares, pois o ponto de encontro que marcamos era numa rua que sai diretamente na rodovia. Pra variar, muito trânsito até passar a cidade de Cotia e a Granja Viana.

Seguindo pela Raposo, você passa por Cotia, Mairinque, São Roque, passa por fora de Sorocaba e entra sentido Itapetininga, passando ainda por Capão Bonito, Taquarivaí, Itapeva, Itararé e, finalmente, Sengés. Estradas em muito boas condições. Daqui até lá, passei por 5 pedágios, gastando cerca de R$ 70,00 no geral ida e volta.

Chegamos em Sengés à 1 da manhã de sábado. A recepcionista do hotel estava à nossa espera. A Ana Paula, Gustavo, Simone, Flávia e Letícia já haviam chegado. Faltava ainda o carro do Moraes, trazendo o Francisco, Bruna, Rosi e Andrés.

 

3. Homenageando uma ausência

Uma das pessoas que iria conosco nessa viagem não pôde ir por haver sofrido um seríssimo acidente de paraglider no final de semana anterior, na cidade de Socorro. Ela está hospitalizada até hoje, teve vários machucados.

Diante dessa situação, nós decidimos confeccionar uma faixa com os seguintes dizeres:

 

FERNANDA

 

A GALERA DO NAÇÃO TRILHEIRA TÁ TE ESPERANDO!!!!!

 

Foi uma forma de incentivá-la a sair logo do hospital e retomar os passeios com o grupo.

 

4. Conhecendo Cachoeiras e a Gruta em Itararé

Após o café da manhã, saímos pra conhecer algumas das cachoeiras que há na região. A primeira pela qual passamos é a cachoeira do Navio, que tem esse nome por causa de uma formação rochosa que lembra o formato de um navio. É formada por várias quedas, através de uma escada natural de pedras. Muito bonita!!!

De lá, partimos pra conhecer a principal atração, a Cachoeira do Véu da Noiva.

Simplesmente linda!!!!

A cachoeira é bastante alta, e estava com meia vazão devido à época do ano, de menor intensidade de chuvas, mas mesmo assim é espetacular. Onde há a arrebentação forma-se uma grande piscina natural em que é possível nadar, tomar banho e brincar à vontade. Dá pra chegar com facilidade à lateral da cachoeira e tomar banho na água que cai com menor intensidade, numa escadinha de pedras...sensacional!!!!

Ficamos por lá umas duas horas, tiramos inúmeras fotos e fomos pra terceira cachoeira do dia, a da Erva-Doce.

Essa cachoeira é menor que a do Véu da Noiva, mas tem uma beleza muito particular, pois ela tem uma espécie de "marquise" com uns 4 metros de altura do solo, formando um grande chuveirão e com uma área que dá pra montar até um pequeno camping. É um local de uma paz e serenidade formidáveis. Ali também há uma pequena "praia" de água na altura dos tornozelos, ótima pra crianças brincarem.

 

A última visita do dia foi na Gruta da Santa (acho que é esse o nome), em Itararé. É um local preservado pela polícia florestal / ambiental, onde há uma gruta alguns metros abaixo do solo e por onde passa um rio, lembrando, de certa maneira a Caverna do Diabo, em Eldorado. Infelizmente, uma das coisas que mais me chocou foi a imensa quantidade de lixo que as pessoas jogam dentro da gruta. Uma lástima vergonhosa.

O local é muito bonito e agradável, ótimo pra fazer um piquenique.

 

5. Jantando na Pizzaria.

A atividade do final de noite foi a turma ir comer na Pizzaria da cidade, o restaurante Pancho.

Chegamos lá por volta de umas 19:30 e optamos pelo sistema rodízio de pizza. As pizzas não são ruins, mas o local mostrou não ter muitas condições pra atender rapidamente grandes grupos. Sem problemas. Nenhum motivo pra stress.

O ambiente conta com sistema de Karaokê, o que fez a alegria de alguns membros do grupo, cantando, brincando, dançando, tirando onda com os demais.

E ainda tivemos a surpresa do bolo de aniversário da Rosi, que ocorrera dois dias antes, assim como o brinde que o Nildo, dono do hotel e sua esposa LUciana nos ofertaram: um delicioso pão-de-mel com recheio de doce-de-leite!!!!

 

6. Cachoeira do Corisco, lascando um Cárter e Rio Funil.

No domingo, tínhamos dois pontos pra conhecer, com um terceiro opcional : Cachoeira do Corisco, Poço do Encanto e as quedas d'água do Rio Funil.

Estivemos na cachoeira do Corisco pela manhã. É uma cachoeira de quase 100 metros de altura, dentro dos cânions da região, que a gente vê através de um mirante dentro de uma propriedade particular. Simplesmente linda. Imponente e majestosa.

De lá, tentamos ir para o Poço dos Encantos. Mas a estradinha estava em condições muito ruins, com grandes pedras pelo caminho. Como a frente do meu carro é mais baixa, várias e várias vezes houve batidas do protetor de cárter contra essas pedras. Confesso que fiquei com muito receio de estourar essa parte do carro. Conversando com os demais ,todos concordamos que seria melhor voltarmos e deixar essa atração pro nosso retorno. Sim, nós retornaremos, porque não conseguimos ver nem a metade das atrações que a cidade dispõe!!!!

 

De lá voltamos para o Rio Funil, onde há algumas quedas d'água de pequeno porte e onde ficamos até a nossa saída, por volta das 14:30.

 

Gente, Sengés é uma cidade pequena, mas que tem atrações turísticas imensas, gigantescas e de rara beleza. Vale a pena conhecer sim!!!

 

SEgue abaixo em anexo as fotos da viagem publicadas no facebook.

 

Abraço, pessoal!!!!

 

https://www.facebook.com/guilherme.tosetto/media_set?set=a.661180760561103.1073741836.100000075553972&type=3

 

https://www.facebook.com/guilherme.tosetto/media_set?set=a.661218633890649.1073741837.100000075553972&type=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sem palavras pra esse final de semana .. A cidade de Sengés, a recepção do Nildo (dono do Hotel), as paisagens e simplesmente a turma que foi .. muitas risadas e várias histórias pra contar.. E voltaremos, tem muito a se ver ainda!

 

Assim como o Gui, recomendo. ::otemo::

 

Disponibilizo as minhas fotos tbm: https://www.facebook.com/uMpdy/media_set?set=a.471331112965397.1073741831.100002655375362&type=1

 

Abs , ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sengés & Itararé é show!!! Da próxima vez não deixem de fazer o circuito das cachoeiras (se não me engano são 5), trilha para um dia inteiro mas bem tranquila, os pais de um colega com mais de 80 anos estavam conosco e fizeram a trilha sem problemas. Nesta trilha ficam as mais bonitas cachus na minha opinião, a do Postinho e dos Veadinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, Otávio, estamos planejando retornar em Sengés no carnaval de 2014, pra pegar as cachoeiras mais cheias e fazer esse roteiro do Postinho.

O dono do Hotel Sengés está vendo a possibilidade de uma parceria com locação de Vans em Itararé pra fazer o transporte pelas estradinhas da região, que estão bem castigadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...