Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados. Guias e tutoriais.
#1060625 por luananadjla
22 Fev 2015, 12:56
Olá Juliano, viu gostaria de saber o que acontece com quem tem asma e viaja para machu picchu, eu tenho asma, e tenho um filho que quando formos ele vai estar com 2 anos e meio, e ele tem asma tb, podemos viajar para lá sem problemas? Posso dar chá de coca pra ele? Aguardo contato. Obrigada

#1060814 por samanthavasques
22 Fev 2015, 21:26
luananadjla escreveu:Olá Juliano, viu gostaria de saber o que acontece com quem tem asma e viaja para machu picchu, eu tenho asma, e tenho um filho que quando formos ele vai estar com 2 anos e meio, e ele tem asma tb, podemos viajar para lá sem problemas? Posso dar chá de coca pra ele? Aguardo contato. Obrigada

Oi Luana
A questão da asma varia muito com a altitude. Por um lado, a poluição é menor então isso pode até melhorar os sintomas. Por outro lado o ar mais frio pode piorar a crise. Então é uma resposta muito individual e não há muito como prever... Em termos de aclimatação, a adaptação é a mesma, recomenda-se ascender aos poucos para evitar os sintomas

Quanto ao chá de coca, pelo que sei não tem nenhuma restrição em crianças, minha preocupação seria mais pelo lado da higiene já que ele é tão novinho e por isso mais fácil de pegar uma infecção do que um adulto...
#1065315 por viniciusefraym
07 Mar 2015, 02:00
JULIANO....

Tomo Alênia para Asma e Busonida para rinite...
E topiramarato, somalium e sertralina pra ansiedade...

Quais os que eu devo suspender durante a viagem?
#1070845 por pmbianchi
23 Mar 2015, 01:03
Eae galera, beleza? Me chamo Pedro, eu e minha namorada vamos pra Bolivia em julho. Temos uma amiga boliviana que mora em La paz, por isso vamos pra direto de SP pra La paz (3600m) , e gostaria de saber se 3 dias em la paz, seria o suficiente para aclimatar-se, tendo em vista que vamos dormir por la mesmo e se isso e uma boa, ou seria melhor eu mudar a viagem e ir subindo aos poucos, ST cruz->sucre->uyuni->la paz. Alguma sugestao?

Gratidão.
Pedro.
#1072491 por Rodrigo e Gí
27 Mar 2015, 13:47
pmbianchi escreveu:Eae galera, beleza? Me chamo Pedro, eu e minha namorada vamos pra Bolivia em julho. Temos uma amiga boliviana que mora em La paz, por isso vamos pra direto de SP pra La paz (3600m) , e gostaria de saber se 3 dias em la paz, seria o suficiente para aclimatar-se, tendo em vista que vamos dormir por la mesmo e se isso e uma boa, ou seria melhor eu mudar a viagem e ir subindo aos poucos, ST cruz->sucre->uyuni->la paz. Alguma sugestao?

Gratidão.
Pedro.

Tranquilo.

Apenas evite esforço físico no primeiro dia, veja como seu corpo vai reagindo, tome bastante água.

Se for fazer Chacaltaya faça no último dia.

Abraço !!!

Rodrigo
#1072541 por CristianeRS
27 Mar 2015, 15:47
Oi!
Eu estou querendo conhecer San Pedro de Atacama, mas estou um pouco preocupada, pois nunca estive em altitude elevada.
Tenho 1,65 m e apenas 48 kg (sou bem fraquinha) e minha pressão é beeeeem baixa (90 x 60), então sou bem sensível a qualquer alteração dela, fico tonta, com moleza no corpo, sensação de desmaio.
Qual o efeito da altitude na pressão sanguínea? Imagino que ela aumente, mas não sei ao certo.
#1076995 por joanasfernandes
10 Abr 2015, 14:01
Gente vou pra bolivia em agosto, e estou com medo de passar mal e nao conseguir fazer o salar. Chego em sta cruz, durmo lá um dia, depois vou pra cochabamba, durmo la um dia, e então vou pro salar, será que dá tempo de acostumar? O problema é que moro numa cidade ao nível do mar, e devido a uma cirurgia que fiz, os comprimidos que tomo absorvo muito pouco, então tenho medo de tomar as sorochis e não fazer efeito... Alguém tem uma dica?
#1077000 por LeoFreitas93
10 Abr 2015, 14:20
Oi, esse negócio de soroche pills só tem efeito placebo, psicológico.

Fui ao Salar e não tive nenhum problema com altitude, mas isso é bastante particular. Acredito que a aclimatação que você irá fazer será o suficiente.

Sugiro que você procure um médico que pode te receitar o Diamox, esse sim eficiente. Se você for do Rio, procure o CIVES/UFRJ.

Sds
#1078414 por Rezzende
14 Abr 2015, 22:29
Pergunta idiota: Aqui onde moro estou a 1070m de altitude. Isso quer dizer que eu já posso descontar uns 1000m de aclimatação? Se eu for pra uma altitude, ex.3400m, pra mim seria como se fosse 2400m e eu já levaria 1000m de vantagem com relação a quem mora ao nivel do mar??
#1078433 por Luka Izzo
14 Abr 2015, 23:22
Olá Rezzende, bleza...
Então, brother... Essa parada de morar ao nível do mar, ou a 500metros, 1000metros ou 2000 metros acima do nível do mar não tem diferença nenhuma...
O mal da montanha (hipobaropatia), que é conhecido entre nós, mochileiros, como doença das alturas, é causada por exposição aguda à baixa pressão parcial de oxigênio a altas altitudes.
Mas isso normalmente acontece acima dos 2400 a 2500 metros.... pra baixo disso, não existe baixa pressão. Consequentemente, não existe aclimatação!
Abração!
::otemo::
#1080803 por MauroBrandão
22 Abr 2015, 11:10
Acho que tudo é psicológico, trabalhei anos na aviação comercial voando a 12000 pés diariamente o máximo que pode dar leve cansaço a noite em algumas pessoas mais velhas, ou tenha problema de saúde, normalmente qualquer aeronave monomotora os pilotos vão até 15.000 e não usam oxigênio.
Na realidade após 17000 pés com longa duração pode começar a dar problemas de oxigenação (6000 metros). ::otemo::
Com isto quero dizer que Cusco ou Salar não é aterrorizante não
#1080968 por LeoFreitas93
22 Abr 2015, 16:53
Mauro, mas cabines de aeronaves comerciais são pressurizadas, não? Os voos em aviões pequenos que peguei (ex: Canaima) voam muito baixo, a redução na quantidade de oxigênio seria mínima.

Abçs
#1081365 por EBNoronha
23 Abr 2015, 16:56
Galera esse lance dos efeitos do soroche é bem relativo de pessoa para pessoa, fui para Cuzco em Agosto de 2014 e senti apenas no primeiro dia um pouco de dor de cabeça, tomei o soroche pills e ficou tudo certo, pelo que vi na composição combate os efeitos como dor de cabeça etc. Mas não é nada excepcional tratamento sintomático, já as mulheres que foram com a gente levaram um pouco mais tempo para aclimatar. Em Machupichu pude ver várias pessoas idosas e crianças também sem qualquer problemas.
#1095793 por Vinicius Dota
08 Jun 2015, 11:53
Pessoal,
Tenho uma viagem marcada para o Atacama (Chile) agora em Agosto/15, e de lá farei aquela expedição de ida/volta de 4 dias e 3 noites para Uyuni (Bolívia).

Tenho lido bastante informação aqui sobre realizar a ascensão lentamente para regiões mais altas, mas a maioria especificamente para quem já está fazendo um roteiro vindo do peru, passando por la paz e chegando em uyuni, exemplo.

No meu caso, é indicado que eu espere alguns dias em San Pedro do Atacama antes de ir para Bolívia, ou apenas com 1 dia em SPA eu poderia seguir o passeio pra Uyuni, já que a viagem de carro ao longo desses dias e as pernoitadas durante esse trajeto já ajudaria no processo de aclimatação?

Ficaria imensamente grato se alguém me ajudasse com esse dilema... quero ficar e viajar mais tranquilo rs
#1095827 por Pedrada
08 Jun 2015, 13:36
eai Vinicius,
penso ser recomendável, até pra poder aproveitar melhor o tour, saindo do atacama pro salar vc atingirá rapidamente os 5 mil msnm !!
mas mesmo pelo atacama vc corre risco, pois poderá fazer outros passeios, então procure iniciar pelos que tenham menor variação de altitude, como o vale da lua http://www.umviajante.com.br/chile/157- ... -la-muerte
e boas viagens !!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes