Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#276142 por Augusto
19 Set 2006, 06:39
Oi pessoal.

Uma praia que eu esqueci de citar e que também vale a pena visitar é a Praia da Sumaca. O acesso é um pouco dificil.

Ele fica um pouco antes de se chegar em Martim de Sá p/ quem estiver vindo da Praia do Pouso.

Se estiver em Martim de Sá, é só falar com Seu Maneco qu ele explica como chegar lá.

Augusto

#318651 por Augusto
06 Ago 2008, 23:38
Fala Edson.

Tem muito lugar p/ vc iniciar no treking. Vai depender muito do seu bolso e do seu condicionamento.

O Rodrigo também conhece bons lugares. Ele pode te dar algumas dicas também.

Mas acho que vc deve começar um treking dentro de um PN ou Estadual.
É mais seguro e vc tem a disponibilidade de já encontrar lugares onde dá p/ acampar.
Essa mesma da Bocaina, seria uma boa p/ vc.

É extensa, mas tem inumeros pontos de camping e vc não precisa varar mato p/fazer essa caminhada.

Abcs
Augusto
#321753 por Parofes
02 Set 2008, 17:11
Fala aí Augusto, blz?

Me diz uma coisa, quanto tempo levou mais ou menos na trilha só pra chegar ao cume do Pico do Tira Chapéu?
Não terei tempo pra travessia, só pra chegar ao cume mesmo...

Abraços cara!
#321825 por Augusto
03 Set 2008, 05:30
Fala Parofes.

Depois que vc passa pela sede da Fazenda, eu levei umas 2 horas, mas lembre-se de que eu estava exausto por ter caminhado desde a cidade, então não dá p/ se levar em consideração o meu tempo. Eu tive que parar varias vezes na subida do morro. E essas 2 horas foram até o local onde acampei. Até o topo são + - 1 hora.
Se alguém te deixar de carro na Fazenda, a subida vai ser bem mais rapida.
E na verdade não é uma trilha na mata. Vc só terá de seguir por uma cerca de arame que marca o limite da Fazenda e vai até o topo. Essa cerca é a sua referencia. E é bem facil de encontrá-la.
Pode ficar tranquilo.

Vc pretende vir na caminhada desde a cidade também?

Abcs

Parofes escreveu:Fala aí Augusto, blz?

Me diz uma coisa, quanto tempo levou mais ou menos na trilha só pra chegar ao cume do Pico do Tira Chapéu?
Não terei tempo pra travessia, só pra chegar ao cume mesmo...

Abraços cara!
#321856 por Parofes
03 Set 2008, 12:33
Espero que não...

Mas também depende, quanto tempo de caminhada da cidade (aliás, qual é o município?) até a entrada da fazenda considerando uma mochila com cerca de 22kg nas costas? kkkkkkkkk
Se não for muito, vou caminhando mesmo. Senão também vai ser fácil demais...
Pretendo passar uma noite no cume do morro pra descer na manhã seguinte.

Abraços!
#321975 por Augusto
04 Set 2008, 10:28
Parofes.
Município, tempos de caminhada. Eu coloquei todas essas informações lá no relato.
Vc não leu ele todo né?
Tem varias dicas que eu coloquei e que pode ser util nessa travessia e a subida ao Tira Chapéu.
Se eu for colocar de novo aqui, vou estar repetindo tudo o que eu escrevi no relato.

Abcs

Parofes escreveu:Espero que não...

Mas também depende, quanto tempo de caminhada da cidade (aliás, qual é o município?) até a entrada da fazenda considerando uma mochila com cerca de 22kg nas costas? kkkkkkkkk
Se não for muito, vou caminhando mesmo. Senão também vai ser fácil demais...
Pretendo passar uma noite no cume do morro pra descer na manhã seguinte.

Abraços!
#330167 por guilhermerighetto
05 Nov 2008, 10:38
Olá,

estou planejando uma viagem para a região no feriado de 20/11 e estou precisando de algumas informações...

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar ao Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? é preciso um guia pra fazer essa trilha? o grau de dificuldade da trilha é muito alto?

Eu estava pensando em sair de Ponta Negra bem cedo, chegar ao saco bravo e voltar e, se fosse possível, seguir pelas trilhas até a praia do sono e pernoitar lá... será que isso é possível?

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

Obrigado.
#330535 por Augusto
07 Nov 2008, 12:03
Guilherme.

Essa trilha p/ a Cachoeira do Saco Bravo não é tão dificil. Ela leva mais de 1 hora saindo de Ponta Negra.
A trilha segue p/ a esquerda, tomando como referencia, quem está na Praia de Ponta Negra e olha p/ o mar.

O ideal é contratar um guia ou conversar com os moradores que eles te dão dicas.
A trilha é feita no meio da mata, mas está bem demarcada.

Saindo bem de manhã de Ponta Negra, acho que dá p/ chegar lá nessa cachoeira a tempo de voltar e seguir p/ o Sono. Dá tranquilamente.
Se vc não quiser contratar um guia, procure então chegar em uma pequena casa, que fica a uns 10 minutos da praia. É de lá que sai a trilha. Lá eles podem te ajudar também.

Se vc for sozinho, tome cuidado, porque lá na cachoeira as pedras são traiçoeiras hein.

Abcs

guilhermerighetto escreveu:Olá,

estou planejando uma viagem para a região no feriado de 20/11 e estou precisando de algumas informações...

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar ao Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? é preciso um guia pra fazer essa trilha? o grau de dificuldade da trilha é muito alto?

Eu estava pensando em sair de Ponta Negra bem cedo, chegar ao saco bravo e voltar e, se fosse possível, seguir pelas trilhas até a praia do sono e pernoitar lá... será que isso é possível?

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

Obrigado.
#335895 por Augusto
08 Dez 2008, 12:11
Marcos.
Em todas as minhas caminhadas, o que eu sempre levo é uma carta topografica e um ou outro croqui basico, juntamente com alguns relatos de pessoas que já fizeram a mesma caminhada.

Agora se vc quer um mapa mais detalhado, então chego a conclusão que vc é inexperiente em trilhas.
E sinceramente, não recomendo vc fazer essa trilha.
Vc vai encontrar trechos de mata fechada e algumas bifurcações que podem te confundir.

O que vc tá me pedindo é impossivel.
Só se eu fizer um p. croqui com muitos detalhes, mas mesmo assim a trilha te apresentaria problemas.

Então, a minha recomendação é que vc faça uma trilha um pouco mais tranquila e que te dê mais segurança.
Faça a da Bocaina, por exemplo. É muita caminhada, mas vc não terá problemas de navegação.

Ou se quiser fazer a da Joatinga mesmo, inicie a caminhada lá pela Praia do Sono, entrando por Laranjeiras e vá até a Praia de Ponta Negra e depois volte p/ o Sono, pernoitando lá.
Vc não passará por mata fechada e só terá pela frente praias desertas e maravilhosas.
Ou entre pela Praia do Pouso e vá até Martim de Sá.
Já é um percurso bem cansativo e nesses trechos a trilha está bem demarcada.

Boa sorte.

Marcos F escreveu:Oi Augusto, tudo bem?

Já pesquisei seu site sobre a Joatinga e estou um pouco preocupado com navegação.
Será que existe um mapa mais detalhado?
Você pode me ajudar?

Obrigado.

abs.

MF
#367957 por Augusto
14 Mai 2009, 18:29
Oi Anjinha.
Que bom que curte os relatos. Aproveite mesmo, pois eu coloquei eles aqui p/ que outras pessoas possam repetir.

Conseguindo um transporte de S. J. Barreiro até a portaria do parque e passando por lá até no maximo 10:00 hrs creio que vcs cheguem na Pousada/Camping Barreirinha. O Camping nessa pousada, se não me engano está em + - $15,00/pessoa.
Refeição também nessa faixa de preço.
Já a pousada é um pouquinho cara. Chega a ser por volta de $50,00. Uma opção é caminhar um pouco mais e ficar na Pousada da D. Palmira (ela costumava ser um pouco mais barata que a Barreirinha - hoje não sei como tá).

Já p/ a segunda noite obrigatoriamente vc chegará na Cachoeira do Veado. Lá tem a Pousada da D. Estelina do outro lado do rio. Tem um pequeno espaço de camping com direito a banho quente.
O valor da pousada e do camping talvez seja um pouco menor do que a Barreirinha.
Já quando vcs terminarem a trilha e chegarem em Mambucaba, ainda tem uns 12 Km até o bairro do Pereque.
A não ser que vcs queiram caminhar tudo isso (não recomendo) sugiro tentar uma carona ou contratar alguém p/ te deixarem la na rodovia e lá vcs conseguem um linha de onibus ou vans para Paraty.

E não se esqueçam de solicitar a permissão p/ fazerem a travessia.

Abcs

anjinho tabitat escreveu:olá
tudo bem? adorei seus relatos.fiz a trilha do ouro com a Mw trekking.dessa vez vou levar 4 pessoas e fazer por conta.
vc tem uma base de quanto os colonos cobram para pernoite com refeição?
no ponto final(vila de mambucaba) tem alguma condução para Paraty?
obrigada

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes