Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados. Guias e tutoriais.

#1113323 por *LiCkA*
08 Ago 2015, 21:55
Olá pessoal....

Depois de ler muitos tópicos, resolvi consultar um médico do viajante, no Hospital Emílio Ribas em SP.

Peguei boas dicas e quero compartilhar.

Ele me indicou tomar 3 vacinas além da Febre Amarela. 1. Anti-rábica, 2. Febre Tifóide, 3. Hepatite A. Sendo que a primeira tomei lá mesmo, mas as duas últimas tive que procurar em laboratório particular.

Segundo o médico vale a pena prevenir. Recomendou eu carregar minha própria água sendo que há chances de falsificação de garrafas d'agua. Que não se coma alimentos de ambulantes. Não confiar no chá de Coca ou medicamentos qualquer diante dos sintomas do soroche e em caso de dúvidas descer imediatamente.
O chá de Coca apesar de ser bastante utilizado não possui evidências de sua eficácia além da hidratação. Caso passem muito mal, deitar no chão.

Deixou prescrito o Diamox caso eu necessite e outro remédio para diarréia caso aconteça.

No mais, embarco em setembro. Quem mora em SP vale a pena uma consulta na medicina do viajante.

Valeu [THUMBS UP SIGN]
#1115025 por Rodrigo e Gí
15 Ago 2015, 14:38
Com relação a água recomendo o filtro Mini Sawyer.
Já usei ele para tomar água de poça, acumuladaa em rochas, bromélias e etc.
Quando voltar para Bolivia vou usá-lo pois tivemos diarréia com a água da Bolivia.
#1115363 por Pedrada
17 Ago 2015, 09:35
achei um estudo interessante sobre os usos da coca, em folha, não como chá... com certeza mastigar com as cinzas faz efeito melhor do que o chá
http://horizon.documentation.ird.fr/exl ... 057947.pdf
pra ir direto ao ponto sugiro conferir das páginas 51 a 71, superficialmente, o que entendi foi que ela diminui a fadiga e pode aumentar capacidade respiratória
claro que descer é o melhor, as vezes o único, remédio.
e, lembro que complicações intestinais tb podem ser consequência dos males de altitudes...
se cuidem e boas viagens !!
#1115559 por MauroBrandão
17 Ago 2015, 19:23
da haver diarreia com mal das alturas. Mas quanto a água realmente o tomar chá etc. a água tem muito potássio é o que causa a diarreia. Levar qualquer remaria contra a diarreia faz parte, nunca esquecer. Quanto ao Soroche eu nunca senti nada, acho que é mais cansaço salvo que vá jogar futebol ou coisa parecida pode pesar um pouco mais, mas que 12000 pés ou 4000 mts não falta ar não falta mesmo.
#1122296 por camilasalgueiro
13 Set 2015, 15:50
Segui as dicas que peguei no fórum e não passei muito mal em Cusco.
Acho que repousar no primeiro dia é essencial!
Mesmo assim, tive alguns episodios de enjoo e dor de cabeça, mas nada muito grave.

Reuni algumas dicas aqui: http://coletivodeviagem.com/soroche-ou- ... mo-evitar/

Boa sorte para os viajantes!
Apesar disso, a viagem para o Peru é demais e vale muito a pena!
#1136267 por larissa.netto
08 Nov 2015, 16:31
Olá pessoal, bom, pretendo fazer minha primeira viagem pra fora do país em Janeiro. Como pretendo ir pra Bolívia, Chile e Peru, me informei sobre os altos níveis de altitude. Sou asmática (apesar de não ter crise desde os 8 anos) e tenho rinite, bronquite e sinusite (poisé). Gostaria de saber que cuidados a mais devo tomar por conta dessas minhas doenças.
Grande abraço, Larissa.
#1178212 por Samira Cusqueña
07 Abr 2016, 13:13
Olá, gente! É minha primeira mensagem no fórum, graças às informações incríveis daqui preparei meu mochilão rumo a Machu Picchu. Me preparei para tudo, sou uma mochileira com um pouquinho de experiência. Optei por viajar por terra, trem da morte e ônibus até La Paz, depois Cusco. Agora estou em Cochabamba e me deparei com um problemão para o qual não me preparei, nem encontro relatos a respeito. É um pouco embaraçoso, mas acho que terá uma utilidade para algumas meninas: prótese de silicone e altitude.
Bem, logo que desci do ônibus em CCBA senti meus seios inchados. Ao chegar no hotel, passei a sentir líquidos se movimentando por baixo dos seios, uma sensação horrível! Parei pra pesquisar no google e só achei relatos parecidos de americanas, em inglês. Parece que é um problema comum, nosso corpo incha com a altitude e a prótese não acompanha esse crescimento, resultando num vácuo entre a prótese e a musculatura mamária. O corpo preenche esse espaço com líquidos, que é um edema. Aparentemente não acarreta maires problemas além do desconforto e barulhos bizarros, mas estou realmente assustada com a idéia, ainda mais que pretendia seguir a La Paz, mais 1000m de altitude. Estou ponderando seriamente em abortar minha trip. Não sei se haverá tempo de receber um feedback de alguém a tempo de tomar essa decisão, mas fica o alerta. Alguma menina já passou por isso?

Obrigada!!!!
Sami
#1211258 por guga.bernardeli
18 Ago 2016, 16:44
Boa tarde!! As capsulas de cafeina que usamos aqui no brasil (com 200mg ou mais) ajudam a combater o SOROCHE?? Seria arriscado levar... uso como pré treno uma que tem 256mg por caps...

alguma informação?

obrigado...
Estarei em cusco de 5 a 17 de setembro agora... se alguem quiser fazer uma bagunça.. abraço
#1211574 por Rodrigo e Gí
19 Ago 2016, 19:37
guga.bernardeli escreveu:Boa tarde!! As capsulas de cafeina que usamos aqui no brasil (com 200mg ou mais) ajudam a combater o SOROCHE?? Seria arriscado levar... uso como pré treno uma que tem 256mg por caps...

alguma informação?

obrigado...
Estarei em cusco de 5 a 17 de setembro agora... se alguem quiser fazer uma bagunça.. abraço

Não sou bioquímico, mas não visualizo como a cafeína poderia ajudar no combate ao soroche de forma geral.

Sei que potencializa a ação de alguns analgésicos, mas não seria o caso.

Considerando de que se trata de um estimulante, talvez ajudasse na falta de ar, mas acho que seria uma diferença mínima.
Como poderia ajudar na dor de cabeça e náusea ?

Não vejo utilidade, mas deixarei para profissionais opinarem.

Abraço!!

Rodrigo Cavalcante
#1215422 por marcelo.zagnoli
05 Set 2016, 22:22
guga.bernardeli escreveu:Boa tarde!! As capsulas de cafeina que usamos aqui no brasil (com 200mg ou mais) ajudam a combater o SOROCHE?? Seria arriscado levar... uso como pré treno uma que tem 256mg por caps...

alguma informação?

obrigado...

Cara, acabei de viajar pra Bolívia e levei daqui o Diamox, um remédio recomendado para alpinistas. Meu médico que passou e receitou tomar horas antes de chegar em locais com altitude. Foi de grande ajuda e chegando na Bolívia o chá e as próprias folhas de coca ajudaram a combater o Soroche.
#1222151 por filiperocha
03 Out 2016, 16:23
Galera estou indo pro Atacama semana que vem e confesso que fiquei meio apavorado..

Tenho motivos pra me preocupar ? Nao vou subir nenhum vulcao, fazer so os passeios tradicionais mesmo.

Levar remedios comuns pra dor de cabeça, enjoo, basicamente isso né ?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes