Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#370917 por marcos_sp
27 Mai 2009, 14:37
pessoal

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.
Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.
Há local para camping próximo à entrada?
Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

Obrigado pela ajuda

Marcos
#371440 por Augusto
29 Mai 2009, 15:06
Marcos, eu não recomendo vc fazer esse roteiro.

Eu acho que vc deveria tentar a segunda opção: chegar de carro o mais próximo possivel da Fazenda Pinheirinho e só no dia seguinte seguir para a portaria do parque.
A bifurcação para a Fazenda Pinheirinho está a 4 Km antes de chegar na portaria do parque. E lá na portaria também vc não encontra lugar seguro para deixar a barraca.

Qdo estiver subindo a serra e pegar essa bifurcação para a Fazenda Pinheirinho é só seguir pela estrada até os limites finais dessa Fazenda e ao chegar na cerca é só subir até o topo, seguindo por ela, pois ela te leva ao Tira Chapéu.


Abcs



marcos_sp escreveu:pessoal

Estou pensando em visitar o Pico do Tira Chapéu antes de fazer a Trilha do Ouro.
Como eu ando devagar e paro toda hora para tirar foto, pensei em acampar próximo à entrada do parque e ir e voltar no mesmo dia ao pico.
Há local para camping próximo à entrada?
Qual a distância, ida e volta, da portaria até o cume do Pico?

Ou seria melhor já ir de carro o mais próximo possível do Pico e de lá andar até a entrada?

Obrigado pela ajuda

Marcos
#372791 por Augusto
04 Jun 2009, 07:10
Blz Marcos.

Aquele ponto ali onde fica uma antiga sede de Fazenda abandonada é muito usado pelos campistas, mas tem um pequeno problema.

Da portaria até ali são uns 8 Km, o que torna inviavel na minha opinião.
O ideal mesmo é tentar acampar na portaria, mas de novo o problema da segurança, a não ser que vc ligue na Administração do Parque solicitando acampar em um lugar seguro, próximo dali.
Tente.... quem sabe eles até autorizam a acampar lá e deixar a mochila na portaria.


Abcs

marcos_sp escreveu:Obrigado Augusto.
No croqui da trilha que vc disponibilizou há uma fazenda abandonada no início da trilha para a cachoeira das posses. É possível acampar ali?
Tem idéia da distância entre a portaria do parque e este ponto da trilha?
#446653 por Augusto
11 Fev 2010, 17:03
Oi Marina.

Existem duas opções p/ se chegar nessas praias. A primeira é iniciar a caminhada da mesma forma que tá nesse relato. Iniciando lá na Praia do Pouso da Cajaiba, mas tem o problema de vc ter de vir de barco de Paraty e levar uns 3 dias p/ chegar em Antigos.
A outra é entrar lá pela Praia do Sono. A trilha se inicia lá em Laranjeiras, junto ao ponto final do circular e termina no Sono e dessa praia é só continuar a caminhada. Com certeza a caminhada é bem menor, além de vc levar 1 dia só.
Na Praia dos antigos desagua 2 riachos e com agua de qualidade. Qto a isso pode ficar tranquila.
Em Antiguinhos vc terá de ir até Antigos para pegar a agua, mas as praias ficam bem próximas.

Mas um aviso: nas praias dos Antigos e Antiguinhos o camping é proibido (tanto é que existe uma enorme placa alertando sobre isso na Praia dos Antigos), e se vc quiser ir lá, vai ter de ser camping selvagem.
E se mesmo assim quiser acampar, então monte a barraca em local escondido só a noite e procure não deixar nenhum vestígio que vc esteve lá.


Qto as cachoeiras, na Praia de Ponta Negra, existem algumas, mas são pequenas.
Outra praia que também tem é a das Galhetas. Nessa praia desagua um rio que possui enormes pedras, poções e algumas cachoeiras também e não é dificil chegar a elas.
Saindo de Antigos e Antiguinhos, Galhetas é a próxima praia.


Abcs


marina.rara escreveu:Oi, Augusto. Tudo bem?

Quero ir para Antigos Antiguinhos e acampar lá mesmo. Você pode me explicar como chegar e se há está possibilidade de camping, tem alguma bica de água doce na praia?

Também quero visitar as cachoeiras da região, você sabe como?

Obrigada!

Abraço,

Marina
#850680 por Augusto
14 Jun 2013, 23:05
Oi pessoal.

No inicio de 2013 voltei a essa regiao da Bocaina, fazendo a Travessia da Bocaina pelo Rio Guaripu.
Fotos aqui:
https://www.flickr.com/photos/augusto08 ... 7345315069

E fiz também o Contorno do Saco do Mamanguá emendando com a Travessia da Ponta da Joatinga + Cachoeira do Saco Bravo
Fotos aqui:
https://www.flickr.com/photos/augusto08 ... 7740255042

aqui:
https://www.flickr.com/photos/augusto08 ... 7354121858

e aqui:
https://www.flickr.com/photos/augusto08 ... 7770436665

E com isso voltei com informações atualizadas das travessias da Bocaina e Joatinga:

# Tracklogs para GPS:
- Trilha para o Pico Tira Chapéu: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=916525
- Travessia da Serra da Bocaina: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=917131
- Travessia da Ponta da Joatinga: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1591382

# Para a travessia do PN da Serra da Bocaina é necessário solicitar a autorização mediante o preenchimento de um formulário com alguns dias de antecedência no site do Parque:
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina

# Procure passar pela portaria do PN no máximo até as 09:00 ou 10:00 hrs da manhã, se quiser chegar na Pousada Barreirinha antes do anoitecer. E passando pelas cachoeiras do Santo Izidro e das Posses, é claro.

# Leve repelente nessas 2 caminhadas, porque os pernilongos não dão trégua.

# Normalmente se faz a travessia da Serra da Bocaina em 3 dias, acampando a primeira noite na Pousada/Camping Barreirinha (é uma casa na beira da estrada e oferece refeições, banheiro, etc.) e a segunda noite na Cachoeira do Veado.

# Ao chegar no Rio Mambucaba e atravessando a ponte suspensa ou através de uma gaiola de metal se chega em um sítio que dispõe de alguns quartos e um camping pago (D. Vera) que oferece banheiro e água quente (serpentina de fogão a lenha). Camping selvagem tem em vários lugares por lá.

# O percurso total da travessia da Serra da Bocaina é de aproximadamente 100 km (de São José do Barreiro até a Vila Perequê). Creio que não dê pra fazer em menos de 08 horas na caminhada da cidade até a entrada do parque, no alto da Bocaina, no primeiro dia.

# Pode-se dizer que cerca de 70% da travessia da Serra da Bocaina é feita por estradas de terra ou por vestígios dela. Somente o trecho final, a partir da Cachoeira do Veado, a caminhada é feita por trilha.

# Hospedagem para a Travessia da Serra da Bocaina
- Pousada da D. Maria - centro de S.J. do Barreiro; (12) 3117-1281
- Pousada Régis - ao lado da Rodoviária: (12) 3117-1184/1227
- Pousada Barreirinha - no interior do PN: (12) 3117-2205/1113

# Na Serra da Bocaina, se você quer fazer o Pico Tira Chapéu e não quer caminhar quase 12 horas direto como eu, procure um transporte em S.J. do Barreiro direto até a guarita da entrada do Parque. Abaixo os telefones de alguns.

# Transporte da cidade de S.J. Barreiro até a entrada do PN da Bocaina
- Lucas: (12) 3117-2123 ou (12) 8142-1917;
- Roger: (12) 3117-2050;
- Eliezer: (12) 3117-2123 ou (12) 9737-1787;
- Sr. Jaime (12) 3117- 1514;
- Jéferson (12) 3117- 2240;
- Flávio (12) 3117-2149;
- Paulo Vitor: (12) 3117-1268
- Sr Roxinho, que faz o trecho final da travessia da Bocaina até o Bairro do Perequê. Ele mora cerca de 2 Km depois da ponte de arame e chegando ao final da trilha é só perguntar por ele, pois é bastante conhecido.

# No bairro do Perequê (final da travessia da Trilha do Ouro) sai um circular da empresa Colitur em direção à Paraty. Para saber os horários: http://www.paratybrasil.com.br/transporte/horario.htm

# A oferta de pousadas em Paraty é muito grande. Próximo ao centro histórico e ao lado do rio existe também um camping estruturado chamado Beira Rio, que é uma boa opção: http://www.macamp.com.br/_Campings/RJ-Paraty-BeiraRio.htm

# A Pousada Marendaz, que eu fiquei, se localiza bem na entrada do centro histórico e com bons preços. http://www.pousadamarendaz.com.br

# No cais de Paraty é possível encontrar barcos em direção à Praia do Pouso da Cajaíba. Se quiser pagar um valor menor, existem também barcos saindo de Paraty Mirim. Da Rodoviária sai um circular para esse bairro.

# Ao sair do Camping do Seu Maneco evite o trecho antigo por onde eu segui, que sai de dentro do Camping, próximo da casa. Siga até o extremo da praia e lá sai uma trilha demarcada e bem mais tranquila que segue próxima do costão até a Enseada das Enchovas, onde as 2 trilhas se encontram.

# Não deixe de conhecer a Praia do Cairuçú, apesar de ser bem pequena. Agora no local existe uma “jacuzzi” que é fantástica e com uma única casa que pertence a D. Joelma e Sr. Pedro.

# É possível também acampar próximo da Praia do Cairuçú, mas não na areia, mas no Camping junto da casa do Sr. Aplígio, subindo um pouco a trilha que sai da praia.

# Na Praia de Ponta Negra, pelo que sei existem 3 campings:
- Camping da D. Dilma (às vezes quem está lá é seu filho Bob) – junto da escada de acesso à praia.
- Camping da Branca (24) 9938-1614; (24) 9920-0036; (24) 9815-3780;
- Camping do barqueiro Ismael (24) 9973-8365.

# Existem alguns chalé e quartos para alugar na Praia de Ponta Negra.
- Teteco (24) 3371-2673 e (24) 9956-8822
http://tetecopontanegra.blogspot.com.br

# Horários do circular que faz a linha Laranjeiras-Paraty:
http://www.paratybrasil.com.br/transporte/horario.htm

# Da Praia do Sono ou de Ponta Negra é possível também contratar um barco que te leve até o cais de Laranjeiras e de lá uma kombi te levará até a portaria do condomínio, onde fica um ponto de ônibus.

# Sinal de telefonia celular da Vivo é muito difícil conseguir na travessia da Joatinga. Na Praia do Pouso e em Ponta Negra existem telefones públicos. Em Ponta Negra costuma estar quebrado.

# Água não é problema na travessia da Joatinga, já que se cruzam inúmeros riachos e nascentes.

# Barqueiros que fazem o trajeto Praia de Ponta Negra-Laranjeiras ou vice-versa:
- Ismael: (24) 9973-8365
- Fábio: (24) 9959-7841
- Xandi: (24) 9981-9499


Abcs
#1217064 por Augusto
13 Set 2016, 07:34
Blz Fabio.

Pelo que eu sei todo o Caminho não é permitido, mas somente alguns trechos.
A não ser que mudaram as regras.
Recomendaria ligar no Parque para ter a certeza, mas são poucas as esperanças.

Segue uma cópia que eu fiz no site do Parque, retirado desse link:
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/guia-do-visitante.html

" É permitido o acesso de bicicletas apenas para trânsito na estrada principal. Em função do tipo de pavimento, recomenda-se que a bicicleta e o ciclista estejam equipados com todos os acessórios de segurança (capacete, joelheiras e cotoveleiras, etc.)"


Abcs
#1217272 por pedromatheus
13 Set 2016, 22:17
Fabiovale escreveu:Fala Augusto! Fala galera!
Por favor vocês sabem me dizer se é possível fazer a trilha do ouro de Bicicleta? Estou afim de descer ela incluindo em um roteiro da estrada real. Vocês acham que dá?

Abraços



Fabio, uma coisa muito legal pra tu fazer de bicicleta é sair de Silveiras, pegar a estrada para o Bairro dos Macacos e subir a serra por lá, até a entrada do parque. São uns bons mais de 50km, mas a vista é linda!

abraços
#1218468 por Augusto
19 Set 2016, 04:44
Isso é muito bom Fábio. O lugar é lindo.
É uma subida e tanto até a portaria do Parque, mas a partir dali é só descida.
Creio que não terá problemas em todo o percurso.
Boa parte são antigas estradas.
No trecho do calçamento original é perigoso. Escorregadio demais.
E no trecho final depois que cruzar o Rio Mambucaba, a trilha é por dentro da mata.

E por ser só descida, pode ir sossegado. Um ou outro trecho de sobe morro, mas nada dificil.


Abcs

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes